Jordan Henderson, Bryan Robson, Nobby Stiles e mais: conheça os 10 melhores volantes da Inglaterra no presente e no passado!

Fala, pessoal! Hoje é dia de batermos um papo sobre os melhores volantes da Inglaterra no presente e no passado. Para isso, construímos duas listas especiais!

Na primeira parte do texto, selecionamos os dez nomes que mais estão arrebentando na Premier League atualmente. Levamos em consideração todas as nacionalidades (spoiler alert: tem brasileiro na parada).

Depois, elencamos dez atletas (aí sim, apenas ingleses) que fizeram história na posição. Vale lembrar que os escolhidos estão em ordem alfabética e não em formato de ranking. Justamente para você registrar o top 10 perfeito nos comentários. Simbora?

Melhores volantes da Premier League na atualidade

  • Declan Rice
  • Fabinho
  • Fernandinho
  • Fred
  • Jordan Henderson
  • Jorginho
  • Lucas Torreira
  • N’Golo Kanté
  • Rodri
  • Wilfred Ndidi

Declan Rice

melhores volantes da inglaterra declan rice
Rice é o quarto jogador que mais desarmou na atual Premier League

Após se naturalizar inglês (ele nasceu na Irlanda), Declan Rice se tornou uma das esperanças da posição no English Team. Realizou uma temporada 2018/19 extremamente consistente e até recebeu chances para atuar na seleção, mas caiu de rendimento.

O que é perfeitamente normal para um jovem de 21 anos. Mesmo saindo dos holofotes, continua sendo um dos melhores volantes da Inglaterra na atualidade. É titular no West Ham e quarto jogador que mais desarmou na Premier League 2019/20.

Fabinho

melhores volantes do brasil fabinho
Fabinho é o homem de marcação do Liverpool

Fabinho retornou de lesão e ainda precisa recuperar as boas atuações, mas tudo o que o brasileiro fez com a camisa do Liverpool até o momento é o suficiente para ter um lugar na lista dos melhores volantes da Inglaterra em atividade.

Homem de marcação que todo técnico sonha, Fabinho é especialista em desarmes, divididas e coberturas defensivas. Vinha funcionando muito bem com Jordan Henderson e Georginio Wijnaldum nos Reds até se machucar no final de 2019.

Fernandinho

fernandinho city
Fernandinho venceu três Premier Leagues com o Manchester City

Fernandinho ficou marcado pelas péssimas atuações em duas Copas do Mundo seguidas – e a chance de você estar na parcela da população que não gosta do seu futebol é alta – mas dentro da Premier League, a história é outra.

O brasileiro é definitivamente um dos melhores volantes do Campeonato Inglês da última década. Tem a confiança de Pep Guardiola, quebra o galho em várias posições e ajudou o Manchester City a faturar vários títulos domésticos desde que foi contratado.

Fred

fred man united
Fred se firmou como titular no Manchester United

Continuando no Brasil, chegou a hora de falar de um atleta que cresceu muito na temporada 2019/20. Fred é o nome dele! Atuando como segundo volante no Manchester United, se firmou como uma das principais peças do clube.

Fred passou por uma adaptação difícil desde que foi contratado junto ao Shakhtar Donetsk, mas já parece habituado à nova casa. É o segundo jogador dos Red Devils que mais realizou desarmes (54) e distribuiu passes (1.536) até o momento na Premier League.

Jordan Henderson

melhores volantes da inglaterra jordan henderson
Henderson é o melhor volante da Inglaterra hoje

Jordan Henderson é o melhor volante da Inglaterra hoje. Não à toa, é o mais cotado nas casas de apostas a faturar o prêmio de Melhor Jogador da Temporada da PFA. O capitão do Liverpool está definitivamente no ápice de sua carreira!

Atuando como segundo volante, é responsável por construir o jogo nos Reds e dar vitalidade ao meio-campo. Hendo pisa na área pra finalizar, volta para recompor o sistema defensivo e é a principal figura de liderança do clube.

Jorginho

melhores volantes da inglaterra jorginho
Jorginho é o motorzinho do Chelsea

Jorginho virou um dos líderes do Chelsea após a saída de medalhões e as consolidação de vários jovens como Tammy Abraham, Callum Hudson-Odoi e Fikayo Tomori. Com a bola no pé, faz o jogo girar no meio-campo e promove a saída de bola.

Além disso, se tornou o cobrador oficial de pênaltis da equipe – sempre anotando seus golzinhos hora ou outra. É o sétimo atleta que mais articulou passes na temporada 2019/20 da Premier League até aqui (1.861).

Lucas Torreira

melhores volantes da inglaterra lucas torreira
Torreira é um dos melhores volantes da Inglaterra na atualidade

Lucas Torreira também merece estar na lista de melhores volantes da Inglaterra na atualidade. O uruguaio se destaca pela raça, disposição em campo e fome de bola. Sempre está bem posicionado para desarmar um adversário ou construir jogadas.

Na atual temporada da Premier League, já contribuiu com um gol, uma assistência, 29 desarmes e 30 interceptações. O sistema defensivo dos Gunners não anda bem, mas Torreira certamente é um dos poucos que se salvam ali.

N’Golo Kanté

melhores volantes da inglaterra kante
Kanté foi o melhor jogador da Premier League 2016/17

N’Golo Kanté é simplesmente um dos melhores volantes da Inglaterra dos últimos anos. Campeão ostentando a camisa do Leicester e do Chelsea, tem disposição de sobra para flutuar entre os dois lados do campo.

O carismático francês esteve presente em duas seleções seguidas da PFA (2015/16 e 2016/17). Na temporada do título pelos Blues, também foi eleito o melhor atleta da competição. Jogador com J maiúsculo!

Rodri

rodri manchester city
Rodri foi a contratação mais cara do Manchester City

Rodri foi uma das contratações mais certeiras do Manchester City nas últimas janelas. E a mas cara da história do clube também! O espanhol custou £62.8 milhões, mas está valendo cada centavo investido. Diz aí, torcedor Citizen!

O volante é equilibrado em ambas as fases do jogo. É muito técnico, tem ótimo poder de marcação e certamente será o substituto perfeito de Fernandinho – que está com idade avançada. Pode anotar: Rodri ainda vai brilhar muito.

Wilfred Ndidi

leicester ndidi
Ndidi é prolífico na marcação e extremamente resistente

Finalizamos a lista de melhores volantes da Premier League na atualidade com Wilfred Ndidi. O jogador do Leicester City é o terceiro atleta que mais desarmou na atual temporada do Campeonato Inglês (91).

O nigeriano é o primeiro volante clássico: prolífico na marcação e extremamente resistente. É muito comparado a N’Golo Kanté pelas características que executa dentro de campo. Um baita nome para fechar o nosso ranking, não?

Leia mais sobre futebol:

Melhores volantes ingleses da história

  • Alan Mullery
  • Bryan Robson
  • David Batty
  • Gareth Barry
  • James Milner
  • Michael Carrick
  • Nobby Stiles
  • Paul Ince
  • Paul Scholes
  • Ray Wilkins

Camisas de Futebol

Alan Mullery

mehores volantes da inglaterra alan mullery
Alan Mullery foi capitão do Tottenham nos anos 60 e 70

A segunda parte do nosso texto diz respeito aos melhores volantes ingleses de todos os tempos. Desta vez, focaremos apenas em jogadores nascidos na terra da rainha. E nada mais justo que abrir o ranking com Alan Mullery.

O volante iniciou sua carreira profissional pelo Fulham em 1958. Por lá, disputou 364 partidas e marcou 37 gols, mas faturou nenhum título. Já mais maduro, foi contratado pelo Tottenham em 1964 e aí sim adicionou taças ao seu currículo.

Foi capitão dos Spurs e membro de um esquadrão que fez história no começo dos anos 70. Venceu a FA Cup de 1967, a Copa da Liga de 1971 e Copa UEFA de 1972. Nessa última conquista, teve a honra de marcar o gol que decidiu a final contra os Wolves!

Pelo English Team, foi titularíssimo do time que disputou a Copa do Mundo de 1970, tendo, inclusive, atuado em todas as partidas da competição. Se aposentou dos Três Leões com 35 compromissos realizados e apenas um tento anotado.

Bryan Robson

mehores volantes da inglaterra bryan robson
Robson foi um dos melhores volantes ingleses da história

A lista continua com Bryan Robson, um dos maiores jogadores da história do Manchester United! O volante era um box-to-box clássico, ou seja, frequentava os dois extremos do gramado com intensidade e qualidade técnica.

Ficou conhecido pelas antecipações, finalizações afiadas e resistência física. Um verdadeiro motorzinho no meio-campo! Faturou as duas primeiras Premier Leagues da história (1992/93 e 1993/94), além de três FA Cups e uma Recopa Europeia.

Suas honrarias individuais são dignas de nota. Robson esteve presente em seis seleções da temporada eleitas pela PFA! Se aposentou em 1997 com passagens por outros dois clubes: West Bromwich e Middlesbrough.

O craque inglês também deixou sua marca na seleção. Se apresentou 90 vezes, anotou 26 gols e liderou o esquadrão em 65 jogos – terceiro capitão com mais partidas da história, apenas atrás de Bobby Moore e Billy Wright.

David Batty

mehores volantes da inglaterra david batty
Batty foi titular da Inglaterra na Euro 92 e na Copa de 98

Nascido e criado em Leeds, David Batty não poderia ter iniciado a carreira em outro time. Sua estreia no profissional foi em 1987 quando, ainda franzino, deu os primeiros passos de uma trajetória bem-sucedida na Inglaterra.

O atleta sempre se destacou por ser um volante “cão de guarda”. Era aguerrido, prolífico no jogo defensivo e muito aplicado. Faltava melhorar o físico. Por isso, todas as manhãs de treino, tomava um coquetel de ovo cru com sherry (uma espécie de vinho fortificado).

Batty foi o principal jogador do terceiro e último título inglês do Leeds United em 1991/92. Foi posteriormente vendido ao Blackburn, onde também sagrou-se campeão da Premier League 1994/95 – embora tenha se lesionado e atuado apenas cinco vezes.

No English Team, foi volante titular dos elencos que disputaram a Euro 1992 e a Copa do Mundo de 1998. Realizou 42 partidas, marcou nenhum gol e se aposentou do futebol em 2004. Adivinha onde? No Leeds United, claro.

Gareth Barry

mehores volantes da inglaterra gareth barry
Barry é o atleta que mais realizou partidas de Premier League na história

Gareth Barry é um nome da lista ainda em atividade. O atleta do West Bromwich, da segunda divisão, é simplesmente o jogador que mais realizou partidas de Premier League na história (653). Longevidade é com ele mesmo!

O volante pode não ser um dos mais habilidosos, mas certamente marcou a era moderna do futebol inglês. De 1998 até o momento, defendeu outros três clubes além dos Baggies: Aston Villa, Manchester City e Everton.

Apesar de tantos compromissos disputados, colecionou pouquíssimas honrarias na carreira. Foram apenas uma Premier League e uma Copa da Inglaterra, ambas ostentando o uniforme dos Citizens.

Atuou poucas vezes como titular da seleção, afinal, disputou posição com Steven Gerrard, Frank Lampard, Paul Scholes, Michael Carrick e outros nomes contemporâneos. Foram 53 jogos realizados e três golzinhos acumulados.

James Milner

melhores volantes da inglaterra na historia
Milner é o sexto atleta que mais disputou partidas da Premier League

James Milner é outro da lista que ainda está em atividade. O volante é um daqueles símbolos folclóricos da Premier League que definitivamente serão lembrados por toda a história. Digamos que é um atleta “interminável”.

Milner já está com 34 anos de idade, mas continua correndo igual a um garoto da base. Seu condicionamento físico é de dar inveja a qualquer um! Nunca deixou de dar raça pelas equipes que defendeu e sempre foi um “coringa” na mão dos treinadores.

No Liverpool, por exemplo, chegou a jogar até de lateral! Já conquistou duas Premier Leagues, uma Copa da Inglaterra, uma Copa da Liga, uma Champions League e um Mundial. Currículo de dar inveja, não?

Além dos Reds, o volante foi peça importantíssima no Manchester City, no Aston Villa e no Newcastle. Também acumulou passagens por Leeds United e Swindon Town. É o sexto atleta que mais disputou partidas da PL até hoje (534 jogos).

Michael Carrick

melhores volantes ingleses
Carrick foi um dos melhores volantes ingleses da história

Michael Carrick também foi um dos melhores volantes ingleses de todos os tempos. Revelado nas categorias de base do West Ham, passou por Swindon Town, Birmingham City e Tottenham até chegar ao Manchester United.

Foi nos Diabos Vermelhos, entre 2006 e 2018, que o jogador deslanchou. Carrick se tornou homem de confiança na segunda “era” Alex Ferguson e cobriu a ausência de Roy Keane no papel de primeiro volante. E aí os títulos vieram aos montes!

O atleta inglês faturou 17 títulos, entre eles, cinco Premier Leagues, três Copas Domésticas, uma Champions League e um Mundial. Não era midiático e tampouco superstar, mas se destacava pela técnica refinada, lançamentos precisos e inteligência tática.

Até mesmo subestimado por alguns torcedores – já que o seu futebol não era executado para aparecer debaixo dos holofotes – Carrick merece mais reconhecimento. E por isso entra em nossa lista! Pela seleção jogou 34 partidas e marcou nenhum gol.

Nobby Stiles

nobby stiles
Stiles foi o volante titular da Inglaterra na Copa de 66

Titular da Inglaterra na Copa de 1966, Nobby Stiles foi um dos melhores volantes da história do futebol! O jogador atuou todos os minutos da campanha vitoriosa e se destacou, sobretudo, na semifinal contra Portugal – quando anulou Eusébio.

Fenomenal nos desarmes e feroz nas divididas, era difícil ganhar um “pé de ferro” com Stiles. Sempre se aplicou muito em campo e foi um verdadeiro guerreiro vestindo as camisas de todos os clubes que atuou.

Jogou por Middlesbrough e Preston North End. Entretanto, se destacou mesmo foi com o Manchester United entre 1960 e 1971. Sob o comando do lendário técnico Matt Busby, venceu dois títulos da Primeira Divisão e uma Champions League.

Ao todo, disputou 510 partidas e anotou 22 gols. Isso por clubes. Já no English Team, participou de 28 compromissos oficiais e marcou um tento. Foi escolhido para compor o Time do Século (1907-1976) eleito pela PFA em 2007.

Paul Ince

paul ince liverpool
Paul Ince jogou nos rivais Manchester United e Liverpool

Poucos jogadores já atuaram por Manchester United e Liverpool – os maiores rivais da Inglaterra. E Paul Ince foi um deles! Volante atlético, resistente e osso duro de roer, sempre se destacou por dar o suporte defensivo adequado ao meio-campo.

O atleta brilhou com a camisa dos Red Devils entre 1989 e 1995, empilhando duas Premier Leagues, duas FA Cups, uma Recopa Europeia, entre outros títulos expressivos. Jogou a maior parte do tempo como titular quando esteve em Manchester.

Não à toa, figurou na seleção da temporada da PFA em três edições seguidas (1992/93 1993/94 e 1994/95). Teve uma passagem apagada no Milan e retornou à Inglaterra em 1997 – chocando o país ao acertar com o Liverpool.

Se aposentou em 2007 sem conquistar nenhum outro troféu. Foi o titular da Inglaterra na Euro 96 e na Copa do Mundo de 98, mas, como todos nós sabemos, não ganhou nenhuma taça. Realizou 53 partidas no total e balançou as redes duas vezes.

Paul Scholes

paul scholes manchester united
Scholes foi um dos melhores volantes da Inglaterra de todos os tempos

Paul Scholes certamente estaria nessa lista – embora muita gente o considere um meio-campista e não volante. Nós, da Esportelândia, todavia, resolvemos enquadrá-lo como uma espécie de segundo volante. Justo, né?

O craque do Manchester United foi revelado na histórica “Classe de 92” junto a David Beckham, Ryan Giggs e outros atletas icônicos. Atuou sob o comando de Alex Ferguson e colecionou 25 títulos entre 1993 e 2013.

Scholes é o terceiro atleta que mais vestiu a camisa dos Diabos Vermelhos (718). Jogou por lá a carreira inteira e ainda marcou 155 gols. Era extremamente técnico, tinha uma visão de jogo absurda e ainda se destacava nos arremates de longa distância.

O volante participou de uma das gerações inglesas mais talentosas da história, mas, ao lado de Steven Gerrard, Frank Lampard e Wayne Rooney, conquistou absolutamente nada. No total, disputou 66 cotejos e anotou 14 tentos.

Ray Wilkins

ray wilkins chelsea
Ray Wilkins foi genial jogando no meio-campo

Finalizamos a lista de melhores volantes ingleses da história com Ray Wilkins. O atleta, que acumulou passagens por Chelsea (onde se tornou capitão com apenas 18 anos), Manchester United, QPR e até mesmo times estrangeiros, como o Milan, também poderia ser enquadrado na categoria “segundo volante”.

Não era um homem de marcação, é verdade, mas sabia segurar bem o meio-campo. Orquestrava a saída de bola com passes açucarados e sempre se destacou por jogadas cerebrais. Um verdadeiro líder quando estava nos gramados.

Em solo inglês, ergueu troféus apenas nos Diabos Vermelhos: FA Cup (1982/83) e Supercopa da Inglaterra (1983). Já na seleção, foi titular na Euro 1980 e nas Copas de 1982 e 1986. Foi capitão dos Três Leões e acumulou 84 partidas no total.

Amplie seu conhecimento sobre esportes:

*Última atualização feita em 16 de maio de 2020

Comentários

Salvar