A novela vai ganhar um novo capitulo! Um dos maiores nomes do automobilismo não só brasileiro, mas mundial, Felipe Massa visa apertar o cerco contra a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) na busca pelo título mundial de 2008.
Naquela temporada, o então piloto da Ferrari disputava o troféu da Fórmula 1 contra o britânico Lewis Hamilton e acabou terminando em 2º por uma diferença mínima de pontos. No entanto, as declarações de Bernie Ecclestone, anos depois, sobre o caso Singapuragate motivaram Massa a ir em busca de justiça.
Em 2023, o brasileiro deu início a uma ação contra a FIA e a FOM (Formula One Management) na tentativa de recuperar o troféu de campeão da principal categoria do automobilismo mundial.
Assista a entrevista exclusiva de Felipe Massa ao Esportelândia
O silêncio da FIA no caso de Felipe Massa
Durante a grande final da Stock Car 2023, no Autódromo de Interlagos, na qual uma das corridas terminou com triunfo de Felipe Massa, o atual piloto da equipe Lubrax | Podium concedeu entrevista exclusiva ao Esportelândia, onde dentre muitos assuntos falou sobre o polêmico caso.
A gente está bem quieto nesse momento. Aconteceram coisas aí no final, então agora a gente está com o grupo que temos de advogados, que estão preparando o próximo passo. Mas nada parou. A gente vai continuar nessa luta aí até o final.
Na sequência, Massa foi perguntado sobre a possibilidade de levar o caso à justiça se a FIA e a FOM não tomarem uma decisão favorável ao ex-atleta da escuderia Ferrari.
Se não tiver o resultado que a gente quer, logicamente esse é o caminho (entrar na justiça).
Você ama outros esportes além de automobilismo? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Apoio a Massa
Nas últimas semanas, Felipe Massa recebeu mais um apoio de extrema importância na luta para buscar o seu título de campeão mundial. Em declaração pública, o ex-chefe da Ferrari e uma dos maiores nomes da história da Fórmula 1, Jean Todt declarou apoio à ofensiva do piloto brasileiro.
Sobre o suporte que recebeu do ex-mandatário, Felipe se diz honrado, principalmente na situação atual.
Eu acho que no final tem muita gente que apoia. São poucos que saem na imprensa pra falar sobre o apoio. Então é muito bacana ver o Jean sair (em apoio). Ele acompanhou muito bem. Ele estava lá naquele dia, sabe o que aconteceu.
No entanto, Felipe Massa ainda possui o amparo de outras personalidades influentes dentro do automobilismo. Durante a entrevista, citou o nome de Stefano Domenicali, atual diretor executivo da FOM.
Não só ele (Jean Todt), como o (Stefano) Domenicali também sabe. Domenicali já me apoiou muito, agora ele está numa posição diferente.
Tem muita gente que me apoia, só que são poucos que saem na imprensa. Eu fico muito feliz com esse apoio do Jean Todt.
E eu tenho certeza que durante o tempo vão aparecer muitos outros apoios aí, também importantes para essa briga pela justiça.
Pela justiça do esporte
Ao tomar a decisão de mover uma ação legal contra o silêncio das entidades, o piloto brasileiro confessa estar brigando pela justiça do esporte. Felipe Massa acredita que a sua luta vai muito além de apenas um troféu para preencher sua estante.
Eu acho que o mais importante é que o que eu estou fazendo é pela justiça do esporte, que não foi feita da maneira certa. Quando a gente está na luta dentro da pista, toques, problemas técnicos, mecânicos, são coisas que fazem parte do nosso esporte, mas manipulação não.
O que aconteceu comigo foi totalmente injusto. Não só comigo, mas com todo o meu país, com os fãs da Ferrari também. Esse é o caminho que estamos seguindo: pela justiça.
Ver essa foto no Instagram
Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- [ENTREVISTA] Exclusiva com Felipe Massa: carreira, polêmicas na F1 e futuro na Stock Car
- Ex-chefão da Fórmula 1, Jean Todt toma posição sobre caso Felipe Massa 2008
- Recordes de Verstappen: Barrichello é o único com coragem de falar a verdade
- Descubra os pilotos mais bem pagos da Fórmula 1 em 2023
- EMOCIONANTE! Ex-Fórmula 1, Felipe Massa quebra tabu correndo na Stock Car 2023
Editor no Esportelândia e redator no site Showmetech. Comentarista no portal “De Olho no Peixe” e diretor do documentário “Futebol do Espetáculo”, disponível no YouTube. Passou por Cinerama, PL Brasil e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2022.