O Brasil é uma fábrica de ótimos goleiros, mas quais são os melhores da atualidade? E de todos os tempos?
Produzimos um guia especial sobre as muralhas brasileiras que se destacam – e destacaram – tanto em solo nacional quanto internacional. E, de quebra, ainda compilamos todos os vencedores do troféu mais cobiçado da Série A: Bola de Prata!
Dividimos o material da seguinte forma:
- Lista de melhores goleiros do Brasileirão (Bola de Prata) por ano
- Melhores goleiros do Brasileirão na atualidade
- Melhores goleiros brasileiros em atividade na Europa
- Dez melhores goleiros brasileiros da história
Melhores goleiros do brasileirão
- 1970 – Picasso (Bahia)
- 1971 – Andrada (Vasco)
- 1972 – Leão (Palmeiras)
- 1973 – Cejas (Santos)
- 1974 – Joel Mendes (Vitória)
- 1975 – Waldir Peres (São Paulo)
- 1976 – Manga (Internacional)
- 1977 – Edson Cimento (Remo)
- 1978 – Manga (Operário)
- 1979 – João Leite (Atlético Mineiro)
- 1980 – Carlos (Ponte Preta)
- 1981 – José Benítez (Internacional)
- 1982 – Carlos (Ponte Preta)
- 1983 – Roberto Costa (Athlético)
- 1984 – Roberto Costa (Vasco)
- 1985 – Rafael Cammarota (Coritiba)
- 1986 – Gilmar Rinaldi (São Paulo)
- 1987 – Taffarel (Internacional)
- 1988 – Taffarel (Internacional)
- 1989 – Gilmar Rinaldi (São Paulo)
- 1990 – Ronaldo (Corinthians)
- 1991 – Marcelo Martelotte (Bragantino)
- 1992 – Gilberto (Sport)
- 1993 – Dida (Vitória)
- 1994 – Ronaldo (Corinthians)
- 1995 – Wágner (Botafogo)
- 1996 – Dida (Cruzeiro)
- 1997 – Carlos Germano (Vasco)
- 1998 – Dida (Cruzeiro)
- 1999 – Dida (Corinthians)
- 2000 – Rogério Ceni (São Paulo)
- 2001 – Emerson (Bahia)
- 2002 – Diego (Juventude)
- 2003 – Rogério Ceni (São Paulo)
- 2004 – Rogério Ceni (São Paulo)
- 2005 – Fábio Costa (Corinthians)
- 2006 – Rogério Ceni (São Paulo)
- 2007 – Rogério Ceni (São Paulo)
- 2008 – Rogério Ceni (São Paulo)
- 2009 – Victor (Grêmio)
- 2010 – Fábio (Cruzeiro)
- 2011 – Fernando Prass (Vasco)
- 2012 – Diego Cavalieri (Fluminense)
- 2013 – Fábio (Cruzeiro)
- 2014 – Marcelo Grohe (Grêmio)
- 2015 – Marcelo Grohe (Grêmio)
- 2016 – Jailson (Palmeiras)
- 2017 – Vanderlei (Santos)
- 2018 – Weverton (Palmeiras)
- 2019 – Diego Alves (Flamengo)
- 2020 – Weverton (Palmeiras)
- 2021 – Everson (Atlético Mineiro)
- 2022 – Cássio (Corinthians)
Melhores goleiros do Brasileirão na atualidade
- Fábio
- Cássio
- Bento
- Lucas Perri
- Walter
- Weverton
Fábio
Fábio passou quase toda sua carreira atuando pelo Cruzeiro. Ídolo máximo da raposa, acabou dispensado após a chegada do novo presidente Ronaldo.
Dessa forma, Fábio chegou ao Fluminense para um casamento perfeito no time de Fernando Diniz. O goleiro se reinventou já no final de sua carreira e ajudou o clube a levantar sua primeira Copa Libertadores.
Cássio
É verdade que os anos de glória do Corinthians de Cássio já ficaram no passado, o clube já amarga um jejum de alguns anos sem conquistas.
No entanto, Cássio segue como titular e peça fundamental do Corinthians. Mesmo veterano, o goleiro ainda salva o Timão em diversos jogos e tem evitado derrotas constrangedoras do clube.
Bento
O Atheltico Paranaense é uma máquina de revelar bons goleiros. Weverton, Santos e agora Bento.
O jovem goleiro do Furacão assumiu o gol após a saída de Santos para o Flamengo e não decepcionou. Bento é daqueles arqueiros regulares que dificilmente erra.
O jogador do Athletico já vem sendo convocado para a Seleção Brasileira e também é sempre sondado por equipes europeias.
Lucas Perri
Lucas Perri é uma das grandes surpresas dos últimos anos, assim como o Botafogo de John Textor no ano de 2023.
Se o Fogão vem brigando pelo título brasileiro, Perri tem muito mérito nisso, principalmente pelo ótimo início de temporada.
Walter
Mais um veterano da lista, Walter é um dos símbolos dos bons anos do Cuiabá disputando a Série A do Brasileirão.
Depois de anos sendo sombra de Cássio no Corinthians, Walter chegou ao Cuiabá para surpresa de muitos, que esperavam o goleiro em um clube gigante do Brasil.
Apesar de não jogar em um grande mercado, Walter segue sendo um dos melhores goleiros da Série A e tem sido vital para o Cuiabá continuar na primeira divisão.
Weverton
Finalizamos a lista com Weverton, atual goleiro do Palmeiras. Quando chegou ao clube paulista em 2018, firmou-se como titular, apresentou performances consistentes e foi eleito o melhor da posição pelo prêmio Bola de Prata.
Antes disso, Weverton já se destacava pelo Athlético Paranaense. Não à toa, já naquela época, tornou-se figurinha carimbada nas convocações de Tite para a seleção brasileira.
Apostar em futebol na Betano >Melhores goleiros brasileiros na Europa
- Alisson
- Ederson
Alisson
Segundo goleiro mais caro da história do futebol, Alisson é o atual melhor arqueiro do mundo e titular da seleção brasileira. Em 2019, o gaúcho venceu os prêmios Ballon d'Or e FIFA The Best, além de ter recebido a Luva de Ouro na Premier League.
Alisson chegou para corrigir a carência no setor do Liverpool após ter realizado ótima temporada pela Roma. Em 2017, foi eleito o melhor goleiro do Campeonato Italiano.
Ederson
Ederson é facilmente um dos melhores goleiros brasileiros em atividade na Europa. Deve ser por isso que ganhou a confiança imediata de Tite a ponto de se tornar reserva imediato de Alisson, seu rival de Premier League.
O arqueiro é o titular de Pep Guardiola no Manchester City e um jogador com extrema capacidade técnica nos pés. Além de realizar boas defesas e passar segurança debaixo das traves, também constrói o jogo com lançamentos e passes.
Apostar em futebol na Betano >Melhores goleiros brasileiros da história
- Castilho
- Dida
- Felix
- Gylmar dos Santos
- Leão
- Manga
- Marcos
- Raul Plassmann
- Rogério Ceni
- Taffarel
Castilho
Abrimos a lista de melhores goleiros brasileiros da história com Castilho, o maior arqueiro que já vistou a camisa do Fluminense. Ele também é o jogador que mais disputou partidas pelo Tricolor (697).
“São Castilho” ficou conhecido pelas defesas milagrosas e acrobáticas, mesmo tendo apenas 1,81m de altura – estatura abaixo da média para goleiros. Foi titular da seleção brasileira nas Copas de 50 e 54 e reserva no bicampeonato de 58 e 62.
Dida
Existiram poucos arqueiros tão bons quanto Dida. O baiano de Irará conquistou títulos nacionais, internacionais e, de quebra, faturou a Copa do Mundo de 2002. Seu currículo é de dar inveja a qualquer jogador de futebol!
Por Vitória, Cruzeiro e Corinthians, Dida faturou estaduais, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Libertadores e Mundial. Já pelo Milan, empilhou taças como Campeonato Italiano, Copa da Itália e Champions League.
Felix
Felix foi certamente um dos melhores goleiros do Brasil na história. O jogador, que se destacou, sobretudo, por Portuguesa e Fluminense, também serviu a seleção brasileira. Inclusive, foi o titular da Copa do Mundo de 1970.
Natural de São Paulo, capital, Felix ficou marcado por defesas plásticas. Em solo nacional, conquistou o Campeonato Brasileiro e o Campeonato Carioca, fora outros títulos de menor expressão. Uma verdadeira lenda!
Gylmar dos Santos
Gylmar dos Santos teve um papel fundamental na história da seleção brasileira. Afinal, foi o goleiro titular dos títulos de 1958 e 1962. “Campeão de Tudo”, o arqueiro também colecionou títulos nacionais como Paulista, Brasileiro e Libertadores.
O jogador orgulha-se de ter jogado em duas máquinas: Corinthians dos anos 50 e Santos dos anos 60. Também é mundialmente famoso por ter sido a inspiração do goleiro soviético Lev Yashin – um dos maiores de todos os tempos.
Leão
Você provavelmente sabe que Emerson Leão se tornou um dos técnicos mais famosos dos últimos tempos, mas talvez não conheça a sua história como jogador. Ele foi simplesmente um dos melhores goleiros brasileiros da história!
Leão passou por vários clubes do país, mas se destacou mesmo foi com a camisa do Palmeiras – clube pelo qual disputou 515 partidas e venceu três Brasileirões. Na seleção brasileira, foi titular nas Copas de 74 e 78.
Manga
Manga é considerado um dos melhores goleiros brasileiros de todos os tempos. Revelado nas categorias de base do Sport, ele passou por grandes clubes do país como Botafogo e Internacional.
O arqueiro também jogou no Nacional do Uruguai, onde é idolatrado até hoje. Manga venceu títulos importantes como estaduais, Libertadores e o bicampeonato brasileiro com o Colorado nos anos 70. Era seguro, confiável é referência de liderança.
Marcos
Titular na Copa do Mundo de 2002, Marcos foi um dos melhores goleiros do Brasil na história. É claro que seus números e títulos impressionam, mas o arqueiro alcançou algo que poucos no país conseguiram – principalmente nos tempos atuais: atuar apenas por um time na carreira inteira!
Marcos foi fiel ao Palmeiras de 1992 a 2011, se tornando um dos maiores ídolos da história do clube. Em 534 jogos realizados, faturou uma Libertadores, uma Copa do Brasil e dois Brasileiros. Ele é também o goleiro que mais pegou pênaltis na história do torneio sul-americano.
Ver essa foto no Instagram
Raul Plassmann
Raul Plassmann foi outro gigante brasileiro da posição. O goleiro se destacou inicialmente no Cruzeiro, ficou marcado pelas camisas amarelas e ajudou o clube mineiro a conquistar taças expressivas como Libertadores e Brasileirão.
Depois, se transferiu para o Flamengo. Plassmann jogou na supermáquina composta por Zico, Júnior e outros craques. Faturou outra Libertadores, Mundial e foi tricampeão brasileiro.
Rogério Ceni
Ídolo do São Paulo e goleiro com mais gols marcados na história (132), Rogério Ceni é uma lenda do futebol. Ele jogou a vida inteira no Tricolor durante 1990 e 2015, ou seja, 25 anos ininterruptos. Venceu três Brasileiros, três Paulistas, duas Libertadores, uma Sul-Americana e dois Mundiais. Todos ostentando a faixa de capitão.
Ceni também possui outros recordes internacionais: jogador com mais partidas disputadas por um mesmo clube (1237), jogador mais vezes capitão de um mesmo clube (982) e jogador que mais venceu compromissos por um mesmo clube (601).
Taffarel
Finalizamos a lista de melhores goleiros do Brasil com Taffarel – jogador que ficou imortalizado na voz do narrador Galvão Bueno. O ponto alto da carreira do atleta foi na Copa do Mundo de 1994, quando defendeu o pênalti de Daniele Massaro na final.
Por clubes, Taffarel se destacou no Internacional, Atlético Mineiro e Galatasaray. Venceu o Campeonato Mineiro, a Copa Conmebol, o Campeonato Turco, a Copa da Turquia e a Copa da UEFA.
Apostar em futebol na Betano >Agora que você conhece os melhores goleiros do Brasil, que tal conferir outras publicações da Esportelândia? Falamos sobre todos os esportes!
- Quem é Joe Burrow? História, números e dados do quarterback
- Personagens do Free Fire: nomes, preços e habilidades
- Melhores tenistas brasileiros: top 10 de todos os tempos
- Top 16 melhores jogadores de vôlei de praia da história
- Melhores pivôs do NBB: top 5 da história e da atualidade
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!