A era moderna da Premier League iniciou em 1992, e desde então, muitos jogadores se destacaram no campeonato. Alguns se tornaram extremamente conhecidos por seus números impressionantes de gols. Que tal conferir os 10 maiores artilheiros da história da Premier League?
Vale lembrar que consideramos apenas as estatísticas a partir de 1992, deixando de fora os números da era anterior. Além dos gols, também trazemos informações sobre os principais clubes em que jogaram, a duração de suas carreiras, nacionalidade e posição em campo.
Jogadores como Harry Kane e Sergio Agüero ainda estão em atividade, então suas estatísticas podem mudar nos próximos anos. Sempre que houver alguma alteração no ranking, estaremos atualizando. Pronto para matar sua curiosidade?
Maiores artilheiros da história da Premier League
- Alan Shearer (260 gols)
- Harry Kane (213 gols)
- Wayne Rooney (208 gols)
- Andrew Cole (187 gols)
- Sergio Agüero (180 gols)
- Frank Lampard (177 gols)
- Thierry Henry (175 gols)
- Robbie Fowler (163 gols)
- Jermain Defoe (162 gols)
- Michael Owen (150 gols)
10º Michael Owen
- Principais clubes: Liverpool, Newcastle, Manchester United
- Período em atividade: 1996-2013
- Posição: Atacante
- País: Inglaterra
- Gols: 150
Abrimos a lista de maiores artilheiros da história da Premier League com Michael Owen. Revelado nas categorias de base do Liverpool, o atacante inglês até chegou a vencer o Ballon d'Or em 2001, mas não conseguiu dar continuidade ao ótimo início de carreira.
As lesões foram o principal inimigo de Owen. Não fosse isso, poderia ter feito muito mais. Apesar das frequentes contusões, o Golden Boy cravou seu nome no Campeonato Inglês, principalmente por ter faturado o título da liga no rival Manchester United.
9º Jermain Defoe
- Principais clubes: West Ham, Tottenham, Sunderland
- Período em atividade: 1999-presente
- Posição: Atacante
- País: Inglaterra
- Gols: 162
Quando se fala em Premier League, é impossível não pensar em Jermain Defoe. O centroavante inglês marcou seu nome na liga, pois, fez, em todos os clubes por onde defendeu, o trabalho que se espera de qualquer atacante: marcar gols.
Defoe não era um craque de bola – e tampouco badalado – mas sabia balançar as redes. Seu único título na carreira foi uma Copa da Liga com o Tottenham, mas isso não apaga a sua importância na elite da Inglaterra.
8º Robbie Fowler
- Principais clubes: Liverpool, Manchester City
- Período em atividade: 1993-2012
- Posição: Atacante
- País: Inglaterra
- Gols: 163
Robbie Fowler foi outra cria do Liverpool que se destacou nos anos 90 e começo do século XXI. Raçudo, oportunista e explosivo, tanto no futebol quanto na personalidade, o centroavante metia a bola pra dentro como ninguém.
Apesar de ser canhoto, utilizava muito bem a perna direita. Foi eleito o melhor jogador jovem da Premier League em duas temporadas seguidas (1995, 1996), além de ter levantado taças importantes no clube de Merseyside, como a Copa UEFA e a FA Cup.
7º Thierry Henry
- Principais clubes: Arsenal
- Período em atividade: 1994-2012
- Posição: Atacante
- País: França
- Gols: 175
Continuamos a lista de maiores artilheiros da história da Premier League com Thierry Henry. Estamos falando de um grande craque do futebol mundial, que apareceu muito bem no Arsenal, fez parte dos Invencíveis e distribuiu inúmeros gols em solo inglês.
Foi por muito tempo o maior goleador estrangeiro do campeonato – até Sergio Agüero lhe ultrapassar em 2020. Henry só não fez chover nos Gunners: batia falta, fazia gol de cabeça, driblava zagueiros e sabia decidir partidas.
6º Frank Lampard
- Principais clubes: Chelsea, West Ham e Manchester City
- Período em atividade: 1994-2016
- Posição: Meia
- País: Inglaterra
- Gols: 177
De todos os nomes presentes na lista de maiores goleadores da Premier League, Frank Lampard é o único meio-campista. Isso diz muito sobre a lenda do Chelsea, que, mesmo não jogando à frente, tinha enorme capacidade de anotar gols.
Não há dúvida que Super Frank é o maior da história dos Blues. Afinal, conquistou tudo que podia conquistar jogando em Londres – incluindo a tão cobiçada Champions League. E tudo isso ostentando a faixa de capitão!
5º Sergio Agüero
- Principais clubes: Manchester City
- Período em atividade: 2003-2019
- Posição: Atacante
- País: Argentina
- Gols: 184
Sergio Agüero transformou a história do Manchester City. Não foram apenas os 184 tentos acumulados e o título de maior artilheiro estrangeiro da Premier League que marcam o nome do argentino, mas também o carisma e a paixão pelo clube.
Agüero foi aquele centroavante moderno que também sabe preparar jogadas. Sua técnica refinada, somada ao faro de gol, lhe tornaram um dos atacantes mais letais do planeta.
4º Andrew Cole
- Principais clubes: Newcastle, Manchester United, Blackburn
- Período em atividade: 1989-2008
- Posição: Atacante
- País: Inglaterra
- Gols: 187
Este é provavelmente o nome menos conhecido da lista, já que iniciou sua carreira em 1989, ou seja, quando a Premier League sequer havia sido criada. Porém, para os mais velhos, Andrew Cole impressionou. E muito!
Imagine um centroavante explosivo nas arrancadas, com ótima leitura de jogo e senso de posicionamento: esse era Andy Cole. Fez, com Dwight Yorke, no Manchester United, uma das maiores duplas de ataque de todos os tempos.
3º Wayne Rooney
- Principais clubes: Manchester United, Everton
- Período em atividade: 2002-2021
- Posição: Atacante
- País: Inglaterra
- Gols: 208
E por falar em Red Devils, prosseguimos a lista de maiores artilheiros da história da Premier League com Wayne Rooney. Se você acompanhou o futebol europeu nas duas décadas passadas, está igual a mim neste momento: sem palavras para descrevê-lo.
Rooney não é apenas o maior goleador do Manchester United. Ou um dos atletas mais bem-sucedidos do Campeonato Inglês. É símbolo que transcende gramados, títulos e gols. É lenda, ídolo eterno.
2º Harry Kane
- Principais clubes: Leicester e Tottenham
- Período em atividade: 2009-presente
- Posição: Atacante
- País: Inglaterra
- Gols: 213
Poucos centroavantes na atualidade são tão completos quanto Harry Kane. O atacante liderou Tottenham por anos, e chegou ao posto de segundo maior artilheiro da Premier League.
No entanto, no início da temporada de 2023-24, Harry Kane decidiu sair do Tottenham e rumou até o Bayern de Munique, quem agradece a sua saída é o primeiro colocado dessa lista, que segue isolado como maior artilheiro da história da Premier League.
1º Alan Shearer
- Principais clubes: Newcastle, Blackburn, Southampton
- Período em atividade: 1988-2006
- Posição: Atacante
- País: Inglaterra
- Gols: 260
Sabe quem é o maior artilheiro da Premier League? O nome dele é Alan Shearer. Com passagens por Southampton, Blackburn e Newcastle, o atacante inglês mostrou sua letalidade na pequena área. E como marcou gols esse homem!
Se a bola chegasse para ele em boas condições de finalização, já se sabia o que iria acontecer: Shearer com a mão direita levantada comemorando mais um tento no campeonato. Foram 260 no total, número difícil de ser alcançado nestes tempos de futebol tão competitivo.
O ranking continua com:
- 11º – Les Ferdinand (149 gols)
- 12º – Mohamed Salah (147)
- 13º – Teddy Sheringham (146)
- 14º – Robin van Persie (144 gols)
- 15º – Jamie Vardy (136 gols)
Agora que você conhece os maiores artilheiros da história da Premier League, que tal dar uma olhadinha em outros conteúdos? Falamos de muita coisa legal. Se liga:
Veja mais textos sobre futebol:
- Guia do Cartola FC: como funciona e dicas para pontuar
- O que fazem os membros de uma comissão técnica de futebol
- Lúcio: história, times e títulos do ex-zagueiro da seleção
- Recordes da Liga dos Campeões: 60 marcas históricas
- Tudo sobre o Manchester City: história, títulos e ídolos