fbpx
A melhor, maior e mais criteriosa lista da internet! Veja os 45 melhores Filmes de Futebol da história. Quantos da lista você já viu?

Qual o seu filme de futebol favorito? Não importa se você não tem uma resposta na ponta da língua. Nós vamos te ajudar a escolher um!

Mais do que isso! Vamos te dar uma lista dos melhores filmes de futebol já produzidos. 

Nossa relação tem documentários, cinebiografias e filmes baseados em algumas das melhores histórias de futebol. 

Prepare a pipoca e venha com a gente!

O que você vai conferir neste post:

Lista dos melhores filmes de futebol da história

  1. Pelé Eterno
  2. Maradona by Kusturica (Maradona by Kusturica)
  3. The Two Escobars
  4. George Best: All By Himself
  5. Real Madrid – O Filme (Real – La Película)
  6. A Copa (La Copa)
  7. Fuga para a Vitória (Escape to Victory)
  8. Hooligans (Green Street Hooligans)
  9. O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
  10. Penalidade Máxima (Mean Machine)
  11. Duelo de Campeões (The Game of Their Lives)
  12. 1958 – O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil
  13. Heleno
  14. Todos os Corações do Mundo (Two Billion Hearts)
  15. United
  16. O Mundo a Seus Pés (Once a Lifetime)
  17. Boleiros – Era uma Vez o Futebol
  18. A Firma (The Firm)
  19. Gol! – O Sonho Impossível (Goal! The Dreams Begins)
  20. Gol! 2: Vivendo o Sonho
  21. Uma História de Futebol
  22. A Outra Final (The Other Final)
  23. Febre de Bola (Fever Pitch)
  24. Violência Máxima (The Football Factory)
  25. Lições de um Sonho (Der Ganz Grosse Traum)
  26. O Dia em que o Brasil Esteve Aqui
  27. O Milagre de Berna (Das Wunder von Bern)
  28. Maldito Futebol Clube (The Damned United)
  29. Montevidéu – O Sonho da Copa
  30. Il Grande Torino 
  31. Pelé – O Nascimento de uma Lenda
  32. Zidane – Um retrato do século XXI
  33. Ronaldo
  34. Telê Santana: Meio Século de Futebol-Arte
  35. Barbosa
  36. Linha de Passe
  37. Romário É Gol!
  38. Garrincha, Alegria do Povo
  39. Cass
  40. Sobre Futebol e Barreiras
  41. Pior Seleção do Mundo
  42. Geraldinos
  43. Ginga – A Alma do Futebol Brasileiro
  44. Filme Oficial Copa do Mundo Fifa 2010 em 3D (The Official 2010 FIFA World Cup Film in 3D)
  45. Um Time Show de Bola (Metegol)

Melhores filmes de futebol para ver no Netflix, PrimeVideo e outras plataformas

1. Pelé Eterno

  • Lançamento: 2004
  • País: Brasil
  • Direção: Anibal Massaini Neto

Se você não viu Pelé jogar, esta é uma ótima chance para ver o quanto o Rei do Futebol era genial dentro de campo. Já se você viu o camisa 10 desfilar todo o seu talento pelos gramados do Brasil e do mundo, eis a chance de matar a saudade!

Pelé Eterno é o mais completo documentário sobre o tricampeão de Copas do Mundo! 

Veja lances do Rei pelo Santos e pela Seleção Brasileira e confira ótimos depoimentos.

2. Pelé – O Nascimento de uma Lenda

  • Lançamento: 2017
  • Direção: Jeff Zimbalist e Michael Zimbalist

Enquanto Pelé Eterno é um documentário sobre a trajetória do Rei do Futebol, este é um filme baseado na vida do ex-jogador, desda a sua infância em Bauru, até a contratação pelo Santos e o título da Copa do Mundo de 1958.

Fato curioso é que, embora o filme se passe no Brasil (é claro) e os atores sejam brasileiros, ele foi feito em inglês.

3. Maradona by Kusturica (Maradona by Kusturica)

  • Lançamento: 2008
  • País: França/Espanha
  • Direção: Emir Kusturica

Não importa se você acha que Maradona foi melhor do que Pelé ou se prefere o brasileiro, este documentário é imperdível para qualquer fã de futebol!

Emir Kusturica teve acesso ilimitado à vida de Diego Armando Maradona. O documentário conta sua história desde a infância pobre na Argentina até o estrelado no futebol, sem deixar de lado a dependência de drogas do gênio argentino. 

4. The Two Escobars

  • Lançamento: 2010
  • Direção: Jeff Zimbalist e Michael Zimbalist

O nome do documentário Dois Escobars é uma menção a dois importantes homens da Colômbia nos anos 90: Andres Escobar, capitão da Seleção Colombiana assassinado após marcar um gol contra na Copa do Mundo de 1994, e Pablo Escobar, o narcotraficante retratado na série Narcos da Netflix. Eles compartilhavam um nome e um destino violento.

Enquanto os cartéis de drogas rivais guerreavam nas ruas e a taxa de homicídios do país subiu para o nível mais alto do mundo, a seleção colombiana de futebol começou a mostrar uma nova imagem para seu país. Nas Eliminatórias para a Copa de 1994, a Colômbia fez 5 a 0 sobre a Argentina, em Buenos Aires.

Quando se esperava que a Colômbia lutasse pelo título da Copa do Mundo de 1994, a violência do país levou ao chocante assassinato de Andres Escobar.

The Two Escobars investiga audaciosamente o casamento secreto do crime e do esporte, e descobre as conexões surpreendentes entre os assassinatos de Andres e Pablo.

Este é, sem dúvidas, um dos melhores documentários sobre esporte que você assistirá em sua vida!

5. George Best: All By Himself

  • Lançamento: 2016
  • Direção: Dan Gordon

George Best era uma figura única. Um rapaz bonito e carismático de Belfast, na Irlanda do Norte, foi um dos maiores jogadores da história da Grã-Bretanha. Porém, também foi o protagonista de um drama alimentado por bebida em excesso e depressão.

O diretor Daniel Gordon conta a história dessa superestrela amada, mas atormentada, com imagens e testemunhos daqueles que o conheceram da melhor maneira – e da pior. 

O documentário vai desde a estreia de Best no Manchester United aos 17 anos de idade, passando pelos anos de glória até sua ida para a Liga Norte-Americana de Futebol. 

O filme vai fazer você perceber por que cerca de 250 mil pessoas estiveram em seu cortejo fúnebre em 2005.

6. Real Madrid – O Filme (Real – La Película)

  • Lançamento: 2005
  • País: Espanha
  • Direção: Borja Manso

Se você acompanha futebol, deve saber que o Real Madrid é o maior campeão da história da Liga dos Campeões da Europa. Além disso, é o clube que tem mais títulos do Campeonato Espanhol.

Uma história tão vitoriosa é cercada também por muita paixão. Este filme conta como o Real é capaz de unir pessoas com histórias distintas ao redor do mundo. 

7. A Copa (La Copa)

  • Lançamento: 1998
  • País: Tibet
  • Direção: Khyentse Norbu Rimpoche

Para nós brasileiros, a Copa do Mundo de 1998 não traz boas lembranças. Os problemas médicos de Ronaldo antes da final e os gols de Zidane ainda assombram muitos torcedores.

Mas este filme é uma história única sobre o Mundial da Fifa de 1998. Essa é a história de um grupo de monges que deixam de lado os cultos religiosos durante o maior evento de futebol do planeta. 

8. Fuga para a Vitória (Escape to Victory)

  • Lançamento: 1982
  • País: EUA
  • Direção: John Huston

Fuga para a vitória é estrelado por Sylvester Stallone, mas conta com um elenco repleto de gênios do futebol ao lado do ator de Rocky e Rambo. 

Pelé, Bobby Moore e Osvaldo Ardiles marcam presença neste filme como prisioneiros de guerra que enfrentam um time de soldados nazistas numa partida de futebol. A história é baseada numa partida que aconteceu durante a Segunda Guerra. 

O duelo durante a Segunda Guerra Mundial ficou conhecido como a “Partida da Morte”, e o time de prisioneiros era formado, em sua maioria, por ex-jogadores do Dínamo de Kiev. 

9. Hooligans (Green Street Hooligans)

  • Lançamento: 2005
  • País: Reino Unido/EUA
  • Direção: Lexi Alexander

A Premier League se destaca por ser a liga mais rica do futebol mundial e reunir estrelas de todo o planeta. Mas os dirigentes ingleses se acostumaram a ter de combater uma mancha do futebol da terra da Rainha: os hooligans.

Diversos filmes de futebol já retrataram a violência desses torcedores ingleses. Nesta produção hollywoodiana, um norte-americano, vivido por Elijah Wood (o Frodo de Senhor dos Anéis) vai à Inglaterra e acaba se tornando um hooligan do West Ham por influência do cunhado.

O filme popularizou a rivalidade entre West Ham e Milwall, mostrando como os hooligans são sedentos por brigas muito mais do que pelo futebol em si. 

10. O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

  • Lançamento: 2006
  • País: Brasil
  • Direção: Cao Hamburguer

Em O Ano que meus pais saíram de férias, o diretor Cao Hamburguer (curiosamente, o mesmo do programa infantil Castelo Ratimbum) une com maestria os tempos sombrios da Ditadura Militar com o fascínio da torcida pela Seleção Brasileira campeã mundial em 1970.

Enquanto os pais tentam escapar da perseguição do governo militar, um garoto descobre, com o time de Pelé, Tostão, Jairzinho e companhia, como o futebol pode ser apaixonante. 

É uma história emocionante e um dos melhores filmes de futebol já produzidos no Brasil. 

11. Penalidade Máxima (Mean Machine)

  • Ano: 2001
  • País: Reino Unido
  • Direção: Barry Skolnick

Você conhece Vinnie Jones? Ele é um ator e ex-jogador de futebol britânico, nascido na Inglaterra, que foi capitão da Seleção Galesa de Futebol. 

Em clubes, Vinnie Jones defendeu o Wimbledon Football Club, com mais de 200 jogos disputados durante dois períodos, entre 1986 e 1998. 

Estrela de Penalidade Máxima, ele é um ex-jogador que foi preso por acusação de manipular resultados. Na cadeia, Vinnie se torna o líder de uma equipe de detentos que enfrentam os carcereiros em um jogo de futebol.

A história parece familiar? A comédia Golpe Baixo, estrelada por Adam Sandler, tem o mesmo enredo, mas numa versão de um filme de futebol americano

12. Duelo de Campeões (The Game of Their Lives)

  • Lançamento: 2005
  • País: EUA
  • Direção: David Anspaugh

O estádio Independência, em Belo Horizonte, é hoje palco dos jogos do Atlético Mineiro na Série A do Campeonato Brasileiro e também do América Mineiro em partidas da Copa do Brasil. Mas, um dos momentos mais marcantes da arena do bairro do Horto aconteceu na Copa do Mundo de 1950.

A Inglaterra, ampla favorita, foi derrotada pelos Estados Unidos, por 1 a 0, na Copa de 1950, no Brasil. Essa é considerada uma das maiores zebras da história dos Mundiais, senão a maior. 

Duelo de Campeões retrata o caminho até a surpreendente vitória dos norte-americanos sobre os inventores do futebol.

Esse foi um dos maiores momentos dos Estados Unidos no mundial masculino, enquanto as mulheres podem se orgulhar de serem tetracampeãs da Copa do Mundo de futebol feminino.

13. 1958 – O Ano em que o Mundo Descobriu o Brasil

  • Lançamento: 2008
  • País: Brasil
  • Direção: José Carlos Asbeg

Se hoje o Brasil é pentacampeão e o maior vencedor de Copas do Mundo, devemos agradecer à Seleção de 1958, que conquistou a primeira das cinco estrelas. 

Com Pelé em início de carreira e Garrincha dando show, o futebol brasileiro foi descoberto pelo mundo na Copa do Mundo da Suécia. Não é por acaso que esse contexto deu nome ao filme. 

Esta é uma ótima chance para quem quer saber mais sobre a trajetória do Brasil até seu primeiro título mundial. Você pode conferir entrevistas de ex-jogadores, até mesmo dos suecos, derrotados na final daquela edição da Copa.

Curiosamente, foi na decisão de 1958 que a Seleção Brasileira começou a usar a camisa azul como segundo uniforme

Você ama outros esportes além do Futebol? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

14. Heleno

  • Lançamento: 2011
  • País: Brasil
  • Direção: José Henrique Fonseca

Heleno de Freitas foi um dos maiores jogadores brasileiros nos anos 40. Inclusive, ele foi artilheiro da Copa América de 1945, com 6 gols marcados.

Mas o que tornou Heleno de Freitas um grande personagem não foi apenas o seu talento. Ele era advogado, boêmio e um galã, que se envolveu com diversas belas mulheres.

O antigo craque de Botafogo, Boca Juniors e Vasco teve sífilis, que acabou o deixando louco. 

A loucura e a genialidade em campo ganham vida em uma atuação brilhante de Rodrigo Santoro no papel de Heleno de Freitas.

15. Todos os Corações do Mundo (Two Billion Hearts)

  • Lançamento: 1995
  • País: Brasil/EUA
  • Direção: Murilo Salles

Entre todos os documentários que mostram como foram as edições de Copa do Mundo, Todos os Corações do Mundo pode ser considerado um dos melhores já produzidos, senão o melhor. 

Este é o documentário oficial da Copa de 1994, vencida pelo Brasil na disputa de pênaltis com a Itália.

Aquele mundial teve as ótimas campanhas de Romênia e Bulgária, lideradas pelos craques Hagi e Stoichkov, respectivamente, além do doping de Maradona. Mas uma das cenas mais marcantes de Todos os Corações do Mundo é a que mostra o olhar de Roberto Baggio para Romário antes da grande final.

16. United

  • Lançamento: 2011
  • País: Reino Unido
  • Direção: David Gordon Green

Em 2016, acompanhamos o trágico acidente aéreo com a delegação da Chapecoense antes da final da Copa Sul-Americana. Infelizmente, aquela foi mais uma tragédia envolvendo delegações de times de futebol.

United revive o acidente com um avião proveniente de Munique, causando a morte de 8 jogadores do Manchester United.

Este é um dos mais fantásticos filmes sobre futebol!

17. O Mundo a Seus Pés (Once a Lifetime)

  • Lançamento: 2006
  • País: EUA
  • Direção: John Dower e Paul Crowder

Quem hoje vê a Major League Soccer (MLS) como a principal liga de futebol dos Estados Unidos pode não saber que alguns dos maiores craques da história do esporte desfilaram pelos gramados norte-americanos muito antes da criação do atual campeonato nacional.

O Mundo a Seus Pés mostra os bastidores da ascensão e da queda do New York Cosmos, que reuniu estrelas como Pelé, Beckenbauer e Carlos Alberto Torres na década de 1970.

Foi no Cosmos que Pelé encerrou sua carreira em 1º de outubro de 1977. E foi também a equipe de Nova York que inaugurou a era da globalização e dos salários milionários no futebol. 

18. Boleiros – Era uma Vez o Futebol

  • Lançamento: 1998
  • País: Brasil
  • Direção: Ugo Giorgetti

Quando o juiz apita o final de jogo e a bola para de rolar, um dos momentos mais prazerosos do futebol é a famosa resenha.

Boleiros retrata, em um bar de São Paulo, o encontro de um grupo de ex-jogadores de futebol que relembram as antigas glórias e histórias do tempo que ainda estavam em campo. Alguns dos casos são inspirados em fatos reais. 

O filme ganhou ainda uma sequência. Boleiros 2 também começa a partir de um episódio em um bar da capital paulista.

19. A Firma (The Firm)

  • Ano: 2009
  • País: Reino Unido
  • Direção: Nick Love

A Firma é outro filme de futebol que retrata o universo dos hooligans. Este é um remake da versão de 1988, mas com um outro ponto de vista.

O protagonista desta adaptação é Dom, um jovem aspirante a jogador de futebol que é atraído para a Firma. 

Esse é o nome usado por grupos de hooligans elegantemente vestidos, sob o pretexto de serem defensores de uma equipe específica, e que organizam brigas em dias de jogos com “firmas” rivais.

20. Gol! – O Sonho Impossível (Goal! The Dreams Begins)

  • Lançamento: 2005
  • País: EUA
  • Direção: Danny Cannon

Qual fã de futebol nunca sonhou em ser jogador? Neste filme, o sonho se torna realidade.

Gol se tornou uma trilogia. No primeiro dos três filmes, um jogador amador mexicano tem a chance de defender o Newcastle, na Inglaterra, e começa a se destacar no futebol mundial.

O sucesso do garoto mexicano Santiago Muñez nos gramados europeus tem sequência no segundo filme, lançado dois anos depois. 

21. Gol! 2: Vivendo o Sonho 

  • Goal II: Living the Dream
  • Lançamento: 2007
  • Dirigido por: Jaume Collet-Serra

No segundo filme da trilogia, Santiago Muñez se transfere do Newcastle para o Real Madrid. É a vez de jogar ao lados dos galáticos, como Zidane, Beckham, Ronaldo, Raul e Roberto Carlos!

É uma chance para desfrutarmos do sonho de jogar em um gigante do futebol mundial, ainda que o segundo filme possa ser considerado inferior ao primeiro.

Vá além do mundo do Futebol! Confira também nossos outros conteúdos:

22. Uma História de Futebol

  • Lançamento: 1998
  • País: Brasil
  • Direção: Paulo Machline

Uma História de Futebol concorreu ao Oscar em 2001. Só essa informação já desperta curiosidade, não é mesmo?

Este é um curta-metragem que retrata passagens da infância de Pelé. 

A história narra a final da Taça Júlio Ramalho, um campeonato de futebol de várzea, em 1950. Para enfrentar o time rival, o protagonista Zuza contava com o amigo Dico, mais tarde apelidado de Pelé.

23. A Outra Final (The Other Final)

  • Lançamento: 2003
  • País: Holanda
  • Direção: Johan Kramer

Enquanto Ronaldo e Rivaldo comandavam a vitória do Brasil sobre a Alemanha na final da Copa do Mundo de 2002, um outro duelo entre seleções era realizado. 

No dia da final do Mundial do Japão e da Coreia do Sul, um outro duelo de seleções também foi disputado. Mas, em vez de reunir os dois melhores times do mundo, foi a disputa entre as duas piores seleções do ranking da Fifa: Butão e Montserrat. 

A Outra Final mostra como o futebol é uma gigantesca paixão ao redor do mundo, não importa a qualidade técnica de quem esteja em campo.

24. Febre de Bola (Fever Pitch)

  • Lançamento: 1997
  • País: Reino Unido
  • Direção: David Evans

O quão fanático pode ser um torcedor de futebol? Vale até mudar para uma rua decadente, só para ficar mais perto do clube de coração?

Pois é isso que faz o protagonista de Febre de Bola, filme baseado no livro escrito por Nick Hornby. 

A paixão aqui é pelo Arsenal, mas até mesmo torcedores de rivais ingleses se identificariam com o fanatismo por um time de futebol e o sentimento de pertencer a uma família de desconhecidos unidos por um mesmo ideal.

25. Violência Máxima (The Football Factory)

  • Ano: 2004
  • País: Reino Unido
  • Direção: Nick Love

Violência Máxima retrata com alto grau de realismo o mundo dos hooligans. Nesta história, o protagonista é um líder de torcida do Chelsea. 

O ator Danny Dyer se tornou famoso entre os torcedores mais violentos do futebol e produziu uma série de documentários sobre o hooliganismo ao redor do mundo, inclusive no Brasil, chamada The Real Football Factories.

Por aqui, ele esteve em um ônibus que sofreu com tiros durante uma viagem entre São Paulo e Rio de Janeiro para um jogo entre Palmeiras e Botafogo.

26. Lições de um Sonho (Der Ganz Grosse Traum)

  • Lançamento: 2011
  • País: Alemanha
  • Direção: Sebastian Grobler

Para lidar com os preconceitos de garotos alemães, um professor britânico introduz o futebol na cultura da Alemanha no fim do século 19.

A história do filme, que une drama e esporte, é baseada em fatos reais.

27. O Dia em que o Brasil Esteve Aqui

  • Lançamento: 2005
  • País: Brasil
  • Direção: João Dornelas e Caito Ortiz

O Jogo da Paz foi disputado em agosto de 2004, pelo Brasil e pelo Haiti, em Porto Príncipe. 

Pouco depois de conquistar o título da Copa América, a Seleção Brasileira foi ao país da América Central em uma ação para levar alegria e esperança à população haitiana, que vinha de uma guerra civil. 

O documentário retrata como foi aquele amistoso humanitário e a gigantesca idolatria dos haitianos a Ronaldo e Ronaldinho no trajeto entre o estádio e o aeroporto. 

Quer saber o resultado do amistoso? Goleada brasileira por 6 a 0.

28. O Milagre de Berna (Das Wunder von Bern)

  • Lançamento: 2003
  • País: Alemanha
  • Direção: Sönke Wortmann

Capital da Suíça, Berna recebeu a final da Copa do Mundo de 1954, vencida pela Alemanha Ocidental, em duelo contra a Hungria. 

Sob a perspectiva de um garoto, o filme retrata como o primeiro título mundial da Alemanha ajudou a retomar o orgulho da nação, 9 anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial.

29. Maldito Futebol Clube (The Damned United)

  • Lançamento: 2009
  • País: Reino Unido
  • Direção: Peter Morgan

Para muitos, Maldito Futebol Clube é um dos melhores filmes sobre futebol. Ele retrata a história de Brian Clough, um dos mais vitoriosos e polêmicos treinadores do futebol inglês.

Em 1974, Clough comandou o Leeds United por apenas 44 dias. E esse é o período retratado no filme.

Depois de sair do Leeds, Brian Clough levou o Nottingham Forest ao bicampeonato da Liga dos Campeões.

Maldito Futebol Clube é uma excelente história para conhecer um grande personagem do futebol mundial.

30. Montevidéu – O Sonho da Copa 

  • Lançamento: 2010
  • Direção: Dragan Bjelogrlić

Em Belgrado, capital da Sérvia, em 1930, um grupo de 12 jogadores anônimos luta para formar uma seleção nacional e chegar à primeira Copa do Mundo de futebol, no Uruguai. 

Uma forte amizade é formada, alimentando um esforço coletivo para provar do que são capazes em Montevidéu.

31. Il Grande Torino 

  • Lançamento: 2005
  • Direção: Claudio Bonivento

O Torino foi uma das grandes forças do futebol europeu na década de 1940. Porém, depois de ganhar 4 Campeonatos Italianos consecutivos, o clube sofreu um impacto histórico e trágico.

Um acidente aéreo causou a morte de todos os jogadores que estavam a bordo do avião, no que ficou conhecido como A tragédia de Superga.

Em Il Grande Torino, apesar da oposição de seu pai, um jovem se junta à equipe juvenil do Torino e se torna um amigo próximo do capitão Valentino Mazzola, um dos jogadores que morreu no trágico acidente.

O Torino conseguiu ainda chegar ao quinto título seguido da Serie A, na conclusão da temporada ao jogar com atletas das categorias de base, em atitude repetida pelos demais times.

32. Zidane – Um retrato do século XXI

  • Lançamento: 2006
  • Direção: Douglas Gordon e Philippe Parreno

Zinedine Zidane foi escolhido o melhor jogador do mundo pela Fifa em 1998, 2000 e 2003. Seu talento foi desfilado com as camisas da Seleção Francesa, da Juventus e do Real Madrid. Mas que tal ver todos os movimentos de Zizou em campo, sem perder nenhum detalhe?

Zidane – Um retrato do século XXI acompanha, com 17 câmeras filmando simultaneamente, todos os movimentos do craque francês em um jogo do Real Madrid, na Espanha. 

Mais do que o jogo em si, o filme enfatiza o aspecto humano do atleta. São explorados os sons e as imagens de um estádio de futebol, numa experiência única para os amantes de cinema e futebol.

33. Ronaldo 

  • Lançamento: 2015
  • Direção: Anthony Wonke

O quanto você conhece sobre Cristiano Ronaldo? 

Neste documentário, você tem a chance de acompanhar a vida de CR7 não apenas dentro de campo, mas também na rotina com sua família e em sua preparação para a Copa do Mundo de 2014.

Este é um retrato de quão Cristiano Ronaldo é obcecado por ser um atleta cada vez melhor, além de mostrar o lado mais íntimo do maior artilheiro da história da Liga dos Campeões.

34. Telê Santana: Meio Século de Futebol-Arte

  • Lançamento: 2011
  • Direção: Ana Carla Portela e Danielle Rosa

Você pode até não ter nem nascido antes da Copa de 1982, mas é provável que já tenha ouvido histórias de como aquela seleção era espetacular. Certo?

O responsável pela montagem daquele time foi Telê Santana, considerado o melhor técnico brasileiro de todos os tempos.

Telê morreu em 2006. Este documentário relembra sua trajetória como jogador e técnico e conta com depoimentos de familiares, amigos e outros nomes de destaque no futebol, como Muricy Ramalho, Cafu, Raí, Sócrates e Vanderlei Luxemburgo.

35. Barbosa 

  • Lançamento: 1988
  • Direção: Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado

Entre todas as tristezas que envolveram a derrota do Brasil para o Uruguai, no Maracanã, na final da Copa do Mundo de 1950, certamente Barbosa foi um dos que mais sofreu.

O goleiro ficou marcado como um culpado pela derrota no Maracanazo. 

Neste filme que recebe o nome do antigo arqueiro, um homem amargurado do presente volta a 16 de julho de 1950 para evitar a falha de Barbosa.

36. Linha de Passe 

  • Lançamento: 2008
  • Direção: Daniela Thomas e Walter Salles

Linha de Passe conta a história de 4 irmãos que precisam lidar com problemas familiares e um contexto de mudanças no Brasil. Um deles, Dario sonha em ser jogador de futebol, mas, aos 18 anos, vê o objetivo ficar cada vez mais distante.

37. Romário É Gol! 

  • Lançamento: 2008
  • Direção: Sidnei Loureiro Jr

Em jogos oficiais, ninguém marcou tantos gols na história do futebol quanto Romário. O antigo camisa 11 balançava as redes de diferentes formas, mas sempre com uma precisão absurda.

Em Romário é Gol, nós temos a chance de ver os gols do Baixinho nos diferentes clubes que defendeu ao longo da carreira, assim como na Seleção Brasileira.

O documentário é uma coletânea de gols de Romário, com direito ao Gol 1.000, é claro!

38. Garrincha, Alegria do Povo 

  • Lançamento: 1962
  • Direção: Joaquim Pedro de Andrade

Garrincha é, sem dúvidas, um dos maiores craques da história do futebol mundial. Com ele e Pelé juntos em campo, a Seleção Brasileira nunca perdeu. 

E mais do que os dribles incríveis, que faziam os marcadores parecerem crianças sem rumo, Garrincha era um personagem único.

Neste documentário, você tem a chance de conhecer mais sobre o mais famoso driblador da história da Seleção Brasileira. Na época da produção, Garrincha estava no seu auge, com os títulos da Copa do Mundo de 1958 e 1962.

39. Cass 

  • Lançamento: 2008
  • Direção: Jon S. Baird

Filho de emigrantes jamaicanos, Cass foi abandonado pelos pais e adotado por um casal de brancos. Desde jovem, ele sofre com o racismo. O caminho para superar a discriminação passa pelo futebol.

Torcedor do West Ham, Cass se torna o hooligan mais famoso da Inglaterra. Quando ele quer se tornar um cidadão comum, o passado violento se torna um obstáculo!

40. Sobre Futebol e Barreiras 

  • Lançamento: 2011
  • Direção: João Carlos Assumpção, Arturo Hartmann, Lucas Justiniano, José Menezes

Futebol e política se misturam neste documentário que traz um olhar sobre o confronto entre e Israel e Palestina.

A Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, é pano de fundo para um dos principais conflitos internacionais de nossos tempos.

41. Pior Seleção do Mundo 

  • Lançamento: 2014

A cada Copa do Mundo, nós ficamos atentos para ver qual seleção se consagrará como a melhor do mundo. Mas e a pior?

O título de pior seleção de futebol do mundo pertence à Samoa Americana. Em 42 jogos oficiais, foram apenas duas vitórias, um empate e 39 derrotas. Enquanto marcou 22 gols, a equipe sofreu 294, com direito a 31 em um mesmo jogo contra a Austrália. 

O que explica esse retrospecto? Este documentário conta a história do futebol de Samoa Americana, com o trabalho do treinador holandês Thomas Rongen e a presença de Jaiyah Saelua, primeiro transsexual a entrar em campo nas eliminatórias da Copa do Mundo.

42. Geraldinos 

  • Lançamento: 2015
  • Direção: Pedro Asbeg e Renato Martins

Quem hoje vê o Maracanã após as reformas e com cara de arena pode não saber o real significado da geral. Era ali, no espaço mais próximo do campo, e com os torcedores assistindo aos jogos em pé, que se misturavam alguns dos mais apaixonados personagens do futebol brasileiro. 

Geraldinos é dedicado à memória desses torcedores. O filme analisa como as reformas do Maracanã decretaram o fim do espaço mais democrático do estádio e a transformação dos jogos de futebol em um espetáculo mais elitista.

43. Ginga – A Alma do Futebol Brasileiro

  • Lançamento: 2004
  • País: Brasil
  • Direção: Fernando Meirelles

Qual a principal característica do futebol brasileiro? Neste documentário, o diretor Fernando Meirelles, indicado ao Oscar por Cidade de Deus, mostra como a ginga é algo marcante dos jogadores nascidos por aqui.

Para ressaltar o drible e a habilidade dos brasileiros, o documentário acompanha o cotidiano de 10 garotos que se destacam pela intimidade com a bola. 

44. Filme Oficial Copa do Mundo Fifa 2010 em 3D (The Official 2010 FIFA World Cup Film in 3D)

  • Lançamento: 2011
  • País: Reino Unido
  • Direção: Johnson McKelvy

Você já teve a oportunidade de ver um filme de futebol em 3D? Eis sua chance!

Embora não seja um retrato muito detalhado sobre a Copa do Mundo vencida pela Espanha, este documentário vale menção especial justamente por ter sido produzido em 3D! Vai dizer que não despertou curiosidade?!

45. Um Time Show de Bola (Metegol)

  • Lançamento: 2013
  • País: Argentina
  • Direção: Juan José Campanella

Você gosta de animação? Que tal uma sobre futebol?

O filme de produção argentina conta a história de bonecos de totó ou pebolim (depende de sua região) que ganham vida nas mãos de Amadeo, um fanático garoto que os criou.

Sentiu falta de algum grande filme de futebol? Nossa relação pode aumentar com indicações que você nos der nos comentários!

Você pode aproveitar também para conhecer todos os detalhes dos principais campeonatos de futebol do mundo. Confira as histórias, quem são os grandes campeões e os maiores artilheiros da:

* Última atualização em 22/07/2019

Ficha Técnica
Título
Filmes de Futebol: Os 45 melhores de todos os tempos!
Resumo
A melhor, maior e mais criteriosa lista da internet! Veja os 45 melhores Filmes de Futebol da história. Quantos da lista você já viu?
Autor

Comentários

Salvar