Se no futebol, um técnico concentra todas as decisões, a história é bem diferente no futebol americano! No esporte da bola oval, quase todos os times têm mais de um treinador.
Na realidade, vários! Entre técnico principal, coordenadores ofensivos, defensivos e de times especiais, treinadores específicos de posições e auxiliares técnicos, as comissões técnicas no futebol americano têm mais de 15 profissionais.
Quer entender melhor como funcionam as funções dos treinadores de futebol americano?
Venha com a gente que vamos te explicar quem é quem nas comissões técnicas dos times da NFL — mas não se esqueça que também falamos de futebol americano no Brasil!
Infográfico: os maiores treinadores de futebol americano de todos os tempos
Como é formada a comissão técnica de uma equipe de futebol americano?
O head coach é mesmo o “cabeça” da comissão técnica do futebol americano, mas ele está longe de trabalhar sozinho. Em um esporte que prima pela estratégia, diversos profissionais estão envolvidos para alcançar um resultado positivo.
É válido destacar que o futebol americano envolve muitas posições e elencos muito numerosos. Portanto, dar conta de tantos jogadores seria complicado para apenas um treinador.
Uma das funções do técnico principal é a escolha, ao lado do general manager, dos profissionais que ocuparão os cargos de coordenadores.
Já os coordenadores têm importante missão de orientar os treinamentos da equipe, definindo os playbooks (livros de jogadas) ofensivos e defensivos.
Com essa definição feita e supervisionada pelo técnico principal, os treinadores de posições específicas trabalharão para o desenvolvimento dos jogadores.
Nomes e funções da comissão técnica no futebol americano
- Treinador principal
- Coordenador ofensivo
- Coordenador defensivo
- Coordenador de times especiais
- Treinador de Quarterback
- Treinador da linha ofensiva
- Treinador da linha defensiva
- Treinador de linebacker
- Treinador de secundária
- Treinador de força
Para explicar quem é quem e o que realmente fazem todos treinadores de futebol americano, vamos começar pelo head coach, ou técnico principal.
Treinador principal
Responsável por comandar toda a comissão técnica e dar a palavra final das decisões, o técnico principal é, normalmente, quem recebe o maior crédito pelas vitórias de um time de futebol americano. Mas também carrega a maior parcela de culpa nas derrotas.
Mais experientes (geralmente, com mais de 40 anos), os treinadores principais são profissionais com muitas temporadas na carreira.
Os head coaches são especialistas em ataque ou defesa e usam esse background para montagem das equipes. Não é à toa que coordenadores ofensivos ou defensivos costumam ser aqueles que “subirão” para o cargo de treinador principal.
Coordenador ofensivo
O coordenador de ataque é o responsável por orientar os jogadores do time ofensivo. Geralmente, esse treinador determinará as jogadas e trabalhará diretamente com os quarterbacks.
Cabe ao coordenador ofensivo desenvolver o playbook de ataque. Para que as jogadas que acredita que serão bem sucedidas contra o próximo adversário realmente surtam efeito, ele organiza os posicionamentos e movimentações quando a equipe tem a posse de bola.
Há coordenadores ofensivos que assumem peso e responsabilidade tão grandes que têm importância comparável à do treinador principal.
Coordenador defensivo
O coordenador de defesa é o responsável por orientar a equipe no posicionamento e movimentos que devem ser feitos enquanto a posse de bola está com o time adversário.
Geralmente, esse treinador decide quais esquemas defensivos serão executados e prepara a defesa para encarar os trunfos de ataque do próximo adversário.
Coordenador de times especiais
Os coordenadores de times especiais têm grande responsabilidade nos resultados da equipe. Afinal, é deles a missão de supervisionar kickers e punters, assim como os jogadores que atuarão na defesa em jogadas de retorno e field goal para o adversário.
Em muitas oportunidades, os coordenadores de times especiais trabalham com atletas mais jovens, que buscam espaço nos times de ataque ou defesa.
Treinador de Quarterback
Se o quarterback é a peça mais importante para o ataque de uma equipe, podemos presumir que o treinador de quarterbacks também têm grande responsabilidade, certo?
Esse assistente técnico monitora aspectos físicos e mentais de um quarterback, a movimentação de seus pés após receber um snap, sua visão de jogo e os passes.
Em alguns casos, o treinador do quarterback intermediará a relação entre o quarterback e o treinador principal.
Treinador da linha ofensiva
Enquanto o coordenador ofensivo supervisiona todo o ataque, o treinador da linha ofensiva tem sólida compreensão do jogo de corrida da equipe.
Ele e o coordenador ofensivo avaliam quais jogadas de corrida podem funcionar, considerando pontos fortes e fracos de seu time diante do próximo adversário.
Treinador da linha defensiva
É o treinador que trabalha exclusivamente os atletas da linha defensiva, com treinamentos para técnica individual, como corrida e noção de cobertura, ou qualquer outra demanda do coordenador defensivo.
Treinador de linebacker
É o responsável por trabalhar com linebackers, com tackles e tudo aquilo que for necessário para para parar o jogo corrido e os passes curtos do adversário.
Treinador de secundária
É o treinador que trabalha com defensive backs. Ele deve ter total compreensão dos passes ofensivos, para organizar os aspectos da cobertura de passes, e até preparar jogadores para os receptores específicos que eles enfrentarão.
Treinador de força
O strength coach, ou treinador de força, tem função similar a de um preparador físico. Especialista em musculação e condicionamento, ele garante que os jogadores se mantenham fortes e em forma durante toda a temporada.
O treinador de força também trabalha com os médicos da equipe para preparar e monitorar exercícios de reabilitação após cirurgias de jogadores.
Embora os cargos acima sejam os mais comuns em uma comissão técnica de futebol americano, o staff pode contar ainda com outros profissionais, como treinadores específicos de running backs, tight ends, wide receivers, linebackers, cornerbacks ou safeties.
Em contrapartida, em equipes menores, o treinador principal pode acumular a função de coordenador ofensivo. Há equipes da NFL em que o head coach assume a responsabilidade de chamar as jogadas de ataque.
Você ama outros esportes além do Futebol Americano? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:
Os melhores treinadores de futebol americano da história da NFL
- Vince Lombardi
- Bill Walsh
- Don Shula
- George Halas
- Chuck Noll
- Paul Brown
- Bill Belichick
Geralmente, grande parte da capacidade de um treinador é mensurada pelos resultados positivos que sua equipe alcança. Nessa lógica, quanto mais títulos, melhor o treinador. Concorda?
Se você compartilha dessa opinião, deve acreditar que Bill Belichick é o melhor treinador da história da NFL. Afinal, o comandante do New England Patriots já venceu o Super Bowl em 6 temporadas.
Mas e os treinadores que trabalharam antes do Super Bowl ser criado? Vince Lombardi, por exemplo, construiu uma carreira tão vitoriosa no futebol americano que o troféu recebido pelo campeão do Super Bowl carrega seu nome desde a sua morte, em 1970.
À frente do Green Bay Packers, Vince Lombardi Super Bowl venceu as duas primeiras edições do Super Bowl. Porém, antes disso, ele já somava muitas conquistas. Foram 3 títulos consecutivos e 5 no total da NFL Championships em 7 anos.
A seguir, apresentamos alguns dos head coaches que comandaram os melhores staffs da história do futebol americano.
Vince Lombardi
Vince Lombardi transformou o Green Bay Packers em uma grande potência da década de 1960, levando a equipe à vitória nas duas primeiras edições do Super Bowl.
Como treinador principal, ele conquistou 5 títulos em 9 temporadas. Considerado também o período em que foi assistente, Lombardi nunca viu sua equipe encerrar um ano com mais derrotas do que vitórias.
Lombardi foi ainda head coach do Washington Redskins, em 1969. Ele morreu de câncer em 3 de setembro de 1970, aos 57 anos, apenas alguns meses depois de saber que ele estava doente.
O ex-treinador foi introduzido no Hall da Fama do Futebol Profissional um ano após sua morte e o troféu do Super Bowl passou a receber seu nome.
Bill Walsh
Considerado um gênio ofensivo, Bill Walsh levou o San Francisco 49ers a uma dinastia nos anos 1980. Com ele no comando, a equipe ganhou 6 títulos da NFC West e 3 Super Bowls.
Ele foi nomeado treinador do ano da NFL em 1981 e 1984 e, em 1993, foi eleito para o Hall da Fama.
Don Shula
Don Shula foi o treinador do Miami Dolphins na única vez em que uma equipe foi campeã da NFL de forma invicta, em 1972. Porém, antes dos Dolphins, ele já havia levado o Baltimore Colts ao Super Bowl.
Ao longo de sua carreira, Don Shula disputou 6 Super Bowls, com 2 títulos — ele venceu as edições VII e VIII pelo Miami Dolphins.
Dono do recorde da NFL de vitórias na carreira como treinador principal, com 347, Shula foi introduzido no Hall da Fama em 1997.
George Halas
George Halas foi treinador principal ao longo de 40 anos, somando 324 vitórias — recorde que viria a ser quebrado por Don Shula em 1993.
Em sua carreira como treinador, George Halas foi hexacampeão da NFL (1921, 1933, 1940, 1941, 1946, 1963).
Conhecido como Papa Bear, além de técnico, Halas foi proprietário do Chicago Bears. Ele está no Hall da Fama desde 1963.
Chuck Noll
À frente do Pittsburgh Steelers entre 1969 e 1991, Chuck Noll chegou 4 vezes ao Super Bowl e conquistou 4 títulos. Ele é o segundo maior campeão, atrás apenas de Bill Belichick.
O tetracampeonato de Chuck Noll foi conquistado num intervalo de apenas 6 temporadas. Já aposentado, foi introduzido no Hall da Fama em 1993.
Paul Brown
Paul Brown é reconhecido por inovar no futebol americano. Ele foi o primeiro técnico principal a contratar uma comissão técnica em tempo integral. Também passou a usar vídeos para analisar seus jogadores.
Ele foi co-fundador do Cleveland Browns, franquia que recebeu seu nome. Brown venceu todos os quatro campeonatos da AAFC antes de ingressar na NFL em 1950 e ser tricampeão em 1950, 1954 e 1955.
Depois de deixar os Browns em 1963, ele esteve envolvido na fundação do Cincinnati Bengals, em 1967.
Em sua homenagem, o estádio dos Bengals recebeu, em 2000, o nome de Paul Brown.
Bill Belichick
Não há na história do Super Bowl um treinador tão vitorioso quanto Bill Belichick. No comando do New England Patriots, ele chegou à grande decisão em 9 edições, com 6 títulos.
Belichick foi o primeiro treinador a vencer pelo menos 10 jogos em 10 temporadas consecutivas e o primeiro a ganhar três Super Bowls em um período de quatro anos (temporadas 2001, 2003 e 2004).
Como coordenador defensivo de Bill Parcells no New York Giants, Bill Belichick já havia vencido dois Super Bowls (temporadas de 1986 e 1990). Ele também foi treinador principal do Cleveland Browns entre 1991 e 1995.
Com Bill Belichick no topo da lista, confira a seguir os treinadores com mais títulos na história do Super Bowl.
Vá além do mundo do Futebol Americano! Confira também nossos outros conteúdos:
- Maiores Artilheiros do Campeonato Brasileiro: Veja quem tem mais gols
- Conheça Pete Sampras, um dos maiores tenistas da história
- Dúvidas sobre as regras do basquete? Acabe com elas agora!
- Mercedes F1: a história, os títulos e os pilotos da equipe
- Conheça tudo sobre a história do vôlei de praia
Treinadores de futebol americano com mais títulos de Super Bowl
- Bill Belichick – 6 títulos
- Chuck Noll – 4 títulos
- Bill Walsh – 3 títulos
- Joe Gibbs – 3 títulos
- Vince Lombardi – 2 títulos
- Tom Flores – 2 títulos
- Jimmy Johnson – 2 títulos
- George Seifert – 2 títulos
- Mike Shanahan – 2 títulos
- Tom Coughlin – 2 títulos
- Bill Parcells – 2 títulos
- Tom Landry – 2 títulos
- Don Shula – 2 títulos
- Hank Stram – 1 título
- Dick Vermeil – 1 título
- Bill Cowher – 1 título
- Mike Tomlin – 1 título
- Pete Carroll – 1 título
- Mike Holmgren – 1 título
Veja abaixo também uma tabela com todos os títulos e vice campeonatos de todos os técnicos que chegaram ao Super Bowl.
Treinador | Vitórias | Derrotas | Participações | Super Bowls | Times |
Bill Belichick | 6 | 3 | 9 | XXXVI, XXXVIII, XXXIX, XLII, XLVI, XLIX, LI, LII, LIII | New England Patriots |
Chuck Noll | 4 | 0 | 4 | IX, X, XIII, XIV | Pittsburgh Steelers |
Bill Walsh | 3 | 0 | 3 | XVI, XIX, XXIII | San Francisco 49ers |
Joe Gibbs | 3 | 1 | 4 | XVII, XVIII, XXII, XXVI | Washington Redskins |
Vince Lombardi | 2 | 0 | 2 | I, II | Green Bay Packers |
Tom Flores | 2 | 0 | 2 | XV, XVIII | Oakland/Los Angeles Raiders |
Jimmy Johnson | 2 | 0 | 2 | XXVII, XXVIII | Dallas Cowboys |
George Seifert | 2 | 0 | 2 | XXIV, XXIX | San Francisco 49ers |
Mike Shanahan | 2 | 0 | 2 | XXXII, XXXIII | Denver Broncos |
Tom Coughlin | 2 | 0 | 2 | XLII, XLVI | New York Giants |
Bill Parcells | 2 | 1 | 3 | XXI, XXV, XXXI | New York Giants, New England Patriots |
Tom Landry | 2 | 3 | 5 | V, VI, X, XII, XIII | Dallas Cowboys |
Don Shula | 2 | 4 | 6 | III, VI, VII, VIII, XVII, XIX | Baltimore Colts, Miami Dolphins |
Hank Stram | 1 | 1 | 2 | I, IV | Kansas City Chiefs |
Dick Vermeil | 1 | 1 | 2 | XV, XXXIV | Philadelphia Eagles, St. Louis Rams |
Bill Cowher | 1 | 1 | 2 | XXX, XL | Pittsburgh Steelers |
Mike Tomlin | 1 | 1 | 2 | XLIII, XLV | Pittsburgh Steelers |
Pete Carroll | 1 | 1 | 2 | XLVIII, XLIX | Seattle Seahawks |
Mike Holmgren | 1 | 2 | 3 | XXXI, XXXII, XL | Green Bay Packers, Seattle Seahawks |
John Fox | 0 | 2 | 2 | XXXVIII, XLVIII | Carolina Panthers, Denver Broncos |
Bud Grant | 0 | 4 | 4 | IV, VIII, IX, XI | Minnesota Vikings |
Marv Levy | 0 | 4 | 4 | XXV, XXVI, XXVII, XXVIII | Buffalo Bills |
Dan Reeves | 0 | 4 | 4 | XXI, XXII, XXIV, XXXIII | Denver Broncos, Atlanta Falcons |
Lista de todos os treinadores de futebol americano que disputaram o Super Bowl ano a ano
Super Bowl | Treinador vencedor | Campeão | Treinador derrotado | Vice | Placar |
I | Vince Lombardi | Green Bay Packers | Hank Stram | Kansas City Chiefs | 35 x 10 |
II | Vince Lombardi | Green Bay Packers | John Rauch | Oakland Raiders | 33 x 14 |
III | Weeb Ewbank | New York Jets | Don Shula | Baltimore Colts | 16 x 7 |
IV | Hank Stram | Kansas City Chiefs | Bud Grant | Minnesota Vikings | 23 x 7 |
V | Don McCafferty | Baltimore Colts | Tom Landry | Dallas Cowboys | 16 x 13 |
VI | Tom Landry | Dallas Cowboys | Don Shula | Miami Dolphins | 24 x 3 |
VII | Don Shula | Miami Dolphins | George Allen | Washington Redskins | 14 x 7 |
VIII | Don Shula | Miami Dolphins | Bud Grant | Minnesota Vikings | 24 x 7 |
IX | Chuck Noll | Pittsburgh Steelers | Bud Grant | Minnesota Vikings | 16 x 6 |
X | Chuck Noll | Pittsburgh Steelers | Tom Landry | Dallas Cowboys | 21 x 17 |
XI | John Madden | Oakland Raiders | Bud Grant | Minnesota Vikings | 32 x 14 |
XII | Tom Landry | Dallas Cowboys | Red Miller | Denver Broncos | 27 x 10 |
XIII | Chuck Noll | Pittsburgh Steelers | Tom Landry | Dallas Cowboys | 35 x 31 |
XIV | Chuck Noll | Pittsburgh Steelers | Ray Malavasi | Los Angeles Rams | 31 x 19 |
XV | Tom Flores | Oakland Raiders | Dick Vermeil | Philadelphia Eagles | 27 x 10 |
XVI | Bill Walsh | San Francisco 49ers | Forrest Gregg | Cincinnati Bengals | 26 x 21 |
XVII | Joe Gibbs | Washington Redskins | Don Shula | Miami Dolphins | 27 x 17 |
XVIII | Tom Flores | Los Angeles Raiders | Joe Gibbs | Washington Redskins | 38 x 9 |
XIX | Bill Walsh | San Francisco 49ers | Don Shula | Miami Dolphins | 38 x 16 |
XX | Mike Ditka | Chicago Bears | Raymond Berry | New England Patriots | 46 x 10 |
XXI | Bill Parcells | New York Giants | Dan Reeves | Denver Broncos | 39 x 20 |
XXII | Joe Gibbs | Washington Redskins | Dan Reeves | Denver Broncos | 42 x 10 |
XXIII | Bill Walsh | San Francisco 49ers | Sam Wyche | Cincinnati Bengals | 20 x 16 |
XXIV | George Seifert | San Francisco 49ers | Dan Reeves | Denver Broncos | 55 x 10 |
XXV | Bill Parcells | New York Giants | Marv Levy | Buffalo Bills | 20 x 19 |
XXVI | Joe Gibbs | Washington Redskins | Marv Levy | Buffalo Bills | 37 x 24 |
XXVII | Jimmy Johnson | Dallas Cowboys | Marv Levy | Buffalo Bills | 52 x 17 |
XXVIII | Jimmy Johnson | Dallas Cowboys | Marv Levy | Buffalo Bills | 30 x 13 |
XXIX | George Seifert | San Francisco 49ers | Bobby Ross | San Diego Chargers | 49 x 26 |
XXX | Barry Switzer | Dallas Cowboys | Bill Cowher | Pittsburgh Steelers | 27 x 17 |
XXXI | Mike Holmgren | Green Bay Packers | Bill Parcells | New England Patriots | 35 x 21 |
XXXII | Mike Shanahan | Denver Broncos | Mike Holmgren | Green Bay Packers | 31 x 24 |
XXXIII | Mike Shanahan | Denver Broncos | Dan Reeves | Atlanta Falcons | 34 x 19 |
XXXIV | Dick Vermeil | St. Louis Rams | Jeff Fisher | Tennessee Titans | 23 x 16 |
XXXV | Brian Billick | Baltimore Ravens | Jim Fassel | New York Giants | 34 x 7 |
XXXVI | Bill Belichick | New England Patriots | Mike Martz | St. Louis Rams | 20 x 17 |
XXXVII | Jon Gruden | Tampa Bay Buccaneers | Bill Callahan | Oakland Raiders | 48 x 21 |
XXXVIII | Bill Belichick | New England Patriots | John Fox | Carolina Panthers | 32 x 29 |
XXXIX | Bill Belichick | New England Patriots | Andy Reid | Philadelphia Eagles | 24 x 21 |
XL | Bill Cowher | Pittsburgh Steelers | Mike Holmgren | Seattle Seahawks | 21 x 10 |
XLI | Tony Dungy | Indianapolis Colts | Lovie Smith | Chicago Bears | 29 x 17 |
XLII | Tom Coughlin | New York Giants | Bill Belichick | New England Patriots | 17 x 14 |
XLIII | Mike Tomlin | Pittsburgh Steelers | Ken Whisenhunt | Arizona Cardinals | 27 x 23 |
XLIV | Sean Payton | New Orleans Saints | Jim Caldwell | Indianapolis Colts | 31 x 17 |
XLV | Mike McCarthy | Green Bay Packers | Mike Tomlin | Pittsburgh Steelers | 31 x 25 |
XLVI | Tom Coughlin | New York Giants | Bill Belichick | New England Patriots | 21 x 17 |
XLVII | John Harbaugh | Baltimore Ravens | Jim Harbaugh | San Francisco 49ers | 34 x 31 |
XLVIII | Pete Carroll | Seattle Seahawks | John Fox | Denver Broncos | 43 x 8 |
XLIX | Bill Belichick | New England Patriots | Pete Carroll | Seattle Seahawks | 28 x 24 |
50 | Gary Kubiak | Denver Broncos | Ron Rivera | Carolina Panthers | 24 x 10 |
LI | Bill Belichick | New England Patriots | Dan Quinn | Atlanta Falcons | 34 x 28 |
LII | Doug Pederson | Philadelphia Eagles | Bill Belichick | New England Patriots | 41 x 33 |
LIII | Bill Belichick | New England Patriots | Sean McVay | Los Angeles Rams | 13 x 3 |
Em um jogo marcado pela estratégia, contar com técnicos vitoriosos pode ser o caminho para o sucesso. Entretanto, mais do que um bom head coach, é preciso ter uma excelente equipe de treinadores de futebol americano.
E para você? Quem é o maior campeão da história? Deixe sua resposta nos comentários.
Para se especializar ainda mais em Futebol Americano, veja também esses outros conteúdos:
- Conheça a história da Copa do Mundo de Futebol Americano
- 23 livros de Futebol Americano: biografias, relatos e histórias incríveis
- Futebol Americano Feminino: conheça a história e as ligas
- Regras do Futebol Americano: Guia Completo [com imagens e vídeos]
* Última atualização em 23 de julho de 2019
Gustavo Andrade é jornalista, com MBAs em Comunicação e Marketing Digital e Gestão de Negócios. Foi repórter do UOL Esporte e do Superesportes, portal dos Diários Associados. Cobriu a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Fanático por esportes, acredita que informação é fundamental até para um bom debate de boteco!