Se você está se perguntando quem é o melhor lateral-direito do mundo atualmente ou quem se destaca como o melhor de todos os tempos, não se preocupe.
Preparamos duas listas para ajudar a esclarecer essas dúvidas: uma com os craques do presente e outra com os destaques do passado.
É normal ter dúvidas sobre quais nomes estão se destacando nas últimas temporadas, além dos defensores que já construíram um legado dentro de campo. Vamos explorar essas listas, conferindo quem são os laterais-direitos que estão em alta.
Melhores laterais-direitos do mundo
- João Cancelo (Al-Hilal)
- Nahuel Molina (Atlético de Madrid)
- Jeremie Frimpong (Bayer Leverkusen)
- Kieran Trippier (Newcastle)
- Achraf Hakimi (Paris Saint-Germain)
- Reece James (Chelsea)
- Dani Carvajal (Real Madrid)
- Joshua Kimmich (Bayern de Munique)
- Kyle Walker (Manchester City)
- Trent Alexander-Arnold (Liverpool)
João Cancelo
Dando o ponta pé inicial na lista dos melhores laterais da atualidade com João Cancelo, conhecido pela versatilidade dentro de campo. Podendo ajudar tanto pelo lado direito quanto pelo esquerdo, o português é um dos defensores mais completos do futebol mundial.
Contratado pelo Al-Hilal em agosto de 2024, Cancelo assinou por três temporadas. Gastando aproximadamente 25 milhões de euros (R$ 154 milhões), a equipe saudita viu com bons olhos a chegada do lateral-direito.
Nahuel Molina
Defendendo as cores do Atlético de Madrid desde julho de 2022, Nahuel Molina chamou a atenção de Diego Simeone. Atuando também como ala, o defensor argentino pode atuar pelos dois lados do campo, ajudando o treinador ao longo das últimas temporadas.
Ajudando a Seleção Argentina a conquistar a Copa do Mundo 2022, Molina ganhou destaque após desempenhar um bom futebol durante a competição. Com direito a gol e assistência no Mundial do Catar, o lateral-direito também merece destaque na lista.
Jeremie Frimpong
Revelado nas categorias de base do Manchester City, Jeremie Frimpong é visto como uma das maiores promessas da posição na atualidade.
Conhecido pela agilidade em passes curtos e velocidade, Frimpong se destaca por avançar frequentemente ao ataque, gerando tanto gols quanto assistências. Na temporada 23/24, o lateral-direito acumulou dois dígitos em ambos os aspectos, evidenciando sua contribuição ofensiva pelo Bayer Leverkusen.
Kieran Trippier
Kieran Trippier se consolidou como um dos principais laterais do futebol inglês nos últimos anos. Aos 33 anos, o experiente defensor se destaca pelo excelente posicionamento em campo, contribuindo tanto na defesa quanto no ataque.
Vestindo a camisa do Newcastle desde 2021/22, Trippier é um dos principais responsáveis pela bola parada. Na temporada 2023/24, o lateral-direito distribuiu 10 assistências, além de balançar a rede uma vez.
Achraf Hakimi
Nas últimas temporadas, Hakimi tem sido uma peça-chave na defesa do PSG, mantendo sua posição como titular incontestável. Antes de defender a equipe parisiense, o lateral-direito vestiu a camisa de outros gigantes do futebol, como Borussia Dortmund, Real Madrid e Inter de Milão.
A transferência de Hakimi para o Paris Saint Germain foi marcada por uma negociação impressionante, com valores altíssimos. Ao todo, o PSG gastou 70 milhões de euros (R$ 415 milhões na cotação da época), uma das transações mais caras da história do futebol francês.
Reece James
Uma das principais revelações do Chelsea dos últimos anos, Reece James já desponta como um dos principais defensores do futebol inglês. Tendo como principal característica a força física, o lateral-direito chama a atenção pela versatilidade em campo, podendo atuar como volante.
Dani Carvajal
Dani Carvajal se mantém firme como titular do Real Madrid, merecendo estar nessa lista de melhores da temporada 2024/25. Se notabilizando como um dos maiores ídolos da história do clube merengue, o astro espanhol segue enfileirando títulos de expressão.
Carvajal é um jogador inteligente que participa da construção de jogadas e não deixa a desejar no setor defensivo. Mesmo aos 32 anos de idade, o experiente defensor se destaca pela excelente forma física.
Joshua Kimmich
Joshua Kimmich é um dos defensores mais consistentes do futebol europeu. Polivalente, o lateral-direito já foi deslocado para atuar no meio-campo, ajudando na marcação, sua principal característica. Portanto, nada mais justo que estar presente nessa relação. Certo?
Kimmich chegou aos Bayern de Munique em 2015 e rapidamente supriu a lacuna deixada por Philipp Lahm (que atuava em ambos os lados do campo). Até o momento, o lateral-direito já conquistou 21 títulos pelo clube alemão, incluindo a UEFA Champions League 2019/20.
Kyle Walker
Kyle Walker é um dos laterais-direitos mais consistentes da Premier League na última década. Ganhou destaque no Tottenham, se transferiu para o Manchester City e continua acumulando boas performances tanto no futebol inglês quanto na seleção.
O defensor sempre teve como principal característica o poderio ofensivo. Após ser escalado como zagueiro por Gareth Southgate no English Team, conseguiu aprimorar o seu lado defensivo para não passar vergonha lá atrás.
Trent Alexander-Arnold
Fechamos a lista dos jogadores atuais com Trent Alexander-Arnold, considerado por muitos o melhor lateral-direito do mundo em atividade. Ganhando cada vez mais destaque em campo, o astro inglês segue trilhando uma linda história no Liverpool.
Atuando também como ala, Alexander-Arnold chama a atenção pela velocidade, apoiando com perigo pelo lado direito. Dono de um cruzamento impecável, o defensor é um dos melhores assistentes do Liverpool na atualidade.
Ver essa foto no Instagram
Melhores laterais-direitos da história
- Berti Vogts
- Cafu
- Carlos Alberto Torres
- Djalma Santos
- Giuseppe Bergomi
- Javier Zanetti
- José Nasazzi
- Lilian Thuram
- Phil Neal
- Wim Suurbier
Berti Vogts
Abrimos a lista de melhores laterais-direitos da história com Berti Vogts. O alemão trilhou sua carreira inteira no Borussia Mönchengladbach durante a era de ouro do clube. Ele atuou ao lado de feras como Rainer Bonhof, Uli Stielike, Allan Simonsen e Jupp Heynckes.
Juntos, os atletas conquistaram cinco Bundesligas, uma Copa da Alemanha e duas Copas UEFA. Vogts também fez sucesso na seleção, faturando a Euro de 72 e a Copa do Mundo de 74. Era versátil, tenaz e muito equilibrado dentro dos gramados.
Cafu
Há quem diga que Cafu foi o melhor lateral-direito de todos os tempos. E não é nenhum absurdo pensar isso. O brasileiro ficou conhecido pela técnica apurada, cruzamentos sempre precisos e liderança em campo. Inspirava qualquer um que jogasse junto.
Cafu se destacou por São Paulo, Roma, Milan e seleção. Venceu Brasileirão, Libertadores, Campeonato Italiano, Champions League, Mundial e vários outros títulos. Também teve a honra de levantar o tão cobiçado troféu da Copa do Mundo em 2002 como capitão do time.
Carlos Alberto Torres
Carlos Alberto Torres, o famoso “Capita”, é certamente um dos melhores laterais-direitos de todos os tempos! O defensor ficou conhecido pela histórica performance no título da Copa do Mundo de 1970 e por um dos gols mais bonitos da história do torneio.
Extremamente feroz na fase ofensiva, Torres sabia apoiar como ninguém. Era também um exímio cobrador de pênaltis. No Brasil, se destacou com a camisa do Santos, clube pelo qual disputou 445 jogos e marcou 40 gols.
Djalma Santos
Olha só que moral! Djalma Santos foi eleito o melhor lateral-direito de todos os tempos pela FIFA. O defensor brasileiro colocou o país nos holofotes mundiais ao se tornar um dos grandes nomes da seleção campeã em 1958 e 1962. Jogava o fino da bola!
Em território nacional, Djalma trilhou sua carreira no futebol paulista. Atuou entre 1948 e 1959 na Portuguesa e, posteriormente, entre 1959 e 1968 no Palmeiras. Jogou mais de 400 jogos por cada clube e encerrou a carreira profissional no Athlético Paranaense.
Giuseppe Bergomi
Giuseppe Bergomi, também conhecido como Lo Zio (“o tio”, em italiano), foi um dos maiores laterais-direitos que a Itália já viu. O defensor se destacou nas categorias de base da Internazionale, subiu para o elenco principal e de lá só saiu para aposentar.
O icônico bigodudo acumulou 519 partidas pela Nerazzurri entre 1979 e 1999. Levantou troféus importantes como Serie A (1x), Copa da Itália (1x) e Copa UEFA (3x). Já pela Azzurra, venceu a Copa do Mundo de 82. Bergomi dominava a arte do desarme!
Javier Zanetti
E por falar em Inter… quem ficou responsável por continuar brilhando na lateral direita da Nerazzurri após a saída de Giuseppe Bergomi foi Javier Zanetti. O defensor argentino se destacou no futebol sul-americano em meados dos anos 90 e logo foi recrutado.
Zanetti foi exemplo de lealdade, técnica e liderança. Foi capitão do clube italiano, completou 19 anos na equipe e nunca deixou de dar a vida pelo clube. Conquistou taças relevantes como Campeonato Italiano (5x), Copa da Itália (4x) e Champions (1x).
José Nasazzi
Você sabia? José Nasazzi foi o primeiro capitão a levantar uma taça de Copa do Mundo. O lateral-direito realizou o feito no mundial de 1930 pela seleção uruguaia. Como se não bastasse, ainda foi eleito o melhor jogador da competição.
El Gran Mariscal também faturou dois ouros olímpicos com a camisa do Uruguai (1924 e 1928). Defendeu as cores de três times: Lito, Bella Vista e Nacional. Por clubes, foram 456 partidas disputadas no total e 74 gols anotados. Um leão dentro de campo!
Lilian Thuram
Liliam Thuram foi o melhor lateral-direito da França na história. E não é da boca pra fora! Para começar, ele foi o jogador que mais atuou pela seleção (142 jogos). Além disso, venceu a Copa do Mundo de 1998, a Euro de 2000 e a Copa das Confederações de 2003.
As conquistas também foram expressivas no Mônaco, no Parma e na Juventus, equipes pelas quais mais se destacou na carreira. Thuram orgulha-se de ter sido campeão da Serie A, da Copa da Itália, da Copa da França e da Copa UEFA.
Phil Neal
Phil Neal tem simplesmente quatro títulos de Champions League no currículo! Dá pra acreditar? O lateral-direito foi o titular da posição quando, entre os anos 70 e 80, o Liverpool trilhou o seu período mais vitorioso da história.
Conhecido por marcar gols importantes e ser decisivo em jogos grandes, Neal se transformou em um dos jogadores ingleses mais vitoriosos de todos os tempos. Ele também venceu oito títulos do Campeonato Inglês, cinco copas domésticas e uma Copa UEFA.
Wim Suurbier
Finalizamos nosso texto de melhor lateral-direito do mundo com Wim Suurbier, uma das cabeças pensantes do famoso Carrossel Holandês. Junto com Johan Cruyff, Ruud Krol e outros craques, o defensor foi vice-campeão da Copa do Mundo em 74 e 78.
Pelo Ajax, Suurbier faturou sete Eredivisies, quatro Copas da Holanda, um Mundial e o famoso tricampeonato europeu entre 71 e 73. O lateral era extremamente técnico, equilibrado e lúcido nas jogadas ofensivas.
Agora que você já sabe quem é o melhor lateral-direito do mundo na atualidade, veja alguns conteúdos conteúdos sobre esportes olímpicos
- Robert Scheidt: biografia e medalhas do velejador brasileiro
- Maiores salários da NBA: veja os 20 jogadores mais bem pagos
- Surfistas brasileiros: conheça os maiores nomes em atividade
- Arthur Nory: biografia e medalhas do ginasta brasileiro
- Simone Biles: biografia, títulos e recordes na ginástica
Sou formado em jornalismo e escolhi fazer da minha paixão pelo esporte a minha profissão. Somo experiências em portais como PL Brasil, Minha Torcida, Futebol na Veia, entre outros.