Pelé, Romário, Müller e mais: conheça os 20 maiores artilheiros do mundo na história do futebol! Nomes, números e curiosidades

Balançar as redes no futebol é uma sensação indescritível para qualquer jogador. Imagine, só, então, balançar as redes mais de 500 vezes na carreira? Melhor ainda. Caso você esteja interessado em conhecer os maiores artilheiros do mundo, venha conosco!

A lista mais confiável foi produzida pela Rec.Sport.Soccer Statistics Foundation (RSSSF), uma instituição especializada em registros históricos do futebol. O primeiro ranking que apresentaremos a vocês leva em conta apenas partidas oficiais.

Existe uma segunda pesquisa menos confiável, porém igualmente interessante. Ela também contabiliza os chamados jogos não-oficiais, como, por exemplo, amistosos. É nessa lista que estão os atletas que atingiram a incrível marca de 1000 gols!

Por fim, elencamos os maiores goleiros artilheiros do mundo. É claro que não deixaríamos os arqueiros de fora, né? Spoiler: tem brasileiro na parada. Segue o fio!

Maiores artilheiros da história do futebol

  1. Josef Bican – 805 gols
  2. Romário – 772 gols
  3. Pelé – 767 gols
  4. Ferenc Puskás – 746 gols
  5. Gerd Müller – 735 gols
  6. Cristiano Ronaldo – 728 gols
  7. Lionel Messi – 700 gols
  8. Ferenc Deák – 576 gols
  9. Uwe Seeler – 575 gols
  10. Túlio Maravilha – 575 gols
  11. Arthur Friedenreich – 557 gols
  12. Ernst Willimowski – 554 gols
  13. Eusébio – 552 gols
  14. Jimmy McGrory – 550 gols
  15. Franz Binder – 546 gols
  16. Zlatan Ibrahimović – 546 gols
  17. Fernando Peyroteo – 544 gols
  18. Hugo Sánchez – 541 gols
  19. Fritz Walter – 539 gols
  20. József Takács – 523 gols

Josef Bican

josef bican artilheiro
Bican é o maior artilheiro da história

Josef Bican é conhecido por ser o maior goleador do mundo. De acordo com os dados da RSSSF, o centroavante austríaco marcou cerca de 805 gols em partidas oficiais e 1468 gols se considerarmos amistosos e outros tipos de partidas.

O jogador atuou entre 1928 e 1955, sobretudo, com a camisa do Slavia Praga – time por onde passou mais tempo. Foi membro do “Wunderteam” da Áustria, na época em que a seleção europeia era uma grande potência no cenário.

camisas de futebol

Romário

romario selecao brasileira
Romário venceu a Copa de 1994 pela seleção brasileira

O nosso querido “Baixinho” é o segundo maior artilheiro da história do futebol em partidas oficiais com 772 tentos anotados. Se levarmos em conta todos os jogos da carreira, a soma sobe para 1002 gols – um dos poucos a alcançar este grande feito.

Romário foi um vencedor nato. Conquistou títulos como Campeonato Brasileiro, Carioca, Copa Mercosur, Eredivisie e La Liga, além de ter trilhado um caminho bem-sucedido com a amarelinha. Pela seleção, o atacante foi o grande nome da Copa de 1994.

Pelé

pelé brasil
Pelé é o maior jogador da história do Brasil

Há quem diga que Pelé foi o melhor jogador de futebol da história. E não é à toa. O atacante brasileiro ex-Santos acumulou em sua trajetória 767 gols oficiais e 1279 no total. O “Rei” atuou entre 1956 e 1977 – quando finalmente se aposentou.

Pelé possui um currículo de dar inveja a qualquer atleta. Pelo Peixe, faturou seis Campeonatos Brasileiros, duas Libertadores, dois Mundiais e dez Paulistas. Pela seleção brasileira, ganhou três Copas do Mundo (58, 62 e 70).

Ferenc Puskás

puskas jogador
Sim, aquele Puskás do prêmio de gol mais bonito!

Sim! Ferenc Puskás foi o jogador que inspirou o prêmio de gol mais bonito da FIFA. O atacante húngaro, que se destacou com as camisas de Budapest Honvéd e Real Madrid, anotou 746 gols na contagem da RSSSF.

Puskás esteve ativo como atleta entre 1943 e 1966. Ele comandou a Hungria ao histórico segundo lugar da Copa do Mundo de 54 e ao título olímpico de 52. Por clubes, conquistou taças como La Liga, Champions League e Mundial de Clubes.

Gerd Müller

maiores artilheiros do mundo gerd muller
Müller foi um dos maiores centroavantes do futebol europeu

Gerd Müller é o terceiro maior artilheiro de Copas do Mundo com 14 gols. Ele só perde para Ronaldo Fenômeno (15) e Miroslav Klose (16). Já na carreira, o centroavante alemão anotou 735 tentos oficiais e 1461 não-oficiais.

Müller é um dos maiores ídolos da história do Bayern de Munique, tendo atuado por 453 jogos e conquistado três Champions Leagues. Já pela extinta Alemanha Ocidental, o atacante marcou mais gols do que jogou, além de ter vencido a Copa de 74.

Cristiano Ronaldo

maiores transferências do futebol cristiano ronaldo
Cristiano é o maior artilheiro da história ainda em atividade

Cristiano Ronaldo é o maior artilheiro do futebol em atividade. O “Gajo” marcou 728 gols até a data desta publicação (30 de junho de 2020). Caso continue em bom ritmo nos próximos anos, é bem provável que consiga uma posição ainda melhor no ranking.

O atacante português é um dos maiores craques de todos os tempos. Nas passagens que acumulou por Manchester United e Real Madrid, recebeu a Bola de Ouro em cinco oportunidades, além, claro, de ter faturado vários títulos importantes na carreira.

Conheça os maiores artilheiros da Premier League

Lionel Messi

Maiores artilheiros do mundo lionel messi
Messi é um dos maiores atletas da história

Lionel Messi é um dos maiores artilheiros em atividade com 700 gols – todos marcados pelo Barcelona e pela seleção argentina. O craque do time catalão, assim como Cristiano Ronaldo, é considerado o melhor futebolista da era pós-Pelé.

Messi tem incontáveis títulos individuais e coletivos na carreira até o momento. Os destaques são: seis Bolas de Ouro, dez La Ligas, seis Copas do Rei, quatro Champions Leagues e três Mundiais de Clubes. Troféu mesmo só falta pela Argentina.

Ferenc Deák

maiores artilheiros do mundo ferenc deak
Seleção da Hungria era uma máquina nos anos 40 e 50!

Deák, o outro Ferenc da seleção húngara, assim como Puskás, também é um dos maiores artilheiros da história do futebol com 576 gols anotados. O centroavante atuou entre 1940 e 1957 por diversos clubes do país como Ferencvárosi TC e Újpesti Dózsa.

Uwe Seeler

maiores artilheiros do mundo uwe seeler
Seeler jogou praticamente a vida inteira no Hamburgo

Uwe Seeler, uma das maiores lendas do Hamburgo, também está no hall da fama de artilheiros do futebol. O centroavante alemão tem 575 gols oficiais na conta.

Embora tenha se destacado na pequena área, Seeler não tem muitos títulos para chamar de seus. Apenas uma salva de prata da Bundesliga (1960) e uma Copa da Alemanha (1963). Pela seleção, foi vice-campeão da Copa do Mundo em 66.

Túlio Maravilha

maiores artilheiros do mundo tulio maravilha
Túlio foi campeão com o Botafogo em 95

Túlio Maravilha, um dos atletas mais folclóricos do futebol brasileiro, também meteu os seus golzinhos na carreira. Foram 575 oficiais (e 1001 não contabilizados).

O atacante goiano atuou entre 1988 e 2019 por incontáveis clubes (sério, não dá pra listar tudo aqui), mas foi pelo Botafogo que ele mais se destacou. Por lá, conduziu o time carioca ao título brasileiro de 1995.

Arthur Friedenreich

Arthur Friedenreich
Friedenreich participou da construção do futebol brasileiro

Arthur Friedenreich, um dos precursores do futebol brasileiro, é também um dos maiores artilheiros do mundo com 557 gols oficiais contabilizados (1329 na soma total).

Friedenreich jogou na era amadora e se destacou pelos principais clubes de São Paulo, faturando seis Paulistões e títulos de menor expressão. Pela seleção brasileira, conquistou dois Campeonatos Sul-Americanos e a extinta Copa Roca.

Ernst Willimowski

Ernst Willimowski
Willimowski foi um dos melhores jogadores da história da Polônia

Ernst Willimowski empurrou 554 bolas para o fundo das redes durante 1934 e 1955. O centroavante germânico defendeu as seleções da Alemanha e da Polônia na carreira.

Willimowski entrou para a história por ter sido o primeiro jogador a marcar quatro gols em uma mesma partida de Copa do Mundo. O feito foi realizado em 1938, contra o Brasil.

Conheça os maiores artilheiros do Campeonato Francês

Eusébio

eusebio portugal
Eusébio é o melhor jogador que já vestiu a camisa de Portugal

Eusébio, o melhor jogador da história de Portugal, é também um dos maiores artilheiros do mundo com 552 gols em torneios oficiais. Sua carreira iniciou-se em 57 e terminou em 80.

A “Pantera Negra”, como ficou conhecido pelos fãs, colecionou taças importantíssimas com a camisa do Benfica. Foram 11 títulos da Primeira Liga, cinco Copas de Portugal e a épica Champions League de 1962, contra o Real Madrid.

Jimmy McGrory

Jimmy McGrory escocia
McGrory atuou entre 1922 e 1937

O único representante do Reino Unido nesta lista de maiores artilheiros da história do futebol é Jimmy McGrory, da Escócia, com 550 gols oficiais.

McGrory fez história no Celtic e por lá acumulou 378 partidas. Ele venceu três vezes o Campeonato Escocês e cinco vezes a Copa Nacional.

Franz Binder

Franz Binder austria
Binder era um atacante austríaco

Franz Binder é outro atleta que alcançou a incrível marca de 1000 gols (1006 para ser mais específico). Mas em compromissos oficiais contabilizados pela RSSSF, foram apenas 546.

Binder jogou a vida inteira no Rapid Wien, tendo faturado quatro títulos do Campeonato Austríaco. Pelas seleções nacionais, defendeu as camisas de Áustria e Alemanha. Sua carreira como jogador durou entre 1933 e 1941.

Zlatan Ibrahimović

ibrahimovic psg
Ibrahimović é um dos maiores atacantes da história

O polêmico e icônico Zlatan Ibrahimović é um dos maiores artilheiros em atividade. Dessa lista, o terceiro que ainda não se aposentou – junto de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

Zlatan já anotou 546 gols na carreira, juntando suas passagens por clubes como Ajax, Juventus, Internazionale, Barcelona, Milan, Manchester United e PSG, além, claro, da seleção sueca. O craque anotou tentos de todas as formas possíveis!

Fernando Peyroteo

Maiores artilheiros do mundo Fernando Peyroteo
Peyroteo jogou pelo Sporting

Fernando Peyroteo, com 544 gols oficiais, também compõe a lista de maiores artilheiros do mundo. O jogador foi outro português de extrema habilidade. Jogou entre 1937 e 1949, apenas pelo Sporting Clube.

Com o time alviverde, Peyroteo conquistou cinco títulos da Primeira Liga e cinco taças da Copa de Portugal. Pela seleção nacional, participou de 20 jogos e marcou 15 tentos.

Conheça os maiores artilheiros do Campeonato Italiano

Hugo Sánchez

Maiores artilheiros do mundo hugo sanchez
Sánchez teve uma boa passagem no Real Madrid

Hugo Sánchez, o maior mexicano da história do futebol, acumulou 541 gols oficiais em sua carreira que se iniciou em 1976 e terminou em 1997.

O centroavante se notabilizou pela ótima passagem no Real Madrid. Por lá, levantou cinco taças do Campeonato Espanhol – tornando-se o quarto maior artilheiro da liga – uma Copa do Rei e uma Europa League.

Fritz Walter

Fritz Walter
Walter foi o capitão da Alemanha na Copa de 54

Fritz Walter, o grande capitão da Alemanha campeã da Copa de 1954, marcou 539 gols oficiais em 425 partidas. Sim, ele anotou mais tentos do que disputou jogos! O atacante germânico atuou a vida inteira no Kaiserslauter.

József Takács

József Takács
Takács foi outro craque da ótima geração húngara

Fechando o top 20, temos József Takács com 523 gols acumulados. O jogador também fez parte da ótima geração húngara, mas não chegou a ser companheiro de Puskás e Deák. Ele atuou profissionalmente entre 1917 e 1934.

Artilheiros com mais de 1000 gols no futebol

  1. Josef Bican – 1468 gols
  2. Gerd Müller – 1461 gols
  3. Arthur Friedenreich – 1329 gols
  4. Pelé – 1279 gols
  5. Franz Binder – 1006 gols
  6. Romário – 1002 gols
  7. Túlio Maravilha – 1001 gols

Existe uma lista de artilheiros com mais de 1000 gols na carreira. O ranking, entretanto, leva em consideração partidas oficiais e não-oficiais, como, por exemplo, amistosos.

De acordo com a contagem, apenas sete atletas chegaram a essa marca na história do futebol. São eles: Josef Bican, Gerd Müller, Franz Binder e os brasileiros Pelé, Romário, Túlio Maravilha e Arthur Friedenreich.

Essa relação é menos confiável que a lista de gols oficiais e geralmente causa polêmica nas discussões entre especialistas. De qualquer forma, compilamos ela aqui.

Maior goleiro artilheiro do mundo

maior goleiro artilheiro da historia
Rogério Ceni é o maior goleiro artilheiro da história

Rogério Ceni é o maior goleiro artilheiro da história com 132 gols oficiais anotados. O capitão do São Paulo foi um dos maiores jogadores do clube paulista.

Ceni batia faltas, pênaltis e atuou entre 1990-2015. Pelo Tricolor, faturou três Campeonatos Brasileiros, duas Libertadores, uma Copa Sul-Americana e dois Mundiais.

Maiores goleiros artilheiros do mundo

  1. Rogério Ceni – 132 gols
  2. José Luis Chilavert – 62 gols
  3. Jorge Campos – 46 gols
  4. Dimitar Ivankov – 42 gols
  5. René Higuita – 41 gols
  6. Johnny Vegas – 39 gols
  7. Márcio – 34 gols
  8. Hans-Jörg Butt – 32 gols
  9. Misael Alfaro – 31 gols
  10. Dragan Pantelić e Fernando Patterson – 26 gols

Agora que você conhece os maiores artilheiros do mundo, que tal dar uma olhada em outros textos da Esportelândia? Se liga nessas sugestões:

*Última atualização em 30 de junho de 2020

Comentários

Salvar
45 Compart.
Compartilhar16
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin29