Já parou para pensar quem é o melhor lateral-direito do mundo na atualidade?
E o melhor lateral-direito de todos os tempos? Também já se fez essa pergunta?
Caso esteja com dificuldade para pensar em nomes que estão arrasando na temporada ou que construíram um legado na história do futebol, não se preocupe. Estamos aqui para ajudar!
Montamos duas listas com craques do passado e do presente. São dez jogadores em cada relação. Ah! Vale lembrar que não colocamos do melhor para o pior. E sim em ordem alfabética. Justamente para você escolher o seu ranking perfeito. Bora lá?
Melhores laterais-direitos do mundo
- Aaron Wan-Bissaka
- Achraf Hakimi
- Benjamin Pavard
- César Azpilicueta
- Dani Carvajal
- Joshua Kimmich
- Kyle Walker
- Ricardo Pereira
- Thomas Meunier
- Trent Alexander-Arnold
Aaron Wan-Bissaka
Aaron Wan-Bissaka chegou para corrigir a lateral direita do Manchester United. Contratado junto ao Crystal Palace em 2019, a jovem promessa inglesa certamente merece abrir a lista de melhores da posição em atividade.
Bissaka é um defensor extremamente sólido na marcação. Tem explosão, agilidade e condicionamento físico para jogar intensamente a maior parte do jogo. Ainda falta aprimorar um pouquinho mais a presença no setor ofensivo.
Achraf Hakimi
Achraf Hakimi saiu do Real Madrid e se transferiu para o Borussia Dortmund em um empréstimo de duas temporadas. Pode ter certeza que os torcedores do Aurinegro ficarão desesperados caso o lateral-direito não fique em definitivo!
Isso porque o jovem marroquino caiu como uma luva no esquema armado por Lucien Favre. Hakimi tem atuado como ala pela direita e com total liberdade para se movimentar, atacar a linha adversária e criar jogadas. O garoto tem habilidade pura nos pés!
Benjamin Pavard
Com a ida de Joshua Kimmich para o meio-campo, Benjamin Pavard se tornou o lateral-direito titular do Bayern de Munique. O defensor francês é um dos bons nomes da equipe que foi restruturada por Hans-Dieter Flick na atual temporada.
O jogador é regular, sólido e dono de um bom chute de média distância. Quem não se lembra do golaço contra a Argentina na Copa de 2018, né?
César Azpilicueta
O Chelsea pode estar passando por turbulências sob o comando técnico do novato Frank Lampard, mas uma coisa é certa: César Azpilicueta é uma das poucas unanimidades dos azuis londrinos. Consistência é o seu melhor adjetivo!
Com a saída de Antonio Conte e seu famoso esquema de três defensores, Azpilicueta abandonou a posição de zagueiro e retornou às suas origens. É intenso, bom marcador e a grande referência de liderança dos Blues na atualidade.
Dani Carvajal
Dani Carvajal se mantém firme como lateral-direito titular do Real Madrid e merece estar nessa lista de melhores da atual temporada. O atleta espanhol chegou ao clube em 2013 e foi importantíssimo para o tetracampeonato europeu dos Merengues.
Carvajal é um jogador inteligente que participa da construção de jogadas e não deixa a desejar no setor defensivo. Junto com Sergio Ramos, Raphaël Varane e Marcelo, constituiu uma das zagas mais interessantes dos últimos anos.
Joshua Kimmich
É verdade que Joshua Kimmich está jogando atualmente como meio-campista, mas foi na lateral direita que o atleta se tornou um dos jogadores mais consistentes do futebol europeu. Portanto, nada mais justo que estar presente nessa relação. Certo?
O defensor alemão chegou aos Bayern de Munique em 2015 e rapidamente supriu a lacuna deixada por Philipp Lahm (que atuava em ambos os lados do campo). Até o momento, Kimmich já conquistou quatro Bundesligas e duas Copas da Alemanha.
Kyle Walker
Kyle Walker é um dos laterais-direitos mais consistentes da Premier League na última década. Ganhou destaque no Tottenham, se transferiu para o Manchester City e continua acumulando boas performances tanto no futebol inglês quanto na seleção.
O defensor sempre teve como principal característica o poderio ofensivo. Após ser escalado como zagueiro por Gareth Southgate no English Team, conseguiu aprimorar o seu lado defensivo para não passar vergonha lá atrás. Certamente um dos melhores da posição.
Ricardo Pereira
Ricardo Pereira se tornou uma grata surpresa para o Leicester City na temporada 2019/20. O lateral-direito português é um dos principais pilares da ótima equipe treinada por Brendan Rodgers – séria candidata a uma vaga para a próxima Champions League.
O atleta dos Foxes é extremamente equilibrado. Sabe marcar, se posicionar e recompor a defesa. Ao mesmo tempo, é um dos principais responsáveis por criar jogadas na fase ofensiva. Distribui passes, ataca a linha adversária e infiltra com facilidade.
Thomas Meunier
Thomas Meunier é o dono da lateral direita do Paris Saint-Germain. Com a crescente do time comandado por Thomas Tuchel, incrementou ainda mais a suas performances em solo francês. O defensor belga já acumula 27 jogos, um gol e duas assistências na temporada 2019/20.
Trent Alexander-Arnold
Fechamos a lista dos jogadores atuais com Trent Alexander-Arnold, considerado por muitos o melhor lateral-direito do mundo em atividade. Mesmo tão jovem, o atleta inglês assumiu a titularidade do Liverpool e tem emplacado grandes partidas nos Reds.
Arnold cruza como ninguém. Não à toa, é o jogador da equipe vermelha que mais distribuiu assistências nas últimas duas temporadas. O defensor foi lapidado por Jürgen Klopp e fatalmente herdará a braçadeira de capitão em um futuro não muito distante.
Melhores laterais-direitos da história
- Berti Vogts
- Cafu
- Carlos Alberto Torres
- Djalma Santos
- Giuseppe Bergomi
- Javier Zanetti
- José Nasazzi
- Lilian Thuram
- Phil Neal
- Wim Suurbier
Amplie o seu conhecimento sobre futebol:
- Posições do futebol: as funções de cada jogador em campo
- Melhor técnico do mundo: Top 10 da história e da atualidade
- Melhor zagueiro do mundo: Top 10 da história e da atualidade
- Melhor lateral-esquerdo do mundo: Top 10 da história e atual
- Veja as 16 camisas de times europeus mais bonitas da Adidas
Berti Vogts
Abrimos a lista de melhores laterais-direitos da história com Berti Vogts. O alemão trilhou sua carreira inteira no Borussia Mönchengladbach durante a era de ouro do clube. Ele atuou ao lado de feras como Rainer Bonhof, Uli Stielike, Allan Simonsen e Jupp Heynckes.
Juntos, os atletas conquistaram cinco Bundesligas, uma Copa da Alemanha e duas Copas UEFA. Vogts também fez sucesso na seleção, faturando a Euro de 72 e a Copa do Mundo de 74. Era versátil, tenaz e muito equilibrado dentro dos gramados.
Cafu
Há quem diga que Cafu foi o melhor lateral-direito de todos os tempos. E não é nenhum absurdo pensar isso. O brasileiro ficou conhecido pela técnica apurada, cruzamentos sempre precisos e liderança em campo. Inspirava qualquer um que jogasse junto.
Cafu se destacou por São Paulo, Roma, Milan e seleção. Venceu Brasileirão, Libertadores, Campeonato Italiano, Champions League, Mundial e vários outros títulos. Também teve a honra de levantar o tão cobiçado troféu da Copa do Mundo em 2002 como capitão do time.
Carlos Alberto Torres
Carlos Alberto Torres, o famoso “Capita”, é certamente um dos melhores laterais-direitos de todos os tempos! O defensor ficou conhecido pela histórica performance no título da Copa do Mundo de 1970 e por um dos gols mais bonitos da história do torneio.
Extremamente feroz na fase ofensiva, Torres sabia apoiar como ninguém. Era também um exímio cobrador de pênaltis. No Brasil, se destacou com a camisa do Santos, clube pelo qual disputou 445 jogos e marcou 40 gols.
Djalma Santos
Olha só que moral! Djalma Santos foi eleito o melhor lateral-direito de todos os tempos pela FIFA. O defensor brasileiro colocou o país nos holofotes mundiais ao se tornar um dos grandes nomes da seleção campeã em 1958 e 1962. Jogava o fino da bola!
Em território nacional, Djalma trilhou sua carreira no futebol paulista. Atuou entre 1948 e 1959 na Portuguesa e, posteriormente, entre 1959 e 1968 no Palmeiras. Jogou mais de 400 jogos por cada clube e encerrou a carreira profissional no Athlético Paranaense.
Giuseppe Bergomi
Giuseppe Bergomi, também conhecido como Lo Zio (“o tio”, em italiano), foi um dos maiores laterais-direitos que a Itália já viu. O defensor se destacou nas categorias de base da Internazionale, subiu para o elenco principal e de lá só saiu para aposentar.
O icônico bigodudo acumulou 519 partidas pela Nerazzurri entre 1979 e 1999. Levantou troféus importantes como Serie A (1x), Copa da Itália (1x) e Copa UEFA (3x). Já pela Azzurra, venceu a Copa do Mundo de 82. Bergomi dominava a arte do desarme!
Javier Zanetti
E por falar em Inter… quem ficou responsável por continuar brilhando na lateral direita da Nerazzurri após a saída de Giuseppe Bergomi foi Javier Zanetti. O defensor argentino se destacou no futebol sul-americano em meados dos anos 90 e logo foi recrutado.
Zanetti foi exemplo de lealdade, técnica e liderança. Foi capitão do clube italiano, completou 19 anos na equipe e nunca deixou de dar a vida pelo clube. Conquistou taças relevantes como Campeonato Italiano (5x), Copa da Itália (4x) e Champions (1x).
José Nasazzi
Você sabia? José Nasazzi foi o primeiro capitão a levantar uma taça de Copa do Mundo. O lateral-direito realizou o feito no mundial de 1930 pela seleção uruguaia. Como se não bastasse, ainda foi eleito o melhor jogador da competição.
El Gran Mariscal também faturou dois ouros olímpicos com a camisa do Uruguai (1924 e 1928). Defendeu as cores de três times: Lito, Bella Vista e Nacional. Por clubes, foram 456 partidas disputadas no total e 74 gols anotados. Um leão dentro de campo!
Lilian Thuram
Liliam Thuram foi o melhor lateral-direito da França na história. E não é da boca pra fora! Para começar, ele foi o jogador que mais atuou pela seleção (142 jogos). Além disso, venceu a Copa do Mundo de 1998, a Euro de 2000 e a Copa das Confederações de 2003.
As conquistas também foram expressivas no Mônaco, no Parma e na Juventus, equipes pelas quais mais se destacou na carreira. Thuram orgulha-se de ter sido campeão da Serie A, da Copa da Itália, da Copa da França e da Copa UEFA.
Phil Neal
Phil Neal tem simplesmente quatro títulos de Champions League no currículo! Dá pra acreditar? O lateral-direito foi o titular da posição quando, entre os anos 70 e 80, o Liverpool trilhou o seu período mais vitorioso da história.
Conhecido por marcar gols importantes e ser decisivo em jogos grandes, Neal se transformou em um dos jogadores ingleses mais vitoriosos de todos os tempos. Ele também venceu oito títulos do Campeonato Inglês, cinco copas domésticas e uma Copa UEFA.
Wim Suurbier
Finalizamos nosso texto de melhor lateral-direito do mundo com Wim Suurbier, uma das cabeças pensantes do famoso Carrossel Holandês. Junto com Johan Cruyff, Ruud Krol e outros craques, o defensor foi vice-campeão da Copa do Mundo em 74 e 78.
Pelo Ajax, Suurbier faturou sete Eredivisies, quatro Copas da Holanda, um Mundial e o famoso tricampeonato europeu entre 71 e 73. O lateral era extremamente técnico, equilibrado e lúcido nas jogadas ofensivas.
E aí? O que achou das duas listas? Faltou algum nome? Deixe o feedback nos comentários! E não se esqueça de registrar o seu ranking perfeito também, tá? Queremos te ouvir.
Leia mais:
- Robert Scheidt: biografia e medalhas do velejador brasileiro
- Maiores salários da NBA: veja os 20 jogadores mais bem pagos
- Surfistas brasileiros: conheça os maiores nomes em atividade
- Arthur Nory: biografia e medalhas do ginasta brasileiro
- Simone Biles: biografia, títulos e recordes na ginástica
*Última atualização em 16 de março de 2020
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!