Aprenda como é formada a equipe técnica de um time da NFL e conheça os maiores treinadores de Futebol Americano da história

Se no futebol, um técnico concentra todas as decisões, a história é bem diferente no futebol americano! No esporte da bola oval, quase todos os times têm mais de um treinador.

Na realidade, vários! Entre técnico principal, coordenadores ofensivos, defensivos e de times especiais, treinadores específicos de posições e auxiliares técnicos, as comissões técnicas no futebol americano têm mais de 15 profissionais.

Quer entender melhor como funcionam as funções dos treinadores de futebol americano?

Venha com a gente que vamos te explicar quem é quem nas comissões técnicas dos times da NFL — mas não se esqueça que também falamos de futebol americano no Brasil!

Infográfico: os maiores treinadores de futebol americano de todos os tempos

Maiores treinadores de futebol americano

Como é formada a comissão técnica de uma equipe de futebol americano?

O head coach é mesmo o “cabeça” da comissão técnica do futebol americano, mas ele está longe de trabalhar sozinho. Em um esporte que prima pela estratégia, diversos profissionais estão envolvidos para alcançar um resultado positivo.

É válido destacar que o futebol americano envolve muitas posições e elencos muito numerosos. Portanto, dar conta de tantos jogadores seria complicado para apenas um treinador.

Uma das funções do técnico principal é a escolha, ao lado do general manager, dos profissionais que ocuparão os cargos de coordenadores.

Já os coordenadores têm importante missão de orientar os treinamentos da equipe, definindo os playbooks (livros de jogadas) ofensivos e defensivos.

Com essa definição feita e supervisionada pelo técnico principal, os treinadores de posições específicas trabalharão para o desenvolvimento dos jogadores.

Nomes e funções da comissão técnica no futebol americano

  • Treinador principal
  • Coordenador ofensivo
  • Coordenador defensivo
  • Coordenador de times especiais
  • Treinador de Quarterback
  • Treinador da linha ofensiva
  • Treinador da linha defensiva
  • Treinador de linebacker
  • Treinador de secundária
  • Treinador de força

Para explicar quem é quem e o que realmente fazem todos treinadores de futebol americano, vamos começar pelo head coach, ou técnico principal.

Treinador principal

Responsável por comandar toda a comissão técnica e dar a palavra final das decisões, o técnico principal é, normalmente, quem recebe o maior crédito pelas vitórias de um time de futebol americano. Mas também carrega a maior parcela de culpa nas derrotas.

Mais experientes (geralmente, com mais de 40 anos), os treinadores principais são profissionais com muitas temporadas na carreira.

Os head coaches são especialistas em ataque ou defesa e usam esse background para montagem das equipes. Não é à toa que coordenadores ofensivos ou defensivos costumam ser aqueles que “subirão” para o cargo de treinador principal.

Coordenador ofensivo

O coordenador de ataque é o responsável por orientar os jogadores do time ofensivo. Geralmente, esse treinador determinará as jogadas e trabalhará diretamente com os quarterbacks.

Cabe ao coordenador ofensivo desenvolver o playbook de ataque. Para que as jogadas que acredita que serão bem sucedidas contra o próximo adversário realmente surtam efeito, ele organiza os posicionamentos e movimentações quando a equipe tem a posse de bola.

Há coordenadores ofensivos que assumem peso e responsabilidade tão grandes que têm importância comparável à do treinador principal.

Coordenador defensivo

O coordenador de defesa é o responsável por orientar a equipe no posicionamento e movimentos que devem ser feitos enquanto a posse de bola está com o time adversário.

Geralmente, esse treinador decide quais esquemas defensivos serão executados e prepara a defesa para encarar os trunfos de ataque do próximo adversário.

Coordenador de times especiais

Os coordenadores de times especiais têm grande responsabilidade nos resultados da equipe. Afinal, é deles a missão de supervisionar kickers e punters, assim como os jogadores que atuarão na defesa em jogadas de retorno e field goal para o adversário.

Em muitas oportunidades, os coordenadores de times especiais trabalham com atletas mais jovens, que buscam espaço nos times de ataque ou defesa.

Treinador de Quarterback

Se o quarterback é a peça mais importante para o ataque de uma equipe, podemos presumir que o treinador de quarterbacks também têm grande responsabilidade, certo?

Esse assistente técnico monitora aspectos físicos e mentais de um quarterback, a movimentação de seus pés após receber um snap, sua visão de jogo e os passes.

Em alguns casos, o treinador do quarterback intermediará a relação entre o quarterback e o treinador principal.

Treinador da linha ofensiva

Enquanto o coordenador ofensivo supervisiona todo o ataque, o treinador da linha ofensiva tem sólida compreensão do jogo de corrida da equipe.

Ele e o coordenador ofensivo avaliam quais jogadas de corrida podem funcionar, considerando pontos fortes e fracos de seu time diante do próximo adversário.

Treinador da linha defensiva

É o treinador que trabalha exclusivamente os atletas da linha defensiva, com treinamentos para técnica individual, como corrida e noção de cobertura, ou qualquer outra demanda do coordenador defensivo.

Treinador de linebacker

É o responsável por trabalhar com linebackers, com tackles e tudo aquilo que for necessário para para parar o jogo corrido e os passes curtos do adversário.

Treinador de secundária

É o treinador que trabalha com defensive backs. Ele deve ter total compreensão dos passes ofensivos, para organizar os aspectos da cobertura de passes, e até preparar jogadores para os receptores específicos que eles enfrentarão.

Treinador de força

O strength coach, ou treinador de força, tem função similar a de um preparador físico. Especialista em musculação e condicionamento, ele garante que os jogadores se mantenham fortes e em forma durante toda a temporada.

O treinador de força também trabalha com os médicos da equipe para preparar e monitorar exercícios de reabilitação após cirurgias de jogadores.

Embora os cargos acima sejam os mais comuns em uma comissão técnica de futebol americano, o staff pode contar ainda com outros profissionais, como treinadores específicos de running backs, tight ends, wide receivers, linebackers, cornerbacks ou safeties.

Em contrapartida, em equipes menores, o treinador principal pode acumular a função de coordenador ofensivo. Há equipes da NFL em que o head coach assume a responsabilidade de chamar as jogadas de ataque.

Você ama outros esportes além do Futebol Americano? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Os melhores treinadores de futebol americano da história da NFL

  • Vince Lombardi
  • Bill Walsh
  • Don Shula
  • George Halas
  • Chuck Noll
  • Paul Brown
  • Bill Belichick

Geralmente, grande parte da capacidade de um treinador é mensurada pelos resultados positivos que sua equipe alcança. Nessa lógica, quanto mais títulos, melhor o treinador. Concorda?

Se você compartilha dessa opinião, deve acreditar que Bill Belichick é o melhor treinador da história da NFL. Afinal, o comandante do New England Patriots já venceu o Super Bowl em 6 temporadas.

Mas e os treinadores que trabalharam antes do Super Bowl ser criado? Vince Lombardi, por exemplo, construiu uma carreira tão vitoriosa no futebol americano que o troféu recebido pelo campeão do Super Bowl carrega seu nome desde a sua morte, em 1970.

À frente do Green Bay Packers, Vince Lombardi Super Bowl venceu as duas primeiras edições do Super Bowl. Porém, antes disso, ele já somava muitas conquistas. Foram 3 títulos consecutivos e 5 no total da NFL Championships em 7 anos.

A seguir, apresentamos alguns dos head coaches que comandaram os melhores staffs da história do futebol americano.

Vince Lombardi

Vince Lombardi treinador de futebol americano

Vince Lombardi transformou o Green Bay Packers em uma grande potência da década de 1960, levando a equipe à vitória nas duas primeiras edições do Super Bowl.

Como treinador principal, ele conquistou 5 títulos em 9 temporadas. Considerado também o período em que foi assistente, Lombardi nunca viu sua equipe encerrar um ano com mais derrotas do que vitórias.

Lombardi foi ainda head coach do Washington Redskins, em 1969. Ele morreu de câncer em 3 de setembro de 1970, aos 57 anos, apenas alguns meses depois de saber que ele estava doente.

O ex-treinador foi introduzido no Hall da Fama do Futebol Profissional um ano após sua morte e o troféu do Super Bowl passou a receber seu nome.

Bill Walsh

Bill Walsh treinador de futebol americano

Considerado um gênio ofensivo, Bill Walsh levou o San Francisco 49ers a uma dinastia nos anos 1980. Com ele no comando, a equipe ganhou 6 títulos da NFC West e 3 Super Bowls.

Ele foi nomeado treinador do ano da NFL em 1981 e 1984 e, em 1993, foi eleito para o Hall da Fama.

Don Shula

Don Shula treinador de futebol americano

Don Shula foi o treinador do Miami Dolphins na única vez em que uma equipe foi campeã da NFL de forma invicta, em 1972. Porém, antes dos Dolphins, ele já havia levado o Baltimore Colts ao Super Bowl.

Ao longo de sua carreira, Don Shula disputou 6 Super Bowls, com 2 títulos — ele venceu as edições VII e VIII pelo Miami Dolphins.

Dono do recorde da NFL de vitórias na carreira como treinador principal, com 347, Shula foi introduzido no Hall da Fama em 1997.

George Halas

George Halas treinador de futebol americano

George Halas foi treinador principal ao longo de 40 anos, somando 324 vitórias — recorde que viria a ser quebrado por Don Shula em 1993.

Em sua carreira como treinador, George Halas foi hexacampeão da NFL (1921, 1933, 1940, 1941, 1946, 1963).

Conhecido como Papa Bear, além de técnico, Halas foi proprietário do Chicago Bears. Ele está no Hall da Fama desde 1963.

Chuck Noll

Chuck Noll treinador de futebol americano

À frente do Pittsburgh Steelers entre 1969 e 1991, Chuck Noll chegou 4 vezes ao Super Bowl e conquistou 4 títulos. Ele é o segundo maior campeão, atrás apenas de Bill Belichick.

O tetracampeonato de Chuck Noll foi conquistado num intervalo de apenas 6 temporadas. Já aposentado, foi introduzido no Hall da Fama em 1993.

Paul Brown

Paul Brown treinador de futebol americano

Paul Brown é reconhecido por inovar no futebol americano. Ele foi o primeiro técnico principal a contratar uma comissão técnica em tempo integral. Também passou a usar vídeos para analisar seus jogadores.

Ele foi co-fundador do Cleveland Browns, franquia que recebeu seu nome. Brown venceu todos os quatro campeonatos da AAFC antes de ingressar na NFL em 1950 e ser tricampeão em 1950, 1954 e 1955.

Depois de deixar os Browns em 1963, ele esteve envolvido na fundação do Cincinnati Bengals, em 1967.

Em sua homenagem, o estádio dos Bengals recebeu, em 2000, o nome de Paul Brown.

Bill Belichick

Bill Belichik treinador de futebol americano

Não há na história do Super Bowl um treinador tão vitorioso quanto Bill Belichick. No comando do New England Patriots, ele chegou à grande decisão em 9 edições, com 6 títulos.

Belichick foi o primeiro treinador a vencer pelo menos 10 jogos em 10 temporadas consecutivas e o primeiro a ganhar três Super Bowls em um período de quatro anos (temporadas 2001, 2003 e 2004).

Como coordenador defensivo de Bill Parcells no New York Giants, Bill Belichick já havia vencido dois Super Bowls (temporadas de 1986 e 1990). Ele também foi treinador principal do Cleveland Browns entre 1991 e 1995.

Com Bill Belichick no topo da lista, confira a seguir os treinadores com mais títulos na história do Super Bowl.

Vá além do mundo do Futebol Americano! Confira também nossos outros conteúdos:

Treinadores de futebol americano com mais títulos de Super Bowl

  • Bill Belichick – 6 títulos
  • Chuck Noll – 4 títulos
  • Bill Walsh – 3 títulos
  • Joe Gibbs – 3 títulos
  • Vince Lombardi – 2 títulos
  • Tom Flores – 2 títulos
  • Jimmy Johnson – 2 títulos
  • George Seifert – 2 títulos
  • Mike Shanahan – 2 títulos
  • Tom Coughlin – 2 títulos
  • Bill Parcells – 2 títulos
  • Tom Landry – 2 títulos
  • Don Shula – 2 títulos
  • Hank Stram – 1 título
  • Dick Vermeil – 1 título
  • Bill Cowher – 1 título
  • Mike Tomlin – 1 título
  • Pete Carroll – 1 título
  • Mike Holmgren – 1 título

Veja abaixo também  uma tabela com todos os títulos e vice campeonatos de todos os técnicos que chegaram ao Super Bowl. 

Treinador Vitórias Derrotas Participações Super Bowls Times
Bill Belichick 6 3 9 XXXVI, XXXVIII, XXXIX, XLII, XLVI, XLIX, LI, LII, LIII New England Patriots
Chuck Noll 4 0 4 IX, X, XIII, XIV Pittsburgh Steelers
Bill Walsh 3 0 3 XVI, XIX, XXIII San Francisco 49ers
Joe Gibbs 3 1 4 XVII, XVIII, XXII, XXVI Washington Redskins
Vince Lombardi 2 0 2 I, II Green Bay Packers
Tom Flores 2 0 2 XV, XVIII Oakland/Los Angeles Raiders
Jimmy Johnson 2 0 2 XXVII, XXVIII Dallas Cowboys
George Seifert 2 0 2 XXIV, XXIX San Francisco 49ers
Mike Shanahan 2 0 2 XXXII, XXXIII Denver Broncos
Tom Coughlin 2 0 2 XLII, XLVI New York Giants
Bill Parcells 2 1 3 XXI, XXV, XXXI New York Giants, New England Patriots
Tom Landry 2 3 5 V, VI, X, XII, XIII Dallas Cowboys
Don Shula 2 4 6 III, VI, VII, VIII, XVII, XIX Baltimore Colts, Miami Dolphins
Hank Stram 1 1 2 I, IV Kansas City Chiefs
Dick Vermeil 1 1 2 XV, XXXIV Philadelphia Eagles, St. Louis Rams
Bill Cowher 1 1 2 XXX, XL Pittsburgh Steelers
Mike Tomlin 1 1 2 XLIII, XLV Pittsburgh Steelers
Pete Carroll 1 1 2 XLVIII, XLIX Seattle Seahawks
Mike Holmgren 1 2 3 XXXI, XXXII, XL Green Bay Packers, Seattle Seahawks
John Fox 0 2 2 XXXVIII, XLVIII Carolina Panthers, Denver Broncos
Bud Grant 0 4 4 IV, VIII, IX, XI Minnesota Vikings
Marv Levy 0 4 4 XXV, XXVI, XXVII, XXVIII Buffalo Bills
Dan Reeves 0 4 4 XXI, XXII, XXIV, XXXIII Denver Broncos, Atlanta Falcons

Lista de todos os treinadores de futebol americano que disputaram o Super Bowl ano a ano

Super Bowl Treinador vencedor Campeão Treinador derrotado Vice Placar
I Vince Lombardi Green Bay Packers Hank Stram Kansas City Chiefs 35 x 10
II Vince Lombardi Green Bay Packers John Rauch Oakland Raiders 33 x 14
III Weeb Ewbank New York Jets Don Shula Baltimore Colts 16 x 7
IV Hank Stram Kansas City Chiefs Bud Grant Minnesota Vikings 23 x 7
V Don McCafferty Baltimore Colts Tom Landry Dallas Cowboys 16 x 13
VI Tom Landry Dallas Cowboys Don Shula Miami Dolphins 24 x 3
VII Don Shula Miami Dolphins George Allen Washington Redskins 14 x 7
VIII Don Shula Miami Dolphins Bud Grant Minnesota Vikings 24 x 7
IX Chuck Noll Pittsburgh Steelers Bud Grant Minnesota Vikings 16 x 6
X Chuck Noll Pittsburgh Steelers Tom Landry Dallas Cowboys 21 x 17
XI John Madden Oakland Raiders Bud Grant Minnesota Vikings 32 x 14
XII Tom Landry Dallas Cowboys Red Miller Denver Broncos 27 x 10
XIII Chuck Noll Pittsburgh Steelers Tom Landry Dallas Cowboys 35 x 31
XIV Chuck Noll Pittsburgh Steelers Ray Malavasi Los Angeles Rams 31 x 19
XV Tom Flores Oakland Raiders Dick Vermeil Philadelphia Eagles 27 x 10
XVI Bill Walsh San Francisco 49ers Forrest Gregg Cincinnati Bengals 26 x 21
XVII Joe Gibbs Washington Redskins Don Shula Miami Dolphins 27 x 17
XVIII Tom Flores Los Angeles Raiders Joe Gibbs Washington Redskins 38 x 9
XIX Bill Walsh San Francisco 49ers Don Shula Miami Dolphins 38 x 16
XX Mike Ditka Chicago Bears Raymond Berry New England Patriots 46 x 10
XXI Bill Parcells New York Giants Dan Reeves Denver Broncos 39 x 20
XXII Joe Gibbs Washington Redskins Dan Reeves Denver Broncos 42 x 10
XXIII Bill Walsh San Francisco 49ers Sam Wyche Cincinnati Bengals 20 x 16
XXIV George Seifert San Francisco 49ers Dan Reeves Denver Broncos 55 x 10
XXV Bill Parcells New York Giants Marv Levy Buffalo Bills 20 x 19
XXVI Joe Gibbs Washington Redskins Marv Levy Buffalo Bills 37 x 24
XXVII Jimmy Johnson Dallas Cowboys Marv Levy Buffalo Bills 52 x 17
XXVIII Jimmy Johnson Dallas Cowboys Marv Levy Buffalo Bills 30 x 13
XXIX George Seifert San Francisco 49ers Bobby Ross San Diego Chargers 49 x 26
XXX Barry Switzer Dallas Cowboys Bill Cowher Pittsburgh Steelers 27 x 17
XXXI Mike Holmgren Green Bay Packers Bill Parcells New England Patriots 35 x 21
XXXII Mike Shanahan Denver Broncos Mike Holmgren Green Bay Packers 31 x 24
XXXIII Mike Shanahan Denver Broncos Dan Reeves Atlanta Falcons 34 x 19
XXXIV Dick Vermeil St. Louis Rams Jeff Fisher Tennessee Titans 23 x 16
XXXV Brian Billick Baltimore Ravens Jim Fassel New York Giants 34 x 7
XXXVI Bill Belichick New England Patriots Mike Martz St. Louis Rams 20 x 17
XXXVII Jon Gruden Tampa Bay Buccaneers Bill Callahan Oakland Raiders 48 x 21
XXXVIII Bill Belichick New England Patriots John Fox Carolina Panthers 32 x 29
XXXIX Bill Belichick New England Patriots Andy Reid Philadelphia Eagles 24 x 21
XL Bill Cowher Pittsburgh Steelers Mike Holmgren Seattle Seahawks 21 x 10
XLI Tony Dungy Indianapolis Colts Lovie Smith Chicago Bears 29 x 17
XLII Tom Coughlin New York Giants Bill Belichick New England Patriots 17 x 14
XLIII Mike Tomlin Pittsburgh Steelers Ken Whisenhunt Arizona Cardinals 27 x 23
XLIV Sean Payton New Orleans Saints Jim Caldwell Indianapolis Colts 31 x 17
XLV Mike McCarthy Green Bay Packers Mike Tomlin Pittsburgh Steelers 31 x 25
XLVI Tom Coughlin New York Giants Bill Belichick New England Patriots 21 x 17
XLVII John Harbaugh Baltimore Ravens Jim Harbaugh San Francisco 49ers 34 x 31
XLVIII Pete Carroll Seattle Seahawks John Fox Denver Broncos 43 x 8
XLIX Bill Belichick New England Patriots Pete Carroll Seattle Seahawks 28 x 24
50 Gary Kubiak Denver Broncos Ron Rivera Carolina Panthers 24 x 10
LI Bill Belichick New England Patriots Dan Quinn Atlanta Falcons 34 x 28
LII Doug Pederson Philadelphia Eagles Bill Belichick New England Patriots 41 x 33
LIII Bill Belichick New England Patriots Sean McVay Los Angeles Rams 13 x 3

Em um jogo marcado pela estratégia, contar com técnicos vitoriosos pode ser o caminho para o sucesso. Entretanto, mais do que um bom head coach, é preciso ter uma excelente equipe de treinadores de futebol americano.

E para você? Quem é o maior campeão da história? Deixe sua resposta nos comentários.

Para se especializar ainda mais em Futebol Americano, veja também esses outros conteúdos:

* Última atualização em 23 de julho de 2019

Comentários

Salvar
177 Compart.
Compartilhar70
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin107