Na manhã desta quarta-feira (16), os fãs e torcedores de automobilismo acordaram com a preocupante notícia de que estaria em investigação um possível escândalo de manipulação na Stock Car, principal categoria de esportes a motor no Brasil.
A grande polêmica envolveria os pneus das equipes TMG Racing e Crown Racing, que teriam supostamente ganhado vantagem na última corrida realizada no Velopark, em Nova Santa Rita-RS, no dia 8 de setembro deste ano.
Stock Car aparece envolvida em mais uma polêmica
Entenda as acusações feitas
Costumeiramente envolvida em polêmicas, uma vez que muitos resultados de corridas são decididos após a bandeirada final, principalmente por meio de punições, a Stock Car agora está com os bastidores pegando fogo novamente.
Nas últimas horas foi publicado pelo portal Grande Prêmio a informação de que as equipes TMG Racing, dos pilotos Felipe Massa e Rafael Suzuki, e Crown Racing, de Felipe Baptista e Enzo Elias, estão sendo acusadas pelas outros times de adulterarem os pneus para ganhar vantagem.
Segundo os relatos, o fato teria acontecido na última etapa do Velopark, no Rio Grande do Sul, a 8ª da temporada 2024. Os adversários apontam uma manipulação nos pneus da equipes citadas, justamente porque em determinados momentos os carros chegaram a ficar cerca de 2 segundos mais rápidos do que os outros.
A princípio, existia a desconfiança da utilização de alguma graxa comumente utilizada em torneios de arrancada. No entanto, a principal suspeita é sobre uma possível alteração química em um processo conhecido como regalvanização.
Isso significa que teria sido colocada uma espécie de forno no pneu, provocando alteração molecular em alta temperatura, além de posicionar a borracha em água fria para refixar as moléculas modificadas. Isso tudo resultaria em alta maciez dos compostos e maior aderência na pista.
A princípio, o processo teria sido feito tanto nos pneus de chuva quanto nos materiais de pista seca. Além disso, poderia ter ocorrido também em outras etapas da principal competição automobilística do Brasil em 2024.
Posicionamentos
Responsável pela fabricação do pneus da Stock Car, a Hankook recebeu pneus dos quatro carros em questão para uma análise crucial que está sendo realizada em sua sede, na Coréia do Sul. No entanto, disse que não vai comentar o assunto, uma vez que isso diz respeito às regras do torneio, as quais são geridas pela própria Stock.
A organização do campeonato, por sua vez, avisou que vai esperar os laudos finais da empresa de pneus para tomar qualquer atitude ou providência em relação à competição. Muito parecido com o posicionamento da CBA, a Confederação Brasileira de Automobilismo.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Ex-chefe na Fórmula 1, entenda como Günther Steiner ajudou a revolucionar a Stock Car
- “Verstappen pode superar Michael”, afirma Ralf Schumacher
- Everaldo Marques quebra o silêncio sobre Gabriel Bortoleto e Fórmula 1 na Globo em 2025
- Felipe Massa fala a verdade sobre piloto da Audi Sauber em 2025 e não é Bortoleto
- Bortoleto de olho! Pérez recebe ultimato na Red Bull e pode ajudar o brasileiro
- Rubens Barrichello questiona comprometimento de Hamilton para a Ferrari e faz aviso
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.