Conheça as 10 bandeiras da Fórmula 1 e entenda o que significa cada cor e quando devem ser usadas. Veja ainda gafes e curiosidades

Você sabe como a direção das provas da Fórmula 1 comunica aos pilotos sobre um acidente ou alguma situação de perigo na pista? Se seu palpite foi por meio de bandeiras, acertou em cheio! É com a ajuda delas que se espera diminuir a probabilidade de acidentes nas corridas da principal categoria do automobilismo mundial.

Remessa Online

São 10 as bandeiras da Fórmula 1. A mais conhecida é a quadriculada, que é utilizada para indicar o fim de uma corrida. Mas, em meio a um verdadeiro arco-íris, há também amarela, azul, verde, vermelha…

Quer saber o significado de todas as bandeiras da Fórmula 1? Venha com a gente que te ajudaremos a entender para que serve cada uma delas!

Infográfico: As 10 bandeiras da Fórmula 1

Entenda as bandeiras da Fórmula 1

O significado das bandeiras da Fórmula 1

Desde o início da história da Fórmula 1, em 1950, houve poucas mudanças nas bandeiras utilizadas para sinalização durante as corridas.

As novidades aconteceram em 1985, quando foram introduzidas as bandeiras preta e branca e preta com um círculo laranja.

Até a década de 1970, as corridas eram iniciadas com bandeiras com as cores do país-sede do grande prêmio. Porém, isso mudou a partir da invenção dos semáforos.

Atualmente, são 10 bandeiras na Fórmula 1. Conhecer o significado de cada uma delas é fundamental para que os pilotos evitem acidentes e também para a gente não se perder na transmissão das corridas.

Você ama outros esportes além de Fórmula 1? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Cores e significado de todas as bandeiras da Fórmula 1

  • Banca
  • Azul
  • Amarela
  • Verde
  • Vermelha
  • Amarela e Vermelha
  • Preta
  • Preta com Círculo Laranja
  • Preta e Branca
  • Quadriculada

Entenda, a seguir, para que é utilizada cada uma das bandeiras da F1!

Significado da bandeira branca da Fórmula 1

Se você imagina que a bandeira branca tenha alguma relação com o fim de uma guerra, na Fórmula 1 não é bem assim.

A bandeira branca é utilizada para sinalizar aos pilotos que há um veículo mais lento na pista, provavelmente um guincho ou o safety car.

Significado da bandeira azul da Fórmula 1

Bandeira azul da Fórmula 1

Enquanto a bandeira branca indica que há um piloto mais lento, a azul tem o significado oposto.

A bandeira azul é utilizada na Fórmula 1 para indicar que um carro mais rápido se aproxima e, portanto, quem está à frente deve facilitar a ultrapassagem.

Mas essa sinalização não é para qualquer piloto. Ela, geralmente, é utilizada para orientar aqueles que estão nas últimas colocações, com objetivo de não prejudicar quem está brigando pela liderança da corrida.

Caso o piloto que receba a sinalização com a bandeira azul não facilite a ultrapassagem, ele pode ser punido com parada de 10 segundos nos boxes.

Significado da bandeira amarela da Fórmula 1

Bandeira amarela da Fórmula 1É com o uso da bandeira amarela que os fiscais de pista da Fórmula 1 indicam que há um perigo na pista. Geralmente, ela é mostrada quando há um carro acidentado no traçado ideal.

A partir da sinalização da bandeira amarela, os pilotos têm de diminuir a velocidade e as ultrapassagens ficam proibidas.

Em uma situação extrema, o fiscal pode agitar duas bandeiras amarelas ao mesmo tempo. Nesse caso, há uma indicação de que a pista está totalmente obstruída e o piloto deve se preparar para parar o carro o mais rápido possível.

Vá além do mundo da fórmula 1! Confira também nossos outros conteúdos:

Significado da bandeira verde da Fórmula 1

Bandeira verde da Fórmula 1

Na Fórmula 1, a bandeira verde é utilizada para suspender o efeito da amarela. Ou seja, ela sinaliza que a corrida volta às condições normais e as ultrapassagens estão novamente permitidas.

A bandeira verde é, portanto, uma espécie de relargada.

Significado da bandeira vermelha da Fórmula 1

Bandeira vermelha da Fórmula 1

Quando a bandeira vermelha é utilizada, os fãs de Fórmula 1 tendem a não ficar muito contentes. Isso porque essa sinalização indica que a corrida deve ser paralisada.

A partir dessa sinalização, os pilotos retornam aos boxes, aguardando uma nova decisão da direção de prova.

Essa situação ocorre, normalmente, quando as condições meteorológicas são excessivamente ruins, como uma nevasca, ou quando há um acidente muito grave e a corrida precisa ser paralisada.

Remessa Online

Significado da bandeira amarela e vermelha da Fórmula 1

Bandeira amarela e vermelha da Fórmula 1

Quando há o vazamento de óleo ou presença de água e a pista fica escorregadia, os fiscais devem utilizar a bandeira amarela e vermelha para sinalizar aos pilotos que há uma situação de risco.

Significado da bandeira preta da Fórmula 1

Se uma bandeira preta for agitada à frente de um piloto, ele pode saber que está encrencado.

A bandeira preta é usada com o número do piloto, indicando que ele cometeu alguma infração e deve entrar nos boxes na volta seguinte. Normalmente, resulta em desclassificação.

Significado da bandeira preta com círculo laranja na Fórmula 1

Pouco comum, a bandeira preta com círculo laranja é utilizada para avisar a um piloto que seu carro apresenta um problema mecânico. Ela é mostrada com uma placa que indica o número do carro.

Quando essa bandeira é utilizada, o piloto é obrigado a ir aos boxes para que o carro seja consertado pelos mecânicos da equipe.

Significado da bandeira preta e branca da Fórmula 1

A bandeira com as cores preta e branca, dividida na diagonal, indica que houve conduta antidesportiva de um piloto.

Ela também é mostrada com o número do piloto.

Quando é utilizada pela primeira vez, o infrator pode continuar na prova, sem punição. Mas, se houver uma segunda infração, será utilizada a bandeira preta e o piloto terá de sair da pista.

Significado da bandeira quadriculada

Sem dúvidas, a bandeira mais conhecida da Fórmula 1 é a quadriculada. É com o uso dela que é indicado o fim de uma corrida, assim que o piloto cruza a linha de chegada na última volta.

Porém, nem sempre a bandeira quadriculada é usada da forma correta. Não entendeu? A seguir, mostramos situações curiosas em que a sinalização ocorreu antes de a prova ser realmente encerrada ou até mesmo depois de o piloto já ter cruzado a linha de chegada.

Spoiler: uma dessas situações ocorreu com Pelé. Olha só!

Gafes com bandeirada na Fórmula 1

Winnie Harlow gafe bandira quadriculada da Fórmula 1
Modelo Winnie Harlow protagonizou gafe com bandeira quadriculada em GP do Canadá de 2018

Uma das maiores gafes com bandeiradas na Fórmula 1 aconteceu na corrida que marcou a 50ª vitória de Sebastian Vettel na principal categoria do automobilismo.

No GP do Canadá de 2018, a modelo canadense Winnie Harlow foi convidada para agitar a bandeira quadriculada, mas fez a sinalização enquanto Vettel ainda percorria a última volta.

Depois do erro da modelo, os comissários desportivos determinaram o resultado final da corrida na 68ª volta, e não nas 70 previstas. Porém, a direção da Fórmula 1 absolveu Winnie Harlow de qualquer falha.

Segundo o chefe esportivo da categoria, Ross Brawn, a modelo canadense foi uma “vítima inocente”.  

“Ela foi convidada a agitar a bandeira quadriculada, mas foi orientada a fazer após 69 das 70 voltas completadas. Fiquei triste em vê-la tão duramente criticada. Como explicou o diretor de prova Charlie Whiting, tudo se resumia a um desentendimento entre dois oficiais”, afirmou Ross Brawn.

“Winnie simplesmente seguiu as instruções que lhe foram dadas e eu quero me desculpar pela dor que ela sofreu e agradeço por apoiar a Fórmula 1”, complementou o diretor da categoria.

Atraso de Pelé em bandeirada no GP do Brasil

Pelé gafe bandeirada da Fórmula 1

Se a modelo Winnie Harlow deu a bandeirada antes do fim no GP do Canadá de 2018, Pelé utilizou a bandeira quadriculada depois do momento certo no GP do Brasil de 2002.

Na prova, vencida por Michael Schumacher, da Ferrari, Pelé foi convidado para dar a bandeirada. Mas o Rei do futebol foi cutucado por alguém que queria avisá-lo da chegada do piloto alemão e se virou para trás. Assim, ele não viu nem a passagem de Schumacher nem a de seu irmão Ralf, que ficou em segundo lugar com a Williams.

Após a gafe, o tricampeão da Copa do Mundo deu a bandeirada para os outros pilotos.

Mas Pelé não precisa se envergonhar. Se a bandeirada fosse tão simples assim, Lewis Hamilton talvez não precisasse de aulas com o ator Will Smith!

Mudança de regra da bandeirada final

Diante dos últimos erros na bandeirada final, especialmente o que envolveu a modelo Winnie Harlow, a FIA decidiu mudar a regra da bandeira quadriculada a partir da temporada 2019 da Fórmula 1.

Para sinalizar o fim da corrida, a FIA passará a adotar um painel de luz xadrez, ainda que a bandeira quadriculada continue sendo utilizada ao fim da última volta.

Assim, a entidade máxima do automobilismo espera que nenhum piloto seja prejudicado por alguma falha na sinalização que indica o fim de um GP da Fórmula 1.

Agora que você já conhece o significado de todas as bandeiras da Fórmula 1 aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:

* Última atualização em 20/08/2019

Comentários

Salvar