Saiba tudo sobre Free Fire, o battle royale mais popular do Brasil! Onde jogar, mecânicas de gameplay, cosméticos e armamentos

Você já deve ter ouvido falar do jogo mais popular do Brasil na atualidade: Free Fire. O battle royale da Garena está sendo um fenômeno de downloads e audiência!

Sim! Audiência. A Liga Brasileira de Free Fire, por exemplo, reúne os melhores times do país – o campeonato de esports mais assistido por aqui. No primeiro dia, o torneio atraiu 333 mil usuários simultâneos. É muita gente acompanhando as partidas!

Nas lojas de aplicativos, outra vitória: o título foi o game mais baixado de 2019 no mundo inteiro! Se você quer entrar na onda e aprender os primeiros passos no jogo, bem-vindo.

Produzimos um tutorial completo com 10 tópicos para você entender a dinâmica de Free Fire e conseguir jogar suas primeiras quedas. Vem com a gente que é sucesso!

O que é Free Fire?

o que é free fire
Free Fire é um jogo do gênero Battle Royale

O primeiro passo deste guia especial é entender o que é Free Fire. Trata-se de um jogo online do gênero battle royale, isto é, vários jogadores dentro de um mapa lutando pela sobrevivência. O último a sobrar é declarado o vencedor da partida.

Quem criou Free Fire foi um pequeno estúdio chamado 111dots Studio. Já a distribuição do game é feita pela provedora Garena, localizada em Singapura.

O battle royale foi oficialmente lançado em 4 de dezembro de 2017 para telefones celulares. Em maio de 2019, o título já alcançava 100 milhões de usuários registrados.

Onde jogar Free Fire?

onde jogar free fire
Game pode ser jogador em celulares e tablets

Garena Free Fire pode ser jogado em smartphones Android ou iOS (Apple). Para baixar o game, basta visitar as lojas de aplicativos: Google Play ou App Store.

O jogo é conhecido por ser democrático, pois não é tão pesado e funciona em praticamente todos os tipos de aparelhos, incluindo os mais simples.

Para rodar no Android, basta ter um sistema operacional 4.0.3 (ou superior). Para funcionar em iPhones, o requisito mínimo é ter a versão 8.0 do iOS (ou superior). Em ambos os casos, o espaço mínimo de armazenamento necessário é 1.2 GB.

Você precisará de internet também, claro!

Controles do Free Fire

controles free fire
Veja quais são os controles do jogo

Com a mão esquerda, você poderá realizar as seguintes ações: andar, correr, mudar de direção, abrir o mapa, abrir a mochila e usar itens de cura.

Com a mão direita é possível mirar, atirar, abrir miras de precisão, pular, agachar, rastejar, trocar de armamento e coletar loot.

Vale lembrar que os controles e configurações podem ser customizados antes ou durante as partidas. Lá você poderá trocar a sensibilidade da mira, ativar coletas automáticas, aumentar ou diminuir o volume do áudio e assim por diante.

Confira outros textos sobre games:

Como jogar Free Fire?

como jogar free fire
Sempre fuja da onda de choque!

Te apresentaremos as principais regras do modo battle royale, ok? É o mais popular entre os players. Existem outros modos não tão jogados que mostraremos mais tarde.

Uma partida de Free Fire é composta por 50 jogadores dentro do mapa. Após caírem de para-quedas no local desejado, eles ficam livres para se esgueirar entre ruas, montanhas, casas, pontes, rios e demais estruturas.

Qual o objetivo do Free Fire, então? Ser o último a sobreviver. Para isso, é necessário eliminar os demais adversários com armas de fogo, armas brancas e granadas. Fique de olho na sua barra de vida (HP) e energia (EP) para saber se está morrendo ou não.

Existem também outros equipamentos tais quais coletes, capacetes, kits de reparos, munições, empunhaduras, miras especiais e curativos. Eles ficam espalhados pelo mapa e podem ser saqueados de inimigos mortos.

De tempos em tempos, uma onda de choque delimita o espaço “jogável” do mapa, que é em formato de círculo. Quem estiver fora do espaço, sofrerá dano até a morte. Essa área se fecha com o decorrer do tempo, forçando os players a se enfrentarem.

Quais são os mapas do Free Fire?

mapas free fire
Mapa de Bermuda
  • Bermuda
  • Purgatório
  • Kalahari

Free Fire possui atualmente três mapas jogáveis: Bermuda, Purgatório e Kalahari. Cada um tem seus próprios elementos de paisagem e características geográficas. A concentração de loots e a probabilidade de combates entre players pode variar nas diversas áreas dos mapas.

Bermuda foi o primeiro mapa do Free Fire. Ele é composto por pequenas vilas, fábricas, árvores de médio e grande porte, pontes e montanhas.

Purgatório foi lançado logo em seguida. O segundo mapa é uma grande planície com várias regiões abertas e um rio que corte metade da região.

Por fim, Kalahari é a novidade da vez. Lançado no final de 2019, o terceiro mapa é uma extensa região de vegetação desértica e clima árido.

Modos de jogo do Free Fire

modos de jogo free fire
Confira os modos de jogo do Free Fire

As partidas de Garena Free Fire podem ser jogadas individualmente ou em equipes de dois a quatro integrantes. Caso tenha amigos no game, basta chamá-los no saguão!

O principal modo de jogo é o Ranqueado, que é disputado em uma mapa aleatório (Bermuda, Purgatório ou Kalahari). O tradicional battle royale! Essas partidas são “pra valer” e necessárias para que o jogador obtenha pontos de experiência e moedas.

Quanto mais experiência obter, mais níveis subirá. Ao subir de level, você receberá recompensas das mais diversas como roupas, skins de armas e caixas de loot.

Existem outros modos de jogo fixos, mas não tão populares, como o Clássico, o Contra Squad e o Mata-Mata em Equipe.

Já alguns modos são sazonais: Hora do Rush (segunda-feira), Invasão Zumbi (terça-feira), Franco-Atirador (quarta-feira) e Atirando e Pipocando (quinta-feira).

Quais são as patentes do Free Fire?

patentes free fire
Vença partidas ranqueadas para subir de patente
  • Bronze I, II e III
  • Prata I, II e III
  • Ouro I, II, III e IV
  • Platina I, II, III e IV
  • Diamante I, II, III e IV
  • Mestre
  • Desafiante (300 melhores)

Lembra que eu te falei da existência das partidas ranqueadas? E que elas são importantes para acumular pontos de experiência e subir de nível?

Existe um sistema de patentes em Free Fire que acompanha o modo Ranqueado. Quanto mais níveis o player subir, mais alta será a sua patente.

O ranqueamento é necessário para que o jogo consiga nivelar os usuários. Deste modo, jogadores de uma patente “x” só enfrentarão adversários da patente “x” . Você, iniciante, não quer enfrentar um profissional logo de cara, né?

As patentes bronze e prata são compostas por três subdivisões. Já as patentes Ouro, Platina e Diamante, por cinco. Os ranques Mestre e Desafiante são os mais altos do Free Fire. Os jogadores profissionais normalmente se encontram ali.

Ao atingir uma determinada patente, o player é presenteado com moedas, tickets, totens e outras recompensas. Você pode acompanhar o seu progresso no menu inicial do game.

Lista de armas do Free Fire

armas free fire
Confira a lista de armas do Free Fire
Nome Classe Dano Alcance Munição
RGS50 Lançador 90 100 3
MGL140 Lançador 90 51 5
M79 Lançador 90 51 1
Metralhadora LMG 55 84 1200
M249 LMG 57 73 100
CG15 SMG 50 71 20
P90 SMG 48 27 50
MP40 SMG 48 22 20
UMP SMG 48 31 30
MP5 SMG 47 27 30
VSS SMG 52 83 15
AN94 AR 59 64 30
XM8 AR 55 65 30
М60 AR 56 65 60
SVD AR 89 80 10
FAMAS AR 53 70 30
M4A1 AR 53 77 30
AK AR 61 72 30
SKS AR 82 82 10
GROZA AR 61 75 30
M14 AR 71 76 15
SCAR AR 53 60 30
Tratamento Pistola 56 33 25
M500 Pistola 67 76 5
M1873 Pistola 94 8 2
USP Pistola 45 29 12
G18 Pistola 45 36 15
Desert Eagle Pistola 53 46 7
SPAS12 SG 97 15 5
M1014 SG 94 10 6
KAR98K SR 90 84 5
AWM SR 90 91 5

Os armamentos no Free Fire são divididos em seis categorias: lançadores, LMGs (metralhadoras leves), SMGs (submetralhadoras), ARs (fuzis), pistolas e SGs (rifles de precisão). Cada classe é indicada para um tipo de situação diferente.

As submetralhadoras e fuzis, por exemplo, são armas de médio alcance e recomendadas para a maioria dos duelos. Já os rifles de precisão são usados para abater inimigos à longa distância. As armas influenciam – e muito – a estratégia do game.

Os arsenais podem ser equipados com silenciadores, empunhadoras, miras, coronhas, cartuchos aumentados e bocas de arma. Esses itens aumentam o rendimento e a performance dos tiros.

Existem também as armas brancas (katana, bastão, panela e machete), que desferem dano físico, granadas explosivas e crossbows. Dentro do jogo, é possível se equipar com três armas de fogo, uma arma branca e infinitas granadas.

Lista de itens do Free Fire

  • Airdrop (uma caixa de itens cai na sua posição)
  • Arbusto Ghillie (camuflagem)
  • Capacete (proteção extra; possuem níveis 1, 2 e 3)
  • Cogumelos (podem regenerar 50, 75, 100 ou 120 pontos de vida)
  • Colete antibala (proteção extra; possuem níveis 1, 2, 3 e 4)
  • Curativos (recuperam 75 de vida em 4 segundos)
  • Kit de reparo (repara coletes e capacetes)
  • Mala de ferramentas (repara ou eleva o nível do colete)
  • Mapa do tesouro (revela os melhores saques do mapa)
  • Mochilas (usada para guardar itens; possuem níveis 1, 2 e 3)
  • Radar (avisa onde será a próxima zona segura)
  • Token de vida (personagem ressuscita após ser eliminado)
  • Veículos (usados para locomoção no mapa; existem vários modelos)

Lista de personagens do Free Fire

personagens free fire
Moco é um dos personagens do jogo
  • A124 – Transforma parte do EP em HP
  • Andrew – Diminui a perda da durabilidade de colete
  • Antonio – Recebe vida extra quando a rodada começa
  • Caroline – Mais velocidade de movimento quando porta espingardas
  • Ford – Diminui o dano do gás quando está fora da zona de segurança
  • Hayato – Quanto menos vida, mais penetração
  • Kelly – Aumenta a velocidade de corrida
  • Kla – Aumento do dano no punho
  • Laura – Precisão aumentada ao mirar
  • Maxim – reduz o tempo para comer cogumelos e usar kits médicos
  • Miguel – Ganha EP por cada abate
  • Misha – Aumenta a velocidade de condução e reduz dano dentro de veículo
  • Moco – Marca os inimigos que atirou por alguns segundos
  • Nikita – Recarrega a submetralhadora mais rápido
  • Paloma – Transportar munições de AR sem ocupar espaço na mochila
  • Rafael – Fica escondido no mini-mapa por 8 segundos
  • Wukong – Transforma-se em uma moita

Existem atualmente 17 personagens jogáveis no Garena Free Fire. Cada personagem possui uma habilidade especial única. Rafael, por exemplo, fica escondido no mini-mapa durante oito segundos. Já Miguel ganha EP por cada abate realizado.

Isso proporciona um leque infinito de estratégias, principalmente em squads. Os jogadores podem combinar personagens de habilidades exclusivas para encaixar uma determinada tática. Isso rola muito nos campeonatos profissionais!

Os personagens podem ser comprados na loja e melhorados até oito níveis. Quanto mais níveis o personagem tiver, melhor será a sua habilidade.

Vamos a um exemplo: no nível 1, Hayato ganha 7,5% de penetração quando perde 10% de sua vida máxima. No nível 8, a taxa de penetração sobe para 10%.

Bônus: cosméticos do Free Fire

cosméticos free fire
Adquira cosméticos caso queira incrementar a aparência do seu personagem

Existem vários cosméticos em Free Fire que não alteram a gameplay, mas são comprados para fins estéticos. Os itens podem ser adquiridos por moedas ou diamantes (dinheiro real).

Os cosméticos são: fundos de tela, avates, mochilas, armas, veículos e paraquedas personalizados, pranchas, emotes, chapéus, óculos, camisetas, jaquetas, shorts, calças, sapatos, pets e roupas completas.

Existem skins fixas e temporárias – essas últimas podem aparecer na loja em épocas específicas do ano (Halloween, Natal, etc) e serem frutos de crossovers com outras marcas.

E aí, o que achou deste guia? Faltou algum detalhe? Participe nos comentários!

Também leia:

*Última atualização em 13 de fevereiro de 2020

Comentários

Salvar
33 Compart.
Compartilhar2
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin31