fbpx

Futebol Americano

O quanto você sabe sobre a história do futebol americano? Conhece quem inventou o esporte, onde e quando ele surgiu? E sobre as regras e posições, sabe tudo?

Não importa se você é fã de futebol americano e quer apenas aprimorar seus conhecimentos ou se está começando a acompanhar o esporte e quer entender um pouco para poder assistir aos jogos da NFL. A Esportelândia te ajuda com todas as informações sobre basquete.

Saiba tudo sobre Futebol Americano!

Como surgiu o futebol americano?

A história do futebol americano está fortemente atrelada ao rugby e também ao futebol que estamos mais acostumados e que tem a Seleção Brasileira como pentacampeã mundial. 

As divergências entre regras em confrontos universitários em meados do século XIX foram o ponto de partida para o desenvolvimento do futebol americano.

Quem inventou o futebol americano? 

Walter Camp, um graduado da Universidade de Yale e Hopkins School, é considerado o “pai do futebol americano”. Ele foi o responsável por instituir algumas mudanças importantes nas regras, distanciando o esporte daquilo que era praticado no rugby. 

Essas alterações envolvem a criação de um número limite de jogadas para atingir uma distância em campo e também a legalização do bloqueio.

A evolução de regras, inclusive com medidas que tornassem o esporte mais seguro para os jogadores, levou à criação do futebol americano em moldes parecidos ao que vemos atualmente na NFL.

Principais regras do futebol americano

Nem todas as regras utilizadas nos jogos de futebol americano disputados nos Estados Unidos são repetidas nos campeonatos realizados em outros países.

A NFL possui um longo livro de regras utilizadas na liga norte-americana. Já no Brasil, são usadas as regras da Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF), que são baseadas nas regras utilizadas no futebol americano universitário dos Estados Unidos, a NCAA.

Como funciona o futebol americano?

Independemente de qual seja o livro de regras utilizado, para entender como funciona um jogo de futebol americano, é preciso primeiro entender que esse é um esporte de conquista de território. Como assim? O campo é dividido em jardas, e as equipes precisam avançar pouco a pouco para conseguir pontuar.

Assim como no futebol que estamos mais acostumados no Brasil, os times de futebol americano são formados por 11 jogadores em campo.

A equipe que tem a posse de bola é o time de ataque e tem o objetivo de conquistar território, avançando no campo até chegar a uma área no gramado chamada endzone (zona final), para marcar um touchdown — a principal pontuação do futebol americano, embora exista outras formas de pontuar que veremos mais adiante.

Regras do futebol americano: Início de uma partida

É por uma disputa de cara ou coroa que é feita a definição de quem começará com a posse de bola. Feita a escolha com uso da moeda, um jogo de futebol americano sempre começará com um chute inicial, chamado kickoff  — que acontece também quando um touchdown é marcado e no início do segundo tempo.

O campo é dividido em jardas, e a bola é posicionada na marca de 35 jardas do campo do time defensor — cada jarda equivale a 0,9144 metros. O jogador responsável por iniciar a partida é o kicker (chutador), que chuta a bola para o ataque do adversário.

Um jogador da equipe que receberá a bola depois do chute do kicker, chamado de retornador, terá a função de agarrá-la e avançar pelo campo o mais longe possível, enquanto seus companheiros tentam bloquear os jogadores adversários. O seu time começará a atacar no ponto do campo onde ele parar.

Caso o retornador consiga atravessar todo o campo e chegar até a end zone, sua equipe marcará um touchdown. Assim, seu time terá de chutar a bola para o adversário ter a chance de iniciar o seu ataque.

Porém, se, em vez de tentar correr com a bola depois de agarrá-la, o jogador que receber o kickoff estiver dentro de sua própria endzone e se ajoelhar, o ataque de sua equipe será iniciado na marca de 25 jardas.

Regras do futebol americano: como funcionam as jogadas de ataque

Antes de explicarmos como funciona um ataque no futebol americano, precisamos esclarecer alguns pontos sobre o tamanho do campo e suas divisões. Afinal, elas são fundamentais para a compreensão das regras básicas do esporte.

O campo de futebol americano tem 120 jardas (109,7 metros) de comprimento por 53,5 jardas (48,92 metros) — cada jarda equivale a 0,9144 metros. Em relação ao comprimento, há duas endzones (área nas pontas do campo), que equivalem a 10 jardas cada. Assim, o restante do gramado mede 100 jardas.

Primeira descida

No futebol americano, a equipe que ataca precisa conquistar território e todos os seus avanços são medidos em jardas. Objetivamente, a equipe de ataque deve tentar avançar o máximo possível de jardas em uma jogada.

Porém, para seguir atacando e ter direito a uma nova série de jogadas ofensivas (conhecida como campanha), a equipe que ataca tem 4 tentativas para alcançar 10 jardas.

Se atingir a meta de percorrer 10 jardas, o time que tem a posse de bola terá direito a uma nova primeira descida (First down). Dessa forma, serão mais 4 novas tentativas para avançar 10 jardas.

Se na primeira descida, a equipe de ataque avançar menos de 10 jardas, ela terá a segunda descida para percorrer essa diferença. Se novamente não conseguir as 10 jardas, a equipe terá a terceira descida.

Punt

Caso a equipe de ataque não consiga conquistar uma nova primeira descida em 4 tentativas, seu adversário começará a atacar de onde ela parou. Por isso, é mais comum que a equipe use apenas as primeiras três tentativas para buscar um avanço.

Para evitar a perda de bola onde iniciou sua quarta descida, o mais comum é que a equipe dê um “punt”.

O punt é um chutão para o time adversário iniciar seu ataque distante de onde a equipe que o realizou estava em sua quarta descida. Porém, o adversário pode tentar bloqueá-lo.

Mas, se estiver em uma posição confortável no campo de ataque, em vez de um punt, a equipe que ataca pode tentar um field goal, que vale 3 pontos.  

Regras do futebol americano: passe

Uma dúvida como sobre as regras básicas do futebol americano é quando os jogadores podem passar a bola. É válido dar passes para a frente a qualquer momento? Quando o passe é proibido?

No futebol americano, as equipes podem passar a bola para trás quantas vezes quiserem. No entanto, só é permitido um passe para frente e desde que o lançador esteja atrás da linha em que a equipe de ataque iniciou a jogada, conhecida como linha de scrimmage.

Para atacar as equipes de futebol americano podem usar tanto o passe quanto a corrida com a bola.

O passe ocorre quando a bola é lançada para frente. Essa alternativa é conhecida como jogo aéreo.

Já a corrida é quando a bola é entregue diretamente nas mãos de um jogador para que ele possa avançar, no que é conhecido como jogo terrestre.

Regras do futebol americano: pontuação

Você já deve ter entendido que o jogo de futebol americano tem como objetivo conquistar território. Mas o que acontece quando uma equipe chega até o fim do campo? O tão famoso touchdown!

Só que essa não é única forma de pontuar no futebol americano. Confira todas as pontuações!

Touchdown

O touchdown é o principal lance do futebol americano e vale 6 pontos. Ele acontece quando a equipe que ataca atinge a endzone.

Para fazer um touchdown, é preciso que um jogador receba um passe dentro da endzone ou entre nessa área com a posse da bola.

Depois de anotar um touchdown, a equipe tem a possibilidade de aumentar ainda mais a sua pontuação, seja com um ponto extra ou down curto, chamado de conversão de dois pontos.

Ponto extra

Para fazer um ponto extra e marcar mais um ponto no placar, a equipe que já fez um touchdown precisa acertar um chute entre as traves em formato de Y.

Conversão de dois pontos

Se não quiser ter a chance de marcar apenas um ponto, o time que ataca pode recorrer a um down curto, que vale dois pontos. Nesse caso, a equipe tem de conseguir entrar na endzone mais uma vez.

Field Goal

Quando o time que está atacando não consegue atingir a endzone, ele pode arriscar um chute na direção da trave em formato de Y, posicionada nos extremos do campo.

O field goal vale 3 pontos e é a segunda principal pontuação do futebol americano. Para conseguir essa pontuação, é preciso que o time acerte um chute entre as traves do Y.

O field goal pode ser marcado de qualquer lugar do campo, desde que o kicker (chutador) tenha força suficiente para acertá-lo. O recorde da NFL é um chute de 63 jardas.Safety

Safety

O safety vale 2 pontos e é a única pontuação que pode ser feita por um time que está defendendo. Ele acontece quando um jogador de ataque é derrubado dentro da própria endzone.

Regras do futebol americano: duração do jogo

Um jogo de futebol americano é dividido em quatro quartos de 15 minutos. Quando o segundo quarto chega ao fim, há um intervalo de 12 minutos.

Já entre o primeiro e o segundo quartos, assim como entre o terceiro e o quarto quartos, há uma pausa de dois minutos.

O cronômetro é paralisado em um jogo de futebol americano sempre que:

  • o passe dado pelo quarterback (jogador responsável por armar as jogadas de ataque) não é completado;
  • quando há uma pontuação;
  • quando há uma infração na jogada;
  • quando o atleta com a posse de bola sai do campo;
  • no two minute warning, quando restam apenas dois minutos para o fim do segundo e do quarto quartos.

Regras do futebol americano: faltas

Como o futebol americano é um esporte baseado na conquista de território, as faltas determinam perdas de jardas. Quando, por exemplo, o ataque atrasa os 40 segundos para iniciar uma jogada, ele é punido com a perda de 15 jardas.

Sempre que a equipe de arbitragem perceber que um jogador cometeu uma falta, um pano amarelo será lançado no gramado. Nas transmissões de TV, esse momento logo é apontado na tela com a palavra “flag” (bandeira). A infração e sua penalidade são comunicadas ao público por microfone.

Caso discorde da marcação da arbitragem, o técnico de uma equipe tem direito a solicitar a revisão por vídeo daquilo que foi assinalado.

Cada equipe tem direito a dois pedidos de desafio por jogo. Ao desafiar a marcação da arbitragem, o head coach arremessa um pano vermelho no gramado.

Pass interference ou interferência

Pela regra do futebol americano, um defensor só pode realizar contato físico com um recebedor nas cinco primeiras jardas a partir da linha de scrimmage. A interferência no passe ocorre quando um defensor realiza contato físico com o receptor após essas 5 jardas.

A punição para a interferência é feita com o posicionamento da bola onde ocorreu a falta, além de primeira descida automática.

Illegal contact

É um contato ilegal além das 5 jardas permitidas a partir da linha de scrimmage. Essa falta se difere da interferência por a bola ainda não estar vindo na direção do recebedor.

Nesse caso, a equipe de defesa recua 5 jardas e cede uma primeira descida.

Illegal Formation

É qualquer formação de ataque que não é permitida pela regra, como ter menos de 7 jogadores na linha de scrimmage. É punida com 5 jardas.

Intentional Grounding

Quando teme ser derrubado e perder jardas, o quarterback não pode jogar a bola intencionalmente para fora ou diretamente para o chão. Porém, a infração só ocorre se o quarterback estiver dentro do pocket e arremessar a bola em um local  onde não haja companheiros de equipe.

Essa infração é punida com a perda de 10 jardas e uma descida.

Holding

Somente é permitido segurar o jogador que está com a posse da bola. Em relação aos demais, só é permitido empurrar — essa é uma das principais diferenças entre o rugby e o futebol americano.

Caso um atacante agarre um defensor, a punição é o recuo de 10 jardas. Já se a falta for cometida por um defensor, a defesa recua 5 jardas e cede uma primeira descida automática.

False start

É o mesmo que saída falsa. Ocorre quando um jogador de ataque se movimenta antes de a bola ser colocada em jogo, induzindo o movimento de um defensor.

Essa falta é punida com o recuo de 5 jardas.

Neutral Zone Infraction

Na zona imaginária entre as linhas de defesa e ataque, se um defensor fizer um movimento ultrapassando a linha de scrimmage antes de a bola ser colocada em jogo, sua equipe será punida com o recuo de 5 jardas.

Encroachment

É uma falta de defesa e ocorre quando um defensor, além de ultrapassar a linha de scrimmage antes de a bola ser colocada em jogo, faz contato com um jogador do ataque.

Como penalidade, a equipe de defesa recua cinco jardas.

Delay of game

Após o fim de um jogada, a equipe de ataque tem 40 segundos para recolocar a bola em jogo. Se estourar esse tempo, ocorre a falta por atrasar o recomeço da partida.

A penalidade é a perda de 5 jardas.

Face mask

Ocorre quando um jogador segura na grade do capacete de seu adversário. Diante da possibilidade de causar lesões na coluna cervical do atleta da outra equipe, o time do jogador que comete essa infração é punido com a perda de 15 jardas.

Too Many Men On The Field

A tradução literal para o português já indica o que quer dizer essa falta: há homens demais em campo. Ou seja, a equipe tem mais de 11 atletas no gramado.

Unnecessary Roughness

É a falta quando ocorre uma abordagem excessivamente violenta para parar o adversário.

Roughing The Passer

Ao tentar um sack, o defensor chega atrasado e derruba o quarterback muito após a realização do lançamento.

Unsportsmanlike Conduct

Quando um jogador tem uma conduta anti-desportiva, como uma provocação não permitida a um adversário. Nesse caso, a punição pode ser de 15 jardas ou até a expulsão do infrator.

Clipping

Ocorre quando um jogador bloqueia ilegalmente e pelas costas um adversário, em um movimento considerado perigoso. A punição para essa falta é de 15 jardas.

Livro de regras de futebol americano

Manual do Futebol Americano

  • Autores: Antony Curti e Bruno Clozel

Quer entender todos os detalhes do futebol americano, desde as regras mais básicas até todos os detalhes do que cerca a NFL? O Manual do Futebol Americano, escrito pelo comentarista Antony Curti, dos canais ESPN, é um bom caminho para encontrar todas essas informações.

O livro apresenta as posições, todos os aspectos táticos e a história do futebol americano. É uma boa oportunidade para quem que se tornar um expert no esporte da bola oval.

Você pode conferir uma lista dos melhores filmes de futebol americano!

Caso queira entender melhor o que quer dizer cada um dos termos utilizados por narradores e comentaristas nas transmissões, confira o Glossário do Futebol Americano!

Posições no futebol americano

Posições de ataque

  • Quarterback (QB): responsável pela organização das jogadas de ataque, é o jogador que faz passes e distribui as bolas nos movimentos ofensivos. Deve analisar a defesa adversária, para decidir qual jogada será feita. Tom Brady e Peyton Manning são dois dos melhores quarterbacks de todos os tempos.
  • Center (C): atleta que faz o snap (passa a bola para trás por baixo das pernas) e bloqueia os defensores que tentam chegar até o quarterback .
  • Offensive guards (OG): ficam ao lado do center para bloquear defensores vindo pelo meio, proteger o quarterback e abrir espaço para uma corrida.
  • Offensive tackles (OT): ficam ao lado dos guards para bloquear defensores que vêm pelos lados. Também deve proteger o quarterback.
  • Running Backs (RB): esses jogadores de ataque ficam atrás ou ao lado do quarterback, para, geralmente, serem uma alternativa para correr com a bola, embora também possam receber passes.
  • Wide Receivers (WR): ficam posicionados nas laterais do ataque para receber passes.
  • Tight End (TE): fica posicionado ao lado do tackle  e tem função híbrida, pode tanto funcionar como bloqueador como um recebedor de passes.

Posições de defesa

  • Defensive tackles e defensive ends (DT e DE): são os jogadores que se posicionam na frente dos guards e tackles adversários, com o objetivo de parar o jogo corrido e atrapalhar os passes do quarterback. São os maiores jogadores da defesa.
  • Linebackers (LB):  esses jogadores se posicionam algumas jardas atrás da linha, para parar o jogo corrido e os passes curtos.
  • Cornerbacks e Safeties (CB e S): são os jogadores mais rápidos da defesa e têm a responsabilidade de marcar os wide receivers e anular o jogo aéreo do ataque.

Especialistas

  • Kicker: principal jogador da equipe de especialistas, é responsável por chutar os field goals e os kickoffs.
  • Punter: tem a função específica de dar o chute para reposicionar os adversários quando seu time não consegue avançar as jardas necessárias para o down dentro das quatro tentativas.

Filmes de futebol americano

Tudo Pela Vitória (Friday Night Lights)

  • Lançamento: 2004
  • Direção: Peter Berg
  • Elenco: Billy Bob Thornton, Jay Hernandez e Derek Luke|
  • Duração: 1h 58min
  • Gênero: Ação/Drama
  • Nota IMDb: 7,3

Baseado no livro de H.G. Bissinger, que descrevia a cidade economicamente deprimida de Odessa, no Texas, Tudo Pela Vitória retrata a história heróica de um técnico para levar seu time, The Permian High Panthers, ao título estadual.

Jerry Maguire – A Grande Virada (Jerry Maguire)

  • Lançamento: 1996
  • Direção: Cameron Crowe (estrelando Tom Cruise, Cuba Gooding Jr e Renée Zellweger)
  • Elenco: Tom Cruise, Cuba Gooding Jr. e Renée Zellweger
  • Duração: 2h19
  • Gênero: Comédia /Drama/Romance
  • Nota IMDb: 7,3

Duelo de Titãs (Remember the Titans)

  • Lançamento: 2000
  • Direção: Boaz Yakin (estrelando Denzel Washington)
  • Elenco: Denzel Washington, Will Patton e Wood Harris
  • Duração: 1h53
  • Gênero: Biografia/Drama
  • Nota IMDb: 7,8

História baseada em fatos reais que aconteceram na Virgínia, em 1971, quando a Justiça determinou que as escolas deveriam integrar negros e brancos. Em meio aos conflitos raciais, cabe a um recém-nomeado treinador afro-americano conduzir sua equipe do ensino médio em sua primeira temporada.

Um Sonho Possível (The Blind Side)

  • Lançamento: 2009
  • Direção: John Lee Hancock (estrelando Sandra Bullock)
  • Elenco: Quinton Aaron, Sandra Bullock e Tim McGraw
  • Duração: 2h09
  • Gênero: Biografia/Drama
  • Nota IMDb: 7,7

Michael Oher era um garoto negro e forte, que estava desabrigado. Adotado por uma mulher branca rica e sua família, ele se torna um jogador de futebol All American e escolhido na primeira rodada no draft da NFL.

Sandra Bullock conquistou o Oscar de melhor atriz pela sua atuação como a mãe adotiva de Michael Oher.

A Grande Escolha (Draft Day)

  • Lançamento: 2014
  • Direção: Ivan Reitman
  • Elenco: Kevin Costner, Chadwick Boseman e Jennifer Garner
  • Duração: 1h50
  • Gênero: Drama
  • Nota IMDb: 6,8

Quer entender melhor como funciona a dinâmica do draft da NFL? Assista à A Grande Escolha!

Kevin Costner é um general manager do Cleveland Browns, que convive com a pressão de recrutar um grande jogador na primeira escolha do draft sob a ameaça de perder o emprego. Ele, portanto, surpreende o mercado com uma série de negociações.

Confira uma lista com os 26 melhores filmes de Futebol Americano!

Times de futebol americano

 

 

Os 32 times que disputam a NFL estão divididos em duas conferências: a National Football Conference (NFC) e a American Football Conference (AFC). Cada uma das duas conferências tem quatro divisões com quatro equipes.

Todos os anos, os campeões da NFC e da AFC se enfrentam para decidir quem será o vencedor do Super Bowl. Esse duelo acontece desde 1967. 

O vencedor do Super Bowl recebe o troféu Vince Lombardi, nome dado em homenagem ao ex-treinador.

Vince Lombardi é um dos melhores treinadores de futebol americano. Maior campeão do Super Bowl, Bill Belichick também está nessa lista!

Futebol Americano no Brasil

Grande parte do crescimento do futebol americano no Brasil está atrelada às transmissões da NFL. Com mais pessoas assistindo aos jogos, maior é o interesse pelo esporte. Certo?

Assim, o número de praticantes de futebol americano no país tem crescido ao longo das últimas décadas. Com mais jogadores em disputa, foram criadas a Seleção Brasileira de Futebol Americano, em 2007, e os primeiros campeonatos nacionais, a partir de 2009.

Para compreender mais sobre a história do futebol americano no Brasil é preciso saber como foi construída a trajetória da seleção e também como foi o desenvolvimento do Campeonato Brasileiro.

Anualmente, os principais times de futebol americano do país disputam o Campeonato Brasileiro de Futebol Americano. As últimas edições tiveram chancela da Confederação Brasileira de Futebol Americano, mas nem sempre o principal torneio esteve sob a administração da CBFA.

A primeira edição de um Campeonato Brasileiro de Futebol Americano aconteceu em 2009, com o nome de Torneio Touchdown, sem vínculos com a Confederação Brasileira de Futebol Americano.

Atualmente, o Campeonato Brasileiro de Futebol Americano é chamado Brasil Futebol Americano (BFA) e reúne 32 times na divisão principal.

Além da NFL e da BFA, os fãs de futebol americano podem acompanhar a Copa do Mundo de Futebol Americano! Há também as competições de futebol americano feminino

Aproveite para se inspirar com as frases de futebol americano de grandes estrelas do esporte! E lembre-se de acompanhar sempre a Esportelândia para ficar por dentro de tudo sobre o esporte!

Salvar