Agora é oficial! A Stock Car terá um novo formato de disputa para a temporada de 2024. A informação foi confirmada pela própria organização do campeonato em publicação nas redes sociais oficiais na última quinta-feira (15).
Inspirado no formato adotado pela Fórmula 1 nos últimos anos, a principal categoria do automobilismo brasileiro vai adotar a corrida Sprint aos sábados, tendo apenas uma prova sendo realizado ao longo de todo o domingo.
Gabriel Casagrande é o atual campeão da Stock Car
Entenda o novo formato de disputa da Stock Car em 2024
Atual campeão da Stock Car, o paranaense Gabriel Casagrande vai em busca do seu terceiro título do campeonato. No entanto, para conseguir o feito terá de enfrentar uma novo sistema de disputa implantado pela categoria.
Se baseando no mesmo modelo usado pela Fórmula 1, a categoria de elite dos esportes a motor no Brasil vai realizar corridas sprints em 2024, a diferença é que será em todas as etapas da competição.
Novo formato da Stock Car
Sexta-feira
A princípio, a sexta-feira de Stock Car é o único dia que não vai sofrer alterações. Dessa forma, o dia segue reservado para os treinos livres, com o intuito de preparar os carros da melhor forma possível para o final de semana.
Sábado
Diferente da sexta-feira, o sábado será bastante movimentado. A começar pela classificação. Em 2024, a atividade será separada em três partes. No Q1, todos os pilotos vão para a pistas em dois grupos de 16, onde avançam os dez melhores de cada um.
No Q2, os 20 carros restantes vão brigar para ficar entre os oito mais rápidos, que são os que vão avançar para o Q3. Na última parte, os pilotos vão disputar a pole position para saber quem vai largar na frente na corrida principal, no domingo.
Ao fim da primeira atividade, começa a corrida Sprint. Onde será usada como base a classificação de mais cedo, mas com os 12 melhores colocados invertendo as suas posições no grid. Ou seja, quem ficou em 12º vai largar da pole, o 11º do 2º lugar e assim sucessivamente.
Ao todo, a corrida Sprint terá 30 minutos de duração, com uma troca de pneus obrigatória. A janela de pitstop será mais longa, prometendo maior segurança.
Domingo
Diferente da última temporada, quando aconteciam duas corridas no domingo de Stock Car, em 2024 o dia terá apenas uma prova, com duração total de 50 minutos e troca obrigatória de dois pneus.
A largada vai respeitar o resultado da classificação realizada no sábado. Assim como na Sprint, também é prometida uma janela de pitstop mais longa para a corrida principal, com mais segurança para os pilotos e as equipes.
Regras do Push
Uma das principais “armas” dos competidores, o push em 2024 será em maior quantidade e com menos tempo acionado. Além disso, os pilotos rookies vão receber 10% a mais de push. Para o FanPush, os seis pilotos mais votados pelo público terão potência extra.
CEO da Vicar, empresa responsável por gerenciar a Stock Car, Fernando Julianelli falou sobre a importância do novo formato para a disputa do torneio.
Esse novo regulamento vai adicionar ainda mais alternativas, emoção e entretenimento para todos os envolvidos. Com dois dias diferentes de corrida, vamos oferecer a quem for ao autódromo, e ao telespectador, emoção e diversão em dobro.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- Max Verstappen quebra o silêncio e fala pela 1ª vez sobre ida de Hamilton para a Ferrari
- Substituto de Hamilton? Promessa da F1 atinge pontos para Super Licença
- [Exclusivo] Felipe Drugovich abre o jogo sobre titularidade para 2025
- Galvão Bueno fala a verdade que ninguém teve coragem sobre ida de Hamilton à Ferrari
- Fórmula 1 recusa entrada de Andretti na categoria e revela o motivo da decisão
- Felipe Massa prepara ofensiva legal contra silêncio da FIA por título da F1
- Recordes de Verstappen: Barrichello é o único com coragem de falar a verdade
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.