Os pênaltis oferecem uma chance única para os grandes goleiros se destacarem. Pensando nisso, criamos uma lista com os 10 maiores defensores de pênaltis de todos os tempos.
Também nos propusemos a trazer para você os 10 principais goleiros em atividade, especialistas em defender pênaltis. Será que o arqueiro do seu time está entre eles?
Diferente dos atacantes, para quem os gols em disputas de pênaltis não entram nas estatísticas, para os goleiros, cada defesa conta e pode ser decisiva.
Top 10 maiores pegadores de pênalti da história
- Rogério Ceni – 51 pênaltis defendidos
- Handanovic – 43 pênaltis defendidos
- Dida – 42 pênaltis defendidos
- Diego Alves – 40 pênaltis defendidos
- Gianluca Pagliuca – 40 pênaltis defendidos
- Buffon – 39 pênaltis defendidos
- Fábio – 38 pênaltis defendidos
- Mickhaël Landreau – 37 pênaltis defendidos
- Tiago Volpi – 35 pênaltis defendidos
- Marcos – 33 pênaltis defendidos
- Magrão – 33 pênaltis defendidos
- Cássio – 32 pênaltis defendidos
1 – Rogério Ceni
Rogério Ceni é por vezes esquecido entre os maiores pegadores de pênalti por conta de suas outras habilidades. O ídolo do São Paulo, no entanto, era um grande defensor de penalidades, o maior para sermos exatos, com 51 defesas durante sua carreira.
Além do grande volume de defesas, Ceni as fez em sua maioria em momentos decisivos da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro. Talvez seja a visão de quem também cobrava com enorme eficiência que o ajudou a ser um dos maiores pegadores de pênalti da história.
2 – Handanovic
Handanovic é um dos maiores pegadores de pênalti da história. E do presente! São 41 penalidades defendidas desde seu início de carreira em 2002, o maior número do século XXI.
Atualmente sem clube, o esloveno sempre teve como uma de suas melhores qualidades as defesas de penalidades. O goleiro ajudou a Inter de Milão por muitos anos e chegou a bater o recorde do Campeonato Italiano, com seis defesas em uma só temporada.
Sendo assim, Handanovic é um dos maiores pegadores de pênaltis da história, ficando somente atrás do brasileiro Rogério Ceni.
3 – Dida
Fechando o top 3, temos um dos maiores pegadores de pênaltis de todos os tempos, Dida. O goleiro brasileiro brilhou no país em clubes como Cruzeiro e Corinthians e depois partiu para o Milan.
No clube Italiano, Dida virou referente e se consolidou ainda mais como um goleiro frio e cirúrgico. Além de ser muito regular e cometer poucas falhas, o brasileiro tinha como característica crescer em momentos decisivos, um dos maiores exemplos foi a final da UEFA Champions League de 2002/03.
Na ocasião, Dida defendeu três pênaltis na decisão em uma disputa épica contra a Juventus de Gianluigi Buffon, que pegou duas cobranças. Sendo assim, o brasileiro aparece na terceira colocação de nossa lista com 42 pênaltis defendidos.
4 – Diego Alves
Diego Alves é reconhecidamente um exímio pegador de pênaltis. Multicampeão pelo Flamengo, o goleiro brasileiro ganhou fama no futebol espanhol, defendendo o Valência.
Diego é o maior pegador de pênaltis da história do Campeonato Espanhol, mesmo com a metade da carreira de caras como Casillas ou Zubizarreta — três deles foram contra Cristiano Ronaldo. E ainda detém o recorde de defesas em um só ano de La Liga (6).
Logo, o brasileiro ocupa a sexta colocação entre os maiores pegadores de pênaltis da história.
4 – Gianluca Pagliuca
Gianluca Pagliuca foi o antecessor de Buffon na Seleção Italiana, suas atuações na Udinese e Inter de Milão o levaram até a o time principal do país, no qual participou de três Copas do Mundo.
Dessa forma, Pagliuca ficou bastante conhecido como um dos melhores goleiros dos anos 1990. E qual era sua especialidade? Isso mesmo, defender penalidades.
Na nossa lista de maiores pegadores de pênaltis, o italiano aparece na quarta colocação, com surreais 40 defesas.
5 – Buffon
E por falar em Buffon, a lenda da Juventus e da Seleção Italiana é também um dos maiores pegadores de pênalti da história. Além de ser para muitos, melhor goleiro de todos os tempos, ajudando a Itália no título da Copa do Mundo de 2006.
Na ocasião, Buffon fez um torneio épico e também brilhou na final da competição, salvando a Itália de uma cabeça letal de Zidane.
Dessa forma, o multicampeão Gianluigi Buffon aparece na quinta colocação da lista de maiores pegadores de pênaltis da história com 39 defesas.
6 – Fábio
Ídolo máximo do Cruzeiro, Fábio sempre se destacou por conta de seus incríveis reflexos e defesas milagrosas. No entanto, o arqueiro também ajudou a raposa a conquistar inúmeros títulos com suas épicas defesas de pênaltis.
Atualmente no Fluminense, Fábio segue mostrando que está no auge, atuando em alto nível como titular da equipe.
Mais uma vez sendo importante na Copa Libertadores, o brasileiro foi protagonista nas quartas de final da competição, defendendo a penalidade máxima de Hulk. Agora, aparece na 6ª colocação dessa lista, com 38 pênaltis defendidos.
6 – Mickhaël Landreau
Mickhaël Landreau talvez seja o nome mais desconhecido da nossa lista. De fato, o francês não obteve grandes feitos. Landreau jogou toda sua carreira em seu próprio país.
O goleiro teve uma longa passagem pelo Paris Saint-Germain, porém em uma época de poucas glórias do clube. Também foi convocado como terceiro goleiro da Seleção da França nas Copas de 2006 e 2014.
Mesmo sem ter brigado por grandes títulos na carreira, Landreau entra na nossa lista com incríveis 37 pênaltis defendidos.
7 – Tiago Volpi
Outro nome que poucos esperavam nessa lista é do brasileiro Tiago Volpi, muito conhecido por sua passagem um tanto quanto irregular no São Paulo.
No entanto, o arqueiro tem uma longa carreira jogando no futebol mexicano. Por lá, Volpi é ídolo e criou uma grande fama de ser um dos maiores pegadores de pênalti do país.
Os números de Volpi mostram que o goleiro merece marcar presença nessa lista, tendo defendido 35 pênaltis.
8 – Marcos
Pergunte para a torcida do Palmeiras os grandes momentos de Marcos com a camisa alviverde. 9 de 10 responderão penalidades, e provavelmente na Libertadores. O ídolo palmeirense é simplesmente o recordista em defesas de pênalti no maior torneio da América do Sul, com 11.
No total da carreira, Marcão pegou 33 cobranças, entre as feitas no decorrer das partidas ou nas disputas. É que além de explosão, o goleiro do Penta tinha uma técnica em que esperava até o último momento para saltar, o que desestabilizava os batedores.
8 – Magrão
Empatado com Marcos temos Magrão, o eterno ídolo e capitão do Sport de Recife. De fato, o arqueiro foi um grande pilar do clube por mais de uma década e participou de grandes conquistas da equipe como a Copa do Brasil de 2008, vencendo o Corinthians.
Magrão era um especialista em defesas acrobáticas e também brilhava nas penalidades, com 33 defesas durante sua longa carreira. Sendo assim, sua presença na lista de maiores pegadores de pênalti é justa.
9 – Cássio
Para muitos o maior ídolo da história do Corinthians, Cássio também marca presença nessa lista. O Gigante do alvinegro foi fundamental na conquista dos títulos da Libertadores e Mundial de 2012 com suas defesas épicas e lendárias.
Além disso, Cássio frequentemente defendia penalidades a favor do Corinthians. Dessa forma, podemos esperar o arqueiro subindo nessa lista de maiores pegadores de pênalti em breve. Mas agora defendendo o Cruzeiro, já que o atleta se transferiu para o clube mineiro em 2024.
Bônus – Cláudio Taffarel
Fala a verdade, na hora que você leu o nome de Taffarel, já pensou na eterna narração de Galvão Bueno. Pois bem, em uma delas, ela entrou para história junto com o goleiro. Duas, na verdade.
Ao defender as duas penalidades da Holanda nas semis da Copa do Mundo de 1998, Taffarel entrou no seletíssimo grupo de goleiros que defenderam pênaltis em duas Copas diferentes.
Antes, em 1994, tornou-se o único campeão mundial a salvar uma cobrança numa final, feito que só foi igualado por Emiliano Martínez em 2022. Apesar de ficar marcado pelas defesas, Taffarel não era um grande especialista na função e ao todo em sua carreira, pegou 14 pênaltis.
Menção honrosa – Lev Yashin
Possivelmente o melhor de todos os tempos, Lev Yashin foi também o goleiro que pegou mais pênaltis na história. O russo defendeu 150 cobranças em 22 anos de carreira, que passou inteiramente no Dínamo de Moscou e na seleção da União Soviética.
O número é muito acima da média de qualquer outro desta lista. Tão impressionante quanto é o fato de ter sido alcançado em uma época em que o preparo físico e técnico para goleiros era diferente. Um feito reservado somente para uma lenda do futebol — e das penalidades.
Yashin jogava em outra época do futebol, como essa lista só conta com números oficiais o lendário arqueiro aparece como uma menção honrosa muito especial na lista dos maiores pegadores de pênalti da história do futebol.
Top 10 melhores pegadores de pênaltis na atualidade
- Diego Alves (Sem clube) – 40 pênaltis defendidos
- Fábio (Fluminense) – 37 pênaltis defendidos
- Cássio (Cruzeiro) – 37 pênaltis defendidos
- Tiago Volpi (Toluca) – 35 pênaltis defendidos
- Sérgio Romero (Boca Juniors) – 25 pênaltis defendidos
- Manuel Neuer (Bayern de Munique) – 25 pênaltis defendidos
- Andrea Consigli (Sassuolo) – 25 pênaltis defendidos
- Oblak (Atlético de Madrid) – 22 pênaltis defendidos
- Donnarumma (PSG) – 19 pênaltis defendidos
- Gatito Fernández (Botafogo) – 15 pênaltis defendidos
Sérgio Romero
Nós abrimos essa pequena lista de perseguidores ao goleiro Cássio do Corinthians, com o argentino Sergio Romero do Boca Juniors.
Durante sua longa trajetória, o goleiro chegou a jogar no Manchester United e a participar da final da Copa do Mundo com a Seleção Argentina. Ao todo, Sergio Romero já pegou 25 pênaltis em sua carreira e, mais recentemente, brilhou contra o Palmeiras na semifinal da Libertadores.
Manuel Neuer
Que o ídolo do Bayern de Munique e da Seleção Alemã é um verdadeiro paredão isso não é novidade. É muitas vezes apontado como um dos melhores goleiros da história. Mas isso não é apenas no 1 x 1.
O goleiro é também um dos melhores pegadores de pênaltis da atualidade, já tendo defendido um total de 25 penalidade na carreira.
Andrea Consigli
Goleiro atento e reativo, Andrea Consigli utiliza o impulso do corpo e a força física para executar suas defesas, sendo um exímio pegador de pênaltis.
Andrea Consigli defendeu 20 pênaltis na Série A Italiana. Hoje no Sassuolo, aos 37 anos, já pegou um total de 25 pênaltis na carreira, tendo Buffon como inspiração.
Jan Oblak
Mais um que entra na nossa lista de possíveis membros do top 10: Jan Oblak, do Atlético de Madrid. O arqueiro esloveno se firmou como um dos melhores do mundo jogando com Diego Simeone.
No Atléti, a defesa é o mais importante e, em um sistema que chama o adversário para sua área, o goleiro acaba tendo mais pênaltis para defender. Ao todo, em sua carreira, Jan Oblak já pegou 21 pênaltis.
Pode parecer pouco, mas se pensarmos que o goleiro tem apenas 30 anos e pode jogar por pelo menos mais seis ou sete temporadas, Oblak pode alcançar Cássio.
Gianluigi Donnarumma
O mais novo dos perseguidores, Donnarumma está nessa lista por ser muito jovem. O goleiro da Itália e do Paris Saint-Germain tem apenas 24 anos de idade. O que mais assusta é sua envergadura. O italiano é gigante e consegue usar isso a seu favor nas penalidades.
Ao longo de sua carreira, Donnarumma já defendeu 19 pênaltis. O italiano tem grandes chances de chegar no Top 10, já que ainda tem pelo menos mais várias temporadas de carreira se continuar saudável.
Gatito Fernández
Um dos principais nomes do Botafogo na década passada, Gatito Fernández chega a lista dos principais pegadores de pênalti da atualidade.
Titular da Seleção Paraguaia, o goleiro fez 15 defesas durante a carreira, fazendo a diferença dentro das quatro linhas para o time alvinegro.
Gatito tem contrato com o Botafogo até dezembro de 2024. Sem espaço no elenco atual, o experiente goleiro paraguaio tem recebido poucas oportunidades, ficando durante boa parte da temporada no banco de reservas.
Agora que você conhece os maiores pegadores de pênalti do mundo, aproveite para conferir outras listas do futebol em nosso site:
- Melhor jogador do mundo da Fifa: Lista de Todos os Vencedores
- Os 10 maiores jogadores da história do Internacional
- Os 10 maiores batedores de falta do mundo em todos os tempos
- As 8 camisas mais bonitas do Flamengo na história
- As 8 camisas mais bonitas do Corinthians na história
Sou formado em jornalismo e escolhi fazer da minha paixão pelo esporte a minha profissão. Somo experiências em portais como PL Brasil, Minha Torcida, Futebol na Veia, entre outros.