Casemiro, Falcão, Clodoaldo e mais: conheça os melhores volantes do Brasil na história e atualidade! Números, títulos e times

Já parou para pensar quais são os melhores volantes do Brasil no passado e no presente? Assumimos a bronca e decidimos montar duas listas para refrescar sua memória!

Na primeira parte do texto, você conhecerá os jogadores da posição que estão arrasando na atualidade. E que constantemente estão sendo convocados para a seleção brasileira.

Depois, é a vez de relembrarmos os grandes craques que fizeram história vestindo a amarelinha: Falcão, Clodoaldo, Cerezo e muito mais! Preparado?

Melhores volantes do Brasil na atualidade

  • Allan
  • Arthur
  • Bruno Guimarães
  • Casemiro
  • Douglas Luiz
  • Fabinho
  • Fernandinho
  • Fred
  • Gerson
  • Matheus Henrique

Allan

melhores volantes do brasil allan
Allan de tornou um grande jogador no Napoli

Abrimos a lista de melhores volantes do Brasil em atividade com Allan, cria do Vasco da Gama. É verdade que o seu atual time, Napoli, não enfrenta a melhor fase no futebol italiano. Ainda sim, não nos esquecemos do que o atleta já fez nos últimos anos.

Quando foi treinado por Carlo Ancelotti nas temporadas anteriores, Allan se tornou um dos principais pilares do meio-campo Napolitano. Intenso, veloz e bom marcador, o volante não só distribuía o jogo, como também se infiltrava no território inimigo para finalizar.

Camisas de Futebol

Arthur

melhores volantes do arthur
Arthur é dono de um bom passe e visão de jogo

Arthur é certamente um dos melhores volantes brasileiros na atualidade. Após brilhar com a camisa do Grêmio e auxiliar o time gaúcho nas conquistas da Copa do Brasil 2016 e da Libertadores 2017, se mudou para Barcelona um ano depois.

Ainda não engrenou pelo time Catalão, mas tem recebido chances no time titular e até disputou o El Clássico. Arthur é conhecido pelo controle de bola, distribuição do jogo e habilidade com os pés. É figurinha carimbada nas convocações de Tite.

Bruno Guimarães

melhores volantes do brasil athletico
Bruno é um dos melhores volantes do Brasil em atividade

Que futuro brilhante Bruno Guimarães tem pela frente! O jogador ex-Athlético e atualmente no Lyon se destacou tanto na temporada 2019 que foi escolhido para compor a seleção do Brasileirão 2019. É por isso que já se transferiu para a Europa.

Habilidoso e ótimo passador, o atleta carioca atua como segundo volante e funciona como uma verdadeira engrenagem. Sua inteligência tática é outra característica que o diferencia dos demais companheiros de posição. Bruno sempre tomará a melhor decisão!

Casemiro

melhores jogadores do campeonato espanhol casemiro
Casemiro é referência na posição

Casemiro é considerado por muitos especialistas o melhor volante do Brasil na atualidade. Titular absoluto no Real Madrid desde que chegou ao time espanhol em 2013, o jogador se firmou como uma das grandes referências mundiais na posição.

Conquistou quatro títulos da Champions League e foi escolhido para a seleção do campeonato em duas ocasiões. Com a amarelinha, é uma das poucas unanimidades de Tite nas últimas convocações. Se destaca pela marcação e força física.

Douglas Luiz

melhores volantes do brasil athletico
Douglas foi revelado pelo Vasco da Gama

Após estourar com a camisa do Vasco da Gama entre 2016 e 2017, Douglas Luiz não tardou a se mudar para a Europa. Foi contratado pelo Manchester City de Pep Guardiola, mas encontrou dificuldades para atuar na Inglaterra devido a problemas de passaporte.

Foi emprestado ao Girona e posteriormente vendido ao Aston Villa, por onde permanece até hoje. Com a camisa dos Villans, Douglas reencontrou o bom futebol e já marcou golaços na Premier League. É um dos grandes nomes da seleção olímpica.

Fabinho

melhores volantes do brasil fabinho
Fabinho é peça indispensável no Liverpool

Depois de arrebentar com a camisa do Mônaco, Fabinho demorou para se firmar no Liverpool – sua atual casa. O jogador encontrou dificuldades para se adaptar à Inglaterra, mas, quando ganhou a confiança de Jürgen Klopp, não saiu mais do time titular.

O atleta paulista tornou-se um dos melhores volantes brasileiros da atualidade, sempre se destacando na marcação, cobertura de laterais e botes certeiros. Algumas lesões recentes atrapalharam sua consistência, mas nada que o tire dessa lista.

Fernandinho

fernandinho city
Queimado nas Copas, Fernandinho ainda é ótimo jogador no City

É inegável que Fernandinho foi mal com a camisa da seleção brasileira nas duas últimas Copas do Mundo. Não podemos nos esquecer, entretanto, que o jogador do Manchester City, pelo menos por clubes, continua sendo um dos melhores da posição.

Isso se justifica com a confiança de Pep Guardiola. O técnico espanhol não abre mão do jogador, que exerce ótima função de primeiro volante no clube inglês. Isso quando não é improvisado na zaga. Fernandinho é versátil, forte, resistente e implacável.

Fred

fred man united
Fred tem se apresentado de forma consistente na temporada

Fred superou as desconfianças dos ingleses para se tornar peça essencial no Manchester United e, consequentemente, um dos melhores volantes do Brasil em atividade. Junto com Bruno Guimarães e Scott McTominay, é titular absoluto no meio-campo vermelho.

O atleta mineiro é equilibrado em ambas as fases do jogo. Volta para buscar passes, constrói, distribui as ações e sabe se recompor para ajudar a linha defensiva. Tem sido o motorzinho do esquema armado por Ole Gunnar Solskjær.

Gerson

gerson flamengo
Gerson é um dos grandes pilares do Flamengo

Gerson foi muito cedo para a Europa e, por isso, não conseguiu jogar o que se sempre se esperou dele. No Brasil, entretanto, voltou a brilhar defendendo as cores do Flamengo.

O atleta tem atuado como segundo volante ao lado de Willian Arão. A parceria se mostrou efetiva e Gerson entrou no radar das convocações brasileiras. Extremamente habilidoso, é dono de um ótimo passe e visão de jogo.

Matheus Henrique

matheus henrique gremio
Matheus é um dos melhores volantes do Brasil na atualidade

Terminamos a lista de melhores volantes do Brasil em atividade com Matheus Henrique, jovem promessa que certamente irá arrebentar nos próximos anos. Não à toa, é nome praticamente garantido na seleção olímpica que disputará os jogos em Tóquio 2021.

O atleta paulista é um exímio controlador do meio de campo. Atuando como segundo volante na equipe gaúcha, tem o passe, o lançamento e a visão de jogo como principais virtudes. Também se destaca na recomposição defensiva.

Aprenda mais sobre futebol:

Melhores volantes do Brasil na história

  • Andrade
  • Clodoaldo
  • Danilo Alvim
  • Dino Sani
  • Dudu
  • Falcão
  • Mauro Silva
  • Piazza
  • Toninho Cerezo
  • Zito

Andrade

melhores volantes do brasil andrade
Andrade se destacou no Flamengo dos anos 80

Abrimos a lista de melhores volantes do Brasil na história com Andrade. Habilidoso e bom marcador, o atleta foi o coração do meio-campo do Flamengo que ganhou tudo no início dos anos 80. Atuou ao lado de Zico, Júnior, Leandro e outros craques.

O mineiro de Juiz de Fora jogava de terno. Distribuía passes açucarados, encaixava dribles desconcertantes e sabia sair jogando como ninguém. Venceu Libertadores, Mundial e três títulos do Brasileirão. Ídolo da torcida Rubro-Negra!

Clodoaldo

melhores volantes do brasil clodoaldo
Clodoaldo foi o volante titular na copa de 1970

Clodoaldo deu aula enquanto atuou profissionalmente. Foi titular incontestável da seleção brasileira entre 1966 e 1974, sagrou-se campeão mundial em 1970 e virou ídolo no Santos, por onde jogou a maior parte da carreira e realizou mais de 500 partidas.

Ao lado de Gérson, meio-campista de extrema qualidade técnica, só não fez chover vestindo a amarelinha. Já com o Peixe, faturou o Campeonato Brasileiro de 1968 e quatro troféus do Paulistão. O camisa 5 era um exímio marcador.

Danilo Alvim

melhores volantes do brasil danilo alvim
Danilo Alvim esteve presente no Maracanaço

Poucos sabem, mas Danilo Alvim foi um dos melhores volantes brasileiros de todos os tempos. Ficou conhecido como “Príncipe” pela elegância que tratava a bola.

No Vasco, integrou o famoso Expresso da Vitória, esquadrão que faturou vários títulos entre as décadas de 40 e 50. Já pela seleção, esteve presente no “Maracanaço” – a final da Copa de 1950 que o Brasil perdeu o título de forma vexatória.

Dino Sani

melhores volantes do brasil dino sani
Dino Sani é um dos maiores ídolos do São Paulo

Dino Sani é outro jogador que merece compor a lista de melhores volantes do Brasil na história. Campeão com a seleção em 1958, se tornou grande ídolo do São Paulo entre 1954 e 1960. Depois, saiu do país para trilhar carreira vitoriosa no Milan.

O atleta paulista tinha a roubada de bola, o passe e a inteligência tática como principais atributos. Venceu Campeonato Paulista, Campeonato Italiano e a Champions League de 1962-63. Aposentou-se e virou técnico algum tempo depois.

Dudu

melhores volantes do brasil dudu
Dudu é um dos maiores ídolos do Palmeiras

Olegário Tolói de Oliveira, o eterno Dudu, foi um dos grandes destaques do Palmeiras que ficou conhecido como “Academia de Futebol” entre os anos 60 e 70. O atleta não chegou a disputar muitos jogos pela seleção, mas foi aclamado nacionalmente.

Com o Alviverde, Dudu empilhou cinco títulos do Campeonato Brasileiro entre 1967 e 1973. Era um verdadeiro “cão de guarda” que protegia a zaga e se doava na marcação.

Falcão

paulo roberto falcão
Falcão foi o melhor volante do Brasil na história

Paulo Roberto Falcão é considerado o melhor volante brasileiro de todos os tempos. Ídolo do Internacional e da Roma – clubes pelos quais passou a maior parte da carreira – o jogador ficou conhecido pela técnica, visão de jogo, inteligência e finalizações. Fazia de tudo!

Pelo Colorado, faturou três títulos do Campeonato Brasileiro entre 1975 e 1979, além do pentacampeonato gaúcho. Já na Europa, empilhou três Copas da Itália e o scudetto de 1982-83. Foi um dos grandes craques da histórica seleção brasileira de 1982.

Mauro Silva

mauro silva selecao brasileira
Mauro Silva venceu a Copa de 94 com o Brasil

Guerreiro dentro de campo, Mauro Silva foi um dos melhores volantes brasileiros da história. Em território nacional, defendeu Bragantino e Guarani, mas foi no exterior que o jogador conseguiu suas principais conquistas.

O atleta participou de 471 compromissos vestindo o uniforme do Deportivo La Coruña, por onde marcou época junto de Bebeto e Donato. Venceu o Campeonato Espanhol em 1999-2000 e duas Copas do Rei. A cereja do bolo: Copa do Mundo de 94 com a seleção.

Piazza

piazza selecao brasileira
Piazza jogou mais de 500 jogos pelo Cruzeiro

Campeão do Brasileirão 1966 e da Libertadores 1976 com o Cruzeiro, Wilson Piazza merece estar entre os melhores volantes do Brasil de todos os tempos. Com a Raposa, o jogador ainda sagrou-se 10 vezes campeão mineiro!

Dominante dentro de campo, Piazza era implacável na marcação – sempre se movimentando para recuperar a bola e servir os companheiros Tostão e Dirceu Lopes. Com a seleção brasileira, venceu a Copa do Mundo de 1970.

Toninho Cerezo

toninho cerezo
Cerezo foi um dos melhores volantes do Brasil na história

Toninho Cerezo, ídolo do Atlético Mineiro, foi outro craque da posição. Volante de estilo clássico, conquistou vários fãs com sua liderança em campo e visão de jogo fora do normal. Disputou 400 jogos pelo Galo, anotou 53 tentos e venceu 7 Mineiros.

Mais tarde, foi tentar a carreira na Itália. Por lá defendeu Roma e Sampdoria, aumentando ainda mais sua coleção de títulos. Voltou para o país e participou da dinastia São-Paulina, ajudando o time paulista a conquistar Libertadores e Mundial.

Zito

melhores volantes do brasil zito
Zito fez história com a camisa do Santos

Finalizamos a lista de melhores volantes do Brasil com Zito, uma das grandes referências do Santos de Pelé que conquistou tudo nos anos 60. Por lá, o jogador disputou mais de 700 partidas e marcou 57 gols.

Os títulos foram aos montes também: nove Paulistas, quatro Brasileiros, duas Libertadores e dois Mundiais. Com a amarelinha, foi titular nas campanhas de 1958 e 1962 que culminaram no bicampeonato da Copa do Mundo.

Agora que você conhece os melhores volantes do Brasil na história e na atualidade, que tal conferir outros textos da Esportelândia?

*Última atualização em 15 de abril de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin