Pep Guardiola, Alex Ferguson e mais: confira nosso ranking e descubra qual é o melhor técnico da atualidade e de todos os tempos!

Qual é o melhor técnico do mundo? Você certamente já se deparou com esse dilema e ficou sem resposta. Não vamos julgar, afinal, é uma tarefa extremamente difícil elencar os principais comandantes do futebol sem deixar alguém importante de fora.

Mas nós assumimos essa bronca! Produzimos duas listas: os dez melhores treinadores da atualidade e os dez melhores treinadores da história. Sim! Passado e presente.

Vale lembrar que não selecionamos os técnicos em formato de ranking. Os escolhidos estão em ordem alfabética! Justamente para você participar e escolher seu top perfeito!

Lista dos melhores técnicos do mundo na atualidade

  • Didier Deschamps
  • Diego Simeone
  • Julian Nagelsmann
  • Jorge Jesus
  • Jürgen Klopp
  • Mauricio Pochettino
  • Massimiliano Allegri
  • Pep Guardiola
  • Thomas Tuchel
  • Zidane

Didier Deschamps

Didier Deschamps France
Deschamps é o atual treinador da França

Após capitanear a França nos títulos da Copa de 1988 e na Euro de 2000 como jogador, Didier Deschamps resolveu entrar ainda mais para a história do futebol como treinador. Sob o comando da seleção, venceu o Mundial de 2018, na Rússia.

Deschamps está na França desde 2012 e já podemos dizer que ele construiu um legado importante para o país. Dando liga ao recheado elenco de estrelas como Paul Pogba, Kylian Mbappé e N’Golo Kanté, o comandante colocou os Les Bleus em outro patamar.

camisas de futebol

Diego Simeone

diego simeone atletico madrid
Simeone tornou o Atlético uma das equipes mais temidas da Europa

Diego Simeone é certamente um dos melhores técnicos do mundo em atividade. O comandante do Atlético de Madrid chegou ao clube em 2011 e transformou a agremiação espanhola em uma das equipes mais temidas em solo nacional e também na Europa.

O argentino conseguiu bater de frente com Real Madrid e Barcelona. Ele conquistou a La Liga em 2013/14, a Copa do Rei em 2012/13, duas Europa Leagues em 2011/12 e 2017/18 e dois vices da Champions em 2013/14 e 2015/16.

Julian Nagelsmann

Julian Nagelsmann
Nagelsmann é um dos técnicos mais promissores da atualidade

Julian Nagelsmann é considerado um dos treinadores mais promissores da nova geração. Atualmente no RB Leipzig, conseguiu emplacar a sua filosofia de jogo e fez com que o clube alemão brigasse pelas posições mais altas da tabela na Bundesliga.

Na atual temporada, Nagelsmann já mostrou serviço na Champions League. Passou da fase de grupos em primeiro lugar, eliminou o vice-campeão Tottenham nas oitavas de final e tem tudo para estourar nos próximos anos.

Jorge Jesus

melhor tecnico do mundo jorge jesus
Jorge Jesus é o melhor treinador do continente americano

Jorge Jesus é o melhor técnico das Américas em atividade. Portanto, nada mais justo estar aqui para representar o continente na lista de melhores técnicos na atualidade. O português revolucionou o Flamengo de uma forma jamais antes vista.

Após passagens por Sporting e Al-Hilal, Jesus topou dirigir o Rubro-Negro em 2019. E em tão pouco tempo de trabalho, já conduziu o elenco carioca ao título do Brasileirão e da Libertadores. O time realmente está em outro patamar!

Jürgen Klopp

jurgen klopp liverpool
Klopp foi eleito o melhor técnico de 2019

Eleito o melhor técnico do mundo em 2019, Jürgen Klopp é considerado atualmente o melhor treinador em atividade no planeta bola. O alemão foi um dos grandes responsáveis pela reconstrução do Liverpool que conhecemos hoje.

Klopp já havia realizado um belo trabalho no Borussia Dortmund, com direito à Bundesliga e vice da Champions. Agora, na Inglaterra, finalmente conseguiu faturar o troféu mais cobiçado do Velho Continente. E tem tudo para levar a Premier League também.

Mauricio Pochettino

melhor tecnico do mundo Mauricio Pochettino
Pochettino colocou o Tottenham no topo da Europa

É verdade que Mauricio Pochettino está em um período sabático sem nenhum time no momento, mas merece estar nessa lista pelo o que fez até agora na carreira.

O manager argentino tirou o Tottenham do anonimato e transformou os galos londrinos em uma das equipes mais competitivas da Europa. Não conquistou nenhum título durante sua passagem, mas a reformulação implantada na Inglaterra é digna de nota.

Massimiliano Allegri

Massimiliano Allegri juventus
Allegri é responsável pela atual dinastia da Juventus na Itália
Remessa Online

A atual dinastia da Juventus no futebol italiano tem um certo responsável: Massimiliano Allegri. O treinador assumiu a Vecchia Signora após vencer a Série A com o Milan em 2010/11 e reinou soberano na Península Itálica.

Foram simplesmente quatro dobradinhas domésticas entre 2015 e 2018, ou seja, títulos do Campeonato Italiano e da Copa da Itália. Só faltou mesmo a tão almejada Champions League. O treinador bateu na trave duas vezes em 2014/15 e 2016/17.

Pep Guardiola

pep guardiola melhor tecnico do mundo
Guardiola é o autor da filosofia “Tiki-Taka”

Criador da filosofia “Tiki-Taka”, Pep Guardiola encantou o mundo com seu estilo de jogo compacto, envolvente e apoiado. Tudo começou no Barcelona em 2008, quando transformou o clube catalão em uma verdadeira máquina.

Após vencer tudo na Espanha, foi à Alemanha treinar o Bayern de Munique. Atualmente se encontra no Manchester City, da Inglaterra. Por lá, conquistou Premier League, copas domésticas e bateu diversos recordes da liga.

Thomas Tuchel

Thomas Tuchel psg
Tuchel fez um bom começo de trabalho no PSG

Há quem não concorde com a menção de Thomas Tuchel na lista de melhores técnicos do mundo, mas decidimos colocá-lo assim mesmo. Atual treinador do PSG de Neymar, o alemão caminha a passos largos para faturar, finalmente, um troféu da Champions.

Isso porque na França o comandante já está fazendo a sua parte. Com o Paris Saint-Germain, venceu a Ligue 1 na temporada 2018/19. Com o andar da carruagem, é bem possível que Tuchel alce voos ainda maiores.

Zinedine Zidane

zidane tecnico
Zidane elevou o Real Madrid ao topo da Europa

Das últimas quatro Champions Leagues realizadas, três foram conquistas pelo Real Madrid de Zinedine Zidane. Isso já diz muita coisa, né? O lendário jogador francês foi um craque dentro dos gramados e ainda conseguiu realizar a façanha de ser imbatível como treinador.

Zidane chegou aos Merengues em 2016 após fazer um bom trabalho nas categorias de base do clube. No time principal, além dos troféus europeus, também faturou uma La Liga e dois Mundiais. Copeiro y peleador.

Amplie seu conhecimento sobre futebol:

Remessa Online

Lista dos melhores técnicos da história

  • Alex Ferguson
  • Arrigo Sacchi
  • Bill Shankly
  • Ernst Happel
  • Johan Cruyff
  • Helenio Herrera
  • Matt Busby
  • Pep Guardiola
  • Rinus Michels
  • Valeriy Lobanovskyi

Alex Ferguson

melhor tecnico do mundo alex ferguson
Ferguson é o maior técnico da história do Manchester United

Para muita gente, Sir Alex Ferguson é o melhor técnico do mundo de todos os tempos. Afinal, o comandante escocês assumiu o Manchester United em 1986 e deixou o clube em 2013 com todos os títulos que você imaginar.

Foram 13 Premier Leagues, cinco Copas da Inglaterra, quatro Copas da Liga, duas Champions Leagues e dois Mundiais de Clubes – fora prêmios de menor relevância. Com as taças alcançadas, os Red Devils se tornaram os maiores campeões da Inglaterra.

Arrigo Sacchi

Arrigo Sacchi
Arrigo Sacchi treinou o Milan e a Azzurra

“O futebol é a coisa mais importante dentre as coisas menos importantes das nossas vidas”. Você com certeza já ouviu essa frase, que é de autoria do técnico Arrigo Sacchi. O italiano comandou o Milan, a seleção nacional e se tornou um dos maiores nomes da história.

Sacchi venceu a Serie A em 1987/88 com o clube Rossonero e, de quebra, conduziu o esquadrão ao bicampeonato consecutivo da Champions League entre 1988/89 e 1989/90. Com a Azzurra, chegou até às finais da Copa do Mundo de 94.

Bill Shankly

Bill Shankly
Shankly é uma figura lendária em Liverpool

Bill Shankly foi o técnico mais importante da história do Liverpool, responsável por criar uma filosofia única dentro dos vestiários e conduzir o clube ao período mais vitorioso da sua história. Foi o mentor de Bob Paisley, outro grande treinador dos Reds.

Carismático e icônico, Shankly assumiu a equipe vermelha em 1959 na segunda divisão. Os anos se passaram e o escocês reconstruiu todas as estruturas do time, tornando o Liverpool imbatível. Foi campeão do Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra e Copa da UEFA.

Ernst Happel

Ernst Happel
Happel foi um papa-título entre os anos 70 e 80

No debate de melhor técnico do mundo, Ernst Happel é um grande candidato. O treinador austríaco esteve em ativa entre 1962 e 1992 e dirigiu grandes clubes da Europa.

Happel foi campeão da primeira divisão e da copa doméstica em quatro ligas que participou: Holanda (Feyenoord), Bélgica (Brugge), Alemanha (Hamburgo) e Áustria (Swarovski Tirol). Também sagrou-se campeão da Champions duas vezes.

Remessa Online

Johan Cruyff

Johan Cruyff
Cruyff mandou bem tanto como jogador quanto treinador

Como se não bastasse ter sido um baita jogador de futebol, Johan Cruyff também foi um grande treinador – sobretudo no Barcelona. O cérebro do Carrossel Holandês criou uma dinastia na cidade catalã e certamente será lembrado entre os melhores.

Cruyff assumiu o Barça em 1988 e ficou até 1996. Venceu La Liga, Copa do Rei, Supercopa da Espanha, Champions League, Recopa Europeia e Supercopa Europeia. Também treinou o Ajax e a seleção da Catalunha, mas sem o mesmo sucesso.

Helenio Herrera

Helenio Herrera melhor tecnico do mundo
Helenio foi o maior treinador argentino da história

Helenio Herrera é o maior técnico argentino de todos os tempos. Durante os anos 50 e 60, empilhou títulos por quatro dos maiores clubes europeus do planeta: Atlético de Madrid, Barcelona, Inter de Milão e Roma.

Na Espanha, Herrera colecionou quatro La Ligas, duas Copas do Rei e duas Copas das Feiras. Já na Itália, foi responsável por treinar a famosa Grande Inter. Por lá, faturou três Series A, duas Champions Leagues seguidas e dois Mundiais de Clubes.

Matt Busby

Matt Busby
Busby reconstruiu o Manchester United após o Desastre de Munique

Matt Busby conduziu o Manchester United à primeira dinastia da história do clube. O técnico escocês reconstruiu o clube após o Desastre de Munique, ficou 25 anos na agremiação e faturou 13 títulos no total.

Os “Busby Babes”, como ficaram conhecidos os jogadores do treinador, conquistaram cinco títulos do Campeonato Inglês, duas Copas da Inglaterra, cinco Supercopas da Inglaterra e a primeira Champions League de uma equipe britânica no futebol.

Pep Guardiola

pep guardiola tecnico
Guardiola já está entre os melhores da história

Sim. Pep Guardiola já pode ser considerado um dos melhores treinadores de todos os tempos. Já falamos do comandante espanhol por aqui e como ele revolucionou o mundo do futebol. Então, não vamos perder tempo e pular para o próximo da lista.

Rinus Michels

Rinus Michels melhor tecnico do mundo
Michels foi eleito o melhor técnico da história pela France Football

Rinus Michels é outro nome comumente associado à figura de melhor técnico do mundo. Não à toa, foi eleito pela revista France Football o maior comandante da história do esporte. Ele foi o criador da filosofia “Futebol Total”, também conhecida como “Carrossel Holandês”. Em outras palavras: revolucionou o jogo.

Além da Euro de 1988 e do vice da Copa do Mundo de 1974, Michels faturou troféus por Ajax, Barcelona e Colônia. Estão em seu currículo quatro Eredivisies, três Copas da Holanda, uma Champions League, uma La Liga, uma Copa do Rei e por aí vai.

Valeriy Lobanovskyi

Valeriy Lobanovskyi
Lobanovskyi era conhecido como Cientista do Futebol

Valeriy Lobanovskyi é outro grande treinador da história do futebol. E outro técnico que executou a doutrina do Futebol Total – assim como o holandês Rinus Michels – nos anos 70. O ucraniano fez sucesso com o Dynamo de Kiev e a União Soviética.

Conhecido como “Cientista do Futebol”, Lobanovskyi se importava com as questões fisiológicas que envolviam o futebol e não apenas os fundamentos do esporte em si. Ele dava ênfase à alimentação dos atletas, promovia análises de desempenho e extraía o máximo possível do plantel.

Lobanovskyi foi octacampeão do Campeonato Soviético, hexacampeão da Copa Soviética, pentacampeão do Campeonato Ucraniano, tricampeão da Copa da Ucrânia e bicampeão da Recopa Europeia. Com a URSS, conquistou o vice da Euro de 1988.

Leia também:

*Última atualização em 14 de março de 2020

Remessa Online

Comentários

Salvar