Conhecida por ser a mais importante e tradicional categoria do automobilismo brasileiro, a Stock Car é uma das queridinhas dos fãs de esportes a motor.
A Stock Car tem mais de 40 anos de história e é uma categoria que vem crescendo ainda mais nos últimos anos, tendo ganho bastante visibilidade e muitos adeptos. Esse crescimento pode ter acontecido também pela presença de grandes nomes.
Rubens Barrichelo e Felipe Massa participaram em algum momento da categoria, o primeiro, inclusive, foi campeão em 2022. Para conhecer mais sobre a Stock Car e tirar suas dúvidas, acompanhe esse texto!
Vamos explicar como surgiu, como ela funciona e quais são as regras. Também relacionamos pilotos e equipes, além de todas as provas.
Fique com a gente e sabia tudo sobre a Stock Car!
O que é a Stock Car?
A Stock Car é a principal categoria do automobilismo brasileiro, tendo sido criada em 1979. No início era uma categoria que utilizava apenas uma marca, já que tinha o apoio da Chevrolet, mas nos últimos anos Mitsubishi, Volkswagen e Peugeot, participaram.
Em 2019, todos os carros da Stock Car foram o Cruze, da Chevrolet. Já em 2020, com a entrada do Toyota Corolla, a categoria voltou a ter mais de uma marca e segue assim até hoje.
A igualdade do equipamento dos pilotos é garantida por itens como chassi, motor e câmbio idênticos para todos os competidores. A Stock conta ainda com a Stock Car Light como categoria de base, em substituição ao Campeonato Brasileiro de Turismo.
A seguir, conheça mais detalhes da história da principal categoria do automobilismo no Brasil!
História da Stock Car
A Stock Car foi criada pela Associação Brasileira de Revendedores Chevrolet e teve como inspiração a americana Nascar.
A primeira corrida da categoria foi disputada em 22 de abril 1979, no autódromo de Tarumã, em Viamão-RS. Participaram 10 carros que tinham a mesma concepção mecânica dos veículos de passeio sem os revestimentos internos.
Com um Opala 250 S, Affonso Giaffone ganhou as duas corridas da rodada dupla, tornando-se o primeiro piloto a vencer na Stock Car. Porém, o grande campeão da temporada inaugural foi Paulo Gomes.
Em 1982, a Stock Car expandiu fronteiras e realizou sua primeira corrida no exterior, no autódromo de Estoril, em Portugal.
Cinco anos depois, a carenagem dos carros passou a ser inserida sobre o chassi do Opala, com equipamentos de segurança mais sofisticados e ganhando em aerodinâmica e no desempenho.
Novas mudanças vieram na década de 1990. A General Motors passou a produzir um protótipo monobloco com o chassi do Opala e a organizar a Stock Car. Assim, foram realizadas rodadas duplas em conjunto com a Fórmula Chevrolet.
O chassi de Opala seguiu até 1994, quando a categoria adotou como veículo o Omega, adaptado para as corridas.
Evolução da Stock Car neste século
Já nos anos 2000, a Stock Car aposentou os carros adaptados para corrida e passou a competir com bolhas que simulam um veículo sobre um chassi tubular, fabricado pela JL, empresa do ex-piloto Zeca Giaffone.
A partir de 2003, os carros passam a usar motores de oito cilindros importados dos Estados Unidos pela JL.
A categoria passou também a ser multimarca, com a entrada de montadoras como Mitsubishi, Peugeot e Volkswagen. Nesse período, as equipes começaram a usar a telemetria para ter mais informações e controle sobre o comportamento do carro.
A década também foi marcada pelo grande número de pilotos competindo, com 40 carros no grid em 2005. No mesmo ano, também foi realizada uma corrida inédita em Buenos Aires.
Já a primeira Corrida do Milhão em 2008, com o prêmio de US$ 1 milhão ao vencedor Valdeno Brito. No ano seguinte a categoria estreou nos circuitos de rua, com uma prova em Salvador vencida por Cacá Bueno.
Na segunda década deste século, o sucesso da Stock Car começou a atrair grandes pilotos com passagens nas principais categorias do automobilismo mundial, como Rubens Barrichello.
Ele conquistou seu 1º título apenas no seu segundo ano no campeonato. Em 2022, o ex-piloto de Fórmula 1 conquistou seu 2º troféu. Quer saber quem tem mais títulos na história da Stock Car? A gente conta agora mesmo!
Quem é o maior vencedor da Stock Car?
Em mais de 40 temporadas, a Stock Car teve 18 pilotos campeões. O recordista de títulos na categoria é Ingo Hoffmann, vencedor em 12 anos. O “Alemão”, como é conhecido, disputou 30 temporadas e alcançou 77 vitórias em 332 corridas.
Na sequência de maiores campeões da história da Stock Car vem Cacá Bueno, com 5 títulos. Vencedor da primeira edição em 1979, Paulo Gomes é outro grande nome da categoria, com 4 troféus.
Já Chico Serra e seu filho Daniel Serra conquistaram, cada um, 3 títulos seguidos, e estão ao lado de Ricardo Maurício na quantidade de títulos. Já Giuliano Losacco é bicampeão da Stock Car.
Relembre, a seguir, todos os vencedores da história da Stock Car!
Todos os campeões da Stock Car
- 1979 – Paulo Gomes
- 1980 – Ingo Hoffmann
- 1981 – Affonso Giaffone Jr
- 1982 – Olimpio Alencar Jr
- 1983 – Paulo Gomes
- 1984 – Paulo Gomes
- 1985 – Ingo Hoffmann
- 1986 – Marcos Gracia
- 1987 – Zeca Giaffone
- 1988 – Fábio Sotto Mayor
- 1989 – Ingo Hoffmann
- 1990 – Ingo Hoffmann
- 1991 – Ingo Hoffmann e Ângelo Giombelli
- 1992 – Ingo Hoffmann e Ângelo Giombelli
- 1993 – Ingo Hoffmann e Ângelo Giombelli
- 1994 – Ingo Hoffmann
- 1995 – Paulo Gomes
- 1996 – Ingo Hoffmann (Action Power)
- 1997 – Ingo Hoffmann (Action Power)
- 1998 – Ingo Hoffmann (Action Power)
- 1999 – Chico Serra (WB Motorsports)
- 2000 – Chico Serra (WB Motorsports)
- 2001 – Chico Serra (WB Motorsports)
- 2002 – Ingo Hoffmann (JF Racing)
- 2003 – David Muffato (Boettger)
- 2004 – Giuliano Losacco (RC Competições)
- 2005 – Giuliano Losacco (Andreas Mattheis)
- 2006 – Cacá Bueno (RC Competições)
- 2007 – Cacá Bueno (RC Competições)
- 2008 – Ricardo Maurício (WA Mattheis)
- 2009 – Cacá Bueno (WA Mattheis)
- 2010 – Max Wilson (RC Competições)
- 2011 – Cacá Bueno (RedBull/WA Mattheis)
- 2012 – Cacá Bueno (RedBull/WA Mattheis)
- 2013 – Ricardo Maurício (Eurofarma RC)
- 2014 – Rubens Barrichello (Full Time)
- 2015 – Marcos Gomes (Voxx Racing)
- 2016 – Felipe Fraga (Cimed Racing)
- 2017 – Daniel Serra (Eurofarma RC)
- 2018 – Daniel Serra (Eurofarma RC)
- 2019 – Daniel Serra (Eurofarma RC)
- 2020 – Ricardo Maurício (Eurofarma RC)
- 2021 – Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel)
- 2022 – Rubens Barrichello (Full Time)
- 2023 – Gabriel Casagrande (AMattheis Vogel)
Como funciona a Stock Car
O campeonato da Stock Car é disputado em 12 corridas, sendo que 10 delas são disputadas em rodada dupla. Somente a Corrida do Milhão e a Grande Final são realizadas prova única, com uma pontuação diferenciada.
Corrida dupla
As etapas da Stock Car são realizadas com duas corridas. Ambas têm o mesmo tempo de duração, 40 minutos e mais uma volta, mas possuem pontuações diferentes, sendo que a primeira tem um peso maior.
Inversão do grid
Na segunda corrida da rodada dupla, o grid é definido a partir dos dez primeiros colocados na primeira.
Por exemplo, o piloto que termina em 10º na primeira prova larga na pole na seguinte.
Corrida do Milhão da Stock Car
A Corrida do Milhão é uma das provas mais esperadas do calendário da Stock Car, com premiação de R$ 1 milhão para o vencedor.
Regras da Stock Car
Entenda, a seguir, como funciona a pontuação na Stock Car, como são os treinos, o abastecimento durante as corridas e o que é o Push.
Sistema de pontuação
O vencedor da primeira corrida da rodada dupla na Stock Car conquista 30 pontos, enquanto o da segunda prova fatura 20 pontos.
Na Grande Final, disputada em corrida única no autódromo de Interlagos, a pontuação da primeira corrida é dobrada. O vencedor da prova soma 60 pontos, o segundo colocado, 52 pontos, e assim sucessivamente.
Modelo de classificação e treinos da Stock Car
O treino classificatório que define o grid de largada das etapas da Stock Car é dividido em três partes.
Na 1ª, os pilotos são divididos em dois grupos e os 15 mais rápidos avançam à fase seguinte. Na 2ª, todos os pilotos estão na pista ao mesmo tempo para definir os seis que disputarão a Pole Position. Já na decisão, os seis melhores partem para uma única volta rápida para decidir quem vai largar na primeira posição do grid.
Abastecimento nas corridas da Stock Car
Na Stock, todos os pilotos são obrigados a realizar o abastecimento obrigatório no período da corrida determinado pela direção de prova em que os boxes ficam abertos por cinco voltas.
Push
O Push é um botão localizado nos volante dos carros que libera 100 cavalos de potência a mais no motor, gerando mais velocidade aos carros. O número de pushes que o piloto pode usar por etapa é determinada pela organização da categoria.
Em um modelo similar ao que é usado na Fórmula E, a Stock Car tem o Fan Push. Por essa regra, é feita uma votação que premia pilotos com um push adicional. Os fãs da categoria votam em 3 pilotos que querem ajudar a vencer na próxima etapa. Os 6 mais bem votados recebem a potência de um Fan Push.
Na etapa do Milhão e na Grande Final, são 6 pilotos premiados.
Em média, o acréscimo de potência de 100 cavalos do Push dura 16 segundos.
Equipes e pilotos da Stock Car
A.Mattheis Vogel (Chevrolet Cruze)
- Gabriel Casagrande
- Lucas Foresti
Blau Motorsport (Chevrolet Cruze)
- Allam Khodair
- Felipe Fraga
Cavaleiro Sports (Chevrolet Cruze)
- Gaetano Di Mauro
- Nelsinho Piquet Jr
TMG Racing (Chevrolet Cruze)
- Felipe Massa
- Rafael Suzuki
Eurofarma RC (Chevrolet Cruze)
- Daniel Serra
- Ricardo Maurício
Full Time Sports (Toyota Corolla)
- Matías Rossi
- Gianluca Petecof
Garra Racing (Chevrolet Cruze)
- Gabriel Robe
- Lucas Kohl
Mobil Ale Full Time (Toyota Corolla)
- Rubens Barrichello
- Dudu Barrichello
Full Time Sports (Toyota Corolla)
- Gianluca Petecof
- Arthur Leist
Ipiranga Racing (Toyota Corolla)
- Cesar Ramos
- Thiago Camilo
KTF Sports (Chevrolet Cruze)
- Cacá Bueno
- Rodrigo Baptista
Crown Racing/TMG (Toyota Corolla)
- Felipe Baptista
- Enzo Elias
KTF Racing (Chevrolet Cruze)
- Guilherme Salas
- Zezinho Muggiati
RCM Motorsport (Toyota Corolla)
- Bruno Baptista
- Ricardo Zonta
ASR Racing (Chevrolet Cruze)
- Raphael Texeira
Pole Motorsport (Chevrolet Cruze)
- Julio Campos
- Átila Abreu
Scuderia Chiarelli (Toyota Corolla)
- Sergio Jimenez
Calendário da Stock Car 2024
3 de março | Goiânia (GO) | Autódromo Internacional Ayrton Senna |
24 de março | Mogi Guaçu (SP) | Velocitta |
21 de abril | São Paulo | Autódromo José Carlos Pace, Interlagos |
19 de maio | Cascavel (PR) | Autódromo Internacional Zilmar Beux |
30 de junho | Mogi Guaçu (SP) | Velocitta |
28 de julho | Goiânia (GO) | Autódromo Internacional Ayrton Senna |
18 de agosto | Belo Horizonte (MG)* | Autódromo Internacional Ayrton Senna |
8 de setembro | Santa Cruz do Sul (RS) | Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul |
6 de outubro | Buenos Aires | Autódromo a confirmar |
27 de outubro | Porto Alegre ou Argentina | Velopark, El Pinas ou Rivera |
24 de novembro | Brasília (DF) | Autódromo Internacional Nelson Piquet |
15 de dezembro | São Paulo | Autódromo José Carlos Pace, Interlagos |
*A confirmar
Onde assistir a Stock Car
Com toda a certeza, os fãs da modalidade não terão grandes problemas para assistir ao campeonato. Em 2024, a temporada da categoria será exibida na tela da Band, no SporTV e no canal do YouTube da própria Stock Car.
Ver essa foto no Instagram
Enquanto aguardamos pela definição do novo campeão da Stock Car, aproveite para alimentar sua paixão pelo automobilismo com mais conteúdos:
- Tudo da Fórmula E: história, carro, regras, equipes e pilotos
- Fórmula Indy: história, campeões, regras, equipes e pilotos
- GP de Mônaco de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Calendário da Fórmula 1 em 2020: as datas de todos os GPs
- Pit stop na Fórmula 1: regras e os mais rápidos da história
- Williams F1: história, títulos, maiores pilotos e recordes
Carioca, formado em geografia e gestão desportiva, Rafael Singelo é apaixonado por esportes em geral e, principalmente, por futebol.