Completando 75 temporada em 2024, a Fórmula 1 passa por mudanças recorrentes. Evolução nas regras da Fórmula 1 e nos carros são comuns de acontecer e a próxima grande modificação está prevista para 2026.
Antes disso, no entanto, vamos conhecer as atuais regras do maior competição de automobilismo do mundo.
Principais regras da Fórmula 1
Apesar das diversas mudanças nas regras da Fórmula 1 ao longo do anos, a essência da principal categoria do automobilismo continua a mesma.
A competição acontece por equipes e pilotos, vencendo aqueles que somam a maior quantidade de pontos. Vamos entender quais são as principais regras da Fórmula 1 em 2024.
Licença
Não é exatamente uma Carteira de Habilitação, mas a Fórmula 1 também exige que seus pilotos estejam habilitados para dirigir em suas corridas.
Conforme o regulamento, todos os pilotos, competidores e oficiais que participam do mundial da Fórmula 1 devem possuir uma licença.
Ao longo do campeonato, os comissários podem impor pontos de penalidade na Super Licença. Se um piloto acumular 12 pontos de penalização, a sua licença será suspensa.
Corridas
Todas as corridas da F1 devem ter número de voltas suficientes para completar a distância de 305 km, desde o sinal de largada até o final de corrida. Porém, se o tempo de duração de um GP ultrapassar 3 horas, a corrida será encerrada, com o então primeiro colocado sendo declarado vencedor.
Mas, há exceções à regra:
- No caso de Mônaco, a corrida tem o número de voltas suficientes para completar a distância de 260 km, sendo 78 voltas;
- Se a corrida for suspensa, a duração da suspensão será adicionada até um tempo total máximo de corrida de quatro horas;
- Se a volta de formação for iniciada atrás do safety car, o número de voltas de corrida será reduzido pelo número de voltas realizadas pelo safety car.
De acordo com o regulamento da FIA, o número máximo de corridas na Fórmula 1 em um campeonato é 21, e o mínimo é 8. Além disso, um GP pode ser cancelado se menos de 12 carros estiverem disponíveis para ele.
Campeonato
O título do piloto do mundial de Fórmula 1 é atribuído ao piloto que obtiver o maior número de pontos, levando em consideração todos os resultados obtidos durante os GPs da temporada.
Já o título do mundial de construtores da Fórmula 1 será concedido à equipe que somar o maior número de pontos, sendo os resultados de ambos os carros.
E, se no fim do campeonato, houver empate em pontos?
De acordo com as regras da Fórmula 1, se dois ou mais pilotos ou duas ou mais equipes terminarem a temporada com o mesmo número de pontos, o desempate será feito pelos seguintes critérios:
- Maior número de primeiros lugares;
- Se o número dos primeiros lugares for o mesmo, ficará à frente do campeonato quem tiver o maior número de segundos lugares;
- Se ainda persistir o empate, ficará à frente do campeonato quem tiver o maior número de terceiros lugares.
E assim por diante, até que surja um vencedor.
Sistema de pontuação
Por muitos anos, a vitória valeu 10 pontos para o vencedor. Mas, nas últimas décadas, o sistema de pontuação da Fórmula 1 foi modificado, mais pilotos passaram a pontuar e cresceram os valores atribuídos às melhores colocações em cada grande prêmio.
Atualmente, os 10 primeiros colocados somam pontos. O primeiro colocado ganha 25 pontos, enquanto o décimo recebe apenas 1. Há boatos que pode haver novas mudanças em breve. Só que, desde 2010, a pontuação na Fórmula 1 a cada corrida segue este sistema:
- 1º colocado: 25 pontos
- 2º colocado: 18 pontos
- 3º colocado: 15 pontos
- 4º colocado: 12 pontos
- 5º colocado: 10 pontos
- 6º colocado: 8 pontos
- 7º colocado: 6 pontos
- 8º colocado: 4 pontos
- 9º colocado: 2 pontos
- 10º colocado: 1 ponto
Desde a primeira corrida da temporada 2019, é dado um ponto extra ao piloto que fizer a volta mais rápida. Porém, nenhum ponto será concedido se a volta mais rápida for alcançada por um piloto que foi classificado fora das dez primeiras posições.
Se uma corrida for suspensa e não puder ser retomada, nenhum ponto será atribuído se o líder completou apenas duas voltas ou menos. Já metade dos pontos será concedida se o líder tiver completado mais de duas voltas e menos de 75% da distância original da corrida.
O total de pontos será concedido se o líder tiver completado 75% ou mais da distância original da corrida.
Identificação dos carros e números dos pilotos
Para que os carros de cada equipe possam ser facilmente distinguidos uns dos outros enquanto estão na pista, a câmera localizada acima do primeiro carro deve permanecer na cor padrão da equipe e a do segundo carro deve ser predominantemente amarelo fluorescente.
Além disso, cada carro terá o número do seu piloto, conforme publicado pela FIA no início da temporada. Esse número deve ser claramente visível na frente do carro e no capacete do piloto.
Antes do início da temporada de 2014, os números foram permanentemente atribuídos aos pilotos. Quaisquer novos pilotos, seja no início ou durante uma temporada, também receberão um número.
A única exceção a esse processo será para o atual campeão mundial, que tem a opção de usar o número 1. Assim, o número que foi previamente atribuído a ele será reservado para as temporadas seguintes se ele não mantiver o título de campeão do mundo.
Reabastecimento
O reabastecimento só é permitido nos boxes de cada equipe. O combustível não pode ser adicionado nem retirado de um carro depois de ter saído do pit lane para começar a primeira volta de reconhecimento.
Além disso, não é permitido o reabastecimento durante uma corrida — também é proibido que as equipes removam combustível dos carros ao longo de um GP.
Troca de pneus
Desde a temporada 2019, a nomenclatura dos pneus utilizados na Fórmula 1 foi simplificada para facilitar o entendimento do tipo de compostos usados na categoria.
Hoje em dia, são 3 os tipos de pneus para pistas secas, mas com a divisão entre três categorias: duros, médios e macios.
A cada GP, são selecionados três tipos de compostos dentro de graus de durabilidade. Por fim de semana de corrida, os pilotos são obrigados a usar os três tipos de pneus disponíveis, sendo dois deles na corrida.
Até 2018, eram sete as variedades de pneus da Fórmula 1 para pista seca, que iam desde hypersoft (hiper macio) até o superhard (super duro). Era usada também a nomenclatura “ultra”.
Mas, com os nomes mais simples, agora a Pirelli usa números para indicar quais são os 5 tipos de compostos. Também há duas opções de pneus de chuva na F1.
Para pista seca, são utilizados os pneus C1 a C5, enquanto Intermediate Green e o Intermediate Blue são os dois compostos para pista molhada.
Sessões de treinos e classificação para a corrida
Duas sessões de treinos livres (P1 e P2), cada uma com duração de uma hora e meia, e separadas por pelo menos duas horas e meia, acontecerão na sexta-feira, antevéspera do GP.
Mais uma sessão de treinos livres (P3), com a duração de uma hora, e com início não inferior a dezoito horas e meia após o final de P2, acontecerá no sábado, véspera da corrida.
Classificação para a corrida
A sessão de qualificação para a corrida na Fórmula 1 acontece em diferentes etapas:
- Nos primeiros 18 minutos da sessão (Q1), todos os carros podem entrar na pista. Porém, no final deste período, os 5 carros mais lentos serão proibidos de seguir nas etapas seguintes. Além disso, os tempos de volta conseguidos pelos 15 carros restantes serão então eliminados.
- Após um intervalo de 7 minutos, a sessão será retomada por 15 minutos (Q2), para os 15 carros restantes. No final deste período, os 5 carros mais lentos serão proibidos de participar da etapa seguinte da sessão, e os tempos de volta alcançados pelos 10 carros restantes serão então eliminados.
- Após um intervalo de 8 minutos, a sessão será retomada por 12 minutos (Q3) e os 10 carros restantes poderão ir para a pista em busca da pole position.
O procedimento acima é baseado no campeonato com 20 carros. Se 22 carros disputarem o mundial, 6 serão eliminados após Q1 e Q2. Se forem 24 carros elegíveis, 7 serão eliminados após Q1 e Q2. E, assim por diante, se mais carros forem elegíveis.
Se a melhor volta de qualificação de um piloto exceder 107% do tempo registrado para a pole position, esse piloto não terá permissão para participar da corrida. Porém, o regulamento prevê que, em circunstâncias excepcionais, os comissários podem permitir que esse carro comece a corrida.
Bandeiras e sinalizações
Durante as sessões de treinos e corridas, os fiscais e a direção de prova utilizam bandeiras para a comunicação com os pilotos.
São 10 as bandeiras da Fórmula 1. A mais conhecida é a quadriculada, que é utilizada para indicar o fim de uma corrida. Mas, em meio a um verdadeiro arco-íris, há também amarela, azul, verde, vermelha…
- Branca
- Azul
- Amarela
- Verde
- Vermelha
- Amarela e vermelha
- Preta
- Preta com círculo laranja
- Preta e branca
- Quadriculada
Uma das novas regras da Fórmula 1 usadas a partir da temporada 2019 envolveu justamente o uso da bandeira quadriculada. Saiba mais a seguir!
Novas regras da Fórmula 1
A cada ano, a Federação Internacional de Automobilismo anuncia mudanças nas regras da Fórmula 1 para tornar as corridas menos previsíveis e aumentar o número de ultrapassagens.
Em 2019, as novas regras da Fórmula 1 envolveram desde requisitos para ultrapassagem depois da entrada do safety car, até o uso de um painel eletrônico para indicar o fim da corrida.
A partir daquela temporada, após um período de safety car nas pistas, as ultrapassagens somente são permitidas quando os pilotos cruzam a reta de chegada.
Para sinalizar o fim da corrida, a FIA passou a adotar um painel de luz xadrez, ainda que a bandeira quadriculada continue sendo utilizada ao fim da última volta.
Seguindo as novas regras da Fórmula 1, houve mudanças nas regulagens do espelhos e das asas traseiras. Por segurança, houve adição de luzes traseiras, assim como pequenas modificações na carenagem do halo (aquela proteção para a cabeça dos pilotos no cockpit que já foi comparada a sandálias Havaianas).
Agora que você já conhece todas as regras da Fórmula 1, aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
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