Quando o juiz apita e a bola rola nos gramados ao redor do mundo, a paixão pelo esporte mais popular do planeta fica em evidência.
Os torcedores esperam que seus times de coração balancem as redes e seus goleiros sejam capazes de parar os atacantes adversários.
E, em todos os lances, há sempre uma protagonista: a bola de futebol!
Ao longo da história do esporte, as bolas de futebol evoluíram e hoje são desenvolvidas com alta tecnologia.
Nike, Adidas e as principais marcas de material esportivo do mundo fabricam modelos extremamente avançados. Você sabe o que avaliar na hora de escolher as bolas de futebol do seu campeonato ou da sua pelada?
Fique com a gente e saiba tudo sobre a bola de futebol!
O que você vai conferir neste post:
- 1 Tamanho, peso e material da bola de futebol
- 2 História e linha do tempo da bola de futebol
- 2.1 Bola da Copa do Mundo de 1930: T-Model
- 2.2 Bola da Copa do Mundo de 1950: Duplo T
- 2.3 Bola da Copa do Mundo de 1970: Telstar
- 2.4 Bola da Copa do Mundo de 1978: Tango
- 2.5 Bola da Copa do Mundo de 2002: Fevernova
- 2.6 Bola da Copa do Mundo de 2006: Teamgeist
- 2.7 Bola da Copa do Mundo de 2010: Jabulani
- 2.8 Bola da Copa do Mundo de 2014: Brazuca
- 2.9 Bola da Copa do Mundo de 2018: Telstar 18
- 3 Nomes das bolas das Copa do Mundo
- 4 Como é feita a bola de futebol
- 5 Melhores bolas de futebol
- 6 Diferença entre a bola de futebol de campo para a bola de futebol society
- 7 Como comprar uma bola de futebol
Tamanho, peso e material da bola de futebol
Quer saber qual o tamanho de uma bola de futebol, quantos gramas ela pesa e de que material é feita?
De acordo com as regras do esporte, a bola de futebol de campo deve ser feita de couro ou outro material adequado, com uma circunferência não superior a 70 cm e não inferior a 68 cm.
No início de jogo, a bola de futebol deve pesar entre 410 e 450 gramas.
As bolas de futebol de antigamente sofriam variações de peso durante uma partida, por perda de ar ou acúmulo de água em jogos disputados debaixo de chuva.
No entanto, as bolas de futebol mais modernas não absorvem água e são fabricadas para reter o ar mesmo com o impacto dos chutes.
Confira, a seguir, como foi a evolução da bola de futebol e todos os modelos usados em Copas do Mundo!
História e linha do tempo da bola de futebol
Quando o futebol chegou ao Brasil no fim do século 19, trazido por Charles Miller, as bolas de futebol eram feitas de couro curtido, conhecido como “capotão”, e a câmara de ar era uma bexiga de boi. Ao longo das décadas seguintes, a bola evoluiu até o modelo da primeira Copa do Mundo.
Bola da Copa do Mundo de 1930: T-Model
Na Copa de 1930, no Uruguai, foi usada uma bola da marca inglesa T-Model, com 11 gomos e um cadarço para mantê-los juntos. Desde então, a cada 4 anos, uma nova bola de futebol é usada na principal competição do esporte mais popular do mundo. Elas podem até ter sido parecidas, mas jamais foram iguais.
Bola da Copa do Mundo de 1950: Duplo T
Em 1950, na primeira edição da Copa do Mundo no Brasil, pela primeira vez, foi usada uma esfera de couro totalmente fechada. Os cadarços, que machucavam a cabeça dos jogadores, foram eliminados. No entanto, em campos molhados, ela absorvia água em excesso e ficava pesada.
Bola da Copa do Mundo de 1970: Telstar
O marcante modelo da bola de futebol branca com alguns gomos pretos foi usado na Copa de 1970, no México. Aquela bola recebeu o nome de Telstar, inspirados num satélite que transmitiria pela primeira vez os jogos da Copa.
Bola da Copa do Mundo de 1978: Tango
Na Copa de 1978, a bola Tango tinha 32 gomos, mas com um novo desenho. Os triângulos formavam 12 círculos que causavam efeito quando em movimento, ideia que permaneceu por mais cinco Copas.
Bola da Copa do Mundo de 2002: Fevernova
O desenho usado na Copa da Argentina foi abandonado no Mundial de 2002. No Japão e na Coreia do Sul, foram usados novos materiais que diminuíram o peso da bola em busca de precisão e performance. A Fevernova era feita com espuma especial na parte interna e revestida com poliuretano e borracha natural, tendo sido criticada por alguns jogadores.
Bola da Copa do Mundo de 2006: Teamgeist
Para a Copa de 2006, na Alemanha, a Adidas adotou um modo de fabricação que substituía a costura. A junção dos gomos pela selagem quente fez desta a primeira bola completamente à prova d’água. O novo desenho com menos gomos e sulcos a deixou mais redonda que as anteriores, mesmo assim foi alvo de reclamações.
Bola da Copa do Mundo de 2010: Jabulani
Outra bola de futebol que recebeu muitas críticas dos jogadores foi a Jabulani, usada na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. As reclamações estavam focadas na sua falta de estabilidade, provocada por ser muito leve e arredondada.
A Jabulani tinha ainda ainda menos sulcos e gomos que a Fevernova, além de ser a primeira a ganhar uma textura externa.
Bola da Copa do Mundo de 2014: Brazuca
Enquanto a Jabulani tinha 8 gomos, a Brazuca tinha apenas 6. Muito testada antes da Copa de 2014, no Brasil, foi uma bola elogiada por seu equilíbrio.
Bola da Copa do Mundo de 2018: Telstar 18
O chip na bola de futebol foi adotado pela primeira em Copas do Mundo na Rússia, em 2018. A Telstar 18 mantinha a ideia de apenas um tipo de gomo replicado seis vezes, já usada na Brazuca.
Nomes das bolas das Copa do Mundo
- 1930: T-Model
- 1934: Federale 102
- 1938: Allen
- 1950: Duplo T
- 1954: Swiss World Champion
- 1958: Top-Star
- 1962: Crack Top Star
- 1966: Challenge 4-Star
- 1970: Telstar
- 1974: Telstar Durlast
- 1978: Tango
- 1982: Tango España
- 1986: Atezca
- 1990: Etrusco Unico
- 1994: Questra
- 1998: Tricolore
- 2002: Fevernova
- 2006: Teamgeist
- 2010: Jabulani
- 2014: Brazuca
- 2018: Telstar 18
Você ama outros esportes além do Futebol? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:
Como é feita a bola de futebol
O processo de fabricação da bola de futebol envolve várias etapas, dependendo do modelo e da marca responsável por produzi-la.
Por muito tempo, os gomos eram unidos por meio de costura. Em 2006, a junção dos gomos pela selagem quente fez a Teamgeist, a bola usada na Copa da Alemanha, ser a primeira completamente à prova d’água.
No vídeo abaixo você confere como foi o processo de fabricação da Jabulani, a bola utilizada na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul!
Melhores bolas de futebol
- Bola Nike Merlin
- Bola Adidas Champions League Finale
- Bola Penalty S11 Ecoknit
- Bola Nike Hi-Vis
- Bola Topper Velocity Pro Samba
Bola de futebol Nike Merlin
A bola oficial do Campeonato Brasileiro é a Nike Merlin. Ela foi desenvolvida com uma superfície de impacto maior, reduzindo a construção tradicional de 12 para apenas quatro painéis.
A forma de produção da Nike Merlin também reduziu o número de emendas em 40%, eliminou pontos duros e criou um ponto ideal para chute mais preciso.
Composta por uma bexiga de látex, em substituição à tradicional borracha, a Merlin fica envolvida em materiais próprios para promover uma pressão de ar mais consistente e manter sua forma.
As ranhuras com gravuras e tintas 3D projetadas para secar em níveis e locais que variam em milímetros elevam-se à medida que secam durante o processo de impressão, melhorando ainda mais a aerodinâmica e o toque da bola.
A Nike Merlin, modelo idêntico ao usado nos jogos do Campeonato Brasileiro, está disponível, exclusivamente, no site da Nike por R$ 529. A linha ainda conta com uma réplica por R$ 79.
Para comprar a réplica da bola Nike Merlin utilizada no Brasileirão, basta usar este link!
Bola de futebol Adidas Champions League Finale
Principal competição entre clubes do mundo, a Liga dos Campeões da Europa tem uma das bolas mais marcantes do futebol. Os modelos produzidos pela Adidas sempre carregam as estrelas da Champions.
Para a edição 2019/2020 da Liga dos Campeões, a Adidas optou por estrelas coloridas. A tecnologia segue a da edição anterior e a utilizada na Telstar 18, a bola da Copa do Mundo da Rússia.
A bola da Champions League tem o chip que confirma ao árbitro quando ultrapassa totalmente a linha de gol.
Para comprar a bola Adidas Champions League Finale, use este link!
Bola de futebol Penalty S11 Ecoknit
A bola oficial do Campeonato Paulista 2020 é a Penalty S11 Ecoknit. Ela tem 14 gomos e apelo sustentável, sendo revestida por tecido ecológico confeccionado com garrafas PET recicladas.
Para o Paulistão 2020, a Penalty recicla 4 garrafas e meia para cada bola produzida.
A S11 Ecoknit foi submetida a testes em laboratório para verificar sua capacidade aerodinâmica. Na superfície externa, há uma gravação que auxilia a bolada Penalty a ter uma melhor aerodinâmica durante o voo.
Por dentro, é composta por uma câmara 6D que proporciona equilíbrio total à bola e camada de NEOTEC, que a torna menos contundente sem perder elasticidade.
Para a união dos 14 gomos com a estrutura interna, a Penalty utiliza a exclusiva tecnologia Termotec, de termofusão, que garante 0% absorção de água, mantém as propriedades de peso e velocidade da bola, mesmo em condições de chuva forte.
Compre a bola de futebol Penalty S11 Ecoknit usando este link!
Bola de futebol Nike Hi-Vis
Principal liga nacional de futebol do mundo, a Premier League usa bolas de futebol da Nike. O modelo oficial da temporada 2019/2020 segue a linha Merlin, a mesma usada no Brasileirão. Porém, a bola do Campeonato Inglês tem outras cores e recebe o nome de Hi-Vis.
A Hi-Vis tem desenho e pintura que remetem à clássica bola Aerow de 2004/2005, da era “Total 90”. A nova bola recebeu o saudoso logotipo “90”.
A bola da Nike usada na Premier League tem tecnologia All Conditions Control (“Controle em Todas as Condições” – ACC) para fornecer um melhor toque e controle em todas as condições climáticas e de campo.
Para comprar a bola Nike Hi-Vis da Premier League, use este link!
Bola de futebol Topper Velocity Pro Samba
Para o campeonato disputado na terra do desfile das Escolas de Samba, a Topper lançou a bola que recebe o nome de Velocity Pro Samba.
A bola do Campeonato Carioca tem 6 gomos e é fabricada em poliuretano. Internamente, ela tem uma borracha siliconada de alta resiliência que proporciona, além de maior precisão no chute, mais maciez e conforto.
Compre a bola Topper Velocity Pro Samba usando este link!
Vá além do mundo do Futebol! Confira também nossos outros conteúdos:
- Principais campeonatos de CS:GO do mundo: Conheça todos!
- Guia da bola de futebol americano: o que você precisa saber
- Os melhores sites para assistir vôlei ao vivo e online
- As 23 camisas mais bonitas da NBA e todos uniformes 2019/2020
- As 11 melhores praias do Brasil para surfar
Diferença entre a bola de futebol de campo para a bola de futebol society
Por muitas vezes, em jogos amadores ou nas famosas peladas, são usadas bolas de futebol de campo para o futebol society. O contrário também acontece, com bolas desenvolvidas para grama sintética sendo usadas no campo.
A bola de futebol society não difere tanto da bola de campo em relação ao tamanho. A principal diferença está em relação ao peso a à pressão. Isso é fundamental para que a bola seja adequada à superfície o jogo é disputado e não quicar em excesso nem dar a sensação de ser muito pesada.
O mesmo raciocínio é válido para o beach soccer, que têm bolas oficiais desenvolvidas especificamente para a disputa na areia.
Entre os tipos de futebol, aquele que tem a bola mais distante da usada no campo é o futsal. Para as quadras, a bola é menor e proporcionalmente mais pesada. Assim, ela se mantém em contato com o chão mais facilmente e privilegia o controle dos jogadores.
Como comprar uma bola de futebol
Ao comprar uma bola de futebol, alguns critérios devem ser considerados. Além do preço e da marca, é importante observar o tamanho da bola e seu material.
Em relação ao material, é possível encontrar bolas de futebol de couro sintético e também de poliuretano e PVC.
A bola de couro sintético tem superfície à prova d’água, enquanto os modelos de PVC se destacam pela resistência. Já o poliuterano é utilizado nas bolas de maior desenvolvimento tecnológico.
Em relação à junção dos gomos, há bolas que são costuradas à mão ou à máquina. Contudo, muitas das bolas de futebol atuais são termicamente moldadas. Essa tecnologia oferece mais agilidade na produção e é igualmente eficaz no que diz respeito à durabilidade.
Já o tamanho deve ser um ponto de atenção se a bola não for para adultos. Os modelos de bolas de futebol infantis são menores e mais leves.
Para garotos e garotas até 13 anos, são indicadas as bolas infantis de tamanhos 3 e 4. Elas têm entre 59 e 66 cm.
Ao comprar uma bola de futebol, lembre-se de priorizar aquelas que são testadas pela Fifa. A entidade máxima do esporte garante que as bolas seguirão as especificações de tamanho e peso e não perderão pressão.
Agora que você já sabe tudo sobre bola de futebol, já sabe qual vai escolher para sua pelada ou campeonato?
Enquanto você aguardar a próxima oportunidade para a bola rolar, aproveite para conferir mais conteúdos sobre futebol:
- Melhores sites para assistir futebol: onde ver jogos online
- Como conseguir os melhores prognósticos de Futebol
- Posições do futebol: as funções de cada jogador em campo
- Melhor site de apostas de futebol: saiba onde palpitar
- Equipamentos de futebol: melhores uniformes e chuteiras
- Futebol nas Olimpíadas: história, campeões e medalhistas
Comentários