fbpx
Descubra quais são as principais diferenças e semelhanças entre Rugby e Futebol Americano. Veja nosso guia completo

Jogadores tentando avançar pelo gramado com uma bola oval enquanto trocam empurrões e se derrubam. À primeira vista, rugby e futebol americano são esportes muito parecidos. Mas nem tanto!

Você sabe dizer quais são as diferenças entre rugby e futebol americano? Qual dos dois esportes veio primeiro? Se essas respostas ainda não estão na ponta da língua, não se preocupe. Nós vamos te ajudar!

Acompanhe esse post e você nunca mais terá dúvidas sobre o que é um touchdown e o que é um try!

Infográfico: as diferenças entre futebol americano e rugby

Diferenças entre rugby e futebol americano

Qual a origem do rugby e do futebol americano?

Historicamente, o rugby é um esporte um pouco mais antigo que o futebol americano, mas ambos foram criados em meados do século XIX. Ainda que hoje sejam muito diferentes, os dois esportes têm como origem o futebol, que é uma das principais paixões do povo brasileiro e o esporte mais popular do mundo.

Em 1863, foi criada a primeira federação de rugby, na Inglaterra, com a participação de 21 equipes. Já o futebol americano foi originado de divergências entre regras de jogos de rugby e futebol em confrontos universitários na América do Norte.

Muitas mudanças nas regras aconteceram até chegarmos ao que hoje é disputado na NFL, a liga profissional de futebol americano no Estados Unidos, e que podemos ver todos os anos no Super Bowl.

Você ama outros esportes além do Futebol Americano? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Principais diferenças entre rugby e futebol americano

Para quem acompanha pela primeira vez, rugby e futebol americano são esportes muito parecidos, mas há uma série de diferenças, desde o tamanho do campo, o número de jogadores até as pontuações.

Objetivos do rugby e do futebol americano

O objetivo dos dois esportes é similar. No rugby, é carregar ou chutar a bola até ultrapassar a linha de gol da equipe adversária e, em seguida, colocar a bola no chão. Assim, é marcado um try. Já no futebol americano, o objetivo é conquistar território, avançando no campo até chegar a uma área no gramado chamada endzone (zona final), marcando um touchdown.

Entretanto, as pontuações no rugby e no futebol americano não se limitam ao try e ao touchdown.

Pontuações do rugby e do futebol americano

Para entender a diferença entre os dois esportes, é fundamental saber como se faz ponto no rugby e no futebol americano. Há diferença tanto na forma como as equipes pontuam nos dois esportes quanto no valor de cada jogada.

Pontuações do rugby

Try

Principal jogada do rugby, o try vale cinco pontos. É marcado quando um jogador consegue colocar a bola no chão após a linha de gol da equipe adversária. O local onde é marcado o try definirá a posição e onde será batido chute de conversão.

Try-rugby

Conversion ou conversão

Após anotar um try, a equipe tem a possibilidade de marcar mais dois pontos no placar com a conversion (conversão). Para isso, deve chutar em direção aos postes do ponto paralelo àquele em que a bola foi colocada no chão quando marcou o try, tentando fazer com que a bola passe por cima da trave e entre os postes da equipe adversária.

Conversão-rubgy

Drop Kick ou Drop Goal

No decorrer do jogo de rugby, é possível tentar um chute para que a bola passe por cima da trave e entre os postes da equipe adversária. Obrigatoriamente, o jogador deve deixar a bola tocar no chão e, em seguida, fazer um chute imediato. Segundo o livro dos recordes, o Guinness, o mais longo drop goal foi de 77,7 metros, marcado por Gerald Hamilton, em 1932. Essa jogada vale 3 pontos.

Drop-kick-rugby

Penalty Kick

Quando sofre uma falta, a equipe pode optar por um chute aos postes no local onde ocorreu a infração, e marcar 3 pontos.

Penalty kick rugby

Pontuações do futebol americano

Touchdown

A principal jogada do futebol americano é o touchdown, que vale 6 pontos. Para marcá-lo, a equipe precisa atingir a endzone, posicionada na ponta do campo. É preciso que um jogador receba um passe dentro da endzone ou entre nessa área com a posse da bola.

Após marcar um touchdown, a equipe tem a possibilidade de aumentar ainda mais a sua pontuação, seja com um ponto extra ou down curto, chamado de conversão de dois pontos.

Touchdown Futebol Americano

Extra-Point

Para fazer um ponto extra e marcar mais um ponto no placar, a equipe que já fez um touchdown precisa acertar um chute entre as traves em formato de Y.

Conversão de dois pontos

Se não quiser ter a chance de marcar apenas um ponto, o time que ataca pode recorrer a um down curto, que vale dois pontos. Nesse caso, a equipe tem de conseguir entrar na endzone mais uma vez.

Field Goal

Quando o time que está atacando não consegue atingir a endzone, ele pode arriscar um chute na direção da trave em formato de Y. O field goal vale 3 pontos e é a segunda principal pontuação do futebol americano. Para conseguir essa pontuação, é preciso que o time acerte um chute entre as traves do Y.

Field goal futebol americano

Safety

O safety vale 2 pontos e é a única pontuação que pode ser feita por um time que está defendendo. Ele acontece quando um jogador de ataque é derrubado dentro da própria endzone.

Safety futebol americano

Campo

Os campos de rugby e futebol americano não têm a mesma dimensão. No rugby, as medidas são de 150×90 metros. Já no futebol americano, o campo mede, aproximadamente, 110×49 metros. Além disso, as marcações e os postes também são diferentes. Enquanto no futebol americano, o poste tem formato de Y, os postes no rugby são em forma de H.

Traves-futebol=americano-rugby

Bola

Tanto a bola do futebol americano quanto a do rugby são ovais, mas elas não são idênticas. No rugby, a bola pesa entre 410 e 460 gramas, contra cerca de 200 gramas do futebol americano.

Vá além do Futebol Americano. Confira também nossos outros conteúdos:

Tempo de jogo

A partida de rugby é dividida em dois tempos de 40 minutos. O cronômetro somente é parado se um jogador se ferir. Já no futebol americano, são quatro quartos de 15 minutos e as paradas são mais recorrentes.

O cronômetro é paralisado em um jogo de futebol americano sempre que:

  • o passe dado pelo quarterback (jogador responsável pela distribuição de passes e lançamentos) não é completado;
  • quando há uma pontuação;
  • quando há uma infração na jogada;
  • quando o atleta com a posse de bola sai do campo;
  • no two minute warning, quando restam apenas dois minutos para o fim do segundo e do quarto quartos.

Formação das equipes

Nem mesmo o número de jogadores nos dois esportes é igual. Enquanto o futebol americano é disputado por equipes de 11 atletas, os times de rugby são formados por 15 jogadores, que tanto atacam quanto defendem.

No futebol americano, com substituições ilimitadas, os jogadores têm funções mais específicas. As equipes trocam todo o time de ataque por um time de defesa quando já não têm mais a posse de bola. Há ainda os especialistas, que entram em campo em casos que envolvem chutes, como o field goal.

Passes, chutes e avanços com a bola

Quando o jogador de futebol americano pode passar a bola? E o de rugby? Aqui está uma das principais diferenças entre os dois esportes.

Se o futebol americano permite um passe para frente a cada jogada (desde que o lançador esteja atrás da linha inicial de ataque), no rugby não existe essa possibilidade e todos os passes com as mãos devem ser para o lado ou para trás.

Porém, há uma forma de a bola ser lançada para frente no rugby. Isso somente pode acontecer com chutes. Ou seja, é permitido que os jogadores chutem a bola para frente na intenção de agarrá-la mais adiante e manterem a posse de bola. Porém, no momento do chute, o jogador que recebe o passe deve estar atrás da linha da bola.

Rugby

Tackles e bloqueios

Tanto no rugby quanto no futebol americano, é permitido derrubar o jogador com a posse da bola e impedi-lo de avançar. Já os bloqueios sem a bola somente são válidos no futebol americano, dentro de algumas restrições impostas pela regra. No rugby, isso seria considerado “obstrução”, com a marcação de uma infração.

Tackle rugby

Tackle futebol americano

Proteções e equipamentos

Visivelmente, as proteções e os equipamentos são uma das principais diferenças para quem assiste aos jogos de futebol americano e rugby.

No futebol americano, os jogadores usam equipamentos obrigatórios, como o capacete, protetores de ombro, peito, coxa, genitais e joelhos. Há ainda a opção de os atletas utilizarem proteções para as costelas.

Já no rugby, as proteções são mais flexíveis, feitas geralmente de tecido, espuma ou borracha. O shoulder pad é um colete com partes amaciadas para ombros e torso. Uma espécie de chapéu também com partes mais macias pode ser usada para proteger o crânio e recebe o nome de scrum cap. Há ainda uma proteção para os dentes.

Jogadores de futebol americano e rugby

Rugby x futebol americano: qual esporte é mais popular?

Embora o futebol americano seja mais acompanhado no Brasil, principalmente por causa da transmissão da NFL pela TV, o rugby é um esporte mais popular ao redor do mundo. A Copa do Mundo de rugby é o terceiro evento esportivo mais visto em todo o planeta, atrás apenas da Olimpíada de verão e da Copa do Mundo de futebol.

As equipes mais fortes de rugby, geralmente, estão em países britânicos e da Oceania. Em oito edições da Copa do Mundo, os All Blacks, como é conhecida a seleção da Nova Zelândia, levaram três títulos. A Austrália e a África do Sul são bicampeãs mundiais, enquanto a Inglaterra tem um título.

A França chegou três vezes à final, mas nunca conseguiu ir além de ser vice-campeã. Já a Argentina, nos dois últimos mundiais, chegou à disputa de terceiro lugar.

O próximo campeão mundial de rugby será conhecido na edição de 2019, em torneio realizado no Japão.

O futebol americano, por sua vez, é um esporte praticado por mais pessoas nos Estados Unidos e no Canadá, apesar de ter muitos fãs por todo o mundo. O esporte tem crescido muito no Brasil, inclusive com a realização do Campeonato Brasileiro de futebol americano com 32 equipes, mesmo número de times da NFL.

E você, prefere o futebol americano ou o rugby? Utilize o espaço dos comentários e compartilhe sua opinião com a gente!

Se especialize ainda mais em futebol americano vendo nossos outros conteúdos:

* Última atualização feita em 26/07/2019

Ficha Técnica
Título
Rugby e Futebol Americano: diferenças e semelhanças [com imagens]
Resumo
Descubra quais são as principais diferenças e semelhanças entre Rugby e Futebol Americano. Veja nosso guia completo
Autor

Comentários

Salvar