A Stock Car 2024 está chegando ao fim e resta somente mais uma na atual temporada. Só que a etapa final conta com polêmica de pontos, que resultou em mudanças na tabela de classificação.
Agora, oito pilotos ainda estão na disputa e podem ser campeão em Interlagos. Felipe Baptista, Gabriel Casagrande, Felipe Massa, Julio Campos, Dudu Barrichello, Ricardo Zonta, Bruno Baptista e Rafael Suzuki são os oito primeiros colocados.
Disputa pelo título da Stock Car
Terminando no dia 15 de dezembro, a etapa final da Stock Car será em Interlagos. Serão duas corridas, ambos no domingo, e que podem alterar toda a classificação final.
Após mudança nas pontuações, oito pilotos ainda brigam pelo título:
- Felipe Baptista – 844 pontos
- Gabriel Casagrande – 808 pontos
- Felipe Massa – 805 pontos
- Julio Campos – 776 pontos
- Dudu Barrichello – 772 pontos
- Ricardo Zonta – 768 pontos
- Bruno Baptista – 736 pontos
- Rafael Suziki – 725 pontos
Polêmica na mudança dos pontos
Na etapa do Velopark, pilotos da TMG e Crown foram desclassificados por adulteração de pneus. A acusação era de manipular a composição química dos pneus. No entanto, as equipes levaram o caso para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que reverteu a decisão.
Por isso, Felipe Massa e Rafael Suzuki, da TMG, e Felipe Baptista e Enzo Elias, da Crown Racing, ganhando pontos que não estava sendo contados na tabela. A soma dessa pontuação colocou três desses pilotos na briga pelo título, a exceção é Enzo Elio, que está em 12º lugar, com 643 pontos.
No Pelas Pistas Podcast, Nelsinho Piquet, que também disputa na Stock Car, tentou explicar o caso:
Quem escreve o regulamento da Stock Car é a Vicar. A CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) faz a gestão, o óegão que contrala tudo que está acontece. O que a CBA fala que o regulamento que a Vicar entregou para eles possui muita brecha, para equipes espertas encontrarem as brechas e fazer alguma coisa.
O que tá acontecendo no momento é que, parece que foi detectado depois de uma sessão de classificação no Velopark, quatro carros da mesma equipe estavam muito mais rápido na pista, o que alertou todo mundo e aí, obviamente a CBA foi lá e falou “bom, tem alguma coisa aqui, os pneus de chuva da equipe” e pegaram para medir e acharam, talvez, que os pneus estavam mais moles.
Pelo regulamento estar mal escrito, a CBA puniu a equipe, desclassificou a equipe, porque mediram o pneu e acharam que estava mais mole. Só que o regulamento tá escrito de uma forma, que quando foi para o tribunal, a equipe explicou “mas nós não usamos nenhuma substância para amolecer o pneu, fizemos outros tratamento que não tá escrito que não pode”.
Então, no tribunal reverteram a desclassificação desses quatro carros.
Na sequência, Nelsinho Piquet explica porque isso afeta a categoria. A Stock Car possui uma regra que os primeiros precisam ter pesos a mais em seu carro. E, com a mudança, pilotos que estavam mais atrás ganharam vantagem:
Mas olha onde vem um problema que fica confuso para todo mundo. Os seis primeiros carregam o lastro de sucesso na Stock Car (peso extra no car). Até começar o final de semana, os quatro carros dessa equipe tinham levado a desclassificação e saíram dessa lista de seis primeiros classificados. Então não carregaram um peso no peso no fim de semana.
Um exemplo: Felipe Baptista. Ele terminou a primeira corrida, se não me engano, em 6º, e na segunda corrida, ele terminou em 7º. Só que ele não carregou nenhum peso, porque, com a desclassificação dele, ele tava em 8º no campeonato ou alguma coisa assim. Na segunda-feira (25), chegou o julgamento que ia reverter a desclassificação.
Então o Felipe volta a ser líder e ele fez o final de semana inteiro de Goiânia sem os 30kg. E a questão agora, não to falando que eram para ser desclassificados ou não, o problema é que assim, Felipe Baptista levou uma vantagem enorme. Porque se ele tivesse os 30kg, com certeza não teria ficado em 6º e 7º e ai chegar em Interlagos com outra pontuação.
Dessa forma, Nelsinho afirma que a polêmica não é sobre serem punidos ou não. Mas que, por conta do regulamento mal escrito, a situação se tornou confusa e prejudica o esporte. Já que os pilotos acabaram recebendo vantagem na disputa.
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