Nossa série especial de craques brasileiros do futebol continua a todo vapor! Hoje, chegou a vez de apresentarmos os melhores laterais-direitos do Brasil.

Produzimos duas listas. Na primeira parte do texto, elencamos os atletas que estão brilhando na atualidade. Já na segunda, relembrarmos alguns craques do passado.

Melhores laterais-direitos do Brasil na atualidade

  • Fabrício Bustos
  • Samuel Xavier
  • Guillermo Varela
  • Mayke
  • Rafinha
Apostar em futebol na Betano >

Bustos

Os Melhores laterais-direitos do Brasil [auto_last_update format=[Y]]
Iconsport

Revelado pelo Independiente, saiu do clube argentino para chegar no Internacional em 2022. Titular absoluto, o jogador vem sendo uma das peças fundamentais para o bom desempenho do Colorado nesse começo de ano. Em 2024, o lateral vem se firmando como um dos melhores do país.

Samuel Xavier

Os Melhores laterais-direitos do Brasil [auto_last_update format=[Y]]
Iconsport

Titular do Fluminense, Samuel Xavier tem sido importante nome do Fluminense nos últimos anos. Com isso, ajudou na conquista de alguns títulos, incluindo a Copa Libertadores e da Recopa Sul-Americana. Esse último, em cima da LDU, antiga carrasca do Tricolor Carioca.

Varela

Os Melhores laterais-direitos do Brasil [auto_last_update format=[Y]]
Iconsport

O uruguaio está no Flamengo desde 2022, mas já passou por clubes da Europa, como Manchester United. Em 2023, não teve um excelente ano, mas a situação mudou com a chegada de Tite.

Jogando como lateral-direito, Varela vem tendo um desempenho cada vez melhor. E, por isso, é convocado com frequência pela Seleção Uruguaia.

Mayke

Os Melhores laterais-direitos do Brasil [auto_last_update format=[Y]]
Iconsport

Jogando pelo Palmeiras desde 2019, Mayke é um dos jogadores de confiança de Abel Ferreira. Nos últimos anos com o português, também já chegou a ser usado como ponta.

No entanto, é na lateral onde costuma ter um melhor desempenho. É considerado por muitos como um dos melhores do país, principalmente por se manter com uma grande estabilidade na posição.

Rafinha

Rafinha
Icon Sport

Rafinha é um dos melhores laterais-direitos do Brasil na atualidade. Bastante respeitado no Bayern de Munique – ele jogou 266 partidas pelo clube alemão.

Inteligente taticamente, veloz, habilidoso e experiente, Rafinha ajudou o Rubro-Negro a conquistar o Brasileirão e a Libertadores e também o São Paulo a vencer sua primeira Copa do Brasil.

Leia mais sobre futebol:

Apostar em futebol na Betano >

Melhores laterais-direitos do Brasil na história

  • Cafu
  • Carlos Alberto Torres
  • Djalma Santos
  • Jorginho
  • Leandro
  • Nelinho
  • Zé Maria

Cafu

melhor lateral direito do mundo cafu
Cafu ergueu a Copa do Mundo de 2002

Iniciamos a lista de melhores laterais-direitos do Brasil na história com Cafu, o capitão do penta! Conhecido pelos cruzamentos sempre precisos e senso de liderança, o jogador ergueu a Copa do Mundo de 2002 e trilhou carreira brilhante no futebol.

No Brasil, se destacou no São Paulo, por onde faturou o Campeonato Brasileiro de 91 e duas Libertadores seguidas. Já no exterior, tornou-se ídolo do Milan, ajudando o clube italiano a empilhar um scudetto e a Champions League de 2006-07.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Cafu (@cafu2)

Carlos Alberto Torres

carlos alberto torres
Carlos Alberto Torres é referência na posição

Muitos consideram Carlos Alberto Torres o melhor lateral-direito brasileiro de todos os tempos. O capitão do tri foi um dos grandes destaques da conquista de 1970, marcando, inclusive, o quarto gol na final contra a Itália.

No Brasil, o carioca jogou, sobretudo, no Santos de Pelé, Coutinho e Zito. Realizou mais de 400 partidas e ganhou dois títulos do Campeonato Brasileiro. Se aposentou em 1982 após acumular passagens por Fluminense, Flamengo e clubes dos Estados Unidos.

Djalma Santos

melhor lateral direito do mundo djalma santos
Djalma Santos conquistou as Copas de 58 e 62
Apostar em futebol na Betano >

Djalma Santos é outro concorrente, segundo especialistas, ao título honorário de melhor lateral-direito brasileiro da história. O atleta disputou quatro Copas do Mundo pela seleção brasileira e venceu duas edições: 1958 e 1962.

Em solo nacional, cravou o seu nome na história do Palmeiras. Por lá, conquistou três temporadas do Brasileirão e três Paulistões – a maioria na década de 60. Morreu em 2013 após ser homenageado com várias premiações da FIFA.

Jorginho

melhores laterais-direitos do brasil jorginho
Jorginho foi o titular da posição na conquista de 94

Jorge de Amorim Campos, o Jorginho, também merece estar na lista de melhores laterais-direitos do Brasil na história. Com a amarelinha, foi titular na campanha da Copa do Mundo de 94 e disputou 68 compromissos, além de ter marcado 4 gols.

O atleta se destacou no Flamengo após Leandro, até então dono da posição, ser deslocado para a zaga. Depois, se transferiu para a Alemanha, país onde defendeu a camisa dos rivais Bayer Leverkusen e Bayern de Munique. Se aposentou em 2002 e virou técnico.

Leandro

melhores laterais-direitos do brasil leandro
Leandro foi um dos laterais mais habilidosos da história

Ídolo da torcida Rubro-Negra, Leandro é outro craque da posição. Jogador de um clube só, atuou apenas no Flamengo em toda a carreira, que durou entre 1979 e 1990. Foi um dos grandes pilares da equipe carioca comandada por Zico e Júnior.

Defensor de extrema capacidade técnica, Leandro sabia apoiar com maestria e defender com responsabilidade. Venceu três Campeonatos Brasileiros, uma Libertadores e um Mundial. Se aposentou precocemente após várias lesões recorrentes.

Nelinho

nelinho cruzeiro
Nelinho ficou marcado pelos golaços de fora da área

Historicamente conhecido por seus chutes extraordinários, Nelinho é definitivamente um dos melhores laterais-direitos de todos os tempos. Jogou, sobretudo, pelo Cruzeiro, acumulando mais de 400 jogos e conquistando a Libertadores de 1976.

Também passou pelo rival Atlético Mineiro em 1982, aposentando-se, finalmente, cinco anos depois. Nelinho registrou vários golaços monumentais na carreira, como, por exemplo, aquele marcado contra a Itália na Copa do Mundo de 1978.

Zé Maria

melhores laterais-direitos do brasil zé maria
Zé Maria é um grande ídolo do Corinthians

Finalizamos nosso texto especial sobre laterais-direitos do Brasil com Zé Maria, um dos grandes ídolos da história do Corinthians. Atuando pelo Timão, o defensor acumulou mais de 500 partidas e quatro Paulistões.

Foi o reserva de Carlos Alberto Torres na Copa de 70 e veio a se tornar titular no Mundial seguinte. Em 78, só não repetiu a dose, pois ficou de fora por contusão. Grande expoente do clube paulista naquela década, Zé Maria tem lugar cativo em qualquer lista.

Apostar em futebol na Betano >

Agora você conhece os melhores laterais-direitos do Brasil na história e atualidade! Agora, que tal dar uma olhadinha em outras matérias? Veja algumas sugestões: