fbpx
O que faz um volante no futebol, as características para se destacar nessa função e quais são os melhores jogadores da posição

Dominar o meio-campo, roubar bolas e ter precisão nos passes… Essas são algumas das funções que são esperadas de um bom volante no futebol.

Ao longo da história do esporte mais popular do mundo, os volantes deixaram de ser os brucutus que apenas protegem a defesa e passaram a ser importantes para a criação de jogadas ofensivas.

Muitos craques no futebol brasileiro e mundial foram volantes. Fique com a gente para saber o que é preciso para ser um deles! 

Evolução do volante no futebol

Falcão melhores volantes do mundo
Falcão jogou ao lado de Toninho Cerezo na duplas de volantes da memorável seleção de 1982

Historicamente, no futebol brasileiro, volante sempre foi visto como o jogador de meio-campo com funções defensivas. Sua principal missão seria proteger a defesa e cobrir os espaços deixados pelos laterais quando sobem ao ataque.

Assim, o primordial para um bom volante seria ter uma boa marcação e alta capacidade de desarme. Sua capacidade técnica poderia estar limitada a dar passes laterais e de curta distância, sem grande interferência ofensiva.

Os jogadores dessa posição ficavam reduzidos a uma divisão:

  • Primeiro volante: jogador com mais características defensivas, atua à frente dos zagueiros, destaca-se pelos desarmes e pouco participa do ataque;
  • Segundo volante: o volante que “sai” mais para o ataque. Auxilia na marcação e na cobertura dos laterais, mas aproxima-se mais dos meias para ajudar na criação de jogadas.

Entretanto, nas últimas décadas, o futebol tem mostrado que jogadores com limitações técnicas e que se destacam exclusivamente pela boa marcação tendem a perder espaço nos grandes times.

Atualmente, mesmo os volantes que se posicionam à frente da zaga precisam participar das jogadas ofensivas e exercem um papel fundamental: são eles que fazem a conexão entre defesa e ataque. 

Para que a transição entre defesa e ataque seja bem feita, é fundamental que o volante tenha passes precisos e boa leitura de jogo. 

É preciso identificar o momento exato de acelerar e criar chances de contra-ataque ou então cadenciar a partida e diminuir o ritmo para que a equipe se organize em campo.

Você ama outros esportes além do Futebol? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Como ser um bom volante no futebol

Entre todas as posições do futebol, os volantes são jogadores que controlam o meio-campo e são fundamentais tanto na defesa quanto no ataque. Afinal, eles devem proteger os zagueiros e neutralizar os armadores adversários, assim como precisam apoiar as ações ofensivas com passes precisos e inversões de jogo.

Confira, a seguir, quais as funções e características de um bom volante no futebol!

Compreensão tática e leitura de posicionamento

Para ser um bom volante, é imprescindível ter boa leitura de jogo e de como se comportar taticamente em campo.

Enquanto a equipe defende, o volante deve compreender quais zonas devem ser cobertas e como evitar deixar espaços para os avanços dos adversários.

Para isso, é importante ter a compreensão tática de qual esquema escolhido pelo treinador. 

Há duas principais possibilidades de posicionamento: ou com um atleta apenas à frente dos zagueiros ou com dois jogadores lado a lado.

Quando há apenas um jogador centralizado na proteção da defesa, esse volante tende a avançar menos ao ataque. Porém, ele pode ser um elemento de surpresa, principalmente para chutes de fora da área.

Já quando a equipe joga com uma dupla de volantes, é importante haver comunicação e sincronia, para que os dois não avancem ao ataque ao mesmo tempo, o que tende a deixar o meio aberto para contra-ataques do time adversário.

Desarme e boa marcação

Para um bom volante, não basta apenas cobrir espaços. É importante roubar bolas e recuperar a posse para a sua equipe.

Na maioria das vezes, os volantes serão os jogadores que vão marcar os adversários com mais recursos técnicos: os meias.

É fundamental, portanto, que o volante consiga fazer desarmes precisos, para que sua equipe possa amenizar o perigo contra sua meta e voltar o mais rápido possível a atacar.

Tetracampeão da Liga dos Campeões pelo Real Madrid, o brasileiro Casemiro tem, entre suas principais características, o desarme.

Precisão nos passes

Os grandes volantes do futebol são aqueles que jogam de cabeça em pé e têm precisão quase absoluta nos passes. Afinal, eles participam a todo momento do início da armação das jogadas de ataque.

Entre as principais funções do volante está entregar a bola perfeita para os jogadores mais ofensivos criarem as oportunidades de gol e finalizarem.

Mais do que dar apenas passes de lado, é preciso fazer toques verticais, que superem as linhas de marcação do time adversário.

Nessa missão, as inversões de jogo e os lançamentos longos são fundamentais.

Multicampeão por Barcelona e Espanha e terceiro melhor jogador mundo em 2009, 2010 e 2011, o espanhol Xavi Hernández era um gênio dos passes.

Capacidade física

Com a grande exigência física do futebol atual, os volantes precisam ter excelente condicionamento. Afinal, precisam ser ágeis na volta à defesa todas as vezes em que a equipe perde a posse de bola. 

Os volantes podem ser jogadores fortes, mas jamais pesados. Senão, terão grande dificuldade em exercer todas as suas funções em campo.

Chute de longa distância

Fazer gols não é uma das funções principais de um volante. Essa missão fica com os meias mais ofensivos e os atacantes.

Porém, os volantes podem ser muito úteis para oferecer outras alternativas de ataque. Especialmente contra adversários que se fecham muito na defesa, chutes em longa distância podem ser uma arma para marcar mais gols.

Uma das estrelas do Manchester United entre a década de 90 e o início deste século, o inglês Paul Scholes é um excelente exemplo de um volante com ótimo chute de fora da área.


Vá além do mundo do Futebol! Confira também nossos outros conteúdos:

Volantes que se destacam no futebol mundial

Os jogadores que antes eram chamados de cabeças de área passaram a ser denominados meio-campistas defensivos. Entre os que mais se destacaram nessa função nos últimos anos estão Sergio Busquets, volante da Seleção Espanhola e do Barcelona, e Casemiro, jogador da Seleção Brasileira e do Real Madrid.

Jogando nos dois maiores clubes do futebol espanhol, Busquets e Casemiro são exemplos claros de como os volantes modernos protegem a defesa, são bons marcadores, mas têm participação na criação de jogadas e podem, inclusive, apoiar o ataque para surpreender os adversários.


No mesmo posicionamento à frente da defesa, o italiano Andrea Pirlo se destacou no futebol mundial pela capacidade de armar as jogadas desde a intermediária defensiva. A mesma habilidade foi demonstrada pelo inglês Steven Gerrard, ao atuar mais recuado no fim de sua carreira no Liverpool.


A mudança de característica dos jogadores de meio-campo gera debates até mesmo sobre quais atletas, efetivamente, são volantes e quais são armadores.

Um exemplo claro pode ser visto na lista de atletas que estiveram entre os melhores jogadores do mundo nos últimos anos.

Há quem considere o croata Luka Modric, eleito o melhor do mundo em 2018, como volante, enquanto outros defendem que sua posição é de armador.

Já o espanhol Xavi Hernández, que esteve entre os finalistas do prêmio da Fifa por três vezes consecutivas entre 2009 e 2011, era um volante ou um armador?

Para solucionar essas questões, muitos analistas defendem que a divisão entre volantes e meias ofensivos seja extinta. Assim, todos os jogadores de meio-campo passariam a ser chamados, exclusivamente, de meio-campistas.

Qual a sua opinião? Devemos ainda dividir os jogadores de meio-campo entre volantes e meias? Além disso, conte para a gente nos comentários qual foi o melhor volante que você viu jogar no futebol mundial!

Melhores volantes do mundo na atualidade

  • Casemiro (Real Madrid)
  • Fabinho (Liverpool)
  • De Jong (Barcelona)
  • Luka Modric (Real Madrid)
  • N’Golo Kanté (Chelsea)
  • Paul Pogba (Manchester United)
  • Sergio Busquets (Barcelona)
  • Thiago Alcântara (Bayern)
  • Toni Kroos (Real Madrid)

Sentiu falta de algum bom volante na lista acima? Conte para a gente quem você acha que deveria estar aqui! E aproveite os comentários também para dizer quem é o melhor volante que você já viu jogar!

Depois de conferir tudo sobre como ser um bom volante no futebol, alimente sua paixão pelo esporte mais popular do mundo com outros conteúdos:

*Última atualização em 17 de novembro de 2019

Ficha Técnica
Título
Como ser bom volante no futebol: função e melhores do mundo
Resumo
O que faz um volante no futebol, as características para se destacar nessa função e quais são os melhores jogadores da posição
Autor

Comentários

Salvar