Lionel Messi pode ser considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos?

A pergunta é polêmica, mas já há uma legião de críticos, fãs de futebol e até mesmo grandes jogadores que consideram o craque argentino como o maior da história!

Fato é que Messi é um gênio do futebol! 

E para que você seja um expert sobre o camisa 10 do Barcelona, nós te contaremos como ele começou no futebol, os títulos, gols e recordes!

Quem é Lionel Messi?

Lionel Messi no Barcelona
Messi se tornou jogador de futebol profissional no Barcelona

Lionel Messi é um jogador de futebol argentino que defendeu o Barcelona, da Espanha, desde o início de sua carreira profissional até o ano de 2021. Reconhecido como um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, ele já foi eleito o melhor do mundo em 7 premiações concedidas pela Fifa (2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2021).

Ao longo de sua carreira, Messi acumulou uma série de outras premiações individuais. Ele é o recordista de Chuteiras de Ouro da Uefa, prêmio dado ao maior artilheiro de uma temporada europeia. O argentino foi o máximo goleador do continente em 2009–10, 2011–12, 2012–13, 2016–17, 2017–18 e 2018–19.  

Messi é ainda o maior goleador da história da Seleção Argentina e do Barcelona.

Em 2012, em jogos pela equipe catalã e também pela seleção de seu país, fez 91 gols em 69 partidas, estabelecendo o novo recorde de gols marcados por um jogador em único ano.

Na temporada 2011-2012, Messi fez 73 gols em 60 jogos, a maior marca de um atleta em uma temporada do futebol europeu.

Pelo Barcelona, o camisa 10 já foi 10 vezes campeão do Campeonato Espanhol, além de quatro vezes campeão da Liga dos Campeões

Além disso, pela seleção argentina, Messi tem Copa América, Finalíssima, Copa do Mundo e uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos conquistada em 2008, em Pequim. Vale destacar que o jogador também foi campeão do mundo sub-20 pela Argentina. 

Entre premiações individuais, o jogador argentino conquistou também dois Prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte, em suas oportunidades. Primeiramente, como o melhor atleta de 2019. Messi dividiu a honraria com Lewis Hamilton, que se sagrou hexacampeão da Fórmula 1.

Em seguida, venceu o prêmio novamente, dessa vez em 2023 e sozinho. A conquista da Copa do Mundo de 2022 e a atuação do argentino dentro de campo foram os fatores determinantes na segunda conquista de Messi.

Como Lionel Messi começou no futebol?

Lionel Messi começou no futebol em Rosário, na Argentina, sua terra natal. Aos 4 anos de idade, começou a jogar pelo Grandoli Club, uma equipe de seu bairro. Já aos 8, ele passou a integrar as categorias de base do Newell’s Old Boys, tradicional clube de Rosário.

Porém, a permanência de Messi na Argentina não foi longa e, já no início de sua adolescência, ele passaria a jogar pelo Barcelona, clube pelo qual se profissionalizou e se tornou um dos maiores jogadores de todos os tempos.

Quando Lionel Messi começou a jogar pelo Barcelona?

Quando tinha 13 anos, Messi se mudou definitivamente para a Espanha para começar a jogar pelo Barcelona. O atleta argentino tinha um problema congênito que dificultava seu crescimento e precisou passar por um tratamento hormonal que foi bancado pelo Barça.

Lionel Messi teve de administrar uma injeção diária nas pernas entre os 12 e os 16 anos como parte do processo de tratamento. O próprio jogador admite que era doloroso no começo, mas que foi necessário suportar as dores para alcançar seus sonhos.

Quando foi a estreia de Messi como profissional?

Messi e Ronaldinho no Barcelona
Messi comemora com Ronaldinho seu primeiro gol como profissional em jogo do Barcelona.

Lionel Messi estreou como profissional em 16 de novembro de 2003, em um amistoso contra o Porto. Porém, sua primeira partida oficial foi disputada em 16 de outubro de 2004, quando o Barcelona venceu o Espanyol, pelo Campeonato Espanhol, por 1 a 0. Messi tinha 17 anos e 114 dias.

Naquela partida, o então técnico do Barcelona, Frank Rijkaard, promoveu a entrada de Messi no lugar do meia brasileiro naturalizado português Deco, aos 36 minutos do segundo tempo.

Alguns meses depois, o argentino marcaria seu primeiro gol como profissional.

Quando foi o primeiro gol de Lionel Messi como profissional?

No dia 1º de maio de 2005, Messi marcou seu primeiro gol como profissional. O jogador argentino recebeu passe de Ronaldinho Gaúcho e encobriu o goleiro do Albacete, para marcar o segundo gol do Barcelona na vitória por 2 a 0, no Camp Nou, em jogo válido pelo Campeonato Espanhol.

Assista ao primeiro gol de Messi pelo Barcelona!


O gol contra o Albacete foi o primeiro de mais de 600 gols já marcados por Messi com a camisa do Barcelona.

Saída do Barcelona

Lionel Messi: gols, títulos, recordes e a biografia do craque
Messi chora em discurso de despedida do Barcelona. Foto: FC Barcelona

Em 8 de agosto de 2021, Messi depois de 17 temporadas se despediu do Barcelona. Devido a problemas de fair play financeiro, o clube catalão decidiu por não mais renovar o contrato do argentino. Dessa forma, ficando livre no mercado e assinando com o PSG.

Não sei se vou conseguir falar. Nestes últimos dias estive pensando, pensando nisso para ver o que poderia dizer. Isso é muito difícil para mim depois de uma vida inteira. Eu não estava pronto. No ano passado, quando estava no meio daquela bagunça toda, eu sabia o que tinha a dizer. Mas não este ano. Estávamos convictos que íamos continuar aqui, em casa, era o que mais queríamos. Sempre sobrepomos nosso bem-estar, estar em nossa casa. E aproveitando essa vida em Barcelona, que é maravilhosa.

Sempre tentei me comportar com humildade, respeito e fiz isso com todos nesta casa. Espero que seja isso o que resta de mim, além de dar muitas coisas ao clube. Passei por muitas coisas lindas, também ruins, mas isso me fez crescer. Dei tudo por este clube e por esta camisa desde o primeiro dia.

Estou saindo mais do que satisfeito. Teria gostado de me despedir assim… Nunca pensei nisso, mas teria gostado de ter feito com as pessoas [torcida] no campo. Gostaria de receber uma última ovação. Eu senti tanto a falta deles [torcedores] durante a pandemia, eu queria ouvir uma ovação de pé com meu nome. Se eu tivesse imaginado, seria com o estádio lotado e poder me despedir bem. Aconteceu assim, mas quero agradecer todo o carinho desses anos.

O carinho dos torcedores sempre foi o mesmo, e senti todo o reconhecimento e o amor deste clube. Espero poder voltar de alguma maneira. Espero poder contribuir para que este clube continue a ser o melhor do mundo. Certamente neste momento me esqueço de muitas coisas, não estou nas melhores condições. Obrigado a todo mundo.

Vida em Paris

Lionel Messi: gols, títulos, recordes e a biografia do craque
Messi formou um trio ao lado de Neymar e Mbappé no PSG. Foto: Matthias Hangst

Após sua saída do Barcelona, Messi partiu para Paris, a fim de fazer parte do projeto do PSG e se juntando a outras duas grandes estrelas do futebol internacional: Neymar e Mbappé.

Contudo, o trio dentro de campo não conseguiu alcançar seu objetivo principal: a UEFA Champions League. Com uma sequência de maus resultados, a diretoria do clube francês decidiu não dar mais segmento com o projeto envolvendo o trio de atacantes.

Com isso, o argentino partiu para os Estados Unidos e jogar pelo Inter Miami do ex-jogador, David Beckham. Enquanto isso, Neymar também disso adeus à capital francesa e foi para  a Arábia Saudita, vestir a camisa do Al Hilal.

No PSG, Messi jogou duas temporadas, atuou em 75 partidas e balançou as redes em 32 oportunidades e com 34 assistências. Além disso, com relação a títulos, venceu duas vezes o Campeonato Francês (2021/2022 e 2022/2023) e a Supercopa da França (2022).

Inter Miami

Top 10 jogadores com mais títulos na história do futebol
Messi campeão em seu primeiro ano na Liga Norte-Americana. Foto Destaque: Tim Nwachukwu

A chegada de Lionel Messi ao Inter Miami foi um verdadeiro choque para a comunidade do futebol. Muitos davam como certo seu retorno ao Barcelona, outros falavam que o argentino voltaria para suas origens em Rosário, indo vestir a camisa do Newell's.

Contudo, o argentino optou pelos Estados Unidos e vestir a camisa do Inter Miami, clube do inglês David Beckham. Logo em sua primeira temporada, Messi foi campeão da Copa das Ligas, o primeiro título da história do clube da Flórida.

Com a conquista, o camisa 10 chegou a 44 títulos em sua carreira, se tornando o jogador de futebol com mais títulos na história. Confira, a seguir, quantas taças ele já levantou na carreira!

Você ama outros esportes além do Futebol? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Quantos títulos tem Lionel Messi?

Lionel Messi comemora o décimo título espanhol da carreira
Tetracampeão da Champions, Lionel Messi é decacampeão do Campeonato Espanhol

Lionel Messi tem 44 títulos conquistados como jogador profissional, sendo que todas as taças foram levantadas com a camisa do Barcelona, PSG, seleção argentina e Inter Miami. Ele é o atleta como mais títulos da história do clube catalão, à frente de Andrés Iniesta, que foi campeão 32 vezes pelo Barça.

Além disso, o ano de 2022 ficará sempre marcado na carreira do argentino. Isso porque conseguiu dar uma Copa do Mundo para a Argentina. Na decisão, os Hermanos bateram a França nos pênaltis depois de 3 x 3 no placar.

Lionel Messi: gols, títulos, recordes e a biografia do craque
Messi beija a taça da Copa do Mundo no Catar em 2022. Foto: Franck Fife/AFP

Títulos de Lionel Messi por clubes

  • Liga dos Campeões da UEFA: 4 (2005–06, 2008–09, 2010–11 e 2014–15)
  • Copa do Mundo de Clubes da FIFA: 3 (2009, 2011 e 2015)
  • Supercopa da UEFA: 3 (2009, 2011 e 2015)
  • Campeonato Espanhol: 10 (2004–05, 2005–06, 2008–09, 2009–10, 2010–11, 2012–13, 2014–15, 2015–16, 2017–18 e 2018–19)
  • Copa do Rei: 7 (2008–09, 2011–12, 2014–15, 2015–16, 2016–17, 2017–18 e  2020/21))
  • Supercopa da Espanha: 8 (2005, 2006, 2009, 2010, 2011, 2013, 2016 e 2018)
  • Campeonato Francês: 2 (2021-22 e 2022-23)
  • Supercopa da França: 1 (2022-23)
  • Copa da Liga Norte-Americana: 1 (2023)

Títulos de Lionel Messi pela Seleção Argentina

  • Copa do Mundo Sub-20: 2005
  • Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos: 2008
  • Copa América: 2021
  • Finalíssima: 2022
  • Copa do Mundo: 2022

Quantas vezes Lionel Messi foi o melhor do mundo?

Lionel Messi: gols, títulos, recordes e a biografia do craque
Messi recebe a bola de ouro pela 7ª em sua carreira. Foto: Benoit Tessier

Messi foi eleito o melhor jogador do mundo 7 vezes na premiação concedida anualmente pela Fifa. O camisa 10 do Barcelona e da Seleção Argentina levou o prêmio em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2021  — em todos esses anos, ele ganhou também a Bola de Ouro concedida pela France Football.

Com o prêmio de 2021, Lionel Messi se isolou como o jogador mais vezes eleito pela Fifa como o melhor do mundo. Até então, ele dividia esse posto com o português Cristiano Ronaldo.

Em 2009, Messi recebeu tanto o prêmio concedido pela Fifa quanto a Bola de Ouro oferecida pela revista francesa France Football. Já em 2010, 2011, 2012, 2015  a premiação de melhor do mundo foi organizada em conjunto pela Fifa com a revista France Football. 

Desde 2016, a Fifa e a revista francesa voltaram a realizar premiações separadamente. A France Football voltou a entregar o Ballon d'Or e a Fifa voltou a realizar sua tradicional premiação, que passou a ser chamada de The Best FIFA Football Awards. Em 2019 e 2021, Messi voltou a ganhar os dois prêmios.

Outras diversas premiações também concederam o prêmio de melhor jogador do mundo a Lionel Messi. A FIFPro, organização que representa mundialmente os jogadores profissionais de futebol, também premiou o argentino em 2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2021. 

Messi ainda foi eleito o melhor jogador da Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil e na Copa do Mundo de 2022, disputada no Catar. 

Confira, a seguir, os principais recordes de Lionel Messi ao longo de sua carreira!

Recordes de Lionel Messi

  • Maior artilheiro da história da Seleção Argentina: 104 gols 
  • Maior artilheiro da história do Barcelona: 672 gols (até completar 768 jogos pelo clube)
  • Segundo jogador que mais marcou gols com a camisa de um mesmo clube, atrás apenas de Pelé
  • Jogador com mais títulos na história do Barcelona: 34 
  • Jogador mais vezes eleito o melhor do mundo em premiações da Fifa: 7 (2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019 e 2021)
  • Jogador com mais Chuteiras de Ouro da Uefa: 6
  • Maior artilheiro da história do Campeonato Espanhol: 474 gols 
  • Maior artilheiro de uma edição do Campeonato Espanhol: 50 gols, em 2011/2012
  • Maior número de gols marcados em um mesmo ano: 91 gols, em 2012
  • Maior número de gols em uma só temporada europeia: 73 gols, em 2011/2012
  • Segundo maior artilheiro da Liga dos Campeões, atrás apenas de Cristiano Ronaldo
  • Maior artilheiro da história do El Classico (Barcelona x Real Madrid): 27 gols 

Quantos gols tem Lionel Messi na carreira?

Lionel Messi na Seleção Argentina
Lionel Messi é o maior artilheiro da história da Seleção Argentina

Lionel Messi já marcou 819 gols na carreira. Confira, a seguir, quantos gols Messi marcou, ano a ano, pelo Barcelona, PSG e Inter Miami.

*Os dados abaixo estão atualizados até o dia 20 de agosto de 2023

Gols de Lionel Messi pelo Barcelona

Temporada Jogos Gols
2004–05 9 1
2005–06 25 8
2006–07 36 17
2007–08 40 16
2008–09 51 38
2009–10 53 47
2010–11 55 53
2011–12 60 73
2012–13 50 60
2013–14 46 41
2014–15 57 58
2015–16 49 41
2016–17 52 54
2017–18 54 45
2018–19 50 51
2019-20 37 27
2020-21 47 38
Total na carreira 771 668

Gols de Lionel Messi pelo PSG 

Temporada Jogos Gols
2021-22 34 6
2022-23 41 21
Total 75 27

 

Vá além do mundo do Futebol! Confira também nossos outros conteúdos:

Curiosidades sobre Lionel Messi

Lionel Messi Família
Lionel Messi é pai de três garotos: Thiago, Mateo e Ciro
  • Lionel Messi nasceu em 24 de junho de 1987, em Rosário, na Argentina
  • Messi tem 1,70m de altura
  • O jogador argentino é casado com Antonella Roccuzzo, desde 2007
  • Messi é pai de três garotos: Thiago, Mateo e Ciro
  • Seu valor de mercado é avaliado em 112 milhões de euros, segundo o site Transfermarkt
  • Messi é o atleta mais bem pago do mundo, segundo levantamento da revista Forbes de 2019

Enquanto aguardamos pelas próximas façanhas e conquistas de Lionel Messi, aproveite para conhecer mais sobre outros grandes nomes do esporte mundial:

*Última atualização em 14 de setembro de 2023