Você sabe dizer quem são os 10 maiores artilheiros da história da Seleção Brasileira?
Se apostou que Pelé está no topo da lista, acertou. Mas e Ronaldo, Romário e Zico? Onde eles aparecem nesta lista? Qual a colocação que Neymar já atingiu?
Para saber as respostas para todas essas perguntas, continue com a gente. Você saberá quantos gols foram marcados por cada um dos 10 maiores artilheiros da Seleção Brasileira.
A seguir, apresentamos duas listas. A primeira conta apenas os gols marcados em jogos oficiais. Essa é a relação validada pela Fifa e já podemos dar um spoiler: Neymar está se aproximando do topo.
Já a segunda relação foi baseada em dados da CBF e considera todos os jogos disputados, incluindo amistosos e partidas com equipes e combinados.
Antes de partirmos paras as listas, é válido um destaque: aqui, estamos falando de futebol masculino, mas se considerarmos também a disputa entre as mulheres, ninguém chega perto de Marta. A Rainha do futebol é a única atleta a superar a marca de 100 gols pela Seleção Brasileira!
O que você vai conferir neste post:
Os maiores artilheiros da história da Seleção Brasileira (em jogos oficiais)
- Pelé – 77 gols
- Neymar – 64 gols
- Ronaldo – 62 gols
- Romário – 55 gols
- Zico – 48 gols
- Bebeto – 39 gols
- Rivaldo – 35 gols
- Jairzinho – 33 gols
- Ronaldinho Gaúcho – 33 gols
- Ademir de Menezes – 32 gols
- Tostão – 32 gols
Os maiores artilheiros da história da Seleção Brasileira (de acordo com a CBF)
- Pelé – 95 gols
- Ronaldo – 67 gols
- Zico – 66 gols
- Neymar – 64 gols
- Romário – 56 gols
- Jairzinho – 44 gols
- Rivellino – 43 gols
- Bebeto – 39 gols
- Leônidas da Silva – 37 gols
- Tostão – 36 gols
1º – Pelé – 95 gols

Quem é o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira? A resposta é Pelé.
O Rei do Futebol marcou 95 gols em 115 partidas, incluindo jogos amistosos. Nas Copas do Mundo, o tricampeão mundial superou os goleiros adversários por 12 vezes.
Considerados apenas jogos oficiais, Pelé também é o maior artilheiro da Seleção Brasileira. No entanto, o número de gols marcados fica em 77 em 92 partidas.
2º – Ronaldo – 67 gols

Com quatro participações em Copas do Mundo, presenças em três finais e dois títulos, Ronaldo é o segundo maior artilheiro da história da Seleção Brasileira. O Fenômeno marcou 67 gols em 98 jogos.
Vale destacar que Ronaldo é maior goleador do Brasil em Copas de futebol masculino, com 15 gols marcados.
3º – Zico – 66 gols

Maior ídolo da história do Flamengo, Zico não foi campeão mundial pela Seleção Brasileira, mas deixou sua marca entre os maiores artilheiros. O ex-camisa 10 fez 66 gols em 89 partidas.
Além de ter feito parte da lendária equipe da Copa de 1982, Zico disputou os mundiais de 1978 e 1986.
4º – Neymar – 64 gols

Único jogador no top 10 de maiores artilheiros da Seleção Brasileira ainda em atividade, Neymar tem a possibilidade de chegar ao segundo lugar da relação em breve. Afinal, apenas 3 gols o separam de Ronaldo na lista da CBF. Em jogos oficiais, a marca do Fenômeno já foi superada.
O atacante revelado pelo Santos pode se orgulhar de ter mais gols em Copas do Mundo que craques como Romário, Zico e Garrincha. Com duas participações em Mundiais, Neymar balançou as redes 6 vezes.
5º – Romário – 56 gols

Um dos mais geniais centroavantes da história do futebol, Romário marcou 56 gols em 85 jogos disputados pela Seleção Brasileira.
O camisa 11 do tetracampeonato do Brasil encerrou sua carreira com apenas duas Copas do Mundo disputadas. Romário esteve também no mundial de 1990 e acabou cortado por lesão em 1998.
6º – Jairzinho – 44 gols

Camisa 7 da Seleção Brasileira campeã mundial em 1970, Jairzinho é o sexto maior artilheiro da equipe nacional, com 44 gols marcados em 105 jogos.
Em 1970, Jairzinho foi fundamental para o título da seleção, com gols marcados em todos os jogos. Não à toa, ele recebeu o apelido de Furacão da Copa.
7º – Rivellino – 43 gols

Campeão mundial em 1970, Rivellino marcou 43 gols em 122 jogos disputados pela Seleção Brasileira.
Seis desses gols foram marcados pelo ídolo de Corinthians e Fluminense em suas três participações em Copas do Mundo.
8º – Bebeto – 39 gols

Companheiro de ataque de Romário no tetracampeonato mundial em 1994, Bebeto marcou 39 gols em 75 partidas pela Seleção Brasileira.
Além de um título mundial, o ex-atacante tem no currículo o vice-campeonato em 1998, quando jogou ao lado de Ronaldo no ataque da seleção.
9º – Leônidas da Silva – 37 gols

Apelidado de Diamante Negro, Leônidas marcou 37 gols em 37 partidas disputadas pela Seleção Brasileira, segundo dados da CBF.
Ele foi o primeiro brasileiro a ser artilheiro de uma Copa do Mundo. Em 1938, ficou no topo da tabela de goleadores com 7 gols marcados.
10º – Tostão – 36 gols

O camisa 9 da equipe da Copa de 1970, Tostão marcou 36 gols pela Seleção Brasileira, garantindo seu lugar no top 10 dos grandes artilheiros.
Maior ídolo da história do Cruzeiro, Tostão poderia ter feito ainda mais gols pela seleção se não tivesse encerrado sua carreira aos 27 anos, por um problema no olho esquerdo que comprometia sua retina e poderia ter o deixado cego.
Vá além do Futebol! Confira também:
- Os 10 maiores pilotos da Ferrari em todos os tempos
- As 10 melhores jogadoras de basquete de todos os tempos
- Os 9 melhores técnicos do vôlei em todos os tempos
- Melhores jogadores brasileiros de LoL: o top 10 da história
- Melhores jogadas da NFL: confira o top 10 da história
Maiores artilheiros da Seleção Brasileira em Copas do Mundo
- Ronaldo – 15 gols
- Pelé – 12 gols
- Jairzinho – 9 gols
- Ademir de Menezes – 9 gols
- Vavá – 9 gols
- Leônidas da Silva – 8 gols
- Rivaldo – 8 gols
- Careca – 7 gols
- Neymar – 6 gols
- Rivellino – 6 gols
- Bebeto – 6 gols
- Romário – 5 gols
- Garrincha – 5 gols
- Zico – 5 gols
O posto de maior goleador da Seleção Brasileira em Copas do Mundo é ocupado por Ronaldo, com 15 gols marcados.
Segundo colocado na lista de todos os maiores artilheiros em Copas, atrás de Miroslav Klose, o Fenômeno disputou quatro edições, mas nem sequer entrou em campo em 1994, nos Estados Unidos. Os 15 gols feitos pelo antigo camisa 9 foram anotados ao longo de 19 jogos disputados nos três mundiais seguintes, 2002, 2006 e 2010.
Ronaldo tem três gols a mais em Copas do que Pelé, que disputou as edições de 1958, 1962, 1966 e 1970. Jairzinho, Ademir de Menezes e Vavá vêm logo atrás, com 9 gols cada.
Maior artilheira da Seleção Brasileira feminina

Quando o assunto é futebol feminino, Marta domina todos os recordes. Principal nome da relação de maiores jogadoras de todos os tempos, a camisa 10 marcou 107 gols em 152 partidas pela Seleção Brasileira.
Marta é também a maior artilheira da história da Copa do Mundo de Futebol Feminino, com 17 gols.
Ou seja, se considerarmos tanto homens quanto mulheres, Marta é a maior artilheira da história da seleção e também de Copas do Mundo.
Depois de conferir quem são os maiores goleadores da Seleção Brasileira, veja outras listas de grandes nomes do futebol:
- 10 melhores estrangeiros do futebol brasileiro na história
- Melhores atacantes da Espanha: top 10 atual e da história
- Melhores atacantes do Brasil: top 10 do presente e passado
- Melhores zagueiros do Brasil: top 10 do presente e passado
- Melhores goleiros do Brasil: top 10 da atualidade e história
*Última atualização em 14 de outubro de 2020
Comentários