fbpx
Conheça a biografia de Fernando Meligeni, um dos maiores tenistas do Brasil de todos os tempos. Veja seus títulos e curiosidades

Quem poderia imaginar que um esportista nascido na Argentina se tornaria um ídolo do tênis brasileiro? Pois é… Esse feito foi alcançado por Fernando Meligeni.

O tenista nasceu em Buenos Aires, mas se mudou para o Brasil ainda criança. Conhecido por muita raça e por jamais desistir, Fininho conquistou a torcida brasileira.

Quer saber mais sobre a história de Fernando Meligeni?

Venha com a gente que te contamos todos os detalhes!

Infográfico: títulos de  Fernando Meligeni

Infográfico de Fernando Meligeni

Quem é Fernando Meligeni?

Fernando Ariel Meligeni é um ex-tenista. Nascido em Buenos Aires, em 12 de abril de 1971, ele deixou a Argentina com a família rumo ao Brasil quando tinha apenas 4 anos. Ao se tornar profissional, Fininho, como é apelidado, optou pela nacionalidade brasileira.

Representando o Brasil, Meligeni foi semifinalista dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, e campeão dos Jogos Pan-Americanos de 2003, em Santo Domingo.

Em Grand Slams, a melhor campanha de Fernando Meligeni foi a semifinal de Roland Garros, em 1999. Naquele ano, Fininho chegou a ser o 25º do ranking da ATP.

Naquele momento, os tenistas brasileiros estavam em alta no Aberto da França, já que Gustavo Kuerten havia sido campeão em 1997 e viria a ganhar o torneio também em 2000 e 2001.

Entre os homens, Guga é, sem dúvidas, o maior tenistas brasileiro de todos os tempos. Fernando Meligeni, por sua vez, é apontado como um dos melhores do Brasil no esporte na era aberta.

É válido lembrar que Maria Esther Bueno, vencedora de 19 Grand Slams (7 torneios de simples, 11 em duplas e um em duplas mistas) é considerada a melhor tenista do Brasil em toda a história.

Você ama outros esportes além do Tênis? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Quando e como Fernando Meligeni começou no tênis?

A história de Fernando Meligeni no tênis começou com resultados expressivos. Ainda com a nacionalidade argentina, ele foi número 1 do mundo no ranking mundial de tenistas juvenis. Em 1989, Meligeni venceu o Orange Bowl, um dos principais torneios tênis da categoria juvenil.

A primeira vitória de Fininho em torneios da ATP aconteceu contra Cássio Motta, em 1991, quando ele já havia escolhido pela nacionalidade brasileira.

Em 1993, Fernando Meligeni começou a ter grandes resultados como profissional e entrou no Top 100 do ranking da ATP.

Naquele ano, em Roland Garros, ele chegou às oitavas de final, quando acabou eliminado pelo espanhol Sergi Bruguera, que viria a ser bicampeão do Aberto da França em 1993 e 1994.

Primeiros títulos de Fernando Meligeni

Betway Brazil Sports Banners

O primeiro título de Meligeni em torneios da ATP aconteceu em 1995, quando ele foi campeão do Torneio de Bastad, na Suécia.

No ano seguinte, Fininho levou o troféu do torneio de Pinehurst, nos Estados Unidos, ao vencer a final contra Mats Wilander, e fez uma excelente campanha nos Jogos Olímpicos de Atlanta.

Na Olimpíada de 1996, Fernando Meligeni chegou até as semifinais. Depois de passar pelo espanhol Albert Costa e pelo australiano Mark Philippoussis, o tenista do Brasil foi eliminado mais uma vez por Sergi Bruguera. Na final, o espanhol perdeu para Andre Agassi.

Na decisão da medalha de bronze em Atlanta, Meligeni foi derrotado pelo indiano Leander Paes.

Ainda em 1996, Fernando Meligeni conquistou seu primeiro título em duplas em torneios da ATP, ao lado de Gustavo Kuerten. A parceria brasileira foi campeã em Santiago.

Série de títulos de Meligeni em duplas

Em 1997, Meligeni teve sua melhor temporada no circuito de duplas. Foram 4 títulos em torneios da ATP.

Com Guga, ele foi campeão em Estoril, Bologna e Stuttgart. O quarto troféu veio ao lado do argentino Luis Lobo, em Bogotá.

Último título de simples e melhor ranking da carreira de Fernando Meligeni

O último título de Fernando Meligeni em torneios da ATP aconteceu em 1998, quando ele foi campeão em Praga.

Mas foi em 1999 que Fininho alcançou o melhor ranking de sua carreira. Na lista divulgada em 11 de outubro daquele ano, Meligeni era o 25º melhor tenista do mundo.

amazon

O jogador brasileiro já havia chegado até as semifinais de Roland Garros, na sua melhor campanha em Grand Slams. Depois de passar por Patrick Rafter e Alex Corretja, Meligeni caiu diante do ucraniano Andrei Medvedev, que havia eliminado Gustavo Kuerten nas quartas de final.

Aposentadoria de Meligeni após ser campeão pan-americano

Fernando Meligeni campeão dos Jogos Pan-Americanos de 2003, em Santo Domingo

A trajetória de Fernando Meligeni no tênis chegou ao fim em 2003, depois de ele ter sido campeão dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo.

Em uma final épica, Fininho derrotou, de virada, o chileno Marcelo Rios, que havia sido número 1 do mundo em 1998.

A decisão do Pan-Americano foi até o tie-break do último set. Depois de 2h54 de jogo, Meligeni foi campeão com vitória por 2 a 1, com parciais de 5/7, 7/6(8/6) e 7/6(7/5).

Já aposentado, Fernando Meligeni foi comentarista de tênis da ESPN até dezembro de 2018, quando não teve o contrato renovado pela emissora.

Quantas vezes Fernando Meligeni foi campeão?

Em sua carreira, Fernando Meligeni foi campeão de 10 torneios da ATP. Além de 3 títulos em torneios de simples, ele venceu 7 competições em duplas.

Todos os títulos de Fininho na ATP foram conquistados entre 1995 e 1999. Porém, é válido destacar que Meligeni conquistou Challengers organizados pela ITF (Federação Internacional de Tênis) e a medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de 2003, em Santo Domingo.

Vá além do mundo do Tênis! Confira também nossos outros conteúdos:

Betway Brazil Sports Banners

Títulos de Fernando Meligeni na ATP

  • Torneio de Bastad, na Suécia, em 1995 (Simples)
  • Torneio de Pinehurst, nos Estados Unidos, em 1996 (Simples)
  • Torneio de Praga, na República Checa, em 1998 (Simples)
  • Torneio de Santiago, no Chile, ao lado de Gustavo Kuerten, em 1996 (Duplas)
  • Torneio de Estoril, em Portugal, ao lado de Gustavo Kuerten, em 1997 (Duplas)
  • Torneio de Bologna, na Itália, ao lado de Gustavo Kuerten, em 1997 (Duplas)
  • Torneio de Stuttgart, na Alemanha, ao lado de Gustavo Kuerten, em 1997 (Duplas)
  • Torneio de Bogotá, na Colômbia, ao lado de Luis Lobo, em 1997 (Duplas)
  • Torneio de Gstaad, na Suíça, ao lado de Gustavo Kuerten, em 1998 (Duplas)
  • Torneio de Casablanca, em Marrocos, ao lado de Jaime Oncins, em 1999 (Duplas)

Qual é o livro de Fernando Meligeni?

Quer saber todos os bastidores e detalhes da carreira de Fernando Meligeni sob a visão dele mesmo? Escrito em conjunto com o jornalista André Kfouri, o livro “Aqui tem! Vitórias e memórias de Fernando Meligeni” não é uma biografia, mas um relato de boas histórias do Fininho.

O livro relata alguns dos principais episódios da trajetória de Fernando Meligeni no tênis desde o início de sua carreira, com os momentos de glória até os dissabores.

“Aqui tem!” é, portanto, uma ótima oportunidade para vermos algumas das curiosidades de Fernando Meligeni.

Para comprar o livro “Aqui tem! Vitórias e memórias de Fernando Meligeni” basta clicar neste link!

Frases famosas de Fernando Meligeni

  • “Para me parar, só me dando um tiro”
  • “Aí eu vivo aquela dualidade do brasileiro-argentino que eu acho que é que o brasileiro ama pouco o país, por isso tem tanta besteira”
  • “Aí você pega um cara que veio da Argentina, que os caras não queriam, que o cara tem que provar que quer ser brasileiro”

Agora que você conhece toda a história de Fernando Meligeni, aproveite para ver a biografia de outras estrelas do tênis:

* Última atualização em 15/08/2019

Betway Brazil Sports Banners
Ficha Técnica
Título
Fernando Meligeni (Fininho): história, títulos e livros
Resumo
Conheça a biografia de Fernando Meligeni, um dos maiores tenistas do Brasil de todos os tempos. Veja seus títulos e curiosidades
Autor

Comentários

Salvar