Já parou para pensar quais são os melhores volantes do Brasil no passado e no presente? Assumimos a bronca e decidimos montar duas listas para refrescar sua memória!

Na primeira parte do texto, você conhecerá os jogadores da posição que estão arrasando na atualidade. E que constantemente estão sendo convocados para a seleção brasileira.

Depois, é a vez de relembrarmos os grandes craques que fizeram história vestindo a amarelinha: Falcão, Mauro Silva e muito mais! Preparado?

Melhores volantes do Brasil na atualidade

  • André
  • Gerson
  • Pablo Maia
  • Caio Alexandre
  • Zé Rafael

André

Melhores volantes do Brasil: top 10 do presente e passado
Icon Sports

Abrimos a lista de melhores volantes do Brasil em atividade com André, revelado nas categorias de base do Fluminense.

Com apenas 22 anos, o meia já é peça chave do clube de Fernando Diniz e deixou de ser tratado como promessa desde 2022.

Não á toa, constantemente é alvo do mercado europeu e possui grandes chances de firmar sua transferência para algum clube de fora, Liverpool é o que mais demonstra interesse no atleta para a janela de verão.

Gerson

gerson flamengo
Gerson é um dos grandes pilares do Flamengo

Gerson foi muito cedo para a Europa e, por isso, não conseguiu jogar o que se sempre se esperou dele. No Brasil, entretanto, voltou a brilhar defendendo as cores do Flamengo.

O ídolo rubro-negro tem atuado como segundo volante do Flamengo e com destaque na equipe carioca.

Desde que voltou da Europa, Gerson entrou no radar das convocações brasileiras. Extremamente habilidoso, é dono de um ótimo passe e visão de jogo.

Pablo Maia

Os Melhores volantes do Brasil [auto_last_update format=[Y]]
Icon Sport

Destaque do São Paulo nas últimas temporadas, Pablo Mia se consolidou como um dos melhores volantes do país. Crescendo de produção a cada ano, o meio-campista de apenas 22 anos tem mostrado dentro de campo um futebol de alto nível técnico.

Convocado por Dorival Jr para defender a Seleção Brasileira, Pablo Maia vive sua melhor fase na carreira. Acumulando boas atuações pelo São Paulo, a jovem promessa já está sendo cobiçada por equipes do exterior, podendo deixar o Tricolor do Morumbi nas próximas janelas de transferências.

Extremamente habilidoso, o volante são-paulino se destaca pela capacidade de iniciar jogadas com precisão, sabendo sair jogando com frieza. Ajudando o São Paulo a conquistar a Copa do Brasil em 2023, Pablo Maia chegou a balançar a rede na decisão contra o Flamengo, sendo fundamental para a equipe durante a competição.

Caio Alexandre

Os Melhores volantes do Brasil [auto_last_update format=[Y]]
Letícia Martins / EC Bahia

Atravessando um momento único na carreira, Caio Alexandre é considerado um dos melhores volantes do futebol brasileiro. Destaque do Fortaleza na última temporada, o meia foi disputado por várias equipes no marcado da bola, sendo contratado pelo Bahia por R$ 24,3 milhões no início de 2024.

Cria do Botafogo, Caio Alexandre se destacou pelo Alvinegro Carioca entre 2019 e 2020. Após deixar o futebol brasileiro, o volante optou por aceitar o convite do Vancouver Whitecaps, atuando na Major Soccer League (MLS).

Sem muito brilho nos Estados Unidos, o meio-campista retornou ao país para atuar em altíssimo nível pelo Fortaleza. Agora, recomeçando dando mais um paço importante na carreira, Caio Alexandre espera continuar desempenhando um bom futebol pelo Bahia.

Zé Rafael

Melhores volantes do Brasil: top 10 do presente e passado
Icon Sports

Terminamos a lista de melhores volantes do Brasil em atividade com Zé Rafael, um dos pilares do Palmeiras de Abel Ferreira.

Peça fundamental no esquema tático palmeirense, o volante chama a atenção no futebol brasileiro desde a época que defendia o Bahia. No Palmeiras, o meio-campista evoluiu ainda mais, se tornando um dos jogadores mais talentosos da posição.

Aliás, muitos dizem que o mesmo tinha chances de figurar na Seleção Brasileira para demonstrar que realmente é um dos melhores volantes do Brasil em atividade.

Aprenda mais sobre futebol:

Melhores volantes do Brasil na história

  • Falcão
  • Mauro Silva
  • Piazza
  • Toninho Cerezo
  • Zito

Falcão

paulo roberto falcão
Falcão foi o melhor volante do Brasil na história

Paulo Roberto Falcão é considerado o melhor volante brasileiro de todos os tempos. Ídolo do Internacional e da Roma – clubes pelos quais passou a maior parte da carreira – o jogador ficou conhecido pela técnica, visão de jogo, inteligência e finalizações. Fazia de tudo!

Pelo Colorado, faturou três títulos do Campeonato Brasileiro entre 1975 e 1979, além do pentacampeonato gaúcho. Já na Europa, empilhou três Copas da Itália e o scudetto de 1982-83. Foi um dos grandes craques da histórica seleção brasileira de 1982.

Mauro Silva

mauro silva selecao brasileira
Mauro Silva venceu a Copa de 94 com o Brasil

Guerreiro dentro de campo, Mauro Silva foi um dos melhores volantes brasileiros da história. Em território nacional, defendeu Bragantino e Guarani, mas foi no exterior que o jogador conseguiu suas principais conquistas.

O atleta participou de 471 compromissos vestindo o uniforme do Deportivo La Coruña, por onde marcou época junto de Bebeto e Donato. Venceu o Campeonato Espanhol em 1999-2000 e duas Copas do Rei. A cereja do bolo: Copa do Mundo de 94 com a seleção.

Apostar em futebol na Betano >

Piazza

piazza selecao brasileira
Piazza jogou mais de 500 jogos pelo Cruzeiro

Campeão do Brasileirão 1966 e da Libertadores 1976 com o Cruzeiro, Wilson Piazza merece estar entre os melhores volantes do Brasil de todos os tempos. Com a Raposa, o jogador ainda sagrou-se 10 vezes campeão mineiro!

Dominante dentro de campo, Piazza era implacável na marcação – sempre se movimentando para recuperar a bola e servir os companheiros Tostão e Dirceu Lopes. Com a seleção brasileira, venceu a Copa do Mundo de 1970.

Toninho Cerezo

toninho cerezo
Cerezo foi um dos melhores volantes do Brasil na história

Toninho Cerezo, ídolo do Atlético Mineiro, foi outro craque da posição. Volante de estilo clássico, conquistou vários fãs com sua liderança em campo e visão de jogo fora do normal. Disputou 400 jogos pelo Galo, anotou 53 tentos e venceu 7 Mineiros.

Mais tarde, foi tentar a carreira na Itália. Por lá defendeu Roma e Sampdoria, aumentando ainda mais sua coleção de títulos. Voltou para o país e participou da dinastia São-Paulina, ajudando o time paulista a conquistar Libertadores e Mundial.

Zito

melhores volantes do brasil zito
Zito fez história com a camisa do Santos

Finalizamos a lista de melhores volantes do Brasil com Zito, uma das grandes referências do Santos de Pelé que conquistou tudo nos anos 60. Por lá, o jogador disputou mais de 700 partidas e marcou 57 gols.

Os títulos foram aos montes também: nove Paulistas, quatro Brasileiros, duas Libertadores e dois Mundiais. Com a amarelinha, foi titular nas campanhas de 1958 e 1962 que culminaram no bicampeonato da Copa do Mundo.

Apostar em futebol na Betano >

Agora que você conhece os melhores volantes do Brasil na história e na atualidade, que tal conferir outros textos da Esportelândia?