Quais são os melhores centroavantes do futebol brasileiro? Nosso país sempre produziu grandes craques na fase ofensiva do futebol e além deles, contamos ainda com alguns gringos para abrilhantar o nosso futebol atualmente.

Dessa forma, listamos os melhores da atualidade e da história. Lembrando, que não elencamos os atletas em formato de ranking. Justamente para você escolher o seus jogadores preferidos.

Melhores atacantes do Brasil na atualidade

  • Pedro
  • Germán Cano
  • Enner Valencia
  • Jonathan Calleri
  • Gabriel Barbosa
  • Tiquinho Soares
  • Hulk
  • Vegetti

Pedro

Melhores atacantes do Brasil [2024]
Icon Sport

Pedro é um dos melhores atacantes do futebol brasileiro em atividade. O grande craque do Flamengo ajudou o Rubro-Negro a conquistar títulos de expressão nos últimos anos, além de balançar a rede em várias oportunidades.

Com o passar das temporadas, Pedro se firmou como um dos principais protagonistas do futebol brasileiro. Após a chegada de Tite, se firmou como titular da equipe do Flamengo e vem se destacando nessa temporada.

Germán Cano

Melhores atacantes do Brasil [2024]
Icon Sport

Germán Cano é um centroavante nato, precisando de poucos toques na bola para marcar gols. Chegou ao Brasil e vestiu a camisa do Vasco da Gama, mas se firmou como um dos principais centroavantes do país, jogando pelo Fluminense.

O experiente jogador argentino foi peça chave na campanha do Fluminense na conquista da Libertadores de 2023, fazendo gols importantes, sendo o artilheiro da equipe e chamando a responsabilidade na semifinal contra o Internacional.

Enner Valencia

Melhores atacantes do Brasil [2024]
Icon Sport

Continuamos a lista com um dos centroavantes mais rápidos em atividade no futebol brasileiro. Trata-se do equatoriano Enner Valencia, que chegou ao Colorado em meados de 2023 e logo se destacou pela equipe gaúcha.

Goleador nato, ficou marcado pelos gols perdidos contra o Fluminense na semifinal da Libertadores, porém, ainda assim segue querido pela torcida do Internacional, sendo um dos melhores jogadores da posição no Brasil.

Jonathan Calleri

Melhores atacantes do Brasil [2024]
Icon Sport

O argentino Jonathan Calleri é mais um da nossa lista de melhores centroavantes do futebol brasileiro, o jogador argentino é ídolo da torcida do São Paulo por ser artilheiro e também pela raça que demonstra em campo.

Foi um dos responsáveis pela conquista da Copa do Brasil de 2023, um dos títulos que faltava na sala de troféus do Tricolor do Morumbi.

Gabriel Barbosa

Melhores atacantes do Brasil [2024]
Icon Sport

Gabriel Barbosa, o Gabigol, não vive o melhor momento de sua carreira, após um ano de 2023 não muito bom, porém, ainda assim está em nossa lista, pelo que fez nos últimos anos eu pelo potencial de jogo que tem e que pode voltar a demonstrar em breve.

Pelo Flamengo, conquistou duas Libertadores, dois Brasileiros, uma Copa do Brasil, sendo peça chave em muitos desses troféus, principalmente nas conquistas continentais, que lhe deram o status de ídolo da torcida rubro-negra.

Tiquinho Soares

Melhores atacantes do Brasil [2024]
Icon Sport

Tiquinho Soares chegou ao Botafogo no ano de 2023 e logo se destacou pela equipe no Brasileirão Série A, participando do melhor primeiro turno da história do Campeonato Brasileiro, porém depois esteve presente na derrocada da equipe no segundo turno.

Apesar disso, ele segue sendo um dos principais centroavantes do país, tendo ótima qualidade com a bola no pé. O bom desempenho do Fogão no ano passado passou muito pelos pés do camisa nove alvinegro.

Hulk

Melhores atacantes do Brasil [2024]
Icon Sport

Hulk não poderia faltar em nossa lista, é um centroavante dos melhores, com muita força física e técnica muito apurada, o jogador se tornou ídolo da torcida atleticana muito rapidamente, sendo uma das principais peças da equipe há algumas temporadas.

O camisa sete ajudou o Atlético-MG nas conquistas do Brasileirão Série A e da Copa do Brasil em 2021, da Supercopa do Brasil em 2022 e de três Campeonatos Mineiros. É sem dúvidas, um dos melhores centroavantes do país.

Vegetti

Melhores atacantes do Brasil [2024]
Icon Sport

Pablo Vegetti chegou ao Vasco da Gama em meados de 2023, em uma leva de contratações que ajudou e muito a equipe a se recuperar no Brasileirão Série A e a manter o time na primeira divisão nacional.

Vegetti é um centroavante alto que tem ótimo jogo aéreo, faz um ótimo pivô e ajuda muito o Gigante da Colina. Nessa temporada, o Vasco vem fazendo bons jogos e sonhando mais alto e isso passa pelo centroavante argentino.

Que tal aprender mais sobre futebol?

Melhores atacantes do Brasil na história

  • Careca
  • Garrincha
  • Jairzinho
  • Pelé
  • Reinaldo
  • Roberto Dinamite
  • Romário
  • Ronaldo
  • Tostão
  • Vavá

Careca

melhores atacantes do brasil careca
Careca foi um dos grandes gênios da posição

Abrimos a lista de melhores atacantes do Brasil na história com um craque que encantou o mundo nos anos 80. Careca era simplesmente fenomenal! Considerado um dos poucos gênios que já atuaram na posição, se despediu da carreira com status de ídolo.

O centroavante mostrou o seu cartão de visitas com a camisa do Guarani, auxiliando a equipe paulista no surpreendente título brasileiro de 78. Depois, se mudou para o São Paulo, e, posteriormente, pro Napoli. Era veloz, exímio finalizador e letal.

Garrincha

melhores atacantes do brasil garrincha
Garrincha foi bicampeão mundial com o Brasil

O segundo nome do ranking é Garrincha, considerado o segundo melhor jogador brasileiro de todos os tempos. Ficou conhecido pelo grande arsenal de dribles que desconcertavam qualquer defensor que estivesse a sua frente.

Com a amarelinha, “Mané” venceu as Copas de 1958 e 1962. Sua passagem na seleção foi marcada por 60 partidas e 17 gols. Já por clubes, marcou brilhou pelo Botafogo, por onde acumulou 612 compromissos e três títulos do Campeonato Carioca.

Jairzinho

melhores atacantes do brasil jairzinho
Jairzinho é o terceiro maior artilheiro brasileiro em Copas

E por falar em Botafogo, Jairzinho foi outro ídolo do clube carioca e um dos melhores atacantes do Brasil na história. O atleta jogou 413 partidas pelo Glorioso, marcou 186 tentos e faturou o Brasileirão de 1968.

Já pela seleção, foi um dos grandes jogadores da conquista de 1970, tendo anotado gols em todas as partidas da campanha. É o terceiro maior artilheiro brasileiro em Copas do Mundo e ficou marcado por atuar na ponta direita.

Pelé

maior artilheiro do campeonato paulista
Pelé é o maior atacante do Brasil na história

Não há dúvidas, né? Pelé é o maior jogador brasileiro de todos os tempos e, consequentemente, o principal atacante da história. O craque do Santos disputou 1116 partidas pelo Peixe e marcou 1091 gols. Histórico!

Sua passagem pelo clube paulista ficou marcada por seis títulos do Brasileirão, duas Libertadores e dois Mundiais. Pela seleção, conquistou nada mais nada menos que três Copas do Mundo. Definitivamente o “Rei”.

Reinaldo

reinaldo galo
Reinaldo foi hexacampeão mineiro com o Galo

Não fossem as constantes lesões, Reinaldo teria sido mais. Muito mais. Mas o que o lendário centroavante do Atlético Mineiro conseguiu demonstrar em sua carreira já é o bastante para carimbar um lugar entre os melhores brasileiros da história.

Reinaldo atuou entre 1973 e 1988. Pelo Galo, disputou 475 partidas e anotou 255 gols. Participou de seis títulos mineiros e depois se transferiu para outros times, mas não conseguiu se livrar dos problemas no joelho.

Roberto Dinamite

roberto dinamite
Dinamite é o maior artilheiro da história do Brasileirão

Roberto Dinamite foi um dos melhores atacantes do Brasil na história. Centroavante de exímia finalização e força física, se destacava pelo chute forte, cobranças de falta e gols dos mais variados tipos. É o maior artilheiro do Brasileirão com 190 tentos anotados.

“Bob” jogou 1.110 partidas pelo Vasco da Gama entre 1971 e 1989. Durante o período pelo Cruzmaltino, marcou 702 gols e conquistou o Campeonato Brasileiro de 74. Também faturou cinco Cariocas e uma João Havelange.

Romário

romario selecao brasileira
Romário foi o herói da Copa de 1994

É claro que não poderia faltar o nome de Romário nessa lista, né? O “Baixinho” foi um dos maiores gênios da posição. Mesmo com uma estatura baixa para um centroavante, dominou a pequena área como ninguém e marcou mais de 1.000 gols na carreira.

Romário foi artilheiro de 28 das 83 competições que disputou profissionalmente entre 1985 e 2009. Conseguiu ser ídolo dos rivais Vasco, Flamengo e Fluminense, além de ter atuado no Barcelona. Foi o herói da Copa de 94 e o Melhor Jogador do Mundo no mesmo ano.

Ronaldo

melhores atacantes do brasil ronaldo
Fenômeno foi eleito Melhor Jogador do Mundo três vezes

Outro que não poderia deixar de estar na lista de melhores atacantes do Brasil na história é Ronaldo Fenômeno. Explosivo, dominante e extremamente técnico, o centroavante é o segundo maior artilheiro da história da seleção brasileira com 67 gols.

Foi o grande nome da conquista de 2002, recebeu a Bola de Ouro nas temporadas 1996, 1997 e 2002 e se tornou o segundo maior goleador da história das Copas. Defendeu clubes como Cruzeiro, Corinthians, PSV, Real Madrid, Milan, Barcelona e Internazionale.

Tostão

melhores atacantes do brasil tostao
Tostão é o maior artilheiro da história do Cruzeiro

Maior artilheiro da história do Cruzeiro com 249 gols, Tostão era dono de uma visão de jogo invejável. Sabia tanto servir seus companheiros quanto balançar as redes. Conduziu a Raposa a vários títulos de grande expressão como o Brasileiro de 66 e cinco Mineiros.

Jogou profissionalmente nos anos 60 e 70. Pela seleção brasileira, foi titular no tricampeonato da Copa do Mundo junto de Pelé, Jairzinho e outros craques. Sagrou-se artilheiro do estadual em cinco edições seguidas (1965 a 1968).

Vavá

vava selecao brasileira
Vavá foi titular nas Copas de 58 e 62

Terminamos a lista de melhores atacantes do Brasil com Vavá, que marcou época entre os anos 50 e 60. O centroavante era dono de um vigor físico impressionante, sempre muito voluntarioso. Sabia finalizar de todos os jeitos e dominava a pequena área.

“Peito de Aço” jogou por Vasco, Palmeiras e Atlético de Madrid. Pela seleção brasileira, foi peça importantíssima no bicampeonato de 58 e 62. Além disso, é o único jogador a ter marcado gols em duas finais de Copa seguidas.

Faltou algum nome no passado ou no presente? Registre nos comentários junto com o seu top 10 perfeito! Queremos sua opinião, hein?

Agora que você conhece os melhores atacantes do Brasil na história e na atualidade, que tal continuar por aqui? Também falamos de outros esportes. Se liga: