fbpx
Conheça tudo sobre a história de Serena Williams no tênis, os duelos com a irmã Venus, os títulos, as medalhas olímpicas e os recordes!

Uma das maiores tenistas de todos os tempos, Serena Williams coleciona títulos e recordes ao longo de sua carreira.

Não importa se os torneios de tênis são de simples ou duplas, ou qual é o piso, Serena é uma das mais vitoriosas da história em qualquer formato.

É dela o recorde de títulos de Grand Slams na era aberta, considerando tanto as mulheres quanto os homens — a norte-americana está a apenas um título de Major de igualar o recorde história de Margaret Court, vencedora também na era amadora.

Serena Williams tem ainda 4 medalhas de ouro em Olimpíadas! Não é um fenômeno do esporte?

Quer saber mais sobre a história de Serena Williams? Continue com a gente que vamos te contar todos os detalhes!

Infográfico: os títulos de Serena Williams

Títulos de Serena Williams

Quem é Serena Williams?

Serena Jameka Williams nasceu em 26 de setembro de 1981, na cidade de Saginaw, no estado de Michigan, nos Estados Unidos. Ela estreou como profissional em 1995 e, desde então, construiu uma das carreiras mais vitoriosas da história do tênis.

Ainda em atividade, Serena Williams já soma 319 semanas como a tenista número 1 do mundo. A norte-americana é a terceira que mais tempo permaneceu no topo do ranking da WTA, atrás apenas de Steffi Graf e Martina Navratilova.

A primeira vez em Serena assumiu o posto de tenista número 1 do mundo aconteceu em 8 de julho de 2002.

Em toda sua carreira, ela já foi campeã de Grand Slams 39 vezes, entre conquistas de simples, duplas e duplas mistas.

Na era aberta, ninguém venceu tanto os quatro principais torneios do circuito mundial. Entre os troféus conquistados em Wimbledon, Roland Garros, Australian Open e US Open, Serena Williams tem 23 títulos!

Ela detém o recorde de títulos na era aberta do Australian Open (7) e divide o recorde do US Open com Chris Evert (6).

Se considerarmos toda a história do tênis, incluindo a era amadora, Serena é a segunda maior vencedora de Grand Slams, com apenas um a menos que Margaret Court.

Em duplas, ela já conquistou 14 Grand Slams, todos ao lado da irmã mais velha Venus Williams, e também dois títulos de duplas mistas.

Serena e Venus Williams campeãs em Wimbledon

Se não bastasse a espetacular carreira em torneios da WTA, Serena Williams tem ainda 4 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos!

Saiba, a seguir, como tudo isso começou.

2bet-tenis-banner

Quando e como Serena Williams começou no tênis?

Serena Williams nasceu em Saginaw, no estado de Michigan, mas foi em Compton, na Califórnia, que ela deu os primeiros passos no tênis aos 4 anos.

Quando ela tinha 9 anos, Serena se mudou com a família para West Palm Beach, Florida, onde passou a treinar na academia de Rick Macci, que treinou outros 4 tenistas que viriam a ser número 1 do mundo: a irmã de Serena, Venus Williams, Jennifer Capriati, Andy Roddick e Maria Sharapova.

Em 1995, o pai das irmãs Williams, Richard Williams, optou por passar a treinar Serena e Venus. Foi naquele ano que Serena Williams disputou sua primeira partida como profissional.

Estreia de Serena Williams como profissional

A estreia de Serena em torneios profissionais aconteceu em outubro de 1995, pouco depois de ela completar 14 anos. Usando um wild-card, ela disputou o Bell Challenge, em Quebec, no Canadá, e foi derrotada pela norte-americana Annie Miller.

Já em 1996, Serena Williams não disputou qualquer torneio. Ela retornou ao circuito na temporada seguinte, quando conquistou sua primeira vitória.

O primeiro triunfo de Serena como tenista profissional aconteceu aos 16 anos. Ela derrotou a russa Yelena Likhovtseva, então número 27 do mundo, pelo placar de 6-3, 7-5, no Ameritech Cup, em Chicago.

Logo na sequência, Serena Williams deu uma forte demonstração de todo o seu potencial ao derrotar Mary Pierce e Monica Seles, então número 7 e 4 do mundo, respectivamente. Ela terminou a temporada de 1997 na 99ª posição do ranking da WTA.

Primeiros títulos de Grand Slam de Serena

Foi em 1998 que Serena Williams conquistou seus primeiros títulos de Grand Slam. As conquistas vieram nos torneios de duplas mistas de Wimbledon e do US Open, ao lado de Max Mirnyi, de Belarus.

Max Mirnyi e Serena Williams campeões de duplas mistas em Wimbledon

Naquela temporada, a melhor campanha de Serena em simples nos Grand Slams foi chegar até as oitavas de final de Roland Garros. Curiosamente, ela caiu na segunda rodada do Australian Open ao perder para sua irmã Venus.

Ao fim de 1998, Serena Williams já era a 20ª colocada do ranking mundial da WTA.

Primeiro título em simples de Grand Slams

Campeã de dois Grand Slams em duplas mistas em 1998, Serena Williams levou seu primeiro título em simples no ano seguinte. Em 1999, ela derrotou Martina Hingis, então número 1 do mundo, na final do US Open.

Naquela temporada, ela já havia conquistado seu primeiro título de simples como profissional em Paris, ao derrotar Amélie Mauresmo na final do Open Gaz de France.

Já no Masters de Miami, Serena e Venus fizeram a primeira final entre irmãs na história dos torneios da WTA. A irmã mais velha, Venus, acabou levando a melhor. Todavia, juntas, elas foram campeãs de duplas em Roland Garros e no US Open.

Serena Williams encerrou a temporada de 1999 como a número 4 do ranking da WTA.

Primeira medalha de ouro em Jogos Olímpicos

Em 2000, Serena não venceu nenhum torneio de Grand Slam em simples. Porém, ela teve muitos motivos para celebrar. Afinal, foi naquela temporada que ela conquistou sua primeira medalha de ouro em Jogos Olímpicos, ao vencer o torneio de duplas de Sydney com a irmã Venus.

Venus e Serena Williams campeãs olímpicas

Naquela temporada, elas já haviam conquistado juntas o título de duplas em Wimbledon.

Career Grand Slam das irmãs Williams

Na temporada de 2001, Serena e sua irmã Venus conquistaram o Career Grand Slam de duplas, ao vencerem o Australian Open.

As irmãs William já haviam vencido Roland Garros e US Open em 1999 e o torneio de Wimbledon em 2000.

Serena e Venus também protagonizaram, em 2001, a primeira final de Grand Slam de simples da era aberta entre irmãs. Novamente, Venus levou a melhor sobre a irmã mais nova.

Serena Slam em duelos entre irmãs

Em 2002, Serena Williams conquistou seu segundo Grand Slam em simples ao derrotar a irmã Venus na final de Roland Garros. O título no Aberto da França a elevou a número 2 do mundo, atrás apenas justamente de Venus.

Serena e Venus voltaram a se encontrar na final dos dois últimos últimos Grand Slams de 2002, e a irmã mais nova foi campeã também em Wimbledon e US Open.

O “Serena Slam” foi concluído no Australian Open de 2003, quando mais uma vez Serena derrotou Venus Williams.

Quando foi campeã na Austrália, Serena já havia alcançado o topo do ranking mundial. Ela se tornou número 1 do mundo pela primeira vez em 8 de julho de 2002, depois do título de Wimbledon.

Como você deve ter percebido, falar sobre Serena é contar sobre conquistas de títulos incessantemente. A seguir, vamos reunir todas as conquistas de Grand Slam em uma só lista. Confira!

Quantas vezes Serena Williams foi campeã?

Serena Williams conquistou 23 Grand Slams, o que a deixa como a maior vencedora da história entre as mulheres na era aberta.

A norte-americana já teve três chances de igualar o recorde histórico de Margaret Court, maior vencedora considerando também a era amadora, mas perdeu três finais de Grand Slam, a última delas para a romena Simona Halep, em Wimbledon.

Serena tem ainda 14 títulos de Grand Slams em duplas, além de dois em duplas mistas. Ela conquistou também 4 medalhas de ouro em Olimpíadas (3 em duplas e uma em simples).

  • Títulos de Grand Slam em simples: 23
    • Australian Open: 7 (2003, 2005, 2007, 2009, 2010, 2015, 2017)
    • Roland Garros: 3 (2002, 2013, 2015)
    • Wimbledon: 7 (2002, 2003, 2009, 2010, 2012, 2015, 2016)
    • US Open: 6 (1999, 2002, 2008, 2012, 2013, 2014)
  • Títulos de Grand Slam em duplas: 14
    • Australian Open: 4 (2001, 2003, 2009, 2010)
    • Roland Garros: 2 (1999, 2010)
    • Wimbledon: 6 (2000, 2002, 2008, 2009, 2012, 2016)
    • US Open: 2 (1999 e 2009)
  • Títulos de Grand Slam em duplas mistas: 2
    • Wimbledon: 1 (1998)
    • US Open: 1 (1998)
  • Títulos na carreira em simples: 72
  • Títulos na carreira em duplas: 23
  • Melhor ranking: 1º (2002)
  • Histórico da carreira em simples: 810 vitórias e 139 derrotas
  • Histórico da carreira em duplas: 187 vitórias e 33 derrotas
  • Medalhas em Jogos Olímpicos: 4
    • Ouro em duplas, em Sydney, em 2000
    • Ouro em duplas, em Pequim, em 2008
    • Ouro em simples, em Londres, em 2012
    • Ouro em duplas, em Londres, em 2012

Quem foram as maiores rivais de Serena Williams?

Uma das maiores curiosidades da carreira de Serena Williams é a constante disputa por títulos com a irmã mais velha Venus Williams nos principais torneios de simples — juntas, elas ganharam 14 Grand Slams e 3 medalhas de ouro em Olimpíadas.

Serena e Venus se enfrentaram em finais de Grand Slams em 9 oportunidades, com 7 títulos para a irmã mais nova.

Venus Williams x Serena Williams

Além da irmã mais velha, Serena Williams teve de se acostumar a encarar outras rivais nas últimas temporadas. A seguir, listamos todas as finais de Grand Slam disputadas por Serena em simples e quais foram duas adversárias. Confira!

Todas as finais de Grand Slam de simples de Serena Williams

US Open

AnoCampeãVice-campeã
2018Naomi OsakaSerena Williams
2014Serena WilliamsCaroline Wozniacki
2013Serena WilliamsVictoria Azarenka
2012Serena WilliamsVictoria Azarenka
2011Samantha StosurSerena Williams
2008Serena WilliamsJelena Janković
2002Serena WilliamsVenus Williams
2001Venus WilliamsSerena Williams
1999Serena WilliamsMartina Hingis

Roland Garros

AnoCampeãVice-campeã
2016Garbiñe MuguruzaSerena Williams
2015Serena WilliamsLucie Šafářová
2013Serena WilliamsMaria Sharapova
2002Serena WilliamsVenus Williams

Wimbledon

AnoCampeãVice-campeã
2019Simona HalepSerena Williams
2018Angelique KerberSerena Williams
2016Serena WilliamsAngelique Kerber
2015Serena WilliamsGarbiñe Muguruza
2012Serena WilliamsAgnieszka Radwańska
2010Serena WilliamsVera Zvonareva
2009Serena WilliamsVenus Williams
2008Venus WilliamsSerena Williams
2004Maria SharapovaSerena Williams
2003Serena WilliamsVenus Williams
2002Serena WilliamsVenus Williams

Australian Open

AnoCampeãVice-campeã
2017Serena WilliamsVenus Williams
2016Angelique KerberSerena Williams
2015Serena WilliamsMaria Sharapova
2010Serena WilliamsJustine Henin
2009Serena WilliamsDinara Safina
2007Serena WilliamsMaria Sharapova
2005Serena WilliamsLindsay Davenport
2003Serena WilliamsVenus Williams

Agora que você conhece mais sobre a história de Serena Williams, não perca tempo e saiba tudo também sobre três grandes nomes do tênis no Brasil:

Se quiser ir além do tênis, aproveite para conhecer também sobre outros grandes esportistas:

*Última atualização em 14 de julho de 2019

Ficha Técnica
Título
Serena Williams: a maior vencedora de Grand Slams da era aberta
Resumo
Serena Jameka Williams nasceu em 26 de setembro de 1981, na cidade de Saginaw, no estado de Michigan, nos Estados Unidos. Ela estreou como profissional em 1995 e, desde então, construiu uma das carreiras mais vitoriosas da história do tênis.
Autor

Comentários

Salvar