Os treinadores são figuras essenciais no mundo do futebol. Suas estratégias, visão de jogo e habilidades táticas podem mudar o rumo de uma partida e até mesmo de uma temporada inteira.

Queremos destacar aqueles que deixaram e estão deixando uma marca indelével nesse esporte tão adorado por milhões ao redor do mundo.

Fique ligado! Vamos revelar não apenas quem está brilhando atualmente nos gramados, mas também os grandes mestres que construíram legados inesquecíveis ao longo da história do futebol.

Prepare-se para uma análise detalhada e criteriosa, trazendo os grandes nomes que moldaram e continuam moldando esse esporte

Lista dos melhores técnicos do mundo na atualidade

  1. Pep Guardiola (Manchester City)
  2. Jurgen Klopp (Liverpool)
  3. Carlo Ancelotti (Real Madrid)
  4. Mikel Arteta (Arsenal)
  5. Thomas Tuchel (Bayern de Munique)
  6. Abel Ferreira (Palmeiras)
  7. Xavi (Barcelona)
  8. Roberto De Zerbi (Brighton)
  9. Unai Emery (Aston Villa)
  10. Diego Simeone (Atlético de Madrid)

Diego Simeone

Melhor técnico do mundo: top 10 da história e da atualidade [2023]
IconSport
Diego Simeone é certamente um dos melhores técnicos do mundo em atividade. O comandante do Atlético de Madrid chegou ao clube em 2011 e transformou a agremiação espanhola em uma das equipes mais temidas em solo nacional e também na Europa.

O argentino conseguiu bater de frente com Real Madrid e Barcelona. Ele conquistou a La Liga em 2013/14, 2020/21, a Copa do Rei em 2012/13, duas Europa Leagues em 2011/12 e 2017/18 e dois vices da Champions em 2013/14 e 2015/16.

Em março de 2023, ele se tornou o técnico com mais jogos comandados no Atlético, deixando sua marca na história do time. Simeone é essencial para o clube e seu impacto é evidente em sua longa trajetória e liderança.

Xavi

Melhor técnico do mundo: top 10 da história e da atualidade [2023]
IconSport
Sua ascensão como treinador foi tão notável que, em novembro de 2021, o Barcelona anunciou sua chegada para substituir Ronald Koeman. Xavi logo mostrou sua habilidade, vencendo o El Clásico com uma goleada de 4 a 0 sobre o Real Madrid, em março de 2022.

Embora sua primeira temporada no Barcelona (2021-22) não tenha gerado títulos, Xavi obteve 20 vitórias em 37 jogos, levando o clube ao segundo lugar na La Liga, garantindo a participação na fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA.

Sua busca por títulos como técnico teve um marco em janeiro de 2023, quando conquistou a Supercopa da Espanha, após uma vitória por 3 a 1 sobre o Real Madrid, demonstrando sua capacidade de liderança e potencial para alcançar grandes feitos à frente do Barcelona.

Pep Guardiola

pep guardiola melhor tecnico do mundo
Guardiola chegou a três Ligas dos Campeões em seu currículo vitorioso.

Pep Guardiola encantou o mundo com seu estilo de jogo compacto, envolvente e apoiado. Tudo começou no Barcelona em 2008, quando transformou o clube catalão em uma verdadeira máquina.

Após vencer tudo na Espanha, foi à Alemanha treinar o Bayern de Munique. Atualmente se encontra no Manchester City, da Inglaterra. Por lá, conquistou Premier League, copas domésticas, bateu diversos recordes da liga e também a tão sonhada UEFA Champions League.

Abel Ferreira

Melhor técnico do mundo: top 10 da história e da atualidade [2024]

O treinador português figura também entre os principais técnicos da atualidade. Abel Ferreira assumiu a equipe do Palmeiras em meio à pandemia da Covid-19 em 2020. De lá pra cá, tornou a equipe alviverde um dos times mais temidos da América do Sul.

Sob seu comando, o time paulista conquistou a Libertadores da América duas vezes consecutivas. Além de ter também conquistado títulos de Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. O nome do português sempre figura entre os cotados para assumir o comando da seleção brasileira.

Carlo Ancelotti

Melhor técnico do mundo: top 10 da história e da atualidade [2024]
Carlo Ancelotti segue conquistando troféus por onde passa.

O nome de Carlo Ancelotti é um dos nomes mais fortes da história do futebol mundial. O italiano é o técnico com mais títulos da história da Champions League, com quatro ao todo. Duas pelo Milan e também duas pelo Real Madrid.

O nome do treinador é o mais forte para assumir a seleção brasileira, já que Tite não está mais no cargo.

Ao longo de sua carreira como treinador, Ancelotti sempre teve uma excelente relação com os jogadores brasileiros e foi importante para que desenvolvessem um melhor futebol. Foi assim com Kaká no Milan e está sendo agora com Vinícius Júnior no Real Madrid.

Amplie seu conhecimento sobre futebol:

Lista dos melhores técnicos da história

  • Alex Ferguson
  • Arrigo Sacchi
  • Bill Shankly
  • Ernst Happel
  • Johan Cruyff
  • Helenio Herrera
  • Matt Busby
  • Pep Guardiola
  • Rinus Michels
  • Valeriy Lobanovskyi

Alex Ferguson

melhor tecnico do mundo alex ferguson
Ferguson é o maior técnico da história do Manchester United

Para muita gente, Sir Alex Ferguson é o melhor técnico do mundo de todos os tempos. Afinal, o comandante escocês assumiu o Manchester United em 1986 e deixou o clube em 2013 com todos os títulos que você imaginar.

Foram 13 Premier Leagues, cinco Copas da Inglaterra, quatro Copas da Liga, duas Champions Leagues e dois Mundiais de Clubes – fora prêmios de menor relevância. Com as taças alcançadas, os Red Devils se tornaram os maiores campeões da Inglaterra.

Arrigo Sacchi

Arrigo Sacchi
Arrigo Sacchi treinou o Milan e a Azzurra

“O futebol é a coisa mais importante dentre as coisas menos importantes das nossas vidas”. Você com certeza já ouviu essa frase, que é de autoria do técnico Arrigo Sacchi. O italiano comandou o Milan, a seleção nacional e se tornou um dos maiores nomes da história.

Sacchi venceu a Serie A em 1987/88 com o clube Rossonero e, de quebra, conduziu o esquadrão ao bicampeonato consecutivo da Champions League entre 1988/89 e 1989/90. Com a Azzurra, chegou até às finais da Copa do Mundo de 94.

Bill Shankly

Bill Shankly
Shankly é uma figura lendária em Liverpool

Bill Shankly foi o técnico mais importante da história do Liverpool, responsável por criar uma filosofia única dentro dos vestiários e conduzir o clube ao período mais vitorioso da sua história. Foi o mentor de Bob Paisley, outro grande treinador dos Reds.

Carismático e icônico, Shankly assumiu a equipe vermelha em 1959 na segunda divisão. Os anos se passaram e o escocês reconstruiu todas as estruturas do time, tornando o Liverpool imbatível. Foi campeão do Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra e Copa da UEFA.

Ernst Happel

Ernst Happel
Happel foi um papa-título entre os anos 70 e 80

No debate de melhor técnico do mundo, Ernst Happel é um grande candidato. O treinador austríaco esteve em ativa entre 1962 e 1992 e dirigiu grandes clubes da Europa.

Happel foi campeão da primeira divisão e da copa doméstica em quatro ligas que participou: Holanda (Feyenoord), Bélgica (Brugge), Alemanha (Hamburgo) e Áustria (Swarovski Tirol). Também sagrou-se campeão da Champions duas vezes.

Johan Cruyff

Johan Cruyff
Cruyff mandou bem tanto como jogador quanto treinador

Como se não bastasse ter sido um baita jogador de futebol, Johan Cruyff também foi um grande treinador – sobretudo no Barcelona. O cérebro do Carrossel Holandês criou uma dinastia na cidade catalã e certamente será lembrado entre os melhores.

Cruyff assumiu o Barça em 1988 e ficou até 1996. Venceu La Liga, Copa do Rei, Supercopa da Espanha, Champions League, Recopa Europeia e Supercopa Europeia. Também treinou o Ajax e a seleção da Catalunha, mas sem o mesmo sucesso.

Helenio Herrera

Helenio Herrera melhor tecnico do mundo
Helenio foi o maior treinador argentino da história

Helenio Herrera é o maior técnico argentino de todos os tempos. Durante os anos 50 e 60, empilhou títulos por quatro dos maiores clubes europeus do planeta: Atlético de Madrid, Barcelona, Inter de Milão e Roma.

Na Espanha, Herrera colecionou quatro La Ligas, duas Copas do Rei e duas Copas das Feiras. Já na Itália, foi responsável por treinar a famosa Grande Inter. Por lá, faturou três Series A, duas Champions Leagues seguidas e dois Mundiais de Clubes.

Matt Busby

Matt Busby
Busby reconstruiu o Manchester United após o Desastre de Munique

Matt Busby conduziu o Manchester United à primeira dinastia da história do clube. O técnico escocês reconstruiu o clube após o Desastre de Munique, ficou 25 anos na agremiação e faturou 13 títulos no total.

Os “Busby Babes”, como ficaram conhecidos os jogadores do treinador, conquistaram cinco títulos do Campeonato Inglês, duas Copas da Inglaterra, cinco Supercopas da Inglaterra e a primeira Champions League de um time inglês no futebol.

Pep Guardiola

pep guardiola tecnico
Guardiola já está entre os melhores da história

Sim. Pep Guardiola já pode ser considerado um dos melhores treinadores de todos os tempos. Já falamos do comandante espanhol por aqui e como ele revolucionou o mundo do futebol. Então, não vamos perder tempo e pular para o próximo da lista.

Rinus Michels

Rinus Michels melhor tecnico do mundo
Michels foi eleito o melhor técnico da história pela France Football

Rinus Michels é outro nome comumente associado à figura de melhor técnico do mundo. Não à toa, foi eleito pela revista France Football o maior comandante da história do esporte. Ele foi o criador da filosofia “Futebol Total”, também conhecida como “Carrossel Holandês”. Em outras palavras: revolucionou o jogo.

Além da Euro de 1988 e do vice da Copa do Mundo de 1974, Michels faturou troféus por Ajax, Barcelona e Colônia. Estão em seu currículo quatro Eredivisies, três Copas da Holanda, uma Champions League, uma La Liga, uma Copa do Rei e por aí vai.

Valeriy Lobanovskyi

Valeriy Lobanovskyi
Lobanovskyi era conhecido como Cientista do Futebol

Valeriy Lobanovskyi é outro grande treinador da história do futebol. E outro técnico que executou a doutrina do Futebol Total – assim como o holandês Rinus Michels – nos anos 70. O ucraniano fez sucesso com o Dynamo de Kiev e a União Soviética.

Conhecido como “Cientista do Futebol”, Lobanovskyi se importava com as questões fisiológicas que envolviam o futebol e não apenas os fundamentos do esporte em si. Ele dava ênfase à alimentação dos atletas, promovia análises de desempenho e extraía o máximo possível do plantel.

Lobanovskyi foi octacampeão do Campeonato Soviético, hexacampeão da Copa Soviética, pentacampeão do Campeonato Ucraniano, tricampeão da Copa da Ucrânia e bicampeão da Recopa Europeia. Com a URSS, conquistou o vice da Euro de 1988.

Leia também: