De fato, hoje é a principal categoria do automobilismo brasileiro. Considerado como o torneio “mais querido” entre os pilotos que correm em alta velocidade pelas pistas espelhadas pelo país, o campeonato possui um sistema de disputa um tanto quanto confuso.

A princípio, pode parecer um pouco estranho, mas o Esportelândia agora vai explicar tudo sobre a pontuação da Stock Car.

Cada etapa possui duas corridas, como funciona? Quantos pontos cada posição vale? Grid invertido? Como fica a classificação diante disso? Essas e outras dúvidas serão sanadas agora. Fique de olho e entenda o sistema de um dos mais disputados campeonatos do automobilismo mundial.

Entenda o sistema de pontuação da Stock Car

Antes de mais nada, é necessário entender que a Stock Car utiliza um sistema de disputa um tanto quanto diferente dos campeonatos mais tradicionais. Usando um regulamento mais singular, as etapas contam com duas corridas cada uma.

Após a definição do grid de largada, o que geralmente acontece aos sábados, no domingo, os pilotos vão à pista já sabendo a posição em que vão iniciar a 1ª prova.

Seguindo no formato já conhecido, a prova ocorre normalmente, com o vencedor sendo conhecido após 30 minutos e uma última volta. No entanto, diferente do que os fãs estão acostumados a ver, os pilotos permanecem na pista e já vão se organizado para a 2ª corrida, que começa logo em seguida.

O modelo de disputa da corrida é o mesmo. Contudo, a organização é necessária, uma vez que a Stock Car utiliza o sistema de grid invertido. Este formato nada mais é do que uma troca entre os 10 primeiros colocados ao fim da corrida inicial.

Pontuação da Stock Car
Cada etapa da Stock Car possui duas corridas – Divulgação/Stock Car

Ou seja, quem venceu a 1ª prova larga na 10ª posição, enquanto o 10º colocado larga na pole position. Quem terminou em 2º lugar, larga da 9ª posição, enquanto o 9º larga da 2ª, assim sucessivamente, até que todos estejam organizados da maneira correta.

O intuito deste modelo é tentar trazer mais disputa e imprevisibilidade para o campeonato da Stock Car. Afinal, dessa forma é possível proporcionar aos pilotos a chance de elaborar uma série de estratégias para alcançar os pontos de que necessitam.

Isso leva o assunto a um outro tema: como funciona o sistema de pontuação da Stock Car?

Vá além do mundo do automobilismo! Confira também nossos outros conteúdos:

Como funciona o sistema de pontuação da Stock Car?

O interessante do sistema de grid invertido, é que ele permite aos pilotos e equipes pensarem sobre o máximo de possibilidades para estratégias. Até porque vencer a corrida 2 concede mais pontos ao competidor do que terminar em 2º na corrida 1.

No entanto, a 1ª prova entrega mais pontos para quem a vence, em relação à 2ª. Sendo assim, tudo tem de ser muito bem pensado, como em uma espécie de jogo de tabuleiro.

Veja quanto ganha cada posição no sistema de pontuação da Stock Car em etapa padrão

Corrida 1

Posição final Pontuação
30 pontos
26 pontos
22 pontos
19 pontos
17 pontos
15 pontos
14 pontos
13 pontos
12 pontos
10º 11 pontos
11º 10 pontos
12º 9 pontos
13º 8 pontos
14º 7 pontos
15º 6 pontos
16º 5 pontos
17º 4 pontos
18º 3 pontos
19º 2 pontos
20º 1 ponto

Corrida 2

Posição final Pontuação
24 pontos
20 pontos
18 pontos
17 pontos
16 pontos
15 pontos
14 pontos
13 pontos
12 pontos
10º 11 pontos
11º 10 pontos
12º 9 pontos
13º 8 pontos
14º 7 pontos
15º 6 pontos
16º 5 pontos
17º 4 pontos
18º 3 pontos
19º 2 pontos
20º 1 ponto

Vale lembrar que o piloto que conquista a pole position fatura dois pontos extras na classificação.

Como fica a classificação final com esta pontuação da Stock Car?

Em suma, o momento de definir como fica a classificação é bem simples. Basta somar os pontos conquistados pelo piloto na 1ª prova com os garantidos na 2ª prova. Ou seja, a tabela é formada levando em conta o desempenho geral dos carros e equipes ao longo das duas corridas realizadas.

Aproveite para se aprofundar ainda mais no esporte com nossos outros conteúdos: