A Stock Car é a mais importante e tradicional categoria do automobilismo brasileiro. Mas, mesmo sendo mais de 40 anos de história, nem todo mundo conhece tão bem a categoria.
Se você tem dúvidas sobre a Stock Car, eis sua chance de acabar com todas elas.
Vamos explicar como surgiu a categoria, como ela funciona e quais são as regras. Também relacionamos pilotos e equipes, além de todas as provas.
Então fique com a gente e sabia tudo sobre a Stock Car!
O que você vai conferir neste post:
O que é a Stock Car?

Com mais de 40 anos de história, a Stock Car é considerada a principal categoria do automobilismo brasileiro. A modalidade de automobilismo do país criada foi em 1979.
Inicialmente, a Stock era uma categoria monomarca, tendo o apoio da Chevrolet. Ao longo das últimas décadas, Mitsubishi, Volkswagen e Peugeot chegaram a participar da competição.
Em 2019, todos os carros da Stock Car foram o Cruze, da Chevrolet. Já em 2020, a categoria volta a ter mais de uma marca, com a entrada da Toyota.
A igualdade do equipamento dos pilotos é garantida por itens como chassi, motor e câmbio idênticos para todos os competidores.
A Stock conta ainda com a Stock Car Light como categoria de base, em substituição ao Campeonato Brasileiro de Turismo.
A seguir, conheça mais detalhes da história da principal categoria do automobilismo no Brasil!
História da Stock Car

A Stock Car foi criada pela Associação Brasileira de Revendedores Chevrolet e teve como inspiração a americana Nascar.
A primeira corrida da categoria foi disputada em 22 de abril 1979, no autódromo de Tarumã, em Viamão-RS. Participaram 10 carros que tinham a mesma concepção mecânica dos veículos de passeio sem os revestimentos internos.
Com um Opala 250 S, Affonso Giaffone ganhou as duas corridas da rodada dupla, tornando-se o primeiro piloto a vencer na Stock Car. Porém, o grande campeão da temporada inaugural foi Paulo Gomes.
Em 1982, a Stock Car expandiu fronteiras e realizou sua primeira corrida no exterior, no autódromo de Estoril, em Portugal.
Cinco anos depois, a carenagem dos carros passou a ser inserida sobre o chassi do Opala, com equipamentos de segurança mais sofisticados e ganhando em aerodinâmica e no desempenho.
Novas mudanças vieram na década de 1990. A General Motors passou a produzir um protótipo monobloco com o chassi do Opala e a organizar a Stock Car. Assim, foram realizadas rodadas duplas em conjunto com a Fórmula Chevrolet.
O chassi de Opala seguiu até 1994, quando a categoria adotou como veículo o Omega, adaptado para as corridas.
Evolução da Stock Car neste século

Já nos anos 2000, a Stock Car aposentou os carros adaptados para corrida e passou a competir com bolhas que simulam um veículo sobre um chassi tubular, fabricado pela JL, empresa do ex-piloto Zeca Giaffone.
A partir de 2003, os carros passam a usar motores de oito cilindros importados dos Estados Unidos pela JL.
A categoria passou também a ser multimarca, com a entrada de montadoras como Mitsubishi, Peugeot e Volkswagen. Nesse período, as equipes começaram a usar a telemetria para ter mais informações e controle sobre o comportamento do carro.
A década também foi marcada pelo grande número de pilotos competindo, com 40 carros no grid em 2005. No mesmo ano, também foi realizada uma corrida inédita em Buenos Aires.
Já a primeira Corrida do Milhão em 2008, com o prêmio de US$ 1 milhão ao vencedor Valdeno Brito. No ano seguinte a categoria estreou nos circuitos de rua, com uma prova em Salvador vencida por Cacá Bueno.
Na segunda década deste século, o sucesso da Stock Car começou a atrair grandes pilotos com passagens nas principais categorias do automobilismo mundial, como Rubens Barrichello, que conquistou seu único título no seu segundo ano na Stock Car.
Quer saber quem tem mais títulos na história da Stock Car? A gente conta agora mesmo!
Quem é o maior vencedor da Stock Car?

Em mais de 40 temporadas, a Stock Car teve 17 pilotos campeões. O recordista de títulos na categoria é Ingo Hoffmann, vencedor em 12 anos.
O “Alemão”, como é conhecido, disputou 30 temporadas e alcançou 77 vitórias em 332 corridas.
Na sequência de maiores campeões da história da Stock Car vem Cacá Bueno, com 5 títulos.
Vencedor da primeira edição em 1979, Paulo Gomes é outro grande nome da categoria, com 4 troféus. Já Chico Serra e seu filho Daniel Serra conquistaram, cada um, 3 títulos seguidos.
Entre os bicampeões estão Giuliano Losacco e Ricardo Mauricio.
Relembre, a seguir, todos os vencedores da história da Stock Car!
Todos os campeões da Stock Car
- 1979 – Paulo Gomes
- 1980 – Ingo Hoffmann
- 1981 – Affonso Giaffone Jr
- 1982 – Olimpio Alencar Jr
- 1983 – Paulo Gomes
- 1984 – Paulo Gomes
- 1985 – Ingo Hoffmann
- 1986 – Marcos Gracia
- 1987 – Zeca Giaffone
- 1988 – Fábio Sotto Mayor
- 1989 – Ingo Hoffmann
- 1990 – Ingo Hoffmann
- 1991 – Ingo Hoffmann e Ângelo Giombelli
- 1992 – Ingo Hoffmann e Ângelo Giombelli
- 1993 – Ingo Hoffmann e Ângelo Giombelli
- 1994 – Ingo Hoffmann
- 1995 – Paulo Gomes
- 1996 – Ingo Hoffmann (Action Power)
- 1997 – Ingo Hoffmann (Action Power)
- 1998 – Ingo Hoffmann (Action Power)
- 1999 – Chico Serra (WB Motorsports)
- 2000 – Chico Serra (WB Motorsports)
- 2001 – Chico Serra (WB Motorsports)
- 2002 – Ingo Hoffmann (JF Racing)
- 2003 – David Muffato (Boettger)
- 2004 – Giuliano Losacco (RC Competições)
- 2005 – Giuliano Losacco (Andreas Mattheis)
- 2006 – Cacá Bueno (RC Competições)
- 2007 – Cacá Bueno (RC Competições)
- 2008 – Ricardo Maurício (WA Mattheis)
- 2009 – Cacá Bueno (WA Mattheis)
- 2010 – Max Wilson (RC Competições)
- 2011 – Cacá Bueno (RedBull/WA Mattheis)
- 2012 – Cacá Bueno (RedBull/WA Mattheis)
- 2013 – Ricardo Maurício (Eurofarma RC)
- 2014 – Rubens Barrichello (Full Time)
- 2015 – Marcos Gomes (Voxx Racing)
- 2016 – Felipe Fraga (Cimed Racing)
- 2017 – Daniel Serra (Eurofarma RC)
- 2018 – Daniel Serra (Eurofarma RC)
- 2019 – Daniel Serra (Eurofarma RC)
Como funciona a Stock Car

O campeonato da Stock Car é disputado em 12 corridas, sendo que 10 delas são disputadas em rodada dupla. Somente a Corrida do Milhão e a Grande Final são realizadas prova única, com uma pontuação diferenciada.
Corrida dupla
As etapas da Stock Car são realizadas com duas corridas. Ambas têm o mesmo tempo de duração, 40 minutos e mais uma volta, mas possuem pontuações diferentes, sendo que a primeira tem um peso maior.
Inversão do grid
Na segunda corrida da rodada dupla, o grid é definido a partir dos dez primeiros colocados na primeira.
Por exemplo, o piloto que termina em 10º na primeira prova larga na pole na seguinte.
Corrida do Milhão da Stock Car

A Corrida do Milhão é uma das provas mais esperadas do calendário da Stock Car, com premiação de R$ 1 milhão para o vencedor.
Regras da Stock Car
Entenda, a seguir, como funciona a pontuação na Stock Car, como são os treinos, o abastecimento durante as corridas e o que é o Push.
Sistema de pontuação

O vencedor da primeira corrida da rodada dupla na Stock Car conquista 30 pontos, enquanto o da segunda prova fatura 20 pontos.
Na Grande Final, disputada em corrida única no autódromo de Interlagos, a pontuação da primeira corrida é dobrada. O vencedor da prova soma 60 pontos, o segundo colocado, 52 pontos, e assim sucessivamente.
Modelo de classificação e treinos da Stock Car

O treino classificatório que define o grid de largada das etapas da Stock Car é dividido em três partes.
Na primeira, os pilotos são divididos em dois grupos e os 15 mais rápidos avançam à fase seguinte.
Na segunda, todos os pilotos estão na pista ao mesmo tempo para definir os seis que disputarão a Pole Position.
Já na decisão, os seis melhores partem para uma única volta rápida para decidir quem vai largar na primeira posição do grid.
Abastecimento nas corridas da Stock Car

Na Stock, todos os pilotos são obrigados a realizar o abastecimento obrigatório no período da corrida determinado pela direção de prova em que os boxes ficam abertos por cinco voltas.
Push

O Push é um botão localizado nos volante dos carros que libera 100 cavalos de potência a mais no motor, gerando mais velocidade aos carros.
O número de pushes que o piloto pode usar por etapa é determinada pela organização da categoria.
Em um modelo similar ao que é usado na Fórmula E, a Stock Car tem o Fan Push. Por essa regra, é feita uma votação que premia pilotos com um push adicional.
O fã da Stock Car vota em 3 pilotos que quer ajudar a vencer na próxima etapa. Os 6 mais bem votados recebem a potência de um Fan Push.
Na etapa do Milhão e na Grande Final, são 6 pilotos premiados.
Em média, o acréscimo de potência de 100 cavalos do Push dura 16 segundos.
Vá além do Automobilismo! Confira conteúdos também de outros esportes:
- Tudo sobre Next Gen ATP Finals: história, regras e campeões
- Na história! As 16 melhores lutas do UFC em todos os tempos
- André Akkari: história, torneios vencidos e prêmios no Poker
- Russell Wilson: biografia, títulos, estatísticas e recordes na NFL
- Tour de France: história, como funciona, regras e campeões
Equipes e pilotos da Stock Car

Eurofarma RC
- Ricardo Maurício
- Daniel Serra
Ipiranga Racing
- Thiago Camilo
Shell V-Power
- Pilotos a definir
Full Time Sports
- Rubens Barrichello
Cavaleiro Sports
- Denis Navarro
- Marcos Gomes
Vogel Motorsport
- Gaetano Di Mauro
- Lucas Foresti
TMG Blau Motorsport
- Allam Khodair
KTF Sports
- Diego Nunes
RCM
- Bruno Baptista
- Ricardo Zonta
R. Mattheis
- Gabriel Casagrande
Crown Racing
- Átila Abreu
- Galid Osman
- Julio Campos
- Cacá Bueno
Atenção: as equipes ainda estão definindo seus pilotos para a próxima temporada e a relação acima sofrerá mudanças. A Toyota anunciou que, além de Rubens Barrichello na Full Time, correrão com seus motores Ricardo Zonta, Bia Figueiredo, Nelsinho Piquet e o argentino Matías Rossi.
Além dos pilotos da Full Time, a montadora anunciou que a Eurofarma RCM e a Ipiranga Racing (A.Mattheis) serão as equipes em que a montadora estampará sua logomarca.
Aguardamos também a confirmação de quem defenderá a Hot Car Competições e a Full Time Bassani.
Calendário da Stock Car
- 29 de março – Corrida de Duplas (Autódromo Internacional de Goiânia)
- 12 de abril – Velopark (Autódromo do Velopark)
- 17 de maio – Londrina (Autódromo Internacional Ayrton Senna)
- 7 de junho – Campo Grande (Autódromo Internacional de Campo Grande)
- 28 de junho – Vello Citá (Vello Citá)
- 19 de julho – Santa Cruz do Sul (Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul)
- 23 de agosto – Corrida do Milhão (Autódromo de Interlagos)
- 13 de setembro – Londrina (Autódromo Internacional Ayrton Senna)
- 18 de outubro – Cascavel (Autódromo Zilmar Beux)
- 8 de novembro – a definir
- 22 de novembro – Goiânia (Autódromo Internacional de Goiânia – Misto)
- 13 de dezembro – Interlagos (Autódromo de Interlagos)
Onde assistir à Stock Car

As corridas da Stock Car são transmitidas pelo SporTV. Os assinantes do canal têm a possibilidade de acompanhar as provas pela internet, por meio do serviço de streaming do SporTV Play.
Algumas corridas também são transmitidas pela Rede Globo, como a prova final em Interlagos.
Já os treinos classificatórios podem ser acompanhados pelo canal da Stock Car no Youtube.
Na temporada 2020 da Stock Car, o piloto Daniel Serra busca seu quarto título consecutivo. Se for novamente campeão, ele superará a marca de seu pai, Chico Serra, que também conquistou três títulos consecutivos.
Será que alguém conseguirá superar Daniel Serra em 2020?
Enquanto aguardamos pela definição do novo campeão da Stock Car, aproveite para alimentar sua paixão pelo automobilismo com mais conteúdos:
- Tudo da Fórmula E: história, carro, regras, equipes e pilotos
- Fórmula Indy: história, campeões, regras, equipes e pilotos
- GP de Mônaco de Fórmula 1: história, vencedores e recordes
- Calendário da Fórmula 1 em 2020: as datas de todos os GPs
- Pit stop na Fórmula 1: regras e os mais rápidos da história
- Williams F1: história, títulos, maiores pilotos e recordes
*Última atualização em 12 de fevereiro de 2020
Comentários