2024 marca a realização da Olimpíada de Paris e muitos brasileiros estão se destacando em seus esportes. Por conta disto, o Esportelândia elencou os 20 melhores atletas brasileiros da atualidade, indo do automobilismo até o futebol.

Veja os 20 melhores atletas brasileiros da atualidade

Filipe Toledo (Surfe masculino)

Filipe Toledo, mais conhecido como Felipinho, é o atual campeão mundial de surfe, sendo o quarto atleta brasileiro a ganhar um título mundial na maior categoria de surfe do mundo.

Em 2023, o surfista brasileiro vem mantendo o ritmo da temporada passada, estando na liderança da WSL, com 54.980 pontos.

Destaque para as vitórias nas etapas do Hurley Pro Sunset Beach, Surf City El Salvador Pro e do Corona Open J-Bay, no qual Felipinho garantiu 30.000 pontos.

20 melhores atletas brasileiros da atualidade
WSL/Beatriz Ryder

Tatiana Weston-Webb (Surfe feminino)

Sendo a única representante do Brasil no Circuito Mundial Feminino da WSL, a surfista brasileira Tatiana Weston-Webb faz grande ano de 2023, com 34,235 pontos e ocupando a oitava posição no ranking mundial.

Destaque para o terceiro lugar nas etapas de MEO Rip Curl Portugal Pro e Surf Ranch Pro, no qual a brasileira obteve seus melhores resultados no ano.

Sendo assim, pela sua posição na classificação da WSL, Tati West está garantida nas Olimpíadas de Paris.

Brasileira é eliminada em Saquarema e lamenta não conseguir mostrar potencial
Divulgação/ Thiago Diz/ WSL

Rebeca Andrade (Ginástica Artística feminina)

Campeã Mundial em 2022 e medalhista de ouro nas Olimpíadas de Tóquio, Rebeca Andrade é uma das esperanças de medalha para o comitê brasileiro nos jogos olímpicos de Paris.

No entanto, antes dos jogos de Paris, a ginasta está confirmada nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, que começa em 20 de outubro, sendo a grande favorita para a medalha de ouro.

Além disso, Rebeca confirmou presença no Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística. A competição é fundamental para garantir a vaga na Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos e no Mundial de Antuépia. O evento acontece entre os dias 16 e 20 de agosto.

20 melhores atletas brasileiros da atualidade
Icon Sport.

Bia Haddad (Tênis feminino)

Beatriz Haddad Maia, mais conhecida como Bia Haddad, é a principal tenista brasileira em atividade no mundo. Após um grande ano de 2022, Bia manteve o ótimo desempenho e já fez história em 2023.

Neste ano, a tenista chegou às semifinais de Roland Garros e se tornou a primeira atleta do país desde Maria Esther Bueno, em 1968, a alcançar tal fase em um Grand Slam. O feito a colocou no top-10 no ranking da WTA, melhor posição de um brasileiro desde Gustavo Kuerten, o Guga.

Além disso, Bia também figurou no top-10 do ranking de duplas neste ano, igualando o feito de Luisa Stefani. No momento, Beatriz é 13ª colocada, uma posição acima da compatriota.

Rainha das viradas! Bia Haddad alcança marca inédita em Wimbledon
Iconsport)

Bruna Takahashi (Tênis de mesa feminino)

E continuando a lista de melhores atletas brasileiros da atualidade, o nome de Bruna Takahashi não poderia faltar. A mesatenista conquistou a medalha de bronze do WTT Contender Tunes.

O resultado é super expressivo, já que Bruna igualou sua melhor campanha na carreira, que aconteceu no WTT Contender de Lima, em 2022. A atleta ocupa a 38ª colocação do ranking.

bruna takahashi
Divulgação/timebrasil

Marcus D'Almeida (Tiro com arco masculino)

Marcus Vinicius D'Almeida, mais conhecido como Marcus D'Almeida, se tornou o primeiro arqueiro brasileiro a assumir a liderança do ranking mundial no tiro com arco recurvo, após o título no The Vegas Shoot, na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, em fevereiro deste ano.

Mais recentemente, no mês de agosto, o brasileiro garantiu a medalha de bronze no Campeonato Mundial de tiro com arco na cidade de Berlim, capital da Alemanha. A medalha foi garantida contra o indonésio Arif Dwi Pangestu, que o atleta do Brasil bateu por 6 a 4.20 melhores atletas brasileiros da atualidade20 melhores atletas brasileiros da atualidade

O resultado no Mundial garantiu Marcus nas Olimpíadas de Paris 2024, contemplando o posto de um dos melhores atletas brasileiros da atualidade.

Arqueiro verde e amarelo! Marcus D’Almeida conquista o ouro na Copa do Mundo de Tiro com Arco
Icon Sport

Rayssa Leal (Skate feminino)

Rayssa Leal, apelidada de Fadinha, é uma das grandes sensações do esporte brasileiro. Em 2023, a skatista continua surpreendendo o mundo com o seu talento raro, conquistando mais uma vez o título da Liga Mundial de Skate Street.

A brasileira, que venceu todos os eventos 2022, foi dominante na primeira disputa desta temporada. Fadinha terminou com 31,4 no somatório, vencendo a etapa de Chicago (Estados Unidos).

Rayssa Leal termina em quarto lugar e Liz Akama fica com o título da etapa de Roma
Foto Destaque: Julio Detefon/CBSK

Alison dos Santos (Atletismo masculino)

Campeão invicto da Diamond League em 2022, Alison Brendom Alves dos Santos, conhecido como Piu, voltou a brilhar e indiscutivelmente é um dos melhores atletas brasileiros da atualidade.

Na etapa de Mônaco da Diamond League em julho deste ano, o brasileiro garantiu a medalha de prata nos 400m com barreiras, com 47s66. O tempo garante a presença de Piu também nessa prova nas Olimpíadas de Paris.

Brasileiro conquista prata e garante vaga nas Olimpíadas de Paris 2024
Divulgação/ Twitter

Amanda Nunes (MMA feminino)

Atualmente, é basicamente unânime que o principal nome do MMA feminino brasileiro seja Amanda Nunes. E o ano de 2023 vem confirmando isso, com vitória da lutadora diante da mexicana Irene Aldana em luta no peso galo (61kg) pela UFC 289, em Vancouver, no Canadá. A Leoa, dominou a luta do começo ao fim e levou a vitória por decisão unânime.

Após o anúncio do resultado, a campeã dupla declarou oficialmente que estava se aposentando. A última luta para Amanda Nunes da carreira no UFC terminou com decisão unânime, placar de 50–44, 50–44 e 50–43 para a brasileira.

Amanda Nunes mantém cinturão de forma avassaladora e toma decisão surpreendente no MMA
Divulgação/ Icon Sport

Alex Poatan (MMA masculino)

Com um card impressionante de oito vitórias e apenas duas derrotas, Alex Poatan é dos nomes Brasucas do momento no UFC. Em 2023, Poatan fez sua estreia no meio-pesado (até 93,4kg).

Assim, o ex-campeão dos médios (até 84kg) venceu Jan Blachowicz por decisão dividida (29–28, 28–29 e 29–28) numa luta parelha em Salt Lake City, na co-luta principal do UFC 291.

O lutador Brasuca voltou ao octógono após perder o cinturão dos médios para Israel Adesanya, em abril. Portanto, o paulista espera estar na luta pelo cinturão na sequência. O campeão Jamahal Hill abriu mão recentemente do título após lesão.

Alex Poatan tem 42 dias para bater recorde histórico do UFC
Photo by Icon sport

Lucas Dias (Basquete masculino)

O Sesi Franca fez história e venceu o seu 13º título brasileiro de Basquete neste ano, ao derrotar o São Paulo após cinco eletrizantes jogos. Dessa forma, o grande destaque da equipe foi o  ala/pivô Lucas Dias, eleito MVP da temporada 2022/2023 do NBB.

O atleta francano terminou o NBB 15 com médias de 17,3 pontos, 7,4 rebotes, 2,4 assistências e 19,9 de eficiência, além de contar com um estilo de jogo dominante dos dois lados da quadra.

Com este 2023 impecável, Lucas Dias é presença confirmada em nossa lista dos melhores atletas brasileiros da atualidade.

Lucas Dias é eleito o melhor ala-pivô da temporada pelo Esportelândia (Divulgação/FPB)
(Divulgação/FPB)

Erik Cardoso (Atletismo masculino)

Além de Piu, a nossa lista conta com outro destaque do atletismo masculino: Erik Cardoso.

No primeiro dia do Campeonato Sul-americano de Atletismo, realizado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo, o velocista se tornou o primeiro brasileiro a correr abaixo dos 10 segundos ao fazer a marca de 9s97 na final da prova dos 100 metros rasos.

Com apenas 23 anos, Erik Cardoso é um dos melhores atletas brasileiros da atualidade e da nova geração.

Erik Cardoso quebra recorde de lenda do atletismo e faz índice Olímpico
Divulgação/Wagner Carmo/CBAt

Almir Junior (Salto triplo masculino)

Principal nome do salto triplo no Brasil, Almir Junior é o grande destaque brasileiro da modalidade em 2023.

Primeiramente, o atleta confirmou o favoritismo e faturou a medalha de ouro na disputa do Troféu Brasil de Atletismo, realizado no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em julho deste ano. O atleta da Sogipa ficou 53 centímetros à frente do segundo colocado, Mateus Adão de Sá, do Pinheiros (SP).

Em seguida, ainda em julho, na disputa do Campeonato Sul-Americano de Atletismo, Almir saltou 17m24cm e não só conquistou a medalha de ouro do salto triplo, como também superou em dois centímetros o índice olímpico. O feito garantiu ao atleta a vaga para os Jogos de Paris 2024.

20 melhores atletas brasileiros da atualidade

Paola Reis (Ciclismo BMX feminino)

O Brasil está garantindo nas Olimpíadas de Paris 2024 no ciclismo BMX feminino. E isso foi possível por conta do desempenho exemplar de Paola Reis, que conquistou a medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano da modalidade, disputado em maio deste ano no Equador.

Dois meses depois, mais precisamente em julho, a atleta baiana consagrou-se campeã da categoria elite feminino no Campeonato Brasileiro de BMX Racing 2023, somando pontos para o ranking olímpico Paris 2024. Com a vitória, ela acrescentou uma conquista na sua já carimbada classificação para os jogos olímpicos de Paris.

Com esse desempenho em 2023, Paola Reis tem seu lugar carimbado em nossa lista dos melhores atletas brasileiros da atualidade.

20 melhores atletas brasileiros da atualidade
Divulgação/otd_oficial

Leony Pinheiro (Breaking masculino)

Leony Pinheiro é sem dúvidas o principal atleta brasileiro de Breaking, esporte que estreará no calendário olímpico nos Jogos de Paris 2024. O B-boy venceu pela quinta vez na história o Red Bull BC One 2023, principal competição brasileira da modalidade.

Com o resultado, Leony garantiu vaga para disputar em outubro a Last Chance Cypher e tentar uma vaga na chave principal da Final Mundial.

Leony Pinheiro

Vinicius Junior (Futebol masculino)

Um dos destaques da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022, o atacante Vinicius Junior é o principal atleta do esporte mais popular do país, sendo o grande nome do Real Madrid-ESP, maior clube do mundo.

Na temporada 2022–2023, Vini atingiu o seu melhor rendimento em participações de gols na equipe espanhola, 44 ao total, com 23 gols marcados e 21 assistências anotadas.

O jogador tem chances reais de concorrer ao prêmio de melhor jogador do mundo ao término deste ano.

Gabriel Medina, Italo Ferreira e outros surfistas demonstram apoio a Vinicius Jr
Icon sport.

Debinha (Futebol feminino)

Apesar do péssimo desempenho da Seleção Brasileira na Copa do Mundo Feminina de 2023, eliminada na fase de grupos, a atacante Debinha confirmou a boa fase e brilhou na competição, entrando na nossa lista dos melhores atletas brasileiros da atualidade.

No Mundial, a atacante marcou um gol diante da França e anotou uma assistência na goleada contra Panamá.

Em seu clube, o Kansas City Current, o ano de 2023 também é altamente positivo, com nove gols marcados e uma assistência anotada em 15 partidas disputadas.

Debinha
Icon Sport

Chizoba Neves (Vôlei masculino)

Com pai nigeriano e mãe brasileira, Chizoba Eduardo Neves Atu, mais conhecido Chizoba Neves, é um dos principais atletas do vôlei brasileiro no mundo. O jogador fez grande temporada de 2023 na França, defendendo as cores do  Nantes Rezé Métropole.

Na campanha de vice-colocado do Nantes no campeonato local, Chizoba recebeu três prêmios individuais: MVP, melhor oposto e maior pontuador.

A expectativa é que o atleta de 26 anos ganhe oportunidades na Seleção Brasileira nas próximas listas do treinador Renan Dal Zotto.

Chizoba
Divulgação/portalsuperliga

Kisy (Vôlei feminino)

Kisy Cesário do Nascimento, conhecida apenas por Kisy, foi o grande destaque da campanha vice-campeã do Minas na Superliga Feminina 2023, conquistada pelo Praia Clube.

Pela grande campanha da equipe mineira, Kisy recebeu a premiação como a MVP da competição, obtendo a belíssima média de 4,33 pontos por set, 416 em 96 sets.

Portanto, com o grande desempenho neste ano, a jogadora compõe a nossa listagem dos melhores atletas brasileiros da atualidade.

São Caetano x Gerdau Minas
Oposta Kisy no jogo do Gerdau Minas x São Caetano

Gabriel Bortoleto (Automobilismo)

Gabriel Bortoleto Oliveira é a principal atração brasileira na Fórmula 3 em 2023, divisão de acesso para a Fórmula 2 e 1, respectivamente. O brasileiro lidera a disputa automobilística com 144 pontos, 38 a mais que o vice-colocado Paul Aron. Bortoleto defende a Trident Racing, 

Gabriel Bortoleto Fórmula 3
Divulgação/Flickr