Flamengo, Corinthians, São Paulo e mais: conheça as 10 maiores torcidas do Brasil de acordo com o Instituto Datafolha

Motivo de discussões eternas, elencar as maiores torcidas do Brasil é sempre uma tarefa extremamente difícil. Todavia, compilamos aqui a pesquisa mais recente do Datafolha para que você tenha uma fonte confiável de consulta.

É claro que é praticamente impossível chegar a um nível satisfatório de exatidão, mas o renomado instituto certamente conseguiu realizar cálculos que se aproximam da realidade, levando em consideração a porcentagem total da população brasileira.

Flamengo, Corinthians, São Paulo… chegou a hora de conhecer os clube com mais torcedores em solo nacional! Venha com a gente e não deixe de participar nos comentários.

Maiores torcidas do Brasil na atualidade

  1. Flamengo
  2. Corinthians
  3. São Paulo
  4. Palmeiras
  5. Vasco
  6. Cruzeiro
  7. Grêmio
  8. Internacional
  9. Santos
  10. Atlético Mineiro

10 – Atlético Mineiro

maiores torcidas do brasil atletico
Galo é o maior campeão mineiro com 44 títulos
  • Porcentagem da população brasileira: 2%
  • Número aproximado de torcedores: 4,1 milhões

Bora começar a lista de trás pra frente? O clube com a décima maior torcida no Brasil é o Atlético Mineiro, com 2% da população brasileira. Isso equivale a aproximadamente 4,1 milhões de fãs na atualidade. Bastante gente, né?

O Galo é conhecido por uma torcida apaixonada, que ganhou o apelido de “Massa”. O clube é o maior campeão do estadual com 44 títulos acumulados. Além disso, venceu um Brasileirão (1971), uma Libertadores (2013) e uma Copa do Brasil (2014).

Camisas de Futebol

9 – Santos

maiores torcidas do brasil santos
Santos está na lista de maiores torcidas do Brasil
  • Porcentagem da população brasileira: 3%
  • Número aproximado de torcedores: 6,2 milhões

Nas nona e oitavas colocações temos dois times empatados: Santos e Internacional. Ambos equivalem a 3% do povo brasileiro, isto é, 6,2 milhões de torcedores. Vamos começar pelo Tricolor Praiano? O clube paulista é segundo maior campeão brasileiro com oito troféus.

Dessas taças, seis foram faturadas nos anos 60, quando Pelé, Coutinho, Pepe e companhia dominavam o futebol brasileiro. O Peixe também possui no currículo três Libertadores, dois Mundiais, uma Copa do Brasil e 22 Paulistões.

8 – Internacional

torcida internacional
Inter possui 45 taças do Campeonato Gaúcho
  • Porcentagem da população brasileira: 3%
  • Número aproximado de torcedores: 6,2 milhões

O Internacional também possui uma das maiores torcidas do Brasil. Assim como o Santos, são aproximadamente 6,2 milhões de Colorados declarados. A equipe de Porto Alegre costuma encher o Estádio Beira-Rio, principalmente por ter um grande número de sócios.

A agremiação gaúcha é uma das mais vitoriosas do país. Ela lidera o número de Estaduais (45 taças) e possui em sua estante diversos outros troféus de grande relevância como Brasileirão (3), Libertadores (2), Copa do Brasil (1), Sul-Americana (1) e Mundial (1).

7 – Grêmio

torcida gremio
Grêmio integra o ranking de maiores torcidas do Brasil
  • Porcentagem da população brasileira: 4%
  • Número aproximado de torcedores: 8,3 milhões

Nas sétima, sexta e quinta posições, outro empate técnico. Desta vez, entre Cruzeiro, Vasco e Palmeiras. Os três clubes correspondem a 4% da população brasileira, ou seja, cerca de 8,3 milhões de torcedores. Então vamos continuar no Rio Grande do Sul?

O Tricolor Gaúcho, rival do Internacional, também se destaca por ter alcançado várias glórias na carreira. O time é o segundo maior campeão da Copa do Brasil com títulos. Além disso, já coleciona dois Brasileiros, três Libertadores e um Mundial.

6 – Cruzeiro

torcida cruzeiro
Cruzeiro tem cerca de 8,3 milhões de torcedores
  • Porcentagem da população brasileira: 4%
  • Número aproximado de torcedores: 8,3 milhões

Também com 4% da população está o Cruzeiro na sexta colocação do ranking. O vitorioso clube de Minas tem o equivalente a 8,3 milhões de torcedores em solo brasileiro.

A Raposa possui um público fiel e apaixonado, que acompanhou o time em seus maiores títulos da história: quatro Brasileirões, duas Libertadores e 38 Mineiros. Além disso, é a agremiação com mais troféus da Copa da Brasil na história (6).

Confira mais textos sobre futebol:

5 – Vasco

maiores torcidas do brasil vasco
Torcedores do Vasco equivalem a 4% da população brasileira
  • Porcentagem da população brasileira: 4%
  • Número aproximado de torcedores: 8,3 milhões

Fechando a lista dos times com 4% da população brasileira e, consequentemente, 8,3 milhões de pessoas, agora é a vez do Vasco da Gama. É o segundo time carioca com mais fãs espalhados no país, estando à frente de Fluminense e Botafogo.

O Cruzmaltino manda os seus jogos no icônico São Januário, estádio erguido por operários em 1927. Entre os seus títulos de maior expressão estão quatro Brasileiros, uma Libertadores, uma Copa do Brasil e 24 Campeonatos Cariocas

4 – Palmeiras

torcida palmeiras
Palmeiras é o quarto clube com mais torcida no Brasil
  • Porcentagem da população brasileira: 6%
  • Número aproximado de torcedores: 12,5 milhões

Hora de darmos um salto na porcentagem! O Palmeiras é o próximo clube do ranking de maiores torcidas do Brasil com 6% da população nacional – número que corresponde a aproximadamente 12,5 milhões de pessoas.

O Alviverde é o maior campeão brasileiro com dez títulos acumulados ao longo de sua história! Além disso, venceu três Copas do Brasil, uma Libertadores e 22 Campeonatos Paulistas. É troféu de sobra na coleção!

3 – São Paulo

maiores torcidas do brasil sao paulo
São Paulo viveu o seu auge nas décadas de 90 e 2000
  • Porcentagem da população brasileira: 8%
  • Número aproximado de torcedores: 16,7 milhões

A medalha de bronze de maior torcida do Brasil está atualmente com o São Paulo. Segundo o instituto Datafolha, a agremiação registra aproximadamente 16,7 milhões de fãs no país, o que corresponde a 8% da população geral.

O time da capital paulista é historicamente um dos mais vitoriosos do país. O Tricolor já empilhou seis taças do Campeonato Brasileiro, três Libertadores, uma Sul-Americana e 21 Paulistões. Viveu o seu auge, sobretudo, entre os anos 90 e 2000.

2 – Corinthians

torcida corinthians
Corinthians possui uma das maiores torcidas do mundo
  • Porcentagem da população brasileira: 14%
  • Número aproximado de torcedores: 29,3 milhões

Com quase 30 milhões de torcedores espalhados pelo país, o Corinthians é dono da segunda maior torcida do Brasil! Isso significa 14% da população total.

O Timão é tradicionalmente um time do povo. Sempre esteve na segunda colocação por abrigar incontáveis fãs espalhados não só em São Paulo, mas no país inteiro. A agremiação é campeã da Libertadores, tricampeã da Copa do Brasil e heptacampeã brasileira.

1 – Flamengo

maiores torcidas do brasil flamengo
Flamengo é dono da maior torcida do Brasil!
  • Porcentagem da população brasileira: 20%
  • Número aproximado de torcedores: 41,9 milhões

Pela primeira vez na história das pesquisas realizadas pelo Datafolha, o Flamengo atingiu o índice de 20% da população brasileira, um número exorbitante! A porcentagem demonstra que pouco menos de 42 milhões de pessoas são declaradamente Rubro-Negras.

A equipe carioca é definitivamente uma das mais vencedoras do país. São seis Brasileiros, duas Libertadores, um Mundial, três Copas do Brasil e 35 estaduais na conta.

Além do top 10 que apresentamos aqui, Fluminense e Botafogo aparecem com 1% da população brasileira nas 11ª e 12ª posições. Pronto! Agora você conhece quais são as maiores torcidas do Brasil na atualidade. Continue aqui para ler mais textos!

Última atualização em 30 de abril de 2020

Comentários

Salvar