Neymar, Romário, Ronaldo e mais: conheça os melhores atacantes do Brasil na história e na atualidade! Times, números e títulos

É dia de finalizar nossa série especial sobre os craques do futebol por posição! Por último, mas não menos importante, escolhemos os melhores atacantes do Brasil.

Como sempre, a divisão será a mesma: primeiro, citaremos os 10 jogadores que estão se destacando na atualidade. Depois, é a vez dos 10 maiores do passado.

Lembrando, mais uma vez, que não elencamos os atletas em formato de ranking. Os nomes estão em ordem alfabética, viu? Justamente para você escolher o seu top 10 perfeito.

Melhores atacantes do Brasil na atualidade

  • Bruno Henrique
  • David Neres
  • Everton
  • Gabigol
  • Gabriel Jesus
  • Gabriel Martinelli
  • Neymar
  • Richarlison
  • Roberto Firmino
  • Vinícius Júnior

Bruno Henrique

melhores atacantes do brasil bruno henrique
Bruno Henrique marcou 35 gols em 2019

Abrimos a lista de melhores atacantes do Brasil na atualidade com Bruno Henrique. Após passagem sem brilho na Europa, o atleta voltou atuar em solo nacional, se destacou pelo Santos e logo arrumou as malas para atuar no Flamengo.

Na Gávea, Bruno Henrique se transformou em um jogador completo e extremamente decisivo. Venceu o Brasileirão, conquistou a Libertadores, marcou 35 gols, anotou 16 assistências e faturou o prêmio de Melhor Segundo Atacante da Bola de Prata.

Camisas de Futebol

David Neres

melhores atacantes do brasil david neres
David Neres é titular do Ajax, da Holanda

David Neres realizou uma temporada mágica pelo Ajax em 2018-19, ajudando a equipe holandesa a alcançar as semifinais da Champions League de forma surpreendente. O brasileiro, inclusive, foi um dos grandes pilares do setor ofensivo.

Rápido, incisivo e habilidoso, o ponta-direito deitou e rolou nas zagas adversárias. Com 23 anos de idade, certamente se desenvolverá cada vez mais, ainda mais após o Ajax ter vendido as suas principais peças. Neres possivelmente ganhará mais protagonismo.

Everton

melhores atacantes do brasil everton gremio
Everton venceu Libertadores e Copa do Brasil com o Grêmio

Everton é facilmente um dos melhores atacantes brasileiros atuando em território nacional. Revelado nas categorias de base do Grêmio, “Cebolinha” subiu para o time principal em 2014 e desde então se tornou vital para o esquema de Renato Gaúcho.

Desde então, já são 270 partidas disputadas, 69 gols marcados, uma Copa do Brasil vencida e uma Libertadores faturada. Com a saída de Arthur para o Barcelona, podemos afirmar que Everton é o jogador mais importante do elenco Tricolor na atualidade.

Gabigol

melhores atacantes do brasil gabigol
Gabigol é o melhor atacante do Brasileirão em atividade

Gabigol é o melhor atacante do Brasileirão em atividade. O grande craque do Flamengo ajudou o Rubro-Negro a sagrar-se campeão tanto da Libertadores quanto da Primeira Divisão em 2019. Temporada inesquecível!

Terminou a edição passada com 25 gols e prêmio de artilheiro do Campeonato Brasileiro. Além disso, foi eleito Melhor Centroavante e Melhor Jogador da Bola de Prata. Suas atuações sólidas foram recompensadas com convocações para a seleção brasileira.

Gabriel Jesus

melhores atacantes do brasil gabriel jesus
Gabriel Jesus tem 18 gols na temporada

Gabriel Jesus é certamente um dos melhores atacantes do Brasil na atualidade. Mesmo dividindo espaço com Sergio Agüero no elenco do Manchester City, encaixou boas atuações na temporada 2019-20 e recuperou a confiança de Pep Guardiola.

O centroavante ex-Palmeiras anotou os seus golzinhos em todas as principais competições do ano. Até o momento, acumulou 18 tentos em 39 partidas distribuídas entre Premier League, Copa da Inglaterra, Copa da Liga e Champions League.

Gabriel Martinelli

gabriel martinelli arsenal
Martinelli mal chegou ao Arsenal e já conquistou a torcida

Continuamos a lista com uma joia que mal chegou ao Arsenal, mas já mostrou personalidade. Sim, estamos falando de Gabriel Martinelli! Cria do Ituano, o atacante brasileiro tem apenas 18 anos. E um futuro belíssimo pela frente.

Logo em sua primeira temporada pelos Gunners, participou de 26 compromissos e anotou 10 gols – sendo 3 deles na Europa League. Martinelli, inclusive, chegou a ser eleito melhor jogador da rodada na competição continental. Tá com moral ou nem?

Neymar

quem é neymar
Neymar é o melhor atacante brasileiro em atividade

Não é de hoje que Neymar é o melhor atacante do Brasil em atividade. Ou melhor. Não é de hoje que Neymar é o melhor jogador brasileiro da atualidade. O craque do PSG e da seleção brasileira se recuperou de lesão e já voltou a dar shows nos gramados!

Na temporada 2019-20, mesmo perdendo algumas partidas, já acumula 18 gols em 22 jogos realizados. Como a equipe francesa continua viva na Champions League, Neymar é sério candidato a levantar a sua segunda taça europeia da carreira.

Richarlison

richarlison everton
Richarlison ficou conhecido pela “Dança do Pombo”

Vai, Pombo! Cheio de carisma, Richarlison conquistou milhares de fãs ao redor do mundo e tranquilamente é um dos melhores atacantes do Brasil na atualidade. O jogador do Everton se tornou figurinha carimbada nas convocações de Tite ao longo dos últimos meses.

Richarlison pode atuar tanto como centroavante quanto ponta. O atleta tem explosão, velocidade, força física e boa finalização. É a principal arma ofensiva dos Toffees, sempre causando estragos nos adversários de Premier League.

Roberto Firmino

firmino liverpool
Firmino é um dos jogadores mais inteligentes do cenário

O penúltimo da lista é talvez um dos melhores jogadores brasileiros atuando na Europa hoje: Roberto Firmino! O craque e grande maestro do Liverpool é um atacante completo, sobressaindo-se, principalmente, pela técnica refinadíssima.

Bobby poderia ser classificado tranquilamente como um camisa 10, pois possui habilidade para armar, preparar o jogo, dar passes e deixar companheiros em boas condições de finalização. Sua inteligência tática é algo pouco visto em atletas da atualidade.

Vinícius Júnior

vinicius jr real madrid
Vinícius Júnior é um dos jovens mais promissores do mundo

Finalizamos a lista de melhores atacantes do Brasil com Vinícius Júnior, uma das promessas mais “hypadas” dos últimos tempos. Não à toa, se transferiu para o Real Madrid com apenas 17 anos de idade! O jogador foi revelado na base do Flamengo.

Veloz, habilidoso e arisco, Vini Jr. tem como principal característica o drible para quebrar defesas. Vem recebendo cada vez mais chances no plantel treinado por Zinedine Zidane e a tendência é que vire titular nas próximas temporadas.

Que tal aprender mais sobre futebol?

Melhores atacantes do Brasil na história

  • Careca
  • Garrincha
  • Jairzinho
  • Pelé
  • Reinaldo
  • Roberto Dinamite
  • Romário
  • Ronaldo
  • Tostão
  • Vavá

Careca

melhores atacantes do brasil careca
Careca foi um dos grandes gênios da posição

Abrimos a lista de melhores atacantes do Brasil na história com um craque que encantou o mundo nos anos 80. Careca era simplesmente fenomenal! Considerado um dos poucos gênios que já atuaram na posição, se despediu da carreira com status de ídolo.

O centroavante mostrou o seu cartão de visitas com a camisa do Guarani, auxiliando a equipe paulista no surpreendente título brasileiro de 78. Depois, se mudou para o São Paulo, e, posteriormente, pro Napoli. Era veloz, exímio finalizador e letal.

Garrincha

melhores atacantes do brasil garrincha
Garrincha foi bicampeão mundial com o Brasil

O segundo nome do ranking é Garrincha, considerado o segundo melhor jogador brasileiro de todos os tempos. Ficou conhecido pelo grande arsenal de dribles que desconcertavam qualquer defensor que estivesse a sua frente.

Com a amarelinha, “Mané” venceu as Copas de 1958 e 1962. Sua passagem na seleção foi marcada por 60 partidas e 17 gols. Já por clubes, marcou brilhou pelo Botafogo, por onde acumulou 612 compromissos e três títulos do Campeonato Carioca.

Jairzinho

melhores atacantes do brasil jairzinho
Jairzinho é o terceiro maior artilheiro brasileiro em Copas

E por falar em Botafogo, Jairzinho foi outro ídolo do clube carioca e um dos melhores atacantes do Brasil na história. O atleta jogou 413 partidas pelo Glorioso, marcou 186 tentos e faturou o Brasileirão de 1968.

Já pela seleção, foi um dos grandes jogadores da conquista de 1970, tendo anotado gols em todas as partidas da campanha. É o terceiro maior artilheiro brasileiro em Copas do Mundo e ficou marcado por atuar na ponta direita.

Pelé

maior artilheiro do campeonato paulista
Pelé é o maior atacante do Brasil na história

Não há dúvidas, né? Pelé é o maior jogador brasileiro de todos os tempos e, consequentemente, o principal atacante da história. O craque do Santos disputou 1116 partidas pelo Peixe e marcou 1091 gols. Histórico!

Sua passagem pelo clube paulista ficou marcada por seis títulos do Brasileirão, duas Libertadores e dois Mundiais. Pela seleção, conquistou nada mais nada menos que três Copas do Mundo. Definitivamente o “Rei”.

Reinaldo

reinaldo galo
Reinaldo foi hexacampeão mineiro com o Galo

Não fossem as constantes lesões, Reinaldo teria sido mais. Muito mais. Mas o que o lendário centroavante do Atlético Mineiro conseguiu demonstrar em sua carreira já é o bastante para carimbar um lugar entre os melhores brasileiros da história.

Reinaldo atuou entre 1973 e 1988. Pelo Galo, disputou 475 partidas e anotou 255 gols. Participou de seis títulos mineiros e depois se transferiu para outros times, mas não conseguiu se livrar dos problemas no joelho.

Roberto Dinamite

roberto dinamite
Dinamite é o maior artilheiro da história do Brasileirão

Roberto Dinamite foi um dos melhores atacantes do Brasil na história. Centroavante de exímia finalização e força física, se destacava pelo chute forte, cobranças de falta e gols dos mais variados tipos. É o maior artilheiro do Brasileirão com 190 tentos anotados.

“Bob” jogou 1.110 partidas pelo Vasco da Gama entre 1971 e 1989. Durante o período pelo Cruzmaltino, marcou 702 gols e conquistou o Campeonato Brasileiro de 74. Também faturou cinco Cariocas e uma João Havelange.

Romário

romario selecao brasileira
Romário foi o herói da Copa de 1994

É claro que não poderia faltar o nome de Romário nessa lista, né? O “Baixinho” foi um dos maiores gênios da posição. Mesmo com uma estatura baixa para um centroavante, dominou a pequena área como ninguém e marcou mais de 1.000 gols na carreira.

Romário foi artilheiro de 28 das 83 competições que disputou profissionalmente entre 1985 e 2009. Conseguiu ser ídolo dos rivais Vasco, Flamengo e Fluminense, além de ter atuado no Barcelona. Foi o herói da Copa de 94 e o Melhor Jogador do Mundo no mesmo ano.

Ronaldo

melhores atacantes do brasil ronaldo
Fenômeno foi eleito Melhor Jogador do Mundo três vezes

Outro que não poderia deixar de estar na lista de melhores atacantes do Brasil na história é Ronaldo Fenômeno. Explosivo, dominante e extremamente técnico, o centroavante é o segundo maior artilheiro da história da seleção brasileira com 67 gols.

Foi o grande nome da conquista de 2002, recebeu a Bola de Ouro nas temporadas 1996, 1997 e 2002 e se tornou o segundo maior goleador da história das Copas. Defendeu clubes como Cruzeiro, Corinthians, PSV, Real Madrid, Milan, Barcelona e Internazionale.

Tostão

melhores atacantes do brasil tostao
Tostão é o maior artilheiro da história do Cruzeiro

Maior artilheiro da história do Cruzeiro com 249 gols, Tostão era dono de uma visão de jogo invejável. Sabia tanto servir seus companheiros quanto balançar as redes. Conduziu a Raposa a vários títulos de grande expressão como o Brasileiro de 66 e cinco Mineiros.

Jogou profissionalmente nos anos 60 e 70. Pela seleção brasileira, foi titular no tricampeonato da Copa do Mundo junto de Pelé, Jairzinho e outros craques. Sagrou-se artilheiro do estadual em cinco edições seguidas (1965 a 1968).

Vavá

vava selecao brasileira
Vavá foi titular nas Copas de 58 e 62

Terminamos a lista de melhores atacantes do Brasil com Vavá, que marcou época entre os anos 50 e 60. O centroavante era dono de um vigor físico impressionante, sempre muito voluntarioso. Sabia finalizar de todos os jeitos e dominava a pequena área.

“Peito de Aço” jogou por Vasco, Palmeiras e Atlético de Madrid. Pela seleção brasileira, foi peça importantíssima no bicampeonato de 58 e 62. Além disso, é o único jogador a ter marcado gols em duas finais de Copa seguidas.

Faltou algum nome no passado ou no presente? Registre nos comentários junto com o seu top 10 perfeito! Queremos sua opinião, hein?

Agora que você conhece os melhores atacantes do Brasil na história e na atualidade, que tal continuar por aqui? Também falamos de outros esportes. Se liga:

*Última atualização em 22 de abril de 2020

Comentários

Salvar