Quando o juiz apita e a bola rola nos gramados ao redor do mundo, a paixão pelo esporte mais popular do planeta fica em evidência.

Os torcedores esperam que seus times de coração balancem as redes e seus goleiros sejam capazes de parar os atacantes adversários.

Ao longo da história do esporte, as bolas de futebol evoluíram e hoje são desenvolvidas com alta tecnologia.

Nike, Adidas e as principais marcas de material esportivo do mundo fabricam modelos extremamente avançados. Você sabe o que avaliar na hora de escolher as bolas de futebol do seu campeonato ou da sua pelada?

Fique com a gente e saiba tudo sobre a bola de futebol!

Tamanho, peso e material das bolas de futebol

Quer saber qual o tamanho de uma bola de futebol, quantos gramas ela pesa e de que material é feita?

De acordo com as , a bola de futebol de campo deve ser feita de couro ou outro material adequado, com uma circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm. 

No início de jogo, a bola de futebol deve pesar entre 410 e 450 gramas.

As bolas de futebol de antigamente sofriam variações de peso durante uma partida, por perda de ar ou acúmulo de água em jogos disputados debaixo de chuva.

No entanto, as bolas de futebol mais modernas não absorvem água e são fabricadas para reter o ar mesmo com o impacto dos chutes.

Confira, a seguir, como foi a evolução da bola de futebol e todos os modelos usados em Copas do Mundo!

História e linha do tempo das bolas de futebol

Quando o futebol chegou ao Brasil no fim do século 19, trazido por Charles Miller, as bolas de futebol eram feitas de couro curtido, conhecido como “capotão”, e a câmara de ar era uma bexiga de boi. Ao longo das décadas seguintes, a bola evoluiu até o modelo da primeira Copa do Mundo.

Bola da Copa do Mundo de 1930: T-Model

Na Copa de 1930, no Uruguai, foi usada uma bola da marca inglesa T-Model, com 11 gomos e um cadarço para mantê-los juntos. Desde então, a cada 4 anos, uma nova bola de futebol é usada na principal competição do esporte mais popular do mundo. Elas podem até ter sido parecidas, mas jamais foram iguais.

Bolas de futebol: história, as melhores e versões das Copas

Bola da Copa do Mundo de 1950: Duplo T

Bola da Copa do Mundo de 1950 Duplo T

Em 1950, na primeira edição da Copa do Mundo no Brasil, pela primeira vez, foi usada uma esfera de couro totalmente fechada. Os cadarços, que machucavam a cabeça dos jogadores, foram eliminados. No entanto, em campos molhados, ela absorvia água em excesso e ficava pesada.

Bola da Copa do Mundo de 1970: Telstar

Bola da Copa do Mundo de 1970 Telstar

O marcante modelo da bola de futebol branca com alguns gomos pretos foi usado na Copa de 1970, no México. Aquela bola recebeu o nome de Telstar, inspirados num satélite que transmitiria pela primeira vez os jogos da Copa.

Bola da Copa do Mundo de 1978: Tango

Bola da Copa 1978 Tango

Na Copa de 1978, a bola Tango tinha 32 gomos, mas com um novo desenho. Os triângulos formavam 12 círculos que causavam efeito quando em movimento, ideia que permaneceu por mais cinco Copas.

Bola da Copa do Mundo de 2002: Fevernova

Bola da Copa 2002 Fevernova

O desenho usado na Copa da Argentina foi abandonado no Mundial de 2002. No Japão e na Coreia do Sul, foram usados novos materiais que diminuíram o peso da bola em busca de precisão e performance. A Fevernova era feita com espuma especial na parte interna e revestida com poliuretano e borracha natural, tendo sido criticada por alguns jogadores.

Bola da Copa do Mundo de 2006: Teamgeist

Bola da Copa 2006 Teamgeist

Para a Copa de 2006, na Alemanha, a Adidas adotou um modo de fabricação que substituía a costura. A junção dos gomos pela selagem quente fez desta a primeira bola completamente à prova d’água. O novo desenho com menos gomos e sulcos a deixou mais redonda que as anteriores, mesmo assim foi alvo de reclamações.

Bola da Copa do Mundo de 2010: Jabulani

Bola da Copa 2010 Jabulani

Outra bola de futebol que recebeu muitas críticas dos jogadores foi a Jabulani, usada na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. As reclamações estavam focadas na sua falta de estabilidade, provocada por ser muito leve e arredondada.

A Jabulani tinha ainda ainda menos sulcos e gomos que a Fevernova, além de ser a primeira a ganhar uma textura externa.

Bola da Copa do Mundo de 2014: Brazuca

Bola da Copa 2014 Brazuca

Enquanto a Jabulani tinha 8 gomos, a Brazuca tinha apenas 6. Muito testada antes da Copa de 2014, no Brasil, foi uma bola elogiada por seu equilíbrio.

Bola da Copa do Mundo de 2018: Telstar 18

Bola da Copa 2018 Telstar 18

O chip na bola de futebol foi adotado pela primeira em Copas do Mundo na Rússia, em 2018. A Telstar 18 mantinha a ideia de apenas um tipo de gomo replicado seis vezes, já usada na Brazuca.

Bola da Copa do Mundo de 2022: Al Rihla

Bolas de futebol: história, as melhores e versões das Copas

A bola oficial da Copa do Mundo de 2022, chamada Al Rihla, foi fabricada pela Adidas e teve um design inovador, tanto em termos de tecnologia quanto de estética.

“Al Rihla”, que significa “A Jornada” em árabe, foi projetada para ser a bola mais rápida e precisa já usada em uma Copa do Mundo.

A bola da Copa do Mundo do Catar foi elogiada por jogadores e especialistas pelo seu desempenho no campo. A combinação de velocidade, precisão e controle proporcionou uma experiência de jogo aprimorada.

Nomes das bolas das Copa do Mundo

  • 1930: T-Model
  • 1934: Federale 102
  • 1938: Allen
  • 1950: Duplo T
  • 1954: Swiss World Champion
  • 1958: Top-Star
  • 1962: Crack Top Star
  • 1966: Challenge 4-Star
  • 1970: Telstar
  • 1974: Telstar Durlast
  • 1978: Tango
  • 1982: Tango España
  • 1986: Atezca
  • 1990: Etrusco Unico
  • 1994: Questra
  • 1998: Tricolore
  • 2002: Fevernova
  • 2006: Teamgeist
  • 2010: Jabulani
  • 2014: Brazuca
  • 2018: Telstar 18
  • 2022: Al Rihla

Como é feita uma bola de futebol?

O processo de fabricação da bola de futebol envolve várias etapas, dependendo do modelo e da marca responsável por produzi-la. 

Por muito tempo, os gomos eram unidos por meio de costura. Em 2006, a junção dos gomos pela selagem quente fez a Teamgeist, a bola usada na Copa da Alemanha, ser a primeira completamente à prova d’água.

No vídeo abaixo você confere como foi o processo de fabricação da Al Rihla, a bola utilizada na Copa do Mundo de 2022, no Catar! 

Diferença entre as bolas de futebol de campo para as bolas de futebol society

Por muitas vezes, em jogos amadores ou nas famosas peladas, são usadas bolas de futebol de campo para o futebol society. O contrário também acontece, com bolas desenvolvidas para grama sintética sendo usadas no campo.

A bola de futebol society não difere tanto da bola de campo em relação ao tamanho. A principal diferença está em relação ao peso a à pressão. Isso é fundamental para que a bola seja adequada à superfície o jogo é disputado e não quicar em excesso nem dar a sensação de ser muito pesada.

O mesmo raciocínio é válido para o beach soccer, que têm bolas oficiais desenvolvidas especificamente para a disputa na areia.

Entre os , aquele que tem a bola mais distante da usada no campo é o futsal. Para as quadras, a bola é menor e proporcionalmente mais pesada. Assim, ela se mantém em contato com o chão mais facilmente e privilegia o controle dos jogadores. 

Como comprar uma bola de futebol

Ao comprar uma bola de futebol, alguns critérios devem ser considerados. Além do preço e da marca, é importante observar o tamanho da bola e seu material.

Em relação ao material, é possível encontrar bolas de futebol de couro sintético e também de poliuretano e PVC.

A bola de couro sintético tem superfície à prova d’água, enquanto os modelos de PVC se destacam  pela resistência. Já o poliuretano é utilizado nas bolas de maior desenvolvimento tecnológico. 

Em relação à junção dos gomos, há bolas que são costuradas à mão ou à máquina. Contudo, muitas das bolas de futebol atuais são termicamente moldadas. Essa tecnologia oferece mais agilidade na produção e é igualmente eficaz no que diz respeito à durabilidade.

Já o tamanho deve ser um ponto de atenção se a bola não for para adultos. Os modelos de bolas de futebol infantis são menores e mais leves. 

Para garotos e garotas até 13 anos, são indicadas as bolas infantis de tamanhos 3 e 4.  Elas têm entre 59 e 66 cm.

Ao comprar uma bola de futebol, lembre-se de priorizar aquelas que são testadas pela Fifa. A entidade máxima do esporte garante que as bolas seguirão as especificações de tamanho e peso e não perderão pressão.

Agora que você já sabe tudo sobre bola de futebol, já sabe qual vai escolher para sua pelada ou campeonato?

Enquanto você aguardar a próxima oportunidade para a bola rolar, aproveite para conferir mais conteúdos sobre futebol: