Conheça a história de Lewis Hamilton, as equipes, as vitórias, os títulos, recordes e as estatísticas do heptacampeão da Fórmula 1

A cada temporada da Fórmula 1, Lewis Hamilton se consolida como um dos maiores pilotos da história do automobilismo.

Em 2020, foi a vez de o britânico se tornar heptacampeão da Fórmula 1 e igualar o recorde de títulos de Michael Schumacher e, assim, se tornar o mais vitorioso da história da principal competição de automobilismo.

Hamilton já é o dono do recorde de vitórias da Fórmula 1, superando a marca que havia sido estabelecida justamente por Schumacher.

Quer entender como ele construiu essa carreira tão vitoriosa? Venha com a gente e conheça a história de Lewis Hamilton!

Quem é Lewis Hamilton?

Lewis Hamilton é um piloto britânico e um dos mais vitoriosos da história do automobilismo. Em 2020, ele se tornou heptacampeão da Fórmula 1. Hamilton já havia vencido os campeonatos de 2008, 2014, 2015, 2017, 2018 e 2019.

Assim, Lewis Hamilton se tornou um dos dois únicos pilotos a ter conquistado 7 títulos da F1. O primeiro a ser heptacampeão foi o alemão Michael Schumacher.

Antes de confirmar o sétimo título, o britânico já havia quebrado outros recordes. No GP de Portugal de 2020, Lewis Hamilton chegou à sua 92ª vitória na Fórmula 1, superando o recorde que foi estabelecido pelo heptacampeão Michael Schumacher. O alemão venceu 91 corridas entre 1992 e 2006, quando ganhou seu último grande prêmio, na China.

Hamilton é também o recordista de poles na história da F1. Ele largou 97 vezes na primeira colocação. Outra marca alcançada foi o recorde de pódios, com 162 vezes entre os primeiros colocados.

Em janeiro de 2020, o piloto britânico recebeu o prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte, como o melhor atleta de 2019. Lewis Hamilton dividiu a premiação com o jogador argentino Lionel Messi.

Também em 2020, o piloto britânico passou a se posicionar mais fortemente na luta por diversidade no automobilismo e, especialmente, na Fórmula 1.

Você ama outros esportes além de Fórmula 1? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Onde nasceu Lewis Hamilton?

Em 7 de janeiro de 1985, Lewis Hamilton nasceu em Stevenage, uma cidade no condado de Hertfordshire, com cerca de 79 mil habitantes, na Inglaterra.

Ele chegou à Fórmula 1 em 2007, para ser um dos pilotos da equipe da McLaren.

Lewis Hamilton pentacampeão da Fórmula 1
Lewis Hamilton se sagrou pentacampeão da Fórmula 1 no GP do México em 2018

Como Lewis Hamilton começou na Fórmula 1?

Campeão da GP2 (atual Fórmula 2) em 2006, Lewis Hamilton foi anunciado como piloto da McLaren para a temporada seguinte. O piloto britânico iniciou sua carreira na principal categoria do automobilismo como companheiro do então campeão Fernando Alonso.

Quando Lewis Hamilton começou na Fórmula 1?

Logo em sua primeira temporada, em 2007, Lewis Hamilton foi vice-campeão da Fórmula 1, a apenas um ponto do campeão Kimi Raikkonen, da Ferrari. O finlandês levou o mundial de pilotos ao vencer as duas últimas provas do calendário, confirmando o título no GP do Brasil.

Em 2007, Hamilton venceu quatro corridas. Sua primeira vitória na Fórmula 1 foi no GP do Canadá. Ele venceria também as provas dos Estados Unidos, da Hungria e do Japão.

No ano seguinte, Lewis Hamilton conquistou seu primeiro de cinco títulos da Fórmula 1.

Qual foi a primeira equipe de Lewis Hamilton?

Apenas duas equipes da Fórmula 1 já puderam contar com o talento do piloto britânico. A primeira equipe de Lewis Hamilton foi a McLaren. No time inglês, ele conquistou seu primeiro título, em 2008.

O britânico seguiu na McLaren até 2012. No ano seguinte, em contratação apoiada pelo ex-piloto Niki Lauda, Hamilton passou a correr pela Mercedes, equipe pela qual foi campeão em 2014, 2015, 2017 e 2018.

Equipes de Lewis Hamilton na Fórmula 1

  • McLaren – 2007 a 2012
  • Mercedes – a partir de 2013

Quantas vezes Lewis Hamilton foi campeão da Fórmula 1?

Em 2020, Lewis Hamilton se tornou heptacampeão de Fórmula 1, igualando o recorde de títulos do alemão Michael Schumacher para se tornar o piloto com mais conquistas na história da maior competição de automobilismo. 

Com a carreira de Lewis Hamilton ainda em andamento, o piloto, que completou 35 anos em janeiro de 2020, pode seguir quebrando recordes e até mesmo ultrapassar Schumacher em número de títulos da Fórmula 1.

Hamilton já é o piloto com mais poles positions e igualou o recorde de Schumacher de mais vitórias na história da Fórmula 1.

Relembre, a seguir, como foram as seis primeiras conquistas de Hamilton na principal categoria do automobilismo.

Títulos de Lewis Hamilton na Fórmula 1

2008 – Primeiro título de Hamilton

O primeiro título de Lewis Hamilton na Fórmula 1 foi conquistado em Interlagos. No GP do Brasil, o vencedor foi Felipe Massa, que disputava o título com o piloto britânico. Porém, uma ultrapassagem na última curva sobre Timo Glock garantiu a conquista do campeonato a Hamilton.

Naquele ano, correndo pela McLaren, Lewis Hamilton venceu 5 corridas e pontuou em 14 das 18 provas do calendário da Fórmula 1. Ele ficou com 98 pontos, um a mais que Felipe Massa — naquela temporada, a vitória ainda valia 10 pontos.

Felipe Massa e Lewis Hamilton no GP do Brasil de 2008,piloto britânico foi campeão da Fórmula 1
Felipe Massa venceu o GP do Brasil de 2008, mas Lewis Hamilton garantiu o título da Fórmula 1 Crédito: AFP

2014 – Bicampeonato de Lewis Hamilton

Depois de 5 temporadas sem conseguir levar o campeonato de pilotos, Lewis Hamilton se sagrou bicampeão da Fórmula 1 em 2014. Já na Mercedes, ele teve o companheiro Nico Rosberg como principal adversário. O britânico chegou a vencer 5 provas consecutivas e confirmou o título com mais um triunfo na última etapa, em Abu Dhabi.

Enquanto Hamilton encerrou a temporada com 384 pontos. Nico Rosberg somou 317.

Vá além do mundo da fórmula 1! Confira também nossos outros conteúdos:

2015 – Tricampeonato de Hamilton na Fórmula 1

O terceiro título de Hamilton veio em um ano em que ele dominou completamente a Fórmula 1. Foram 10 vitórias em 16 corridas e a conquista confirmada no GP dos Estados Unidos, sendo que ainda restavam 3 provas para o fim da temporada.

Lewis Hamilton fez 381 pontos naquele ano, contra 322 de Nico Rosberg, seu companheiro de equipe.

2017 – Tetracampeonato de Lewis Hamilton

Depois de Nico Rosberg ser campeão da Fórmula 1 em 2016 e anunciar sua aposentadoria, Lewis Hamilton conquistou o principal campeonato de automobilismo pela terceira vez em 2017. Naquele ano, o principal concorrente de Hamilton foi o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari.

Hamilton se sagrou tetracampeão da Fórmula 1 no GP do México, a antepenúltima etapa do calendário da Fórmula 1 de 2017. Ele venceu 9 das 20 corridas disputadas e somou 362 pontos, contra 317 de Sebastian Vettel.

2018 – Pentacampeonato de Hamilton na Fórmula 1

Em 2018, Hamilton conquistou o quarto título em cinco anos e chegou ao pentacampeonato da Fórmula 1. O piloto da Mercedes venceu 11 das 21 provas disputadas na temporada. Enquanto ele somou 408 pontos, o vice-campeão Sebastian Vettel, da Ferrari, fez 320.

Lewis Hamilton chegou ao quinto título da Fórmula 1 com um quarto lugar no GP do México. Depois de já ter conquistado o campeonato de pilotos, ele ainda venceu as provas do Brasil e de Abu Dhabi.

2019 – Hexacampeonato de Hamilton na Fórmula 1

Em 2019, Lewis Hamilton se tornou o segundo piloto da história da Fórmula 1 a vencer a principal categoria do automobilismo por pelo menos seis vezes.

O título de Lewis Hamilton foi confirmado no GP dos Estados Unidos. Até ali, o único piloto que poderia ultrapassá-lo no mundial era justamente seu companheiro de equipe Valtteri Bottas.

Bottas venceu o GP dos Estados Unidos, mas Hamilton ficou com o segundo lugar na corrida e garantiu o título de forma antecipada. O britânico já havia vencido 10 provas em 2019.

2020 – Heptacampeonato de Hamilton na Fórmula 1

Lewis Hamilton heptacampeão da Fórmula 1
Hamilton confirmou o heptacampeonato da Fórmula 1 ao vencer o GP da Turquia

A temporada 2020 foi aquela em que Lewis Hamilton escreveu seu nome de vez entre os maiores pilotos da história da Fórmula 1. No GP da Turquia, o britânico conquistou sua 94ª vitória na categoria e confirmou seu sétimo título.

Ainda restavam três provas a serem disputadas quando Hamilton conquistou o heptacampeonato. Porém, o domínio do piloto da Mercedes foi tão amplo que nem seu companheiro de equipe Valtteri Bottas foi capaz de acompanhar seu ritmo.

Hamilton venceu 10 das 14 primeiras corridas da temporada 2020, que ficou marcada pelas restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Alguns GPs, como o do Brasil, foram cancelados, enquanto provas que não estavam previstas foram incluídas no calendário da F1.

Lista de títulos de Hamilton da Fórmula 1

  • Campeão – 2008 – McLaren
  • Bicampeão – 2014 – Mercedes
  • Tricampeão – 2015 – Mercedes
  • Tetracampeão – 2017 – Mercedes
  • Pentacampeão – 2018 – Mercedes
  • Hexacampeão – 2019 – Mercedes
  • Heptacampeão – 2020 – Mercedes

Com grande hegemonia de Hamilton nos últimos anos, há a expectativa de que ele possa se tornar o piloto mais vencedor da história da Fórmula 1. Em 2021, ele terá a oportunidade de superar o número de títulos de Michael Schumacher.

Agora que você conhece toda a história de Lewis Hamilton, aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:

* Última atualização em 15 de novembro de 2020

Comentários

Salvar
55 Compart.
Compartilhar55
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin