Dizem que as penalidades são loteria. Para muitos goleiros, são oportunidades para brilhar. Para os maiores pegadores de pênaltis da história, então, são os grandes momentos de suas carreiras.

É só perguntar para qualquer argentino os grandes lances de Goycochea, para brasileiros as melhores lembranças de Taffarel em campo ou para a torcida do Palmeiras o instante que Marcos virou um ídolo.

Estes e outros goleiros estão no texto que elaboramos abaixo, contendo os 10 maiores pegadores de pênalti da história do futebol. Uma lista produzida com certos desafios, principalmente a falta de números concretos em muitos casos. Nada comparado, porém, ao que os cobradores tinham que enfrentar quando encaravam esses feras abaixo.

Maiores pegadores de pênaltis da história

  • Buffon
  • Casillas
  • Diego Alves
  • Goycochea
  • Handanovic
  • Marcos
  • Neuer
  • Rogério Ceni
  • Taffarel
  • Yashin

Buffon

melhores jogadore do campeonato italiano buffon

A lenda da Juventus e da Seleção Italiana é também um dos maiores pegadores de pênalti da história. Gianluigi Buffon é o segundo goleiro que mais defendeu pênaltis no século XXI.

São 33 penalidades salvas com a bola rolando. E com uma boa eficiência também: encarou os  batedores 109 vezes nos mais de vinte anos de carreira (30%). Também está no Top 10 da história da Liga dos Campeões (4) e no Top 5 do Campeonato Italiano.

Casillas

melhores goleiros do mundo iker casillas

Outro dos maiores pegadores de pênalti da século XXI é Iker Casillas. O ídolo do Real Madrid salvou, com a bola rolando, 20 penalidades desde 2000. No total são 23. O número, apesar de alto, não impressiona tanto. Até porque enfrentou 100 cobranças na carreira.

Agora, quando o espanhol os defendeu, foi extremamente decisivo. Casillas tem duas marcas importantíssimas: é quem mais pegou pênaltis na história da Champions League (7) e o único a fazê-los durante o jogo em duas Copas do Mundo diferentes (2002 e 2010).

Diego Alves

Diego Alves é reconhecidamente um exímio pegador de pênaltis. Os números mais concretos disponíveis são a partir de 2007, quando foi para o Almería. E mesmo assim são absurdos. O goleiro agarrou 27 dos 66 pênaltis batidos contra ele durante as partidas (40%).

Impressiona mais ainda o fato de ser o maior pegador de pênaltis da história do Campeonato Espanhol, mesmo com a metade da carreira de caras como Casillas ou Zubizarreta — três deles foram contra Cristiano Ronaldo. E ainda detém o recorde de defesas em um só ano de La Liga (6).

Goycochea

Imagem de Sergio Goycoche, um dos maiores pegadores de pênalti da história
(Reprodução/FIFA.com)

Sergio Goycochea não é um nome tão lembrado nas listas de melhores do goleiros do mundo. Quando o assunto é pênaltis, no entanto, é dificil não reconhecê-lo. O argentino, afinal contas, é o detentor do recorde de penalidades defendidas em uma única edição de Copa do Mundo.

Terceira opção da albiceleste na Copa de 1990, Goycochea ganhou a vaga após a abstenção de Luis Islas e da perna quebrada de Nery Pumpido na segunda partida. Após sofrer apenas um gol em três partidas, brilhou nas quartas e nas semis, pegando dois pênaltis nas disputas de cada um dos confrontos.

Handanovic

melhores goleiros da atualidade handanovic

Handanovic não é somente um dos melhores goleiros da atualidade. É também um dos maiores pegadores de pênalti da história. E do presente! São 41 penalidades defendidas desde anos 2002, o maior número do século XXI.

31 delas foram somente no Campeonato Italiano, fazendo dele o melhor do quesito entre todos os goleiros que já atuaram no competição — o recorde de defesas em uma única temporada também é dele, com 6 em 2011/2012. O esloveno na verdade está empatado com Gianluca Pagliuca, mas com um aproveitamento (38%) um pouco acima.

Não fique apenas no futebol! Confira listas importantes de outros esportes em nosso site:

Marcos

Marcos, ex-goleiro do Palmeiras

Pergunte para a torcida do Palmeiras os grandes momentos de Marcos com a camisa alviverde. 9 de 10 responderão penalidades, e provavelmente na Libertadores. O ídolo palmeirense é simplesmente o recordista em defesas de pênalti no maior torneio da América do Sul, com 11.

No total da carreira, Marcão pegou 36 cobranças, entre as feitas no decorrer das partidas ou nas disputas. O número salta para 45 se consideradas as bolas que não entraram. É que além de explosão, o goleiro do Penta tinha uma técnica em que esperava até o último momento para saltar, o que desestabilizava os batedores.

Neuer

melhores goleiros da atualidade neuer

Pode parecer incomum ter Manuel Neuer nessa lista. O goleiro do Bayern de Munique e da Seleção Alemã é muito mais conhecido por suas habilidades com o pé, o posicionamento fora da área e a absurda frieza nas mais complicadas situações frente ao atacante.

Pois é, o alemão é tudo isso e ainda pega pênalti. 25 deles até aqui, para ser mais exato. É o quarto maior defensor de penalidades do século XXI. Está também no Top 5 da UCL nesse tipo de defesa. Tudo isso com 34 anos, iniciando o mais comum período de auge na carreira de um goleiro.

Rogério Ceni

maior goleiro artilheiro da historia

Da mesma maneira que Neuer, Rogério Ceni é por vezes esquecido entre os maiores pegadores de pênalti por conta de suas outras habilidades. O ídolo do São Paulo, no entanto, fez por merecer sua presença nessa lista. 51 vezes, para ser exato.

Além do grande volume de defesas, Ceni as fez em sua maioria em momentos decisivos da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro. Talvez seja a visão de quem também cobrava com enorme eficiência.

Taffarel

melhores goleiros do brasil taffarel

Fala a verdade, na hora que você leu o nome de Taffarel, já pensou na eterna narração de Galvão Bueno. Pois bem, em uma delas, ela entrou para história junto com o goleiro. Duas, na verdade.

Ao defender as duas penalidades da Holanda nas semis da Copa do Mundo de 1998, Taffarel entrou no seletíssimo grupo de goleiros que defenderam pênaltis em duas Copas diferentes. Antes, em 1994, tornou-se o único campeão mundial a salvar uma cobrança numa final.

Yashin

melhores goleiros do mundo lev yashin

Possivelmente o melhor de todos os tempos, Lev Yashin foi também o goleiro que pegou mais pênaltis na história. O russo defendeu 150 cobranças em 22 anos de carreira, que passou inteiramente no Dínamo de Moscou e na seleção da União Soviética.

O número é muito acima da média de qualquer outro desta lista. Tão impressionante quanto é o fato de ter sido alcançado em uma época em que o preparo físico e técnico para goleiros era diferente. Um feito reservado somente para uma lenda do futebol — e das penalidades.

Qual goleiro pegou mais pênaltis na história?

O goleiro que mais defendeu pênaltis na história do futebol foi o Lev Yashin. Considerado um dos maiores de todos os tempos em sua posição, o russo tem estimadas 150 defesas em cobranças de pênalti na carreira.

Goleiro que defendeu mais pênaltis no mundo no século XXI

O goleiro que mais defendeu pênaltis no mundo no século XXI foi Handanovic. Foram 41 defesas do esloveno da Inter de Milão, sem considerar as disputas por penalidades.

Sentiu falta de alguém na lista dos maiores pegadores de pênalti da história? Então não deixe dos falar nos comentários!
Depois, aproveite para conferir outras listas do futebol em nosso site: 

*Última atualização em 22 de dezembro de 2020