Se os atacantes quase sempre são as grandes estrelas do futebol e suas vítimas preferidas são os goleiros, as cobranças de pênalti podem ser o momento dos arqueiros brilharem.

É só perguntar para qualquer italiano os grandes lances de Buffon, para brasileiros essa lista é ainda mais abrangente contando com grandes ídolos da história de seus clubes como Marcos, Rogério Ceni e Cássio

Estes e outros goleiros estão no texto que elaboramos abaixo, contendo os 10 maiores pegadores de pênalti da história do futebol. Uma lista produzida com certos desafios, principalmente a falta de números concretos em muitos casos. Nada comparado, porém, ao que os cobradores tinham que enfrentar quando encaravam esses feras abaixo.

Maiores pegadores de pênaltis da história

  • Rogério Ceni – 51 pênaltis defendidos
  • Handanovic – 43 pênaltis defendidos
  • Dida – 42 pênaltis defendidos
  • Gianluca Pagliuca – 40 pênaltis defendidos
  • Buffon – 39 pênaltis defendidos
  • Diego Alves – 38 pênaltis defendidos
  • Mickhaël Landreau – 37 pênaltis defendidos
  • Fábio – 35 pênaltis defendidos
  • Tiago Volpi – 35 pênaltis defendidos
  • Marcos – 33 pênaltis defendidos
  • Magrão – 33 pênaltis defendidos
  • Cássio – 32 pênaltis defendidos

1 – Rogério Ceni

maior goleiro artilheiro da historia
Rogério Ceni foi um dos melhores goleiros do Brasil na história

Rogério Ceni é por vezes esquecido entre os maiores pegadores de pênalti por conta de suas outras habilidades. O ídolo do São Paulo, no entanto, era um grande defensor de penalidades, o maior pra ser exato, com 51 defesas durante sua carreira

Além do grande volume de defesas, Ceni as fez em sua maioria em momentos decisivos da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro. Talvez seja a visão de quem também cobrava com enorme eficiência que o ajudou a ser um dos maiores pegadores de pênalti da história.

2 – Handanovic

melhores goleiros da atualidade handanovic
Handanovic foi titular da Inter de Milão por muitas temporadas

Handanovic é um dos maiores pegadores de pênalti da história. E do presente! São 41 penalidades defendidas desde seu início de carreira em 2002, o maior número do século XXI.

Atualmente sem clube, o esloveno sempre teve como uma de suas melhores qualidades as defesas de penalidades. O goleiro ajudou a Inter de Milão por muitos anos e chegou a bater o recorde do campeonato italiano, com 6 defesas em uma só temporada.

Sendo assim, Handanovic é um dos maiores pegadores de pênaltis da história, ficando somente atrás do brasileiro Rogério Ceni.

3 – Dida

Os 10 maiores pegadores de pênalti da história do futebol [2023]
Dida brilhou no Milan em momentos decisivos e é um dos maiores pegadores de pênalti até os dias atuais. Icon sport

Fechando o top 3, temos um dos maiores pegadores de pênaltis de todos os tempos, Dida. O goleiro brasileiro brilhou no país em clubes como Cruzeiro e Corinthians e depois partiu para o Milan.

No clube Italiano, Dida virou referente e se consolidou ainda mais como um goleiro frio e cirúrgico. Além de ser muito regular e cometer poucas falhas, o brasileiro tinha como característica crescer em momentos decisivos, um dos maiores exemplos foi a final da UEFA Champions League de 2002/03.

Na ocasião, Dida defendeu três pênaltis na decisão em uma disputa épica contra a Juventus de Gianluigi Buffon, que pegou duas cobranças. Sendo assim, o brasileiro aparece na terceira colocação de nossa lista com 42 pênaltis defendidos.

4 – Gianluca Pagliuca

Os 10 maiores pegadores de pênalti da história do futebol [2023]
Gianluca Pagliuca em ação pela Seleção Italiana. Icon Sport.

Gianluca Pagliuca foi o antecessor de Buffon na Seleção Italiana, suas atuações na Udinese e Inter de Milão o levaram até a o time principal do país, no qual participou de três Copas do Mundo.

Dessa forma, Pagliuca ficou bastante conhecido como um dos melhores goleiros dos anos 1990. E qual era sua especialidade? Isso mesmo, defender penalidades.

Na nossa lista de maiores pegadores de pênaltis, o italiano aparece na quarta colocação, com surreais 40 defesas.

5 – Buffon

melhores jogadore do campeonato italiano buffon
Buffon é um dos maiores pegadores de pênalti da história.

E por falar em Buffon, a lenda da Juventus e da Seleção Italiana é também um dos maiores pegadores de pênalti da história. Além de ser para muitos, melhor goleiro de todos os tempos, ajudando a Itália no título da Copa do Mundo de 2006.

Na ocasião, Buffon fez um torneio épico e também brilhou na final da competição, salvando a Itália de uma cabeça letal de Zidane.

Dessa forma, o multicampeão Gianluigi Buffon aparece na quinta colocação da lista de maiores pegadores de pênaltis da história com 39 defesas.

6 – Diego Alves

Os 10 maiores pegadores de pênalti da história do futebol [2023]
Diego Alves conquistou inúmeros títulos com a camisa do Flamengo.

Diego Alves é reconhecidamente um exímio pegador de pênaltis. Multicampeão pelo Flamengo, o goleiro brasileiro ganhou fama no futebol espanhol, defendendo o Valência.

Diego é o maior pegador de pênaltis da história do Campeonato Espanhol, mesmo com a metade da carreira de caras como Casillas ou Zubizarreta — três deles foram contra Cristiano Ronaldo. E ainda detém o recorde de defesas em um só ano de La Liga (6).

Logo, o brasileiro ocupa a sexta colocação entre os maiores pegadores de pênaltis da história.

Não fique apenas no futebol! Confira listas importantes de outros esportes em nosso site:

7- Mickhaël Landreau

Os 10 maiores pegadores de pênalti da história do futebol [2023]
Mickaël Landreau em tempos mais humildes do Paris Saint-Germain. Icon Sport.

Mickhaël Landreau talvez seja o nome mais desconhecido da nossa lista. De fato, o francês não obteve grandes feitos. Landreau jogou toda sua carreira em seu próprio país.

O goleiro teve uma longa passagem pelo Paris Saint-Germain, porém em uma época de poucas glórias do clube. Também foi convocado como terceiro goleiro da Seleção da França nas Copas de 2006 e 2014.

Mesmo sem ter brigado por grandes títulos na carreira, Landreau entra na nossa lista com incríveis 37 pênaltis defendidos.

8 – Fábio

Fábio, ídolo do Cruzeiro
Fábio é um dos maiores ídolos da história do Cruzeiro.

Ídolo máximo do Cruzeiro, Fábio sempre se destacou por conta de seus incríveis reflexos e defesas milagrosas. No entanto, o arqueiro também ajudou a raposa a conquistar inúmeros títulos com suas épicas defesas de pênaltis.

Atualmente no Fluminense, Fábio segue mostrando que está no auge e continua atuando em grande nível como titular da equipe. Dessa forma, o goleiro brasileiro aparece na oitava colocação dessa lista com 35 pênaltis defendidos.

8 – Tiago Volpi

melhores goleiros do brasil tiago volpi
Volpi teve uma passagem de altos e baixos pelo São Paulo

Outro nome que poucos esperavam nessa lista é do brasileiro Tiago Volpi. Muito conhecido por sua passagem um tanto quanto irregular no São Paulo.

No entanto, o arqueiro tem uma longa carreira jogando no futebol mexicano. Por lá, Volpi é ídolo e criou uma grande fama de ser um dos maiores pegadores de pênalti do país.

Os números de Volpi mostram que o goleiro merece marcar presença nessa lista, empatado com Fábio com 35 pênaltis defendidos.

9 – Marcos

Marcos, ex-goleiro do Palmeiras
Marcos é um dos maiores ídolos da história do Palmeiras.

Pergunte para a torcida do Palmeiras os grandes momentos de Marcos com a camisa alviverde. 9 de 10 responderão penalidades, e provavelmente na Libertadores. O ídolo palmeirense é simplesmente o recordista em defesas de pênalti no maior torneio da América do Sul, com 11.

No total da carreira, Marcão pegou 33 cobranças, entre as feitas no decorrer das partidas ou nas disputas. É que além de explosão, o goleiro do Penta tinha uma técnica em que esperava até o último momento para saltar, o que desestabilizava os batedores.

9 – Magrão

Os 10 maiores pegadores de pênalti da história do futebol [2023]
Magrão é uma lenda do Sport. Reprodução/Twitter/Sport.

Empatado com Marcos temos Magrão, o eterno ídolo e capitão do Sport de Recife. De fato, o arqueiro foi um grande pilar do clube por mais de uma década e participou de grandes conquistas da equipe como a Copa do Brasil de 2008, vencendo o Corinthians.

Magrão era um especialista em defesas acrobáticas e também brilhava nas penalidades, com 33 defesas durante sua longa carreira. Sendo assim, sua presença na lista de maiores pegadores de pênalti é justa.

10 – Cássio

Cássio, jogador do Corinthians
Cássio foi decisivo na conquista da Libertadores e do Mundial do Corinthians

Para muitos o maior ídolo da história do Corinthians, Cássio também marca presença nessa lista. O Gigante do alvinegro foi fundamental na conquista dos títulos da Libertadores e Mundial de 2012 com suas defesas épicas e lendárias.

Além disso, Cássio frequentemente defende penalidades a favor do Corinthians ainda nos dias atuais. Dessa forma, podemos esperar o arqueiro do timão subindo nessa lista de maiores pegadores de pênalti em breve.

Bônus – Cláudio Taffarel

melhores goleiros do brasil taffarel
Taffarel ficou imortalizado na voz de Galvão Bueno

Fala a verdade, na hora que você leu o nome de Taffarel, já pensou na eterna narração de Galvão Bueno. Pois bem, em uma delas, ela entrou para história junto com o goleiro. Duas, na verdade.

Ao defender as duas penalidades da Holanda nas semis da Copa do Mundo de 1998, Taffarel entrou no seletíssimo grupo de goleiros que defenderam pênaltis em duas Copas diferentes. Antes, em 1994, tornou-se o único campeão mundial a salvar uma cobrança numa final, feito que só foi igualado por Emiliano Martínez em 2022.

Apesar de ficar marcado pelas defesas, Taffarel não era um grande especialista na função e ao todo em sua carreira, pegou 14 pênaltis.

Menção honrosa – Lev Yashin

melhores goleiros do mundo lev yashin

Possivelmente o melhor de todos os tempos, Lev Yashin foi também o goleiro que pegou mais pênaltis na história. O russo defendeu 150 cobranças em 22 anos de carreira, que passou inteiramente no Dínamo de Moscou e na seleção da União Soviética.

O número é muito acima da média de qualquer outro desta lista. Tão impressionante quanto é o fato de ter sido alcançado em uma época em que o preparo físico e técnico para goleiros era diferente. Um feito reservado somente para uma lenda do futebol — e das penalidades.

Yashin jogava em outra época do futebol, como essa lista só conta com números oficiais o lendário arqueiro aparece como uma menção honrosa muito especial na lista dos maiores pegadores de pênalti da história do futebol.

Nomes que podem entrar no Top 10

Quanto pênaltis Sérgio Romero já pegou na carreira?

Os 10 maiores pegadores de pênalti da história do futebol [2023]
Romero em ação pelo Boca Juniors. Icon sport

Nós abrimos essa pequena lista de perseguidores ao goleiro Cássio do Corinthians, com o argentino Sergio Romero do Boca Juniors.

Durante sua longa trajetória, o goleiro chegou a jogar no Manchester United e a participar da final da Copa do Mundo com a Seleção Argentina. Ao todo, Sergio Romero já pegou 25 pênaltis em sua carreira e, mais recentemente, brilhou contra o Palmeiras na semifinal da Libertadores.

Quantos pênaltis Jan Oblak já pegou na carreira?

Fifa 21 rating
Jan Oblak é ídolo no Atlético de Madrid.

Mais um que entra na nossa lista de possíveis membros do top 10: Jan Oblak, do Atlético de Madrid. O arqueiro esloveno se firmou como um dos melhores do mundo jogando com Diego Simeone.

No Atléti, a defesa é o mais importante e, em um sistema que chama o adversário para sua área, o goleiro acaba tendo mais pênaltis para defender. Ao todo, em sua carreira, Jan Oblak já pegou 20 pênaltis.

Pode parecer pouco, mas se pensarmos que o goleiro tem apenas 30 anos e pode jogar por pelo menos mais seis ou sete temporadas, Oblak pode alcançar Cássio.

Quantos pênaltis Gianluigi Donnarumma já pegou na carreira?

Os 10 maiores pegadores de pênalti da história do futebol [2023]
Donnarumma é goleiro do PSG. Icon Sport

mais novo dos perseguidores, Donnarumma está nessa lista por ser muito jovem. O goleiro da Itália e do Paris Saint-Germain tem apenas 24 anos de idade.

O que mais assusta é sua envergadura. O italiano é gigante e consegue usar isso a seu favor nas penalidades.

Ao longo de sua carreira, Donnarumma já defendeu 19 pênaltis. O italiano tem grandes chances de chegar no Top 10, já que ainda tem pelo menos mais 12 temporadas de carreira se mantiver-se saudável.

Sentiu falta de alguém na lista dos maiores pegadores de pênalti da história? Então não deixe dos falar nos comentários!
Depois, aproveite para conferir outras listas do futebol em nosso site: 

*Última atualização em 5 de outubro de 2023