Carlos Alberto Torres, Daniel Alves e mais: saiba quem são os melhores laterais-direitos do Brasil na atualidade e na história

Nossa série especial de craques brasileiros do futebol continua a todo vapor! Hoje, chegou a vez de apresentarmos os melhores laterais-direitos do Brasil.

Produzimos duas listas. Na primeira parte do texto, elencamos os atletas que estão brilhando na atualidade. Já na segunda, relembrarmos alguns craques do passado.

Vale lembrar que não estruturamos os nomes em formato de ranking, ou seja, do melhor para o pior. Essa será a sua missão! Registre nos comentários o seu top 10 perfeito.

Melhores laterais-direitos do Brasil na atualidade

  • Daniel Alves
  • Danilo
  • Éder Militão
  • Emerson
  • Fágner
  • Guga
  • Marcos Rocha
  • Mariano
  • Rafinha
  • Victor Ferraz

Daniel Alves

daniel alves sao paulo
Experiente, Dani Alves já foi o melhor da posição

Abrimos a lista de melhores laterais-direitos do Brasil na atualidade com Daniel Alves. Considerado por muito tempo o melhor de sua posição no país, o craque ex-Barcelona retornou às origens para defender a camisa do São Paulo.

Técnico, eficiente e taticamente inteligente, Dani foi lapidado por Pep Guardiola em seu período na Espanha. Conquistou tudo por lá e se tornou peça importantíssima da seleção desde então. Já em final de carreira, começou a atuar no meio-campo.

Camisas de Futebol

Danilo

danilo juventus
Danilo está atualmente na Juventus, de Turim

O segundo nome da lista é Danilo, atualmente na Juventus. O atleta foi outro jogador que teve a oportunidade de ser treinado por Guardiola – desta vez, no Manchester City. Na Inglaterra, não ganhou muitas oportunidades, mas sempre esteve de prontidão.

Revelado nas categorias de base do América Mineiro, o atleta tenta se firmar novamente no futebol. Danilo se destaca pela resistência física, responsabilidade tática e versatilidade, pois também pode quebrar o galho na lateral-esquerda, caso seja acionado.

Éder Militão

eder militao real madrid
Polivalente, Militão pode atuar em duas funções

O polivalente Éder Militão é outro nome de destaque na lista de melhores laterais-direitos do Brasil em atividade. Você certamente o verá na lista de melhores zagueiros também, pois o atleta do Real Madrid sabe efetuar – e bem – ambas as posições.

Embora ainda não tenha recebido o espaço esperado nos Merengues, Militão continua esbanjando qualidade técnica. Pela idade (22 anos), certamente estará presente nas futuras convocações de Tite na seleção brasileira.

Emerson

emerson real betis
Emerson é um dos laterais mais promissores do Brasil

Emerson já está pedindo passagem na seleção brasileira – ainda mais na atual seca de bons nomes para a posição. Cria da Ponte Preta, o atleta de apenas 21 anos foi comprado pelo Barcelona em 2019 e posteriormente emprestado ao Bétis.

Na equipe de Andaluzia, o defensor rapidamente se firmou como titular, apresentando equilíbrio tanto para atacar quanto defender. Participa da construção do jogo, chega para finalizar e distribui assistências para os companheiros.

Fágner

melhores laterais-direitos do brasil fagner
Fágner é um dos melhores laterais-direitos do Brasil

Fágner é definitivamente um dos laterais-direitos brasileiros mais consistentes dos últimos anos, especialmente em solo nacional. Vestindo a camisa do Corinthians, já ultrapassou a marca de 250 partidas. Na seleção, tornou-se homem de confiança de Tite.

O defensor já conquistou títulos de grande importância como duas edições do Brasileirão (2015 e 2017). Você pode não concordar com suas convocações para a seleção, mas precisa aceitar o fato de que Fágner, no futebol brasileiro, é um dos melhores na posição.

Guga

melhores laterais-direitos do brasil guga
Guga é o titular do Atlético Mineiro

Guga merece estar na lista de melhores laterais-direitos do Brasil em atividade. O titular da posição no Atlético Mineiro tem se destacado, sobretudo, pelo jogo ofensivo É dono de um bom cruzamento e costuma distribuir passes na medida para os companheiros.

Ainda precisa lapidar sua fase defensiva – principalmente na marcação, por onde costuma deixar espaços – mas está no caminho certo. Afinal, o atleta só tem 21 anos de idade. Caso desenvolva ainda mais sua consistência, pode sonhar com seleção brasileira.

Marcos Rocha

melhores laterais-direitos do brasil marcos rocha
Marcos Rocha tem se mostrado consistente ao longo dos anos

Marcos Rocha é outro lateral-direito consistente em território brasileiro. Após brilhar com a camisa do Atlético Mineiro – por onde foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil – se transferiu para o Palmeiras.

No novo clube, continuou apresentando performances sólidas. É o titular da agremiação paulista, venceu o Brasileirão 2018 sob o comando de Felipão e sempre figura entre os jogadores que mais distribuem assistências no elenco.

Mariano

mariano lateral direito
Mariano trilhou carreira interessante na Europa

Mariano é outro lateral-direito brasileiro de extrema consistência no futebol europeu. O jogador, que chegou a ter chances na seleção brasileira, acumulou boas passagens por Bordeaux e Sevilla até chegar ao Galatasaray, da Turquia.

Com 31 anos, o defensor é uma das referências de experiência na equipe de Istambul. Se firmou na posição e já faturou dois títulos do Campeonato Turco.

Rafinha

melhores laterais-direitos do brasil rafinha
Rafinha é o atual melhor lateral-direito do Brasileirão

Rafinha é um dos melhores laterais-direitos do Brasil na atualidade. Bastante respeitado no Bayern de Munique – ele jogou 266 partidas pelo clube alemão – chegou ao Flamengo para assumir a titularidade da posição e assim o fez com maestria.

Não à toa, foi eleito o melhor da posição pela Bola de Prata 2019. Inteligente taticamente, veloz, habilidoso e experiente, Rafinha ajudou o Rubro-Negro a conquistar o Brasileirão e a Libertadores sob o comando técnico de Jorge Jesus.

Victor Ferraz

victor ferraz gremio
Ferraz trocou o Santos pelo Grêmio em 2019

Finalizamos a lista de melhores laterais-direitos do Brasil em atividade com Victor Ferraz. O defensor trocou o Santos pelo Grêmio em 2019 e já dá indícios de que tomará conta da posição na equipe gaúcha.

Consistente nos cruzamentos e perigoso ofensivamente, principalmente nas jogadas de linha de fundo, Victor Ferraz veio para diversificar as jogadas de ataque do Tricolor. Assim como todo lateral que apoia bastante, precisa de cobertura na formação tática.

Leia mais sobre futebol:

Melhores laterais-direitos do Brasil na história

  • Cafu
  • Carlos Alberto Torres
  • Djalma Santos
  • Jorginho
  • Leandro
  • Nelinho
  • Zé Maria

Cafu

melhor lateral direito do mundo cafu
Cafu ergueu a Copa do Mundo de 2002

Iniciamos a lista de melhores laterais-direitos do Brasil na história com Cafu, o capitão do penta! Conhecido pelos cruzamentos sempre precisos e senso de liderança, o jogador ergueu a Copa do Mundo de 2002 e trilhou carreira brilhante no futebol.

No Brasil, se destacou no São Paulo, por onde faturou o Campeonato Brasileiro de 91 e duas Libertadores seguidas. Já no exterior, tornou-se ídolo do Milan, ajudando o clube italiano a empilhar um scudetto e a Champions League de 2006-07.

Carlos Alberto Torres

carlos alberto torres
Carlos Alberto Torres é referência na posição

Muitos consideram Carlos Alberto Torres o melhor lateral-direito brasileiro de todos os tempos. O capitão do tri foi um dos grandes destaques da conquista de 1970, marcando, inclusive, o quarto gol na final contra a Itália.

No Brasil, o carioca jogou, sobretudo, no Santos de Pelé, Coutinho e Zito. Realizou mais de 400 partidas e ganhou dois títulos do Campeonato Brasileiro. Se aposentou em 1982 após acumular passagens por Fluminense, Flamengo e clubes dos Estados Unidos.

Djalma Santos

melhor lateral direito do mundo djalma santos
Djalma Santos conquistou as Copas de 58 e 62

Djalma Santos é outro concorrente, segundo especialistas, ao título honorário de melhor lateral-direito brasileiro da história. O atleta disputou quatro Copas do Mundo pela seleção brasileira e venceu duas edições: 1958 e 1962.

Em solo nacional, cravou o seu nome na história do Palmeiras. Por lá, conquistou três temporadas do Brasileirão e três Paulistões – a maioria na década de 60. Morreu em 2013 após ser homenageado com várias premiações da FIFA.

Jorginho

melhores laterais-direitos do brasil jorginho
Jorginho foi o titular da posição na conquista de 94

Jorge de Amorim Campos, o Jorginho, também merece estar na lista de melhores laterais-direitos do Brasil na história. Com a amarelinha, foi titular na campanha da Copa do Mundo de 94 e disputou 68 compromissos, além de ter marcado 4 gols.

O atleta se destacou no Flamengo após Leandro, até então dono da posição, ser deslocado para a zaga. Depois, se transferiu para a Alemanha, país onde defendeu a camisa dos rivais Bayer Leverkusen e Bayern de Munique. Se aposentou em 2002 e virou técnico.

Leandro

melhores laterais-direitos do brasil leandro
Leandro foi um dos laterais mais habilidosos da história

Ídolo da torcida Rubro-Negra, Leandro é outro craque da posição. Jogador de um clube só, atuou apenas no Flamengo em toda a carreira, que durou entre 1979 e 1990. Foi um dos grandes pilares da equipe carioca comandada por Zico e Júnior.

Defensor de extrema capacidade técnica, Leandro sabia apoiar com maestria e defender com responsabilidade. Venceu três Campeonatos Brasileiros, uma Libertadores e um Mundial. Se aposentou precocemente após várias lesões recorrentes.

Nelinho

nelinho cruzeiro
Nelinho ficou marcado pelos golaços de fora da área

Historicamente conhecido por seus chutes extraordinários, Nelinho é definitivamente um dos melhores laterais-direitos de todos os tempos. Jogou, sobretudo, pelo Cruzeiro, acumulando mais de 400 jogos e conquistando a Libertadores de 1976.

Também passou pelo rival Atlético Mineiro em 1982, aposentando-se, finalmente, cinco anos depois. Nelinho registrou vários golaços monumentais na carreira, como, por exemplo, aquele marcado contra a Itália na Copa do Mundo de 1978.

Zé Maria

melhores laterais-direitos do brasil zé maria
Zé Maria é um grande ídolo do Corinthians

Finalizamos nosso texto especial sobre laterais-direitos do Brasil com Zé Maria, um dos grandes ídolos da história do Corinthians. Atuando pelo Timão, o defensor acumulou mais de 500 partidas e quatro Paulistões.

Foi o reserva de Carlos Alberto Torres na Copa de 70 e veio a se tornar titular no Mundial seguinte. Em 78, só não repetiu a dose, pois ficou de fora por contusão. Grande expoente do clube paulista naquela década, Zé Maria tem lugar cativo em qualquer lista.

Agora você conhece os melhores laterais-direitos do Brasil na história e atualidade! Agora, que tal dar uma olhadinha em outras matérias? Veja algumas sugestões:

*Última atualização em 13 de abril de 2020

Salvar