Depois de muitas disputas e incertezas, São Paulo foi confirmada como sede do GP do Brasil de Fórmula 1 até 2025.
Com a proximidade do fim do contrato da capital paulista em 2020, foi iniciada uma disputa com o Rio de Janeiro para receber a corrida de Fórmula 1. A confirmação de acordo com a capital paulista manteve uma parceria que já chega a sua quarta década.
Desde 1990, São Paulo sediou todas as edições do GP do Brasil — somente em 2020 a prova foi retirada do calendário por causa da pandemia de Covid-19. Mas você sabia que o Rio também já foi palco da prova?
E quem é o maior vencedor do Grande Prêmio, você consegue responder?
Nós vamos te contar todas essas respostas e todos os detalhes da história do GP do Brasil. Fique com a gente!
Quando surgiu o GP do Brasil?
Em suma, a história do GP de Brasil se mistura com a história do Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O Autódromo de Interlagos foi idealizado pelo engenheiro britânico Luiz Romero Sanson, que queria construir um autódromo voltado para a população mais rica da cidade. O local escolhido foi um terreno entre duas represas (Billings e Guarapiranga) no sul da cidade de São Paulo. Assim, em 1940, foi inaugurado o Autódromo de Interlagos.
Desde então, a Fórmula 1 sempre esteve de olho no autódromo paulistano, porém o 1º grande prêmio em terras brasileiras aconteceu apenas em 1972, após longas negociações entre FIA e a cidade de São Paulo.
Assim, o 1º GP do Brasil não foi válido para o campeonato mundial de Fórmula 1, mas foi realizado com pilotos e carros da categoria. Foi vencido pelo argentino Carlos Reutemann (sim, o 1º vencedor do GP do Brasil foi um argentino) graças a uma quebra de motor de Emerson Fittipaldi. Porém, em 1973, o GP do Brasil já contou pontos para o campeonato mundial. E logo teve a 1ª vitória brasileira, com o mesmo Fittipaldi, a bordo de uma Lotus.
O grande destaque destes primeiros anos de GP do Brasil foi a vitória do brasileiro José Carlos Pace, em 1975. Vale lembrar que Pace faleceu em 1977, e a partir deste ano, o Autódromo de Interlagos foi renomeado para Autódromo José Carlos Pace (nome que perdura até hoje). Fittipaldi ainda venceu mais uma vez, em 1974. Além disso, o lendário Niki Lauda também já venceu no Brasil, 1976.
Mas nem sempre o local do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 foi Interlagos. Fique com a gente e entenda melhor essa história!
Você ama outros esportes além de Fórmula 1? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:
Quais autódromos já receberam o GP do Brasil?
Devido ao fechamento do Autódromo de Interlagos para obras em 1978, o GP do Brasil foi realizado no Rio de Janeiro, no Autódromo de Jacarepaguá. Porém, não foi algo pontual, já que a partir de 1981, o GP do Brasil passou a ser de forma definitiva no Rio de Janeiro.
O autódromo da cidade maravilhosa, localizado na zona oeste, sediou a Fórmula 1 de 1981 até 1989. Porém, nunca viu sequer uma vitória do lendário Ayrton Senna. Na verdade, o piloto que mais venceu tanto em Jacarepaguá, quanto o GP do Brasil como um todo, foi seu maior rival, o francês Alain Prost. No Rio de Janeiro, o tetracampeão mundial venceu em cinco oportunidades (1982, 1984, 1985, 1987 e 1988).
Em 1990, a FIA resolveu retornar com o GP do Brasil para São Paulo, onde havia mais apelo popular do que no Rio de Janeiro. No auge da disputa entre Senna e Prost, o francês venceu mais uma vez (1990). Porém, no GP do Brasil foi em 1991, Ayrton Senna venceu de maneira heroica, com o câmbio travado em uma única marcha e sendo carregado até o pódio pelo público.
A partir daí, as primeiras três curvas do Autódromo de Interlagos ganharam o nome de “S do Senna”. Em 1993, a antepenúltima vitória de um brasileiro no GP do Brasil, do mesmo Ayrton Senna. Além disso, ele foi o penúltimo brasileiro a vencer um GP do Brasil.
Na prova da temporada 2020, por causa da pandemia de Covid-19, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu pelo cancelamento do GP do Brasil.
Segundo o Governador de São Paulo na época, João Dória, o GP do Brasil passou a se chamar GP São Paulo a partir de 2021. Com a mudança de nome, a primeira edição da corrida aconteceu em 14 de novembro de 2021, com vitória do britânico Lewis Hamilton.
História do Autódromo de Interlagos
O Autódromo de Interlagos foi inaugurado em 12 de maio de 1940. A primeira corrida foi o Grande Prêmio São Paulo, vencido pelo piloto Artur Nascimento Júnior, que percorreu as 25 voltas da prova em 1 hora, 46 minutos e 44 segundos.
Oficialmente, o autódromo recebe o nome de José Carlos Pace. Interlagos é uma menção à região onde fica o circuito, entre dois lagos artificiais, Billings e Guarapiranga.
Uma reforma no fim da década de 1960 foi fundamental para que Interlagos pudesse receber o GP do Brasil de Fórmula 1 em 1972 — a primeira prova oficial de F1 no país aconteceu em 1973.
Nos anos 90, uma nova reforma no traçado permitiu o retorno do Grande Prêmio a São Paulo, depois de quase uma década sendo realizado no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O circuito foi reduzido de 7,9 quilômetros para 4,3 quilômetros, de acordo com as exigências da categoria.
O circuito de Interlagos é um dos poucos da Fórmula 1 em que as corridas são disputadas no sentido anti-horário. Também é conhecido pelas curvas, especialmente a do “S do Senna”.
Recordes e curiosidades do GP do Brasil de Fórmula 1 em Interlagos
- Primeiro GP: 1972 (porém, o primeiro oficial ocorreu em 1973)
- Extensão: 4,309 km
- Número de voltas: 71
- Recorde da pista: 1min 10s 540 – Valtteri Bottas (2018)
- Maior vencedor: Michael Schumacher, com 4 vitórias
História do Autódromo de Jacarepaguá
Quem está acostumado a ver o GP do Brasil de Fórmula 1 em Interlagos talvez não saiba que o Rio de Janeiro já recebeu etapas da principal categoria do automobilismo mundial. Isso aconteceu 10 vezes (em 1978 e entre 1981 e 1989).
Nos 10 GPs Brasil disputados no autódromo de Jacarepaguá, 5 vezes o vencedor foi o francês Alain Prost. Já Nelson Piquet ganhou as corridas de 1983 e 1986. Não à toa, o nome oficial da pista de Jacarepaguá era Autódromo Internacional Nelson Piquet.
O autódromo foi demolido em 2012 para dar lugar ao Parque Olímpico dos Jogos do Rio 2016.
Vá além do mundo da fórmula 1! Confira também nossos outros conteúdos:
- Tudo Sobre Basquete: Regras, Táticas, História e Fundamentos
- Novak Djokovic: história, títulos, recordes e maiores rivais
- Rugby e Futebol Americano: diferenças e semelhanças [com imagens]
- Liga das Nações de Vôlei Masculino: campeões, história e recordes
- Livros de Futebol: os 48 melhores do Brasil e do mundo!
Recordes e curiosidades do GP do Brasil de Fórmula 1 em Jacarepaguá, no Rio
- Primeiro GP: 1978
- Extensão: 5.031 km
- Número de voltas: 61
- Recorde da pista: 1min 32s 507 Ricardo Patrese (1989)
- Maior vencedor: Alain Prost, com 5 vitórias
Anos 2000: Quatro decisões de títulos no GP do Brasil
Entre 1994 e 2005, diversos campeões mundiais venceram em Interlagos. Entre eles, Mika Hakkinen e Michael Schumacher. Porém, nenhum deles chegou ao número de seis vitórias de Alain Prost, recordista absoluto no quesito vitórias do GP do Brasil.
Em 2005, pela 1ª vez, o título mundial de pilotos da Fórmula 1 foi decidido no Brasil. Na ocasião, o espanhol Fernando Alonso conquistou seu 1º título mundial (apesar da corrida ter sido ganha por Juan Pablo Montoya) em cima de Kimi Raikkonen. Em 2006, Alonso repetiu o feito e ganhou seu 2º título mundial, também em Interlagos. Desta vez, o vice campeão acabou sendo Michael Schumacher. Porém, neste mesmo ano, Felipe Massa quebrou um jejum de 13 anos e o mundo voltou a ver um brasileiro vencer o GP do Brasil.
A partir daí, o público e a imprensa brasileira achavam que era questão de tempo até o o mundo ver um brasileiro ser campeão em Interlagos (já que a última corrida do ano era sempre o GP do Brasil). Contudo, não aconteceu em 2007, quando o finlandês Kimi Raikkonen conquistou seu 1º e único título na Fórmula 1.
Em 2008, Felipe Massa (Ferrari) e Lewis Hamilton (McLaren) chegaram para o GP do Brasil brigando pelo título. A vantagem estava com o piloto inglês. Porém, toda a torcida estava com o brasileiro. Massa chegou a vencer a corrida e, por alguns segundos, estava se sagrando campeão mundial.
Contudo, na última curva da última volta, Hamilton ultrapassou Timo Glock e assumiu a 5ª posição, o que já era suficiente para inglês se sagrar campeão mundial. Esta também foi a última vitória de um brasileiro no GP do Brasil de Fórmula 1. Por fim, em 2009, Jenson Button faturou seu 1º título mundial também em Interlagos.
Anos 2010: Mais uma decisão de título em Interlagos
A partir da vitória de Mark Webber em 2009, o GP do Brasil passa a ver um domínio da Red Bull Racing. Portanto, a escuderia austríaca entra nos anos 10 dominando com Sebastian Vettel e Mark Webber. O alemão venceu em 2010 e o australiano garantiu sua 2ª vitória em Interlagos em 2011.
Em 2012, o domínio da Red Bull continuou. Apesar de não vencer a corrida (que acabou sendo vencida por Jenson Button, da McLaren) Sebastian Vettel garantiu o seu 3º título mundial no GP do Brasil, sendo o mais jovem tricampeão da Fórmula 1. Em 2013, Vettel venceu em Interlagos.
Este domínio não durou para o ano de 2014. Já que a partir deste ano, começou um domínio da Mercedes. Portanto, em 2014, 2015 e 2016, a escuderia alemã garantiu a vitória com Nico Rosberg (2014 e 2015) e Lewis Hamilton (2016).
Por fim, em 2017, Vettel venceu mais uma vez (desta vez, a bordo de uma Ferrari), em 2018. Hamilton voltou a vencer em Interlagos e em 2019, enquanto na última edição do GP do Brasil com esse nome, Max Verstappen garantiu a vitória.
Anos 2020: GP do Brasil se torna GP de São Paulo
Em 2020, pela primeira vez desde 1972, não houve edição do GP do Brasil. Isto graças a pandemia de COVID-19. E em 2021, a corrida volta ao calendário com o nome de GP de São Paulo devido a questões políticas.
O GP de São Paulo de 2021 talvez tenha sido o ponto de virada da briga entre Lewis Hamilton e Max Verstappen. Antes de GP de São Paulo, Verstappen sempre estava levando a melhor sobre o rival inglês.
Porém, naquele fim de semana, Hamilton conquistou a pole position para a corrida Sprint (corrida curta que valia como classificação para a corrida principal). Contudo, acabou sendo desclassificado e começou na 20ª posição. Terminou a corrida Sprint em 5ª, porém foi punido e largou na 10ª posição na corrida principal.
No fim, Hamilton ainda ganhou a corrida de maneira heroica, com direito a ultrapassagem sobre o próprio Verstappen. O inglês ainda repetiu o gesto de Ayrton Senna e ergueu a bandeira brasileira após sua vitória.
Lista de vencedores do GP do Brasil de Fórmula 1
Confira, a seguir, todos os pilotos que já venceram o GP Brasil, tanto em Interlagos quanto em Jacarepaguá.
Ano | Piloto | País | Equipe | Local |
2023 | Max Verstappen | Holanda | Red Bull | Interlagos |
2022 | Max Verstappen | Holanda | Red Bull | Interlagos |
2021 |
Lewis Hamilton | Inglaterra | Mercedes | Interlagos |
2020 | Edição cancelada por causa da pandemia de Covid-19 |
|||
2019 | Max Verstappen | Holanda | Red Bull | Interlagos |
2018 | Lewis Hamilton | Inglaterra | Mercedes | Interlagos |
2017 | Sebastian Vettel | Alemanha | Ferrari | Interlagos |
2016 | Lewis Hamilton | Inglaterra | Mercedes | Interlagos |
2015 | Nico Rosberg | Alemanha | Mercedes | Interlagos |
2014 | Nico Rosberg | Alemanha | Mercedes | Interlagos |
2013 | Sebastian Vettel | Alemanha | Red Bull-Renault | Interlagos |
2012 | Jenson Button | Inglaterra | McLaren-Mercedes | Interlagos |
2011 | Mark Webber | Austrália | Red Bull-Renault | Interlagos |
2010 | Sebastian Vettel | Alemanha | Red Bull-Renault | Interlagos |
2009 | Mark Webber | Austrália | Red Bull-Renault | Interlagos |
2008 | Felipe Massa | Brasil | Ferrari | Interlagos |
2007 | Kimi Räikkönen | Finlândia | Ferrari | Interlagos |
2006 | Felipe Massa | Brasil | Ferrari | Interlagos |
2005 | Juan Pablo Montoya | Colômbia | McLaren-Mercedes | Interlagos |
2004 | Juan Pablo Montoya | Colômbia | Williams-BMW | Interlagos |
2003 | Giancarlo Fisichella | Itália | Jordan-Ford | Interlagos |
2002 | Michael Schumacher | Alemanha | Ferrari | Interlagos |
2001 | David Coulthard | Escócia | McLaren-Mercedes | Interlagos |
2000 | Michael Schumacher | Alemanha | Ferrari | Interlagos |
1999 | Mika Hakkinen | Finlândia | McLaren-Mercedes | Interlagos |
1998 | Mika Hakkinen | Finlândia | McLaren-Mercedes | Interlagos |
1997 | Jacques Villeneuve | Canadá | Williams-Renault | Interlagos |
1996 | Damon Hill | Inglaterra | Williams-Renault | Interlagos |
1995 | Michael Schumacher | Alemanha | Benetton-Renault | Interlagos |
1994 | Michael Schumacher | Alemanha | Benetton-Ford | Interlagos |
1993 | Ayrton Senna | Brasil | McLaren-Ford | Interlagos |
1992 | Nigel Mansell | Inglaterra | Williams-Renault | Interlagos |
1991 | Ayrton Senna | Brasil | McLaren-Honda | Interlagos |
1990 | Alain Prost | França | Ferrari | Interlagos |
1989 | Nigel Mansell | Inglaterra | Ferrari | Jacarepaguá |
1988 | Alain Prost | França | McLaren-Honda | Jacarepaguá |
1987 | Alain Prost | França | McLaren-TAG | Jacarepaguá |
1986 | Nelson Piquet | Brasil | Williams-Honda | Jacarepaguá |
1985 | Alain Prost | França | McLaren-TAG | Jacarepaguá |
1984 | Alain Prost | França | McLaren-TAG | Jacarepaguá |
1983 | Nelson Piquet | Brasil | Brabham-BMW | Jacarepaguá |
1982 | Alain Prost | França | Renault | Jacarepaguá |
1981 | Carlos Reutemann | Argentina | Williams-Ford | Jacarepaguá |
1980 | René Arnoux | França | Renault | Interlagos |
1979 | Jacques Laffite | França | Ligier-Ford | Interlagos |
1978 | Carlos Reutemann | Argentina | Ferrari | Jacarepaguá |
1977 | Carlos Reutemann | Argentina | Ferrari | Interlagos |
1976 | Niki Lauda | Aústria | Ferrari | Interlagos |
1975 | José Carlos Pace | Brasil | Brabham-Ford | Interlagos |
1974 | Emerson Fittipaldi | Brasil | McLaren-Ford | Interlagos |
1973 | Emerson Fittipaldi | Brasil | Lotus-Ford | Interlagos |
Maiores vencedores do GP do Brasil de Fórmula 1
- Alain Prost: 6 vitórias
- Michael Schumacher: 4 vitórias
- Sebastian Vettel: 3 vitórias
- Carlos Reutemann e Max Verstappen: 3 vitórias
Pilotos brasileiros que já venceram o Grande Prêmio do Brasil
Em toda a história da Fórmula 1, houve 9 vitórias de brasileiros no GP do Brasil. Os maiores vencedores são Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna e Felipe Massa. Cada um deles venceu duas vezes em casa. Outro piloto brasileiro a ter vencido o GP do Brasil foi José Carlos Pace, que deu nome ao Autódromo de Interlagos.
Vitórias de pilotos brasileiros no GP do Brasil de Fórmula 1
Ano | Piloto | Equipe | Circuito |
2008 | Felipe Massa | Ferrari | Interlagos |
2006 | Felipe Massa | Ferrari | Interlagos |
1993 | Ayrton Senna | McLaren-Ford | Interlagos |
1991 | Ayrton Senna | McLaren-Honda | Interlagos |
1986 | Nelson Piquet | Williams-Honda | Jacarepaguá |
1983 | Nelson Piquet | Brabham-BMW | Jacarepaguá |
1975 | José Carlos Pace | Brabham-Ford | Interlagos |
1974 | Emerson Fittipaldi | McLaren-Ford | Interlagos |
1973 | Emerson Fittipaldi | Lotus-Ford | Interlagos |
Qual é o endereço do Autódromo de Interlagos?
Local do GP do Brasil, o Autódromo de Interlagos fica na Avenida Senador Teotônio Vilela, 261, no bairro Interlagos.
Nos três dias do evento, os portões abrem ao público a partir das 8h e fecham às 15h, podendo sofrer alteração sem prévio aviso.
Como chegar ao Autódromo de Interlagos?
Além das alternativas de recorrer a carros particulares ou serviços de aplicativos, quem quiser ir ao GP do Brasil pode utilizar o transporte público de São Paulo.
Todos os anos, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a SPTrans (São Paulo Transporte) e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) preparam esquemas especiais de transporte público para o autódromo de Interlagos nos dias do Grande Prêmio do Brasil.
Agora que você já viu tudo sobre o GP do Brasil de Fórmula 1, aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos:
- GP do Azerbaijão: história, vencedores e recordes
- Os 15 melhores livros de Fórmula 1: leia histórias espetaculares
- Melhor piloto de Fórmula 1 da história: Veja os 18 maiores