fbpx
Saiba quem é Vince Lombardi, o que o ex-treinador do Green Bay Packers conquistou e por que foi dado seu nome ao troféu do Super Bowl!

Se você já acompanhou alguma transmissão do Super Bowl, certamente, já ouviu falar em Vince Lombardi. Afinal, o vencedor da grande decisão da NFL leva para casa justamente um troféu com esse nome!

Mas quem é Vince Lombardi? O que ele fez para ser homenageado com o nome do troféu dado ao campeão do Super Bowl?

Nós vamos te dar essas respostas e todos os detalhes da história de Vince Lombardi. Venha com a gente!

Infográfico: conheça mais sobre Vince Lombardi

Infográfico do ex-técnico Vince Lombardi

Quem foi Vince Lombardi?

Vince Lombardi é um dos maiores técnicos da história do futebol americano. À frente do Green Bay Packers, ele ganhou 5 campeonatos da NFL em 9 temporadas, incluindo os Super Bowls I e II — é válido lembrar que o Super Bowl foi disputado pela primeira vez em 1967, quando houve a fusão da NFL com a AFL.

Lombardi foi ainda head coach do Washington Redskins, em 1969. Ele morreu de câncer em 3 de setembro de 1970, aos 57 anos, apenas alguns meses depois de saber que ele estava doente.

O ex-treinador foi introduzido no Hall da Fama do Futebol Profissional um ano após sua morte e o troféu do Super Bowl passou a receber seu nome.

Como e quando Vince Lombardi começou na NFL?

Vince Lombardi treinador de futebol americano

Vince Lombardi iniciou sua trajetória na NFL em 1954, como coordenador ofensivo do New York Giants. Durante seus cinco anos com os Giants, Lombardi ajudou a levar o time a cinco temporadas vencedoras (com mais vitórias do que derrotas), culminando com o título da liga em 1956.

O sucesso nos Giants deixou Vince Lombardi em alta. Em janeiro de 1959, ele assinou um contrato de cinco anos com o Green Bay Packers para ser o treinador principal da franquia.

O início da trajetória de Lombardi nos Packers foi marcado por treinamentos intensos e com alto nível de exigência para os jogadores. Esse estilo o ajudou a fazer com que a equipe de Green Bay se tornasse a principal força da NFL na década de 1960.

Com 5 títulos na NFL, incluindo a conquista das duas primeiras edições do Super Bowl, Vince Lombardi passou a ser reconhecido como o melhor técnico de futebol americano da história, ao menos até então.

Em 1967,  o treinador deixou o comando do Green Bay Packers. Dois anos depois, ele retornou ao futebol americano para ser o treinador principal do Washington Redskins.

Logo na primeira temporada nos Redskins, Lombardi levou a franquia a sua primeira temporada com mais vitórias do que derrotas em uma década.

Porém, logo no ano seguinte, Vince Lombardi descobriu um câncer de cólon em estágio avançado, que causou sua morte poucas semanas depois.

Vince Lombardi morreu em 3 de setembro de 1970, aos 57 anos.

Quais cargos Vince Lombardi ocupou na NFL?

A carreira de Vince Lombardi na NFL foi construída entre 1954 e 1970. Nesse período, ele defendeu três franquias, mas apenas na segunda passou a ser treinador principal.

22-bet

Lombardi ocupou as seguintes funções na NFL:

  • Coordenador ofensivo dos New York Giants (1954-58)
  • Treinador principal do Green Bay Packers (1959-67)
  • Treinador principal do Washington Redskins (1969-70)

Antes de chegar à NFL, ele havia sido treinador adjunto de futebol na Fordham University, em 1948, e na Academia Militar dos EUA em West Point, entre 1949 e 1953.

Quantas vezes Vince Lombardi foi campeão?

Na década de 1960, o Green Packers foi a principal potência da NFL. Grande parte do sucesso da franquia pode ser creditada a Vince Lombardi. Afinal, em 9 anos à frente dos Packers, o treinador conquistou 5 títulos.

As primeiras conquistas de Lombardi aconteceram ainda antes da unificação das ligas NFL e AFL. Foi a partir dessa fusão que foi criado o Super Bowl, em 1967.

Sob o comando de Vince Lombardi, o Green Bay Packers foi campeão em 1961, 1962, 1965, 1966 e 1967. Os dois últimos títulos, vencidos contra Kansas City Chiefs e Oakland Raiders, foram também os dois primeiros de toda a história do Super Bowl.

Títulos de Vince Lombardi

CompetiçãoAnoCampeãoPlacarVice-campeão
NFL1961Green Bay Packers37 x 0New York Giants
NFL1962Green Bay Packers16 x 7New York Giants
NFL1966Green Bay Packers23 x 12Cleveland Browns
Super Bowl I1967Green Bay Packers35 x 10Kansas City Chiefs
Super Bowl II1968Green Bay Packers33 x 14Oakland Raiders

É válido destacar que as decisões de 1966 a 1968 são referentes às temporadas iniciadas nos anos anteriores.

Troféu Vince Lombardi

Depois de marcar seu nome na história do esporte, Vince Lombardi faleceu em 1970, vítima de um câncer de cólon. Em sua homenagem, a NFL mudou o nome do troféu dado ao vencedor do Super Bowl de “The Super Bowl Trophy” para Troféu Vince Lombardi.

Desde 1971, o troféu com o nome do ex-treinador é o objeto mais cobiçado no futebol americano. O quarterback Tom Brady e o treinador Bill Belichick, ambos do New England Patriots, são o jogador e o técnico que mais o conquistaram em toda a história.

Curiosidade sobre Vince Lombardi

Até aqui, você já sabe muito sobre a história de Vince Lombardi. Que tal saber mais curiosidades a respeito do treinador? Então confira algumas delas:

  • Começou a carreira de treinador principal com o Green Bay Packers em 1959
  • Foi nomeado Treinador da NFL do Ano em 1959, sua temporada de estreia
  • Ganhou 5 campeonatos da NFL, incluindo Super Bowls I e II, durante o período em que comandou o Green Bay Packers
  • Incluído como membro do Hall da Fama da Fordham University em 1970
  • Logo após sua morte, em 1970, o Rotary Club de Houston criou o Lombardi Award, uma homenagem anual que reconhece o melhor jogador colegial do país.
  • Postumamente ingressou no Hall da Fama do Pro Football em 1971
  • Em sua homenagem, a NFL renomeou “The Super Bowl Trophy” para o “Vince Lombardi Super Bowl Trophy” em 1971
  • Incluído no Hall da Fama do Green Bay Packers em 1975
  • Foi um membro do famoso “Seven Blocks of Granite”, o apelido dado à famosa linha ofensiva da Fordham University

Recordes de Vince Lombardi

Vince Lombardi jamais teve uma temporada com recorde negativo (mais derrotas do que vitórias) na NFL.

Na temporada regular, ele alcançou aproveitamento de 72,8%, com 96 vitórias, 34 derrotas e 6 empates. Já em playoffs, o rendimento de Lombardi foi de impressionantes 90%, com 9 vitórias e apenas uma derrota.

No Green Bay Packers, franquia pela qual ganhou 5 títulos da NFL, Vince Lombardi conquistou 98 vitórias, 30 derrotas e 4 empates.

Já no Washington Redskins, onde permaneceu por menos de duas temporadas, Lombardi somou 7 vitórias, 5 derrotas e 2 empates.

No geral, foram 105 vitórias, 35 derrotas e 6 empates.

Livro de Vince Lombardi

Para os amantes do futebol americano, uma ótima chance de conhecer mais sobre Vince Lombardi é lendo o livro “Run to Daylight!”, escrito pelo ex-treinador.

O livro é o diário de Lombardi durante uma semana no comando do Green Bay Packers. Juntamente com o lendário jornalista esportivo, W.C. Heinz, Lombardi relata desde os vídeos de jogos assistidos na segunda-feira até o duelo na tarde de domingo.

Run to Daylight é uma oportunidade de conferir o planejamento e a preparação de um dos times mais vitoriosos da história do futebol americano.

Além do livro escrito pelo treinador, várias obras foram escritas sobre Vince Lombardi. Os nomes originais em inglês são:

  • Instant Replay, the Green Bay Diary of Jerry Kramer, de Jerry Kramer e Dick Schaap
  • Football’s Greatest Coach: Vince Lombardi de Gene Schoor
  • The Lombardi Legacy: Thirty People who were Touched by Greatness de Royce Boyles e Dave Robinson
  • Coach: A Season With Lombardi de Tom Dowling
  • By Their Works: Profiles of Men of Faith Who Made a Difference de Stephen Singular
  • When Pride Still Mattered : A Life Of Vince Lombardi de David Maraniss
  • Vince de Michael O’Brien
  • Run to Win: Vince Lombardi on Coaching and Leadership de Donald T. Phillips
  • Vince Lombardi “A Life” de The Editors Of New World City

Quer conhecer a história de um outro grande treinador da história do esporte? Confira tudo sobre Bernardinho, um dos técnicos mais vitoriosos do vôlei!

Ficha Técnica
Título
Vince Lombardi: o técnico que deu nome ao troféu do Super Bowl
Resumo
Vince Lombardi é um dos maiores técnicos da história do futebol americano. À frente do Green Bay Packers, ele ganhou 5 campeonatos da NFL em 9 temporadas, incluindo os Super Bowls I e II — é válido lembrar que o Super Bowl foi disputado pela primeira vez em 1967, quando houve a fusão da NFL com a AFL.
Autor

Comentários

Salvar