Com apenas quatro meses restantes para o término da temporada nacional, preparamos uma lista especial destacando os melhores laterais-direitos do Brasil na atualidade.
Além disso, revisitamos o passado para recordar alguns dos grandes defensores que marcaram época pelo lado direito do gramado na história do futebol brasileiro.
Melhores laterais-direitos do Brasil na atualidade
- William (Cruzeiro)
- Samuel Xavier (Fluminense)
- João Pedro (Grêmio)
- Mayke (Palmeiras)
- Rafinha (São Paulo)
William
Destaque do Cruzeiro no Brasileirão Série A, William é considerado um dos melhores laterais-direitos do Brasil em 2024.
Vivendo um bom momento na carreira, o defensor voltou a atuar em alto nível técnico, participando ativamente das jogadas ofensivas pelo lado do campo.
Revelado pelo Internacional, William teve uma passagem interessante pelo futebol alemão, voltando para o futebol brasileiro em 2023. Agora, tomando conta da lateral-direita do Cruzeiro, o jogador tem contrato com a Raposa até dezembro de 2026.
Samuel Xavier
Titular do Fluminense, Samuel Xavier tem sido importante nome do Fluminense nos últimos anos. Ajudando o Tricolor das Laranjeiras na conquista de alguns títulos importantes, o lateral-direito foi protagonista na trajetória marcante da Copa Libertadores 2023.
João Pedro
Revelado pelo Palmeiras em 2014, João Pedro possui uma carreira consolidada, passando inclusive pelo Porto. Antes de chegar ao Grêmio, o lateral-direito passou alguns clubes no futebol brasileiro: Chapecoense, Bahia e Corinthians.
Contratado pelo Grêmio em 2023, o defensor foi ganhando espaço aos poucos, se tornando atualmente uma das peças fundamentais do sistema defensivo do Tricolor Gaúcho. Evoluindo fisicamente, o jogador merece destaque entre os melhores laterais-direitos do Brasil.
Mayke
Jogando pelo Palmeiras desde 2019, Mayke é um dos jogadores de confiança de Abel Ferreira. Nos últimos anos com o português, também já chegou a ser usado como ponta.
No entanto, é na lateral onde costuma ter um melhor desempenho. É considerado por muitos como um dos melhores do país, principalmente por se manter com uma grande estabilidade na posição.
Rafinha
Rafinha é um dos melhores laterais-direitos do Brasil na atualidade. Respeitado na Europa, devido a passagem marcante pelo Bayern de Munique, o defensor também conta com uma trajetória importante no futebol brasileiro.
Inteligente taticamente, veloz, habilidoso e experiente, Rafinha ajudou o Rubro-Negro a conquistar o Brasileirão e a Libertadores e também o São Paulo a vencer sua primeira Copa do Brasil.
Melhores laterais-direitos do Brasil na história
- Cafu
- Carlos Alberto Torres
- Djalma Santos
- Jorginho
- Leandro
Cafu
Iniciamos a lista de melhores laterais-direitos do Brasil na história com Cafu, o capitão do penta! Conhecido pelos cruzamentos sempre precisos e senso de liderança, o jogador ergueu a Copa do Mundo de 2002 e trilhou carreira brilhante no futebol.
No Brasil, se destacou no São Paulo, por onde faturou o Campeonato Brasileiro de 91 e duas Libertadores seguidas. Já no exterior, tornou-se ídolo do Milan, ajudando o clube italiano a empilhar um scudetto e a Champions League de 2006-07.
Ver essa foto no Instagram
Carlos Alberto Torres
Muitos consideram Carlos Alberto Torres o melhor lateral-direito brasileiro de todos os tempos. O capitão do tri foi um dos grandes destaques da conquista de 1970, marcando, inclusive, o quarto gol na final contra a Itália.
No Brasil, o carioca jogou, sobretudo, no Santos de Pelé, Coutinho e Zito. Realizou mais de 400 partidas e ganhou dois títulos do Campeonato Brasileiro. Se aposentou em 1982 após acumular passagens por Fluminense, Flamengo e clubes dos Estados Unidos.
Djalma Santos
Djalma Santos é outro concorrente, segundo especialistas, ao título honorário de melhor lateral-direito brasileiro da história. O atleta disputou quatro Copas do Mundo pela seleção brasileira e venceu duas edições: 1958 e 1962.
Em solo nacional, cravou o seu nome na história do Palmeiras. Por lá, conquistou três temporadas do Brasileirão e três Paulistões – a maioria na década de 60. Morreu em 2013 após ser homenageado com várias premiações da FIFA.
Jorginho
Jorge de Amorim Campos, o Jorginho, também merece estar na lista de melhores laterais-direitos do Brasil na história. Com a amarelinha, foi titular na campanha da Copa do Mundo de 94 e disputou 68 compromissos, além de ter marcado 4 gols.
O atleta se destacou no Flamengo após Leandro, até então dono da posição, ser deslocado para a zaga. Depois, se transferiu para a Alemanha, país onde defendeu a camisa dos rivais Bayer Leverkusen e Bayern de Munique. Se aposentou em 2002 e virou técnico.
Leandro
Ídolo da torcida Rubro-Negra, Leandro é outro craque da posição. Jogador de um clube só, atuou apenas no Flamengo em toda a carreira, que durou entre 1979 e 1990. Foi um dos grandes pilares da equipe carioca comandada por Zico e Júnior.
Defensor de extrema capacidade técnica, Leandro sabia apoiar com maestria e defender com responsabilidade. Venceu três Campeonatos Brasileiros, uma Libertadores e um Mundial. Se aposentou precocemente após várias lesões recorrentes.
Agora você conhece os melhores laterais-direitos do Brasil na história e atualidade! Agora, que tal dar uma olhadinha em outras matérias? Veja algumas sugestões:
- Melhores goleiros do Brasil: top 10 da atualidade e história
- Melhores zagueiros do Brasil: top 10 do presente e passado
- Melhores meias do Brasil: top 10 do presente e do passado
- Melhores volantes do Brasil: top 10 do presente e passado
- Melhores laterais-esquerdos do Brasil: conheça o top 10
Sou formado em jornalismo e escolhi fazer da minha paixão pelo esporte a minha profissão. Somo experiências em portais como PL Brasil, Minha Torcida, Futebol na Veia, entre outros.