Com apenas quatro meses restantes para o término da temporada nacional, preparamos uma lista especial destacando os melhores laterais-direitos do Brasil na atualidade.

Além disso, revisitamos o passado para recordar alguns dos grandes defensores que marcaram época pelo lado direito do gramado na história do futebol brasileiro.

Melhores laterais-direitos do Brasil na atualidade

  • William (Cruzeiro)
  • Samuel Xavier (Fluminense)
  • João Pedro (Grêmio)
  • Mayke (Palmeiras)
  • Rafinha (São Paulo)
Apostar em futebol na Betano >

William

Os melhores laterais-direitos do Brasil [auto_last_update format=[Y]]
William tomou conta da lateral-direita do Cruzeiro em 2024 (Icon Sport)

Destaque do Cruzeiro no Brasileirão Série A, William é considerado um dos melhores laterais-direitos do Brasil em 2024.

Vivendo um bom momento na carreira, o defensor voltou a atuar em alto nível técnico, participando ativamente das jogadas ofensivas pelo lado do campo.

Revelado pelo Internacional, William teve uma passagem interessante pelo futebol alemão, voltando para o futebol brasileiro em 2023. Agora, tomando conta da lateral-direita do Cruzeiro, o jogador tem contrato com a Raposa até dezembro de 2026.

Samuel Xavier

Os melhores laterais-direitos do Brasil [auto_last_update format=[Y]]
Destaque do Fluminense, Samuel Xavier foi campeão da Copa Libertadores pelo Tricolor Carioca (Icon Sport)

Titular do Fluminense, Samuel Xavier tem sido importante nome do Fluminense nos últimos anos. Ajudando o Tricolor das Laranjeiras na conquista de alguns títulos importantes, o lateral-direito foi protagonista na trajetória marcante da Copa Libertadores 2023.

João Pedro

Os melhores laterais-direitos do Brasil [auto_last_update format=[Y]]
João Pedro voltou a recuperar o bom futebol defendendo o Grêmio (Icon Sport)

Revelado pelo Palmeiras em 2014, João Pedro possui uma carreira consolidada, passando inclusive pelo Porto. Antes de chegar ao Grêmio, o lateral-direito passou alguns clubes no futebol brasileiro: Chapecoense, Bahia e Corinthians.

Contratado pelo Grêmio em 2023, o defensor foi ganhando espaço aos poucos, se tornando atualmente uma das peças fundamentais do sistema defensivo do Tricolor Gaúcho. Evoluindo fisicamente, o jogador merece destaque entre os melhores laterais-direitos do Brasil.

Mayke

Os melhores laterais-direitos do Brasil [auto_last_update format=[Y]]
Xodó de Abel Ferreira, Mayke é um dos principais jogadores do Palmeiras na atualidade (Icon Sport)

Jogando pelo Palmeiras desde 2019, Mayke é um dos jogadores de confiança de Abel Ferreira. Nos últimos anos com o português, também já chegou a ser usado como ponta.

No entanto, é na lateral onde costuma ter um melhor desempenho. É considerado por muitos como um dos melhores do país, principalmente por se manter com uma grande estabilidade na posição.

Rafinha

Rafinha
Multicampeão na Europa, Rafinha se consolidou na lateral-direita do São Paulo (Icon Sport)

Rafinha é um dos melhores laterais-direitos do Brasil na atualidade. Respeitado na Europa, devido a passagem marcante pelo Bayern de Munique, o defensor também conta com uma trajetória importante no futebol brasileiro.

Inteligente taticamente, veloz, habilidoso e experiente, Rafinha ajudou o Rubro-Negro a conquistar o Brasileirão e a Libertadores e também o São Paulo a vencer sua primeira Copa do Brasil.

Melhores laterais-direitos do Brasil na história

  • Cafu
  • Carlos Alberto Torres
  • Djalma Santos
  • Jorginho
  • Leandro

Cafu

melhor lateral direito do mundo cafu
Cafu ergueu a Copa do Mundo de 2002

Iniciamos a lista de melhores laterais-direitos do Brasil na história com Cafu, o capitão do penta! Conhecido pelos cruzamentos sempre precisos e senso de liderança, o jogador ergueu a Copa do Mundo de 2002 e trilhou carreira brilhante no futebol.

No Brasil, se destacou no São Paulo, por onde faturou o Campeonato Brasileiro de 91 e duas Libertadores seguidas. Já no exterior, tornou-se ídolo do Milan, ajudando o clube italiano a empilhar um scudetto e a Champions League de 2006-07.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Cafu (@cafu2)

Carlos Alberto Torres

carlos alberto torres
Carlos Alberto Torres é referência na posição

Muitos consideram Carlos Alberto Torres o melhor lateral-direito brasileiro de todos os tempos. O capitão do tri foi um dos grandes destaques da conquista de 1970, marcando, inclusive, o quarto gol na final contra a Itália.

No Brasil, o carioca jogou, sobretudo, no Santos de Pelé, Coutinho e Zito. Realizou mais de 400 partidas e ganhou dois títulos do Campeonato Brasileiro. Se aposentou em 1982 após acumular passagens por Fluminense, Flamengo e clubes dos Estados Unidos.

Djalma Santos

melhor lateral direito do mundo djalma santos
Djalma Santos conquistou as Copas de 58 e 62
Apostar em futebol na Betano >

Djalma Santos é outro concorrente, segundo especialistas, ao título honorário de melhor lateral-direito brasileiro da história. O atleta disputou quatro Copas do Mundo pela seleção brasileira e venceu duas edições: 1958 e 1962.

Em solo nacional, cravou o seu nome na história do Palmeiras. Por lá, conquistou três temporadas do Brasileirão e três Paulistões – a maioria na década de 60. Morreu em 2013 após ser homenageado com várias premiações da FIFA.

Jorginho

melhores laterais-direitos do brasil jorginho
Jorginho foi o titular da posição na conquista de 94

Jorge de Amorim Campos, o Jorginho, também merece estar na lista de melhores laterais-direitos do Brasil na história. Com a amarelinha, foi titular na campanha da Copa do Mundo de 94 e disputou 68 compromissos, além de ter marcado 4 gols.

O atleta se destacou no Flamengo após Leandro, até então dono da posição, ser deslocado para a zaga. Depois, se transferiu para a Alemanha, país onde defendeu a camisa dos rivais Bayer Leverkusen e Bayern de Munique. Se aposentou em 2002 e virou técnico.

Leandro

melhores laterais-direitos do brasil leandro
Leandro foi um dos laterais mais habilidosos da história

Ídolo da torcida Rubro-Negra, Leandro é outro craque da posição. Jogador de um clube só, atuou apenas no Flamengo em toda a carreira, que durou entre 1979 e 1990. Foi um dos grandes pilares da equipe carioca comandada por Zico e Júnior.

Defensor de extrema capacidade técnica, Leandro sabia apoiar com maestria e defender com responsabilidade. Venceu três Campeonatos Brasileiros, uma Libertadores e um Mundial. Se aposentou precocemente após várias lesões recorrentes.

Agora você conhece os melhores laterais-direitos do Brasil na história e atualidade! Agora, que tal dar uma olhadinha em outras matérias? Veja algumas sugestões: