Kylian Mbappé, ou simplesmente Mbappé, é um atacante francês que, atualmente, defende o Real Madrid e tem passagens pela Seleção Francesa. Conheça mais sobre o jogador, de apenas 25 anos, mas que já tem muita bagagem no futebol.

Início no Monaco

Mbappé começou sua carreira no Monaco, em 2015, quando tinha 16 anos. Sua estreia foi em 2 de dezembro, em uma partida contra o Caen. No entanto, começou no banco e só entrou nos minutos finais.

A primeira partida como titular foi em 20 de janeiro, contra o Evian TG, pela primeira fase da Copa da França. No entanto, o atacante, que, na época, vestia a camisa 39, não marcou gols.

Seu primeiro gol, aliás, veio na partida contra o Tryes, em 20 de fevereiro de 2016. Mbappé começou no banco e entrou aos 28’ do segundo tempo. E o gol foi aos 48’, fechando o placar da partida em 3 x 1 para o Monaco.

No jogo seguinte, o atacante teve a oportunidade de começar entre os titulares pela segunda vez em um jogo contra o Nantes, pela 28 rodada da Ligue 1, e a terceira, em um jogo contra o Paris Saint-Germain, na 31ª rodada.

Mbappé encerrou a temporada 2015/16 com 14 jogos disputados, sendo apenas três como titular. Marcou um gol e deu duas assistências, a segunda em seu último jogo na temporada, na goleada sobre o Lille.

Segundo ano no Monaco e título da Ligue 1

Na temporada seguinte, 2016/17, o atacante teve mais oportunidades para mostrar suas habilidades. Assim, seu segundo gol veio na goleada, por 6 x 2, sobre o Montpellier, pela 10 rodada da Ligue 1. Mbappé marcou o segundo gol da equipe, o da virada, pois o adversário havia saído na frente. E também deu uma assistência.

Aliás, o Monaco goleou mais alguns adversários na Ligue 1 e o atacante também deixou o seu, além de uma assistência. Foi assim nas partidas contra Nancy (6 x 0) e Bastia (5 x 0).

Mas seu primeiro grande momento ocorreu diante do Rennes, na estreia pela Copa da Liga. O Monaco goleou, por 7 x 0, com direito a hat-trick de Mbappé.

Inclusive, o jovem marcaria outro hat-trick mais tarde, na goleada, por 5 x 0, sobre o Metz, pela 25ª rodada da Ligue 1.

Por fim, encerrou temporada sendo campeão da Ligue 1. Além disso, foram 26 gols marcados em 44 jogos disputados, somando outras competições, e 11 assistências.

No início da temporada 2017/18, Mbappé disputou dois jogos pelo Monaco e ficou apenas no banco nos dois seguintes. Já em 31 de agosto de 2017 assinou com o Paris Saint-Germain, por empréstimo, até junho do ano seguinte.

Paris Saint-Germain

Não demorou muito e, em 8 de setembro de 2017, Mbappé fez sua estreia pelo Paris Saint-Germain. Inclusive, já como titular. O adversário foi o Metz e o PSG goleou, por 5 x 1, com gol do estreante.

O atacante seguiu se destacando, com gols e assistências. Assim como na partida contra o Angers, pela Ligue 1, em que marcou dois gols e deu uma assistência e vitória por 5 x 0. Ou na goleada contra o Rennes, por 6 x 1, com dois gols e duas assistências de Mbappé.

E veio seu segundo título seguido na Ligue 1, dessa vez, pelo PSG. Pela competição, Mbappé marcou 13 gols, sendo o terceiro que mais marcou pelo PSG, atrás apenas de Neymar, com 19 gols, e Cavani, o artilheiro da competição, com 28 gols.

Já em números gerais, Mbappé disputou 46 jogos na temporada, com 21 gols marcados e 15 assistências. Além disso, também levou os títulos da Copa da França e Taça da Liga Francesa.

Também foi durante essa temporada que Mbappé assumiu a camisa 7 da equipe francesa. Camisa que, anteriormente, pertencia ao brasileiro Lucas Moura, e que havia se transferido para o Tottenham, da Inglaterra.

Mais dois títulos na Ligue 1 pelo PSG

A temporada 2018/19 não poderia começar melhor. Mbappé marcou 10 gols nos primeiros sete jogos disputados. Com destaque para a goleada sobre o Lyon, por 5 x 0, pela nona rodada da Ligue 1. O atacante marcou quatro gols na partida, sendo seu primeiro poker.

Mais tarde, já pela 21ª rodada da competição, o PSG atropelou o Guingamp. Goleada, por 9 x 0, com três gols e uma assistência do jogador.

E na 33ª rodada, veio o que conhecemos como “lei do ex”. Isso, porque, em duelo contra o Monaco, seu ex-time, Mbappé marcou os três gols do Paris SG, na vitória, por 3 x 1.

O PSG foi novamente o campeão da Ligue 1, com Mbappé sendo o artilheiro da competição e da equipe, com 33 gols. Na temporada, 39 gols e 15 assistências.

A temporada seguinte não foi diferente, PSG campeão da Ligue 1, com folga, e Mbappé na liderança da artilharia da competição e da equipe, com 18 gols. No geral, foram 30 gols do atacante em 37 jogos disputados, tendo média de 0,81 gols por jogo. E o PSG também foi campeão da Taça da Liga Francesa.

Mbappé e as médias impressionantes

Em 2020/21, o PSG não ficou com o título da Ligue 1, mas Mbappé seguiu com médias altas de gols. Já que foram 42 gols marcados em 47 jogos, com média de 0,89 gols por jogo.

Na sequência, o PSG faturou mais uma Ligue 1 e Mbappé foi o artilheiro, com 28 gols. Na temporada, 39 gols em 46 partidas, com média de 0,85.

Seguindo, na temporada 2022/23, título da Ligue 1 e Mbappé artilheiro, com 29 gols. E a média de gols no geral foi de 0,95, com 41 gols em 43 jogos.

A temporada 2023/24, Mbappé conquistou novamente a Ligue 1, sendo artilheiro com 27 gols em 29 partidas. O camisa 7 ainda faturou o título da Coupe de France. 

Real Madrid

No dia 3 de junho de 2024, Kylian Mbappé foi anunciado como novo reforço do Real Madrid. O francês assinou um contrato por cinco temporadas e se apresentará ao clube merengue após a Eurocopa 2024.

Seleção Francesa

Após passagem pela equipe sub-19, a estreia de Mbappé na equipe principal foi em 25 de marco de 2017, contra Luxemburgo. O jogador começou no banco, mas entrou nos minutos finais. Com isso, aos 18 anos e 95 dias, se tornou o jogador mais jovem a defender a França. Já o seu primeiro gol foi 31 de agosto de 2017, na goleada sobre a Holanda, por 4 x 0.

Copas do Mundo

Mbappé esteve na Copa do Mundo de 2018 e usando a camisa 10 da equipe. Assim, alcançou mais um recorde, tornando-se, com 19 anos, cinco meses e 28 dias, o jogador mais jovem a disputar uma partida de Copa do Mundo. E também se tornou o jogador mais jovem a marcar pela França em Copas do Mundo. Por fim, a França foi a campeã e Mbappé marcou quatro gols.

Na Copa do Mundo de 2022, Mbappé foi o artilheiro, com oito gols. A Argentina foi a campeã, ao vencer a própria França na final. Mas Mbappé atingiu mais uma marca importante. A partida, decidida nos pênaltis, terminou em 3 x 3, no tempo normal, com o atacante tendo marcado os três gols franceses.

Veja os gols de Mbappé em Copas do Mundo