No automobilismo, o pneu é uma das peças mais importantes. Por conta disso, existe modelos diferentes que serão usados em momentos diferentes. Na Fórmula 1, é algo que faz parte das estratégias das equipes e pilotos.
Atualmente, todos os pneus da Fórmula 1 são fornecidos pela Pirelli, o atual contrato vai até o fim da temporada de 2027.
Quer entender mais sobre quais são os tipos de pneus da Fórmula 1? Venha com a gente e saiba quais são os compostos utilizados em pistas secas e em corridas com chuva. Nós vamos te ajudar também a identificar as cores dos pneus da F1!
Infográfico: os tipos de pneus da Fórmula 1
Tipos de pneus da Fórmula 1
- Pneus Slick (para pista seca) C1
- Pneus Slick (para pista seca) C2
- Pneus Slick (para pista seca) C3
- Pneus Slick (para pista seca) C4
- Pneus Slick (para pista seca) C5
- Pneus para pista molhada Intermediate Green
- Pneus para pista molhada Intermediate Blue
Desde a temporada 2019, a nomenclatura dos pneus utilizados na Fórmula 1 foi simplificada para facilitar o entendimento do tipo de compostos usados na categoria. Atualmente, são 5 os tipos de pneus para pistas secas, mas com a divisão entre três categorias: duros, médios e macios.
A cada GP, são selecionados três tipos de compostos dentro de graus de durabilidade. Por fim de semana de corrida, os pilotos são obrigados a usar os três tipos de pneus disponíveis, sendo dois deles na corrida.
Até 2018, eram sete as variedades de pneus da Fórmula 1 para pista seca, que iam desde hypersoft (hiper macio) até o superhard (super duro). Era usada também a nomenclatura “ultra”.
Agora, com os nomes mais simples, a Pirelli usa números para indicar quais são os 5 tipos de compostos. Também há duas opções de pneus de chuva na F1. Confira, a seguir, os detalhes dos pneus da Fórmula 1.
Pneus Slick (para pista seca)
C1
O C1 significa Composto 1. É o pneu mais duro na gama Pirelli para 2022, sendo ele ideal para circuitos que exigem maior esforço do pneu – que normalmente apresentam curvas rápidas, superfícies abrasivas ou temperaturas ambientes altas.
Tem maior durabilidade, mas em contrapartida em algumas situações ele pode ser o pesadelo dos pilotos pela demora em aquecer e ter uma maior aderência ao asfalto. Ele é identificado apenas pela faixa branca.
C2
O Composto 2 é o mais versátil, pois se encontra na extremidade mais dura do espectro. Este pneu se destaca em circuitos que tendem a altas velocidades, temperaturas e energia.
Este composto é um dos mais usados pelas equipes e pilotos pois apresenta uma boa gama de trabalho e adaptabilidade a uma grande variedade de circuitos. Pode ter a lateral pintada em branco ou amarelo.
C3
Talvez o preferido de todos. O Composto 3, é o que une o equilíbrio entre desempenho e durabilidade, com ênfase na performance. Pode ser usado como um pneu de composto macio, em uma pista de alta severidade.
Assim como um pneu de composto mais duro, em uma pista de baixa severidade ou em um circuito de rua. É um dos compostos mais utilizados ao longo da temporada. Você o verão em branco, amarelo ou vermelho.
C4
O Composto 4 tem como característica funcionar bem em circuitos estreitos ou curtos e sinuosos. De rápido aquecimento, tem um grande pico de desempenho, mas vida útil de curta duração. Para essa temporada ele foi aprimorado para deixá-lo mais versátil e menos vulnerável ao superaquecimento. É sempre amarelo ou vermelho.
C5
O Composto 5 é o herdeiro do universalmente conhecido como hipermacio. É o mais rápido da Pirelli, e por isso também é pouco utilizado por conta da sua curtíssima vida útil, sendo ele adequado para circuitos que demandam os mais altos níveis de aderência.
É invariavelmente identificado pela faixa. Em uma estratégia de corrida, as equipes da Fórmula 1 devem buscar tirar o máximo proveito deste composto.
Pneus para pista molhada
Intermediate Green
Em situações em que há ameaça de chuva, mas a pista ainda não está completamente molhada, as equipes tendem a optar pelos pneus intermediários.
Esses compostos são indicados para uma pista molhada sem lençol d'água e também para uma superfície que está secando.
Segundo a Pirelli, o composto intermediário tem a capacidade de drenar 30 litros de água por segundo por pneu, a uma velocidade de 300 km/h. Eles são projetados para garantir que possam ser usados tanto em situações indicadas para pneus slick quando para compostos de pista molhada.
Intermediate Blue
Os compostos Intermediate Blue são os pneus de chuva da Fórmula 1. Eles são indicados para uso exclusivo em pista molhada e em situações de chuvas fortes.
Os Intermediate Blue podem drenar 85 litros de água por segundo por pneu, a uma velocidade de 300 km/h. Eles são projetados para oferecer maior resistência à aquaplanagem, oferecendo mais aderência ao pneu em caso de chuva forte.
O diâmetro do pneu para uso exclusivo no molhado é 10 mm mais largo que o pneu liso, para pista seca.
Cores dos pneus da Fórmula 1
Quer identificar melhor quando um piloto está usando o C1? Assim como acontece com as bandeiras da F1, a cor é um bom caminho, mas saiba que nem sempre os compostos terão as mesmas cores. Em 2024, os pneus da F1 para pista seca têm 3 cores: branco, amarelo e vermelho.
A cada etapa, a Pirelli escolhe três tipos de compostos para fornecer a todas as equipes. Dependendo das características das pistas, eles podem ser mais duros e resistentes, ou mais macios e com menor duração.
Como os três tipos de pneus são diferentes entre si a respeito da durabilidade, são identificados com cores. Assim, o composto mais duro entre os três fornecidos é sempre apresentado com a faixa branca, enquanto o mais macio é sempre identificado com a faixa vermelha. Os pneus intermediários são amarelos.
Isso quer dizer que o pneu branco de uma corrida pode não ser o pneu branco da outra corrida. Em uma prova com compostos mais duros, o pneu branco seria o C1, o pneu amarelo seria o C2 e o pneu vermelho seria o C3. Já em uma pista com as escolhas mais macias, o pneu branco seria o C3, o pneu amarelo seria o C4 e o pneu vermelho seria o C5.
Dessa forma, as cores dos pneus da F1 são:
- C1: branco
- C2: branco ou amarelo
- C3: branco, amarelo ou vermelho
- C4: amarelo ou vermelho
- C5: vermelho
Além dos pneus para pistas seca, há as duas opções para pistas molhadas, com nomes que já indicam suas cores:
- Intermediate Green: verde
- Intermediate Blue: azul
Glossário de pneus da Fórmula 1
Na Fórmula 1, há uma série de termos utilizados por fãs de automobilismo que são conhecidos por quem acompanha de perto a categoria, mas não tão simples para quem não está tão habituado a ver as corridas.
Por isso, vamos te ajudar a entender o significado dos pneus da Fórmula 1 e das principais expressões que remetem aos compostos usados na categoria.
Pneus slick
Pneu slick é o pneu liso (sem ranhuras), usado para pista seca.
Pneus biscoito
Popularmente, o nome “pneu biscoito” é utilizado para se referir ao pneu com ranhuras, feito exclusivamente para correr em pista molhada.
Além desses dois tipos de pneus, há uma série de outros termos utilizados na Fórmula 1 que remetem aos compostos. Fique por dentro de quais são essas gírias!
Aderência
Contato dos pneus com a pista. Quanto maior o contato do pneu com o asfalto, mais aderência terá.
Farofa
Farofa ou Marbles são os pedaços maiores de borracha dos pneus que se acumulam na pista, fora do traçado percorrido pelos carros.
Flatspot
Quando ocorre uma grande travada de pneus, é possível que a parte do pneu em contato com o solo fique achada. Assim, flatspot acontece quando esse achatamento é tão grande que o pneu fica “quadrado”.
Fritada
No automobilismo, a fritada é quando o piloto trava os pneus na aproximação da curva, soltando fumaça.
Pirulito
Na troca de pneus, a placa em formato usada em pit stops pelo mecânico que fica à frente do carro recebe o nome de pirulito. Quando a placa é levantada, o piloto pode entender que os mecânicos já finalizaram a troca de pneus e ele pode retornar à pista.
Pit-Stop
Quando o carro entra nos boxes para realizar a troca de pneus.
Undercut
É a tática para fazer o pit stop antes do piloto que está à sua frente na corrida e, assim, tentar ganhar a posição na volta com um pneu novo. Essa estratégia é importante em corridas em que o desgaste dos pneus tem grande influência no resultado.
Medidas de pneus da Fórmula 1
Na temporada 2021, a categoria passou a ter rodas com aros de 18 polegadas, em vez das 13 atuais. Assim, as medidas dos pneus da F1 deixarão o perfil mais baixo.
Os pneus dianteiros serão mais estreitos e, em vez dos atuais 305 milímetros de largura, passarão a ter 207. Já os traseiros terão o diâmetro alterado de 670 para 700 ou 720 mm (ainda falta uma definição).
Em 2014, a Pirelli já havia testado pneus com aro 18. Naquela ocasião, o piloto francês Charles Pic, então reserva da Lotus, foi o responsável pelos testes.
Com as mudanças confirmadas em 2021, as equipes precisaram se adaptar o desenho das suspensões e recalcular a distribuição do peso nos carros.
Além da mudança das medidas, houve a abolição dos cobertores térmicos, utilizados desde a década de 1980 para o pré-aquecimento dos pneus nos boxes e nos grids de largada.
Com a alteração, os próprios pilotos terão de levar a borracha à temperatura ideal de funcionamento dos pneus.
Quanto custa um pneu da Fórmula 1?
Uma das curiosidades sobre a maior categoria do automobilismo mundial está ligada ao dinheiro, não é mesmo? Afinal, quanto custa um pneu de Fórmula 1?
Se você procurar no Google, facilmente encontrará ofertas de pneus que dizem ser da F1. Mas, na real, esses valores não refletem o quanto é gasto. Segundo o site Quatrorodas 2020, um pneu da Fórmula 1 custa 600 euros, perfazendo 2.400 euros a cada jogo utilizado. Na cotação atual, R$ 14.752,32.
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Agora que você já conhece todos os pneus da Fórmula 1, aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
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