fbpx
Veja o dicionário de termos do futebol americano e saiba o significado das principais expressões utilizadas, como nome de jogadas, faltas e posições!

Se você acompanha a NFL, conhece um pouco das regras do futebol americano, mas ainda não entende todos os termos usados pelos narradores, não se preocupe!

Você pode até se confundir com o que é a linha de scrimmage ou quando um time deve tentar um onside kick, mas isso vai acabar hoje, pois nós vamos te ajudar!

Preparamos um glossário com os principais termos e jargões utilizados no futebol americano. O nosso dicionário é dividido por temas, para que você compreenda tanto o funcionamento da liga como as ações que acontecem em uma partida da NFL ou mesmo nos jogos de futebol americano no Brasil.

Venha com a gente!

O que você vai conferir neste post:

Infográfico: conheça termos básicos do futebol americano

Glossário do futebol americano, 20 termos básicos

Funcionamento da NFL

NFL

Inicialmente, você deve entender que NFL é a sigla para National Football League, a liga profissional de futebol americano dos Estados Unidos, formada por 30 equipes.

Franquia

Nos esportes americanos, os times têm donos e podem levar as equipes para outras sedes caso não estejam satisfeitos com o desenvolvimento de seus times em alguma sede. Por exemplo, recentemente, os Charges trocaram San Diego por Los Angeles.

Assim, é comum dizer que as equipes da NFL sejam chamadas de franquias, o que vale para outros esportes — na NBA, são 30 franquias.

Conferência

Na NFL, as 30 equipes são divididas em duas conferências: a National Football Conference (NFC) e a American Football Conference (AFC).

Divisão

As duas conferências da NFL contam, cada uma, com quatro divisões: east (leste), north (norte), south (sul) e west (oeste).

Temporada regular

Na primeira fase da NFL, cada equipe disputa 16 partidas. Após essa fase, 12 dos 32 times avançam aos playoffs.

Wildcard

São os primeiros jogos dos playoffs. Enquanto as duas equipes com melhores campanhas em cada conferência descansam, outros quatro times se enfrentam nessa fase chamada wildcard, que pode ser comparada a uma quartas de final de conferência.

Super Bowl

É a decisão da NFL. Disputado desde 1967, o Super Bowl reúne os campeões das duas conferências, AFC e NFC.

Draft

É o processo seletivo em que as equipes escolhem jogadores novos, vindo do futebol americano universitário, para o seu elenco. Esse mesmo processo acontece em outras ligas norte-americanas, como a NBA.

Free agent

Jogador que já cumpriu seu contrato ou foi dispensado por uma equipe e, assim, está livre para assinar com uma nova franquia.

Rookie

É o jogador novato, que está em sua primeira temporada na NFL.

22-bet

Funcionamento de um jogo de futebol americano

Jarda ou Yard

O futebol americano é um jogo de conquista de território, e o campo é dividido em jardas — cada jarda equivale a 0,9144 metro. Nas transmissões, é possível que você veja o termo em inglês: yard.

Kickoff

Um jogo de futebol americano sempre começará com um chute inicial, chamado kickoff. Ele acontece também depois de um touchdown e no início do segundo tempo.

Kickoff futebol americano

Down ou descida

Down é a descida em direção à end zone da equipe adversária, com o objetivo de conquistar 10 jardas e manter a posse de bola.

Primeira descida ou first down

É a primeira tentativa que a equipe tem para conquistar 10 jardas e manter a posse de bola.

São 4 tentativas para alcançar essa distância. Se uma equipe conquistar um “first down”, isso quer dizer que ela alcançou as 10 jardas e renovará a contagem.

Primeira para 10

Sempre que uma equipe consegue um “first down”, ou primeira descida, ela renova sua contagem. Assim, é comum ser usada a expressão “primeira para 10” — ou seja, primeira tentativa para atingir 10 jardas.

Se você ouvir, por exemplo, terceira para 6, isso quer dizer que a equipe está na terceira tentativa e precisa de 6 jardas para conquistar a primeira descida.

Punt

Depois de 3 jogadas de ataque sem conseguir alcançar 10 jardas, a equipe pode tentar a quarta descida ou devolver a bola para o adversário. Se optar pela devolução da bola, ela deverá tentar um punt — um chutão para o time adversário iniciar seu ataque distante de onde a equipe que o realizou estava em sua quarta descida.

Mas é preciso tomar cuidado para que o punt não seja bloqueado por um adversário.

Punt futebol americano

Retorno

É a quantidade de jardas percorrida por uma equipe que recebe a posse de bola em um kickoff ou punt.

Faircatch

Quando ocorre um punt ou kickoff, o jogador posicionado para receber a bola pode sinalizar ao árbitro, erguendo o braço enquanto a bola ainda está no ar, que deseja começar o ataque do ponto recebeu a bola.

Assim, ele abdica do direito de correr com a bola, mas evita que seus adversários possam derrubá-lo.

Touchback

Ocorre se a bola tocar o chão na endzone ou ultrapassar as dimensões do campo em um punt ou kickoff. Assim, a equipe que receberia a bola iniciará sua campanha na linha de 25 jardas.

Drive ou campanha

É a combinação de uma série de jogadas (downs) do time que está no ataque. Por exemplo, caso um time marque um touchdown, você verá que o drive dessa equipe teve um número X de jogadas.

Snap

É o primeiro passe de uma jogada de ataque. Ele é dado pelo center para o quarterback, por baixo das pernas.

Linha de scrimagge

Uma linha imaginária que atravessa o campo de uma lateral à outra e marca a posição da bola no início de uma jogada de ataque.

Pocket

Formação feita para proteger o quarterback, dando a ele mais espaço para e segurança para executar o passe.

Playbook

É o livro de jogadas de um time, com os movimentos formulados pela comissão técnica para os jogadores da equipe.

Huddle

Reunião dos jogadores antes de cada jogada. No ataque, é quando o quarterback orienta seus companheiros de time sobre os movimentos que devem ser executados.

Huddle futebol americano

No huddle

Quando a equipe se arma para uma jogada sem se reunir. Isso acontece quando a equipe quer atacar rapidamente, gastando menos tempo no cronômetro, além de fazer com que a defesa adversária tenha dificuldades em se preparar.

Audible

É o comando de voz dado pelo quarterback para seus companheiros de time, já na linha de scrimmage, indicando uma mudança na jogada de ataque que estava prevista.

Isso pode acontecer caso o quarterback perceba que a defesa adversária está posicionada de uma forma que impediria a jogada que havia imaginado.

Handoff

Quando o quarterback passa a bola em mãos para um corredor.

Play action

Tática usada por um quarterback para enganar a defesa adversária, fingindo um handoff e fazendo um passe.

Blitz

Tática de defesa com objetivo de dificultar o passe adversário, atacando e pressionando o quarterback.

Red zone

Últimas 20 jardas do campo. Quando a equipe que ataca atinge a red zone, ela está próxima de marcar pontos.

Endzone

A endzone é uma área de 10 jardas nas extremidades do campo. É onde os jogadores devem entrar com a bola para marcar um touchdown.

Timeouts

Cada time tem direito a 3 tempos a cada dois quartos de jogo. Em um timeout, o treinador tem direito a 30 segundos para orientar sua equipe.

Spike

Essa é uma alternativa utilizada pelo quarterback para parar o cronômetro, sem a necessidade de perder um dos pedidos de tempo ou justamente por a equipe já ter gasto seus 3 timeouts.

No spike, o quarterback, joga a bola diretamente no chão depois do snap. Embora perca uma tentativa de ataque, o cronômetro para e a equipe tem tempo para se preparar para a próxima tentativa de ataque.

Two minute warning

O cronômetro, obrigatoriamente, é paralisado nos dois minutos finais do segundo e do quarto quartos. Essa paralisação ocorre para a TV fazer seu intervalo comercial.

Quer conhecer mais sobre outros esportes? Não perca tempo e confira:

- MVP da NBA: saiba tudo sobre o jogador mais valioso da liga
- Copa da Liga inglesa: história, maiores vencedores e recordes
- Conheça tudo sobre a história do vôlei de praia

Pontuação em um jogo de futebol americano

Touchdown

É a principal pontuação do futebol americano. Acontece quando uma equipe chega à endzone com a posse da bola. Vale 6 pontos e uma tentativa de extra point.

Touchdown futebol americano

Extra point ou ponto extra

Depois de marcar um touchdown, a equipe tem direito a tentar um chute entre as duas traves em formato de Y. Se acertar, marcará mais um ponto.

Conversão de dois pontos

Depois de um touchdown, a equipe pode, em vez de buscar o extra point, tentar uma conversão de dois pontos. Nesse caso, precisa entrar novamente na endzone com a posse da bola. Se conseguir, marcará mais dois pontos.

Field Goal

Quando o time que está atacando não consegue atingir a endzone, ele pode arriscar um chute na direção da trave em formato de Y. Se acertar a bola entre as duas traves, a equipe marcará 3 pontos.

Field goal futebol americano

Safety

Quando um jogador de ataque é derrubado dentro da própria endzone, dando 2 pontos ao time adversário.

Safety futebol americano

Jogadas do futebol americano

Tackle

Quando um jogador de defesa derruba o adversário que está com a posse de bola.

Sack

Quando o quarterback é derrubado antes mesmo de conseguir passar a bola para um companheiro de equipe, provocando a perda de jardas. É o mesmo que um tackle sobre o quarterback antes de sua linha de scrimmage.

Tackle futebol americano

Interceptação

Ocorre quando um jogador de defesa consegue pegar um passe dado pelo quarterback, roubando a posse de bola para a sua equipe.

Interceptação futebol americano

Fumble

Fumble é vida! Pelo menos é isso que diz o narrador Everaldo Marques. Mas, sem brincadeiras, é quando um jogador de ataque deixa a bola cair antes de a jogada ser encerrada, acidentalmente ou por ter sido forçado por um adversário. Assim, qualquer jogador de ambas as equipes podem recuperar a bola.

Fumble futebol americano

Hail Mary

Jogada usada em situações extremas, para não dizer desesperadoras. Normalmente, é utilizada quando o cronômetro está perto de zerar.

Os jogadores da equipe de ataque correm para endzone, enquanto o quarterback lança a bola para o alto, na esperança que algum dos seus companheiros de time pegue a bola e marque um touchdown.

Raramente essa jogada é bem-sucedida. Mas quando dá certo, é motivo de êxtase!

Hail Mary futebol americano

Onside kick

É uma alternativa utilizada para uma equipe tentar recuperar a posse de bola rapidamente, mesmo que tenha de devolvê-la para o time adversário.

Nesse caso, é dado um chute curto para a bola percorrer ao menos 10 jardas. Depois dessa distância, qualquer uma das equipes pode tentar ficar com a posse de bola.

Também é raro vermos um onside kick bem-sucedido.

Onsidekick futebol americano

Infrações no futebol americano

Flag

Quando uma falta acontece na jogada, os árbitros utilizam bandeiras amarelas, as “flags”, para sinalizar que houve uma infração. 

A infração e sua penalidade são comunicadas ao público por microfone.

Falta futebol americano

Pass interference ou interferência

Pela regra do futebol americano, um defensor só pode realizar contato físico com um recebedor nas cinco primeiras jardas a partir da linha de scrimmage. A interferência no passe ocorre quando um defensor realiza contato físico com o receptor após essas 5 jardas.

A punição para a interferência é feita com o posicionamento da bola onde ocorreu a falta, além de primeira descida automática.

Illegal contact

É um contato ilegal além das 5 jardas permitidas a partir da linha de scrimmage. Essa falta se difere da interferência por a bola ainda não estar vindo na direção do recebedor.

Nesse caso, a equipe de defesa recua 5 jardas e cede uma primeira descida.

Illegal Formation

É qualquer formação de ataque que não é permitida pela regra, como ter menos de 7 jogadores na linha de scrimmage. É punida com 5 jardas.

Intentional Grounding

Quando teme ser derrubado e perder jardas, o quarterback não pode jogar a bola intencionalmente para fora ou diretamente para o chão. Porém, a infração só ocorre se o quarterback estiver dentro do pocket e arremessar a bola em um local  onde não haja companheiros de equipe.

Essa infração é punida com a perda de 10 jardas e uma descida.

Holding

Somente é permitido segurar o jogador que está com a posse da bola. Em relação aos demais, só é permitido empurrar — essa é uma das principais diferenças entre o rugby e o futebol americano.

Caso um atacante agarre um defensor, a punição é o recuo de 10 jardas. Já se a falta for cometida por um defensor, a defesa recua 5 jardas e cede uma primeira descida automática.

False start

É o mesmo que saída falsa. Ocorre quando um jogador de ataque se movimenta antes de a bola ser colocada em jogo, induzindo o movimento de um defensor.

Essa falta é punida com o recuo de 5 jardas.

Neutral Zone Infraction

Na zona imaginária entre as linhas de defesa e ataque, se um defensor fizer um movimento ultrapassando a linha de scrimmage antes de a bola ser colocada em jogo, sua equipe será punida com o recuo de 5 jardas.

Encroachment

É uma falta de defesa e ocorre quando um defensor, além de ultrapassar a linha de scrimmage antes de a bola ser colocada em jogo, faz contato com um jogador do ataque.

Como penalidade, a equipe de defesa recua cinco jardas.

Delay of game

Após o fim de um jogada, a equipe de ataque tem 40 segundos para recolocar a bola em jogo. Se estourar esse tempo, ocorre a falta por atrasar o recomeço da partida.

A penalidade é a perda de 5 jardas.

Face mask

Ocorre quando um jogador segura na grade do capacete de seu adversário. Diante da possibilidade de causar lesões na coluna cervical do atleta da outra equipe, o time do jogador que comete essa infração é punido com a perda de 15 jardas.

Facemask futebol americano

Too Many Men On The Field

A tradução literal para o português já indica o que quer dizer essa falta: há homens demais em campo. Ou seja, a equipe tem mais de 11 atletas no gramado.

Unnecessary Roughness

É a fatal quando ocorre uma abordagem excessivamente violenta para parar o adversário.

Roughing The Passer

Ao tentar um sack, o defensor chega atrasado e derruba o quarterback muito após a realização do lançamento.

Unsportsmanlike Conduct

Quando um jogador tem uma conduta anti-desportiva, como uma provocação não permitida a um adversário. Nesse caso, a punição pode ser de 15 jardas ou até a expulsão do infrator.

Clipping

Ocorre quando um jogador bloqueia ilegalmente e pelas costas um adversário, em um movimento considerado perigoso. A punição para essa falta é de 15 jardas.

Challenge ou desafio

Quando o técnico de uma equipe solicita a revisão de uma marcação da arbitragem por vídeo. Cada equipe tem direito a dois pedidos de desafio por jogo.

Ao desafiar a marcação da arbitragem, o head coach arremessa um pano vermelho no gramado.

Challenge futebol americano

Posições no futebol americano

As posições de uma equipe no futebol americano são divididas entre os times de ataque, defesa e time de especialistas.

Posições de ataque

Quarterback (QB)

Responsável pela organização das jogadas de ataque, é o jogador que faz passes e distribui as bolas nos movimentos ofensivos. Deve analisar a defesa adversária, para decidir qual jogada será feita.

Center

Atleta que faz o snap (passa a bola para trás por baixo das pernas) e bloqueia os defensores que tentam chegar até o quarterback .

Offensive guards (OG)

Ficam ao lado do center para bloquear defensores vindo pelo meio, proteger o quarterback e abrir espaço para uma corrida.

Offensive tackles (OT)

Ficam ao lado dos guards para bloquear defensores que vêm pelos lados. Também deve proteger o quarterback.

Running Backs (RB)

Esses jogadores de ataque ficam atrás ou ao lado do quarterback, para, geralmente, serem uma alternativa para correr com a bola, embora também possam receber passes.

Wide Receivers (WR)

Ficam posicionados nas laterais do ataque para receber passes.

Tight End (TE)

Fica posicionado ao lado do tackle  e tem função híbrida, pode tanto funcionar como bloqueador como um recebedor de passes.

Posições de defesa

Defensive tackles e defensive ends (DT e DE)

São os jogadores que se posicionam na frente dos guards e tackles adversários, com o objetivo de parar o jogo corrido e atrapalhar os passes do quarterback. São os maiores jogadores da defesa.

Linebackers (LB)

Esses jogadores se posicionam algumas jardas atrás da linha, para parar o jogo corrido e os passes curtos.

Cornerbacks e Safeties (CB e S)

São os jogadores mais rápidos da defesa e têm a responsabilidade de marcar os wide receivers e anular o jogo aéreo do ataque.

Especialistas

Esse é o time formado para entrar em campos em situações de chutes, como kickoff, punt ou field goal. Fazem parte dessa formação kickers e punters.

Kicker

Principal jogador da equipe de especialistas, é responsável por chutar os field goals e os kickoffs.

Punter

Tem a função específica de dar o chute para reposicionar os adversários quando seu time não consegue avançar as jardas necessárias para o down dentro das quatro tentativas.

Head Coach

É o treinador principal da equipe. Além dele, a comissão técnica é formada por treinadores especialistas em comandar setores da equipe, como defesa, ataque ou time de especialistas.

Com esse glossário, esperamos que você não tenha mais dúvidas e possa considerar que sabe tudo de futebol americano.

Mas se sentiu falta de algum termo ou expressão utilizado no futebol americano ou ainda não sabe o significado de algum jargão, não se preocupe. Deixe seu comentário que estaremos prontos para te ajudar!

* Última atualização em 27/06/2019

Ficha Técnica
Título
Glossário do futebol americano: entenda os termos usados na NFL
Resumo
Preparamos um glossário com os principais termos e jargões utilizados no futebol americano. O nosso dicionário é dividido por temas, para que você compreenda tanto o funcionamento da liga como as ações que acontecem em uma partida da NFL.
Autor

Comentários

Salvar