fbpx
A maior e melhor lista de Livros de Futebol Americano já feita. Manuais, biografias e polêmicas. Veja nossos resumos e boa leitura

Biografias de grandes estrelas, relatos da construção de grandes dinastias ou até mesmo histórias dramáticas. Os livros de futebol americano têm muito o que oferecer aos fãs do esporte.

Nós já preparamos uma relação dos melhores filmes de futebol americano. Desta vez, partimos para a leitura e relacionamos os melhores livros!

Aproveite para conferir quais são as grandes histórias, os perfis de gênios do futebol americano e os livros de futebol americano mais vendidos.

Infelizmente, ainda encontramos poucos livros em português, mas nossa lista vai além e inclui as melhores opções já publicadas no mercado norte-americano.

O que você vai conferir neste post:

Lista dos melhores livros de futebol americano

  • Manual do Futebol Americano
  • Crônicas do Futebol Americano
  • O Método TB12: Como alcançar uma vida inteira de alto rendimento
  • Tire os olhos da bola
  • Touchdown! 100 histórias divertidas, curiosas e inusitadas do futebol americano
  • Boys Will Be Boys: The Glory Days and Party Nights of the Dallas Cowboys Dynasty
  • Football for a Buck: The Crazy Rise and Crazier Demise of the USFL
  • Philly Special: The Inside Story of How the Philadelphia Eagles Won Their First Super Bowl Championship
  • Gunslinger: The Remarkable, Improbable, Iconic Life of Brett Favre
  • Slow Getting Up: A Story of NFL Survival from the Bottom of the Pile
  • NFL Confidential: True Confessions from the Gutter of Football
  • The Genius of Desperation: The Schematic Innovations that Made the Modern NFL
  • Belichick: The Making of the Greatest Football Coach of All Time
  • The People’s Team: An Illustrated History of the Green Bay Packers
  • Run to Daylight!: Vince Lombardi’s Diary of One Week with the Green Bay Packers
  • When Pride Still Mattered: A Life of Vince Lombardi
  • Belichick and Brady: Two Men, the Patriots, and How They Revolutionized Football
  • Fearless: How an Underdog Becomes a Champion
  • Unnecessary Roughness: Inside the Trial and Final Days of Aaron Hernandez
  • Big Game: The NFL in Dangerous Times
  • The Football Coaching Bible
  • The Essential Smart Football
  • War Room: The Legacy of Bill Belichick and the Art of Building the Perfect Team

amazon

Manual do Futebol Americano

  • Autores: Antony Curti e Bruno Clozel

Quer entender todos os detalhes do futebol americano, desde as regras mais básicas até todos os detalhes do que cerca a NFL? O Manual do Futebol Americano, escrito pelo comentarista Antony Curti, dos canais ESPN, é um bom caminho para encontrar todas essas informações.

O livro apresenta as posições, todos os aspectos táticos e a história do futebol americano. É uma boa oportunidade para quem que se tornar um expert no esporte da bola oval.

Para comprar o livro Manual do Futebol Americano basta clicar aqui

Crônicas do Futebol Americano

  • Autores: Antony Curti e Bruno Clozel

Crônicas do Futebol Americano é mais um livro sobre o esporte escrito por Antony Curti. Desta vez, o jogo coletivo e as estratégias em busca de touchdowns e vitórias é o pano de fundo para explicar relacionamentos e a essência humana.

Betway Brazil Sports Banners

Curti escreve textos mais literários, com muitos detalhes, transformando as crônicas em momentos de grande emoção.

Para comprar o livro Crônicas do Futebol Americano basta clicar aqui

O Método TB12: Como alcançar uma vida inteira de alto rendimento

  • Autor: Tom Brady

A cada temporada, Tom Brady dá mais sinais de por que é considerado, por muitos, o maior jogador de futebol americano de todos os tempos. As conquistas continuam mesmo depois de o quarterback do New England Patriots ter passado dos 40 anos.

Em seu livro, Brady relata seu método inovador, que alia diferentes técnicas de treinamento, nutrição e o conceito de maleabilidade muscular. Essa combinação levou o principal astro da NFL neste século a criar um programa que ajuda atletas profissionais e amadores a atingirem seus potenciais máximos dentro e fora do ambiente esportivo.

Método TB12 é tanto um programa de treino quanto um estilo de vida. E com ele, Brady permanece no auge da carreira até hoje.

Para comprar o livro Método TB12 basta clicar aqui

Tire os olhos da bola

  • Autor: Pat Kirwan

Com mais de 40 anos de experiência na NFL, vividos em diferentes cargos por diversas franquias, além de ser analista do portal NFL.com, Pat Kirwan escreveu um livro destinado aos fãs de futebol americano.

amazon

Em Tire os olhos da bola, Kirwan parte do princípio de quanto maior a compreensão da complexidade do esporte, mais você apreciará o futebol americano. E quando você tira os olhos da bola, vem a surpresa com tudo o que está ao redor.

Para comprar o livro Tire os Olhos da Bola basta clicar aqui

Touchdown! 100 histórias divertidas, curiosas e inusitadas do futebol americano

  • Autor: Paulo Mancha

Comentarista especialista em futebol americano, Paulo Mancha apresenta diversas histórias divertidas e inusitadas do futebol americano. Também são relatadas as partidas e os lances que entraram para o folclore do esporte.

Touchdown! 100 histórias divertidas, curiosas e inusitadas do futebol americano traz ainda as regras do futebol americano e uma seção especial, além de um glossário com os termos do esporte da bola oval.

Para comprar o livro Touchdown! 100 histórias divertidas, curiosas e inusitadas do futebol americano basta clicar aqui

Boys Will Be Boys: The Glory Days and Party Nights of the Dallas Cowboys Dynasty

  • Autor: Jeff Pearlman

Entre os Super Bowls XXVII e XXX, o Dallas Cowboys foi campeão três vezes em quatro anos. Aqueles dias de glória e as façanhas, sem censura, de Michael Irvin, Deion Sanders, Emmitt Smith, Troy Aikman são relatados por Jeff Pearlman em Boys Will Be Boys.

Seja para os fãs dos Cowboys ou para quem apenas curte futebol americano, essa é uma leitura fascinante, chocante e, muitas vezes, hilariante.

Para comprar o livro Boys Will be Boys basta clicar aqui

Football for a Buck: The Crazy Rise and Crazier Demise of the USFL

  • Autor: Jeff Pearlman

A United States Football League (USFL) foi uma liga profissional de futebol americano disputada por três temporadas, de 1983 a 1985. Essa foi a última liga a não apenas desafiar a NFL, mas fazer com que seus proprietários e executivos estremecessem coletivamente. Com vários acordos de televisão, a USFL atraiu milhões de fãs e lançou a carreira de lendas.

amazon

O fim da liga está atrelado ao peso de um proprietário particularmente egoísta e bombástico, o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Em Football for a Buck, o biógrafo Jeff Pearlman baseia-se em mais de 400 entrevistas para desenterrar todas as histórias não contadas de uma das entidades esportivas mais polêmicas dos Estados Unidos.

Os relatos vão do excesso de drogas dos anos 80 às brigas em aviões e trocas de socos entre jogadores, ao futebol mais cativante e revolucionário já visto. O livro mostra como as fortunas foram feitas e perdidas nas costas de atletas profissionais e também como, trinta anos atrás, era o perfil já muito polêmico de Trump.

Para comprar o livro Football for a Buck basta clicar aqui

Você ama outros esportes além do Futebol Americano? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Philly Special: The Inside Story of How the Philadelphia Eagles Won Their First Super Bowl Championship

  • Autor: Sal Paolantonio

Philly Special leva os leitores para a improvável temporada de 2017 do Philadelphia Eagles. O livro relata desde a preparação no campo de treinamento até o primeiro título do Super Bowl na história da franquia.

Este é um dos relatos mais memoráveis da história do Super Bowl. Através de entrevistas exclusivas, os leitores vão aprender como os Eagles superaram a lesão de Carson Wentz no final da temporada, como a equipe desafiou as adversidades e os críticos e como eles venceram a maior dinastia do futebol profissional moderno, o New England Patriots.

Com acesso interno exclusivo, Paolantonio revela um raro olhar para a dinâmica entre o treinador Doug Pederson e o quarterback e futuro MVP do Super Bowl LII Nick Foles. O autor capta o humor da equipe semana a semana, os perfis de vários jogadores-chave, treinadores e muito mais.

Betway Brazil Sports Banners

Para comprar o livro Philly Special basta clicar aqui

Gunslinger: The Remarkable, Improbable, Iconic Life of Brett Favre

  • Autor: Jeff Pearlman

Em Gunslinger, Jeff Pearlman oferece uma visão extraordinária do perfil de um homem que se consagrou no futebol americano, sendo um dos maiores nomes da história do Green Bay Packers e da NFL.

Jeff Pearlman conta a história de Brett Favre desde sua incomparável jornada de uma infância rural e uma carreira sem brilho no colegial até conseguir a última bolsa de estudos no sul do Mississippi, além de um acidente de carro que quase tirou sua vida.

Tudo isso antes de chegar à NFL e reconduzir os Packers para a grandeza. No entanto, ele lutou contra os demônios: vício, infidelidade, a perda de seu pai e uma saída dolorosa e dolorosamente prolongada do jogo que ele amava, um jogo que ele não suportava deixar.

Para comprar o livro Gunslinger basta clicar aqui

Slow Getting Up: A Story of NFL Survival from the Bottom of the Pile

  • Autor: Nate Jackson

Como um agente livre sem contrato que chegou até o time titular do Denver Broncos, Nate Jackson tomou o caminho de milhares de desconhecidos antes dele para esculpir uma carreira profissional de futebol duas vezes mais longa que o jogador médio.

Através de sua história contada neste livro, até mesmo fãs de futebol americano experientes vão aprender uma compreensão nova e totalmente humanizada da semana de trabalho da NFL. Slow Getting Up é um olhar inesquecível para a vida real dos melhores atletas do esporte norte-americano.

Para comprar o livro Slow Getting UP basta clicar aqui

NFL Confidential: True Confessions from the Gutter of Football

  • Autor: Johnny Anonymous

Em janeiro de 2016, um jogador da NFL, com o pseudônimo Johnny Anonymous, lançou um livro em que ele relatava todo o seu ódio à liga norte-americana e ao futebol americano profissional. Toda essa história está contada em NFL Confidential: True Confessions from the Gutter of Football.

O Iivro relata a temporada de 2013/2014, compartilhando história de bastidores e casos de vestiário de um jogador que saiu do banco de reservas para ser titular de uma franquia da NFL. O que parecia um sonho, para ele, na realidade, era um pesadelo.

Johnny Anonymous odeia futebol americano. Ele odeia o que o esporte faz ao seu corpo, seu cérebro e sua vida. Felizmente, ele pode ver o humor em sua própria situação, em uma visão que apenas quem vivencia o dia a dia da NFL é capaz de ter.

Quem é Johnny Anonymous? Há quem aposte em David Molk, do Philadelphia Eagles.

Para comprar o livro NFL Confidential basta clicar aqui

The Genius of Desperation: The Schematic Innovations that Made the Modern NFL

  • Autores: Doug Farrar e Louis Riddick

Se a necessidade tem sido a mãe da invenção ao longo da história do futebol profissional, também se pode dizer que o desespero é o pai. Raras são as inovações no futebol que ocorreram sem um dono, gerente geral, técnico ou jogador e que, de qualquer forma, buscaram um caminho para o sucesso.

Neste livro, Doug Farrar traça a história esquemática do jogo profissional através das mudanças de paradigma no jogo de 1920 até ao presente.

Mais do que apenas um livro sobre esquemas e estratégias, The Genius of Desperation: The Schematic Innovations that Made the Modern NFL relata as adversidades e contratempos de alguns vividas por alguns dos grandes nomes da história do esporte, de George Halas a Greasy Neale, Paul Brown a Sid Gillman, Bill Walsh a Chip Kelly, e muitos outros.

Para comprar o livro The Genius of Desperation basta clicar aqui

Belichick: The Making of the Greatest Football Coach of All Time

  • Autor: Ian O’Connor

Escrito por Ian O’Connor, Belichick: The Making of the Greatest Football Coach of All Time é um dos best sellers da lista do New York Times. O livro é a biografia do treinador do New England Patriots e conta toda sua trajetória vitoriosa na NFL.

É a oportunidade para os fãs de futebol americano entenderem os bastidores dos planos defensivos de Belichick em dois títulos como coordenador defensivo do New York Giants, além de toda sua espetacular história à frente do New England Patriots.

“Belichick: The Making of the Greatest Football Coach of All Time” relata também como é o relacionamento do treinador com Tom Brady.

Para comprar o livro Belichick basta clicar aqui

The People’s Team: An Illustrated History of the Green Bay Packers

  • Autor: Mark Beech

Os Packers são a única franquia de propriedade pública na NFL. Em vez de ser propriedade de um indivíduo, parceria ou entidade corporativa, eles, desde 2016, são propriedade de 360.760 acionistas. Além disso, Green Bay, com população de 104.057 habitantes, é a menor cidade com uma grande franquia.

Dessa forma, os Packers são, em outras palavras, candidatos improváveis ​​a serem a equipe proeminente do futebol americano profissional. E ainda assim, nenhum outro time ganhou tantos títulos da NFL.

Através de extensa pesquisa de arquivos e inigualável acesso privilegiado a jogadores e membros da equipe, Mark Beech conta em The People’s Team a primeira história completa dos Green Bay Packers, desde as bases para o surgimento da franquia até a perseguição de seu 14º título da NFL.

Para comprar o livro The People’s Team basta clicar aqui

Vá além do Futebol Americano. Confira também nossos outros conteúdos:

Run to Daylight!: Vince Lombardi’s Diary of One Week with the Green Bay Packers

  • Autores: Vince Lombardi e W. C. Heinz

Para os amantes do futebol americano, uma ótima chance de conhecer mais sobre Vince Lombardi é lendo o livro Run to Daylight!, escrito pelo ex-treinador.

O livro é o diário de Lombardi durante uma semana no comando do Green Bay Packers. Juntamente com o lendário jornalista esportivo, W.C. Heinz, Lombardi relata desde os vídeos de jogos assistidos na segunda-feira até o duelo na tarde de domingo.

Run to Daylight é uma oportunidade de conferir o planejamento e a preparação de um dos times mais vitoriosos da história do futebol americano.

Para comprar o livro Run to Daylight! basta clicar aqui

When Pride Still Mattered: A Life of Vince Lombardi

  • Autor: David Maraniss

Mais do que qualquer outra figura esportiva, Vince Lombardi transformou o futebol em uma metáfora da experiência americana. Filho de um açougueiro imigrante italiano, Lombardi trabalhou durante 20 anos frustrantes como técnico de colégio e, depois, como assistente em Fordham, West Point e New York Giants, antes de sua grande chance.

Sua liderança levou o Green Bay Packers a 5 títulos em 9 temporadas. Assim, Lombardi tornou-se uma lenda, um símbolo para muitos líderes de disciplina, perseverança e trabalho em equipe.

Em When Pride Still Mattered, o autor vencedor do Prêmio Pulitzer, David Maraniss, captura o mito e o homem, em uma biografia emocionante.

Para comprar o livro When Pride Still Mattered basta clicar aqui

Belichick and Brady: Two Men, the Patriots, and How They Revolutionized Football

  • Autor: Michael Holley

Nenhuma parceria entre quarterback e treinador principal foi mais bem sucedida na história da NFL do que a formada por Bill Belichick e Tom Brady do New England Patriots. Neste livro, o autor Michael Holley nos leva ao relacionamento deles, dissecando como esses homens e sua equipe passaram a dominar o futebol.

Com a estratégia hábil e brilhante de Belichick e a capacidade de decisão de Brady em campo, os Patriots cultivaram uma atmosfera de sucesso, formaram uma nova dinastia no futebol americano.

Baseado em dezenas de entrevistas com ex-jogadores e atuais, treinadores e executivos, Belichick and Brady é um olho de abrir as mentes, motivos e ambições selvagens de dois homens que deixaram uma marca indelével no esporte.

Para comprar o livro Belichick and Brady basta clicar aqui

Fearless: How an Underdog Becomes a Champion

  • Autor: Doug Pederson

Como um azarão se torna um campeão? Um dos treinadores mais inovadores, corajosos e dinâmicos da NFL revela as estratégias por trás da construção do Philadelphia Eagles que chocou o mundo ao vencer o Super Bowl.

Atormentado pela falta de jogadores experientes e devastado pela lesão no joelho no quarterback Carson Wentz, os Eagles conseguiram um recorde de 13 vitórias e 3 derrotas e a vantagem de jogar em casa nos playoffs.

No entanto, eles ainda eram os azarões em todos os jogos, incluindo o Super Bowl, contra o New England Patriots, uma das maiores dinastias da história da NFL. Não foi até que eles surpreenderam os Patriots que as pessoas finalmente acreditaram em Pederson e sua equipe.

Em Fearless, Pederson revela os princípios que o guiaram durante os altos e baixos em tempos difíceis de sua carreira e o que foi preciso para se tornar um campeão. Ele compartilha as histórias marcantes de sua vida, desenvolvendo amizades com Dan Marino e Brett Favre e aprendendo com mentores como Don Shula, Mike Holmgren e Andy Reid, que o ajudaram a moldá-lo como o homem e treinador que ele é hoje.

Para comprar o livro Fearless basta clicar aqui

Unnecessary Roughness: Inside the Trial and Final Days of Aaron Hernandez

  • Autor: Jose Baez

Em 2010, Aaron Hernandez saltou o último ano da faculdade para ir direto para o draft da NFL. Embora ele fosse promissor, seu histórico de indisciplina o levou a ser escolhido apenas na quarta rodada pelo New England Patriots. Aos 20 anos, Hernandez era o jogador mais jovem de qualquer franquia da liga naquele momento.

Porém, as polêmicas com violência voltaram. Em junho de 2010, ele se envolveu em um caso de duplo homicídio na saída de uma boate em Boston. Aaron Hernandez foi apontado como um dos suspeitos de ter matado duas pessoas e ainda de ter baleado o amigo, Alexander Bradley, para que ele não contasse às autoridades. Ele acabou inocentado.

Já em 22 de agosto de 2013, Hernandez foi indiciado por um grande júri pelo assassinato de Odin Lloyd, que namorava a irmã da noiva do jogador da NFL.

Já em 14 de abril de 2015, após quase dois anos de julgamento, Hernandez foi condenado à prisão perpétua pelo assassinato, sem direito a liberdade condicional. Na prisão, o ex-jogador cometeu suicídio.

Escrito por Jose Baez, advogado de Aaron Hernandez, este é o único livro baseado em inúmeras conversas íntimas com o atleta. Unnecessary Roughness leva os leitores para dentro do julgamento, oferecendo uma releitura dramática da corrida para obter provas fundamentais que absolveriam Hernandez.

Para comprar o livro Unnecessary Roughness basta clicar aqui

Big Game: The NFL in Dangerous Times

  • Autor: Mark Leibovich

Big Game é uma crônica do “pico do futebol”: o ponto alto do sucesso econômico e do domínio cultural do esporte, mas também da época em que o lado sombrio começou a aparecer.

É uma era de crescimento explosivo de receita, mas também de um medo existencial por parte dos atletas. Os jogadores há muito brincam dizendo que a NFL significa “não por muito tempo”, mas com o verdadeiro impacto das contusões se torna um ruído de fundo inevitável, é cada vez mais difícil desfrutar da glória do futebol sem o estrago de suas consequências óbvias.

Para comprar o livro Big Game basta clicar aqui

The Football Coaching Bible

  • Autor: American Football Coaches Association

The Football Coaching Bible apresenta muitos dos treinadores mais bem sucedidos da história do futebol americano. Cada um compartilha sua visão e as estratégias especiais e as estratégias usadas para formar equipes vencedoras.

O livro abrange seis décadas do esporte e cobre todos os aspectos do jogo: princípios de treinamento, construção de programas, motivação dos jogadores, sessões práticas, habilidades individuais, táticas de equipe, apelações ofensivas e defensivas e avaliação de desempenho.

Desenvolvido pela Associação de Treinadores de Futebol Americano, este guia de treinamento estabelece um novo padrão de excelência no esporte.

Para comprar o livro The Football Coaching Bible basta clicar aqui

The Essential Smart Football

  • Autor: Chris Brown

Essential Smart Football é uma análise das estratégias e ideias mais importantes do futebol americano, sob a perspectiva dos melhores treinadores e jogadores.

Brilhantemente escrito e evitando aspectos técnicos desnecessários, é uma grande contribuição para a compreensão do esporte para ajudar a todos nós a apreciarmos ainda mais o jogo.

Para comprar o livro The Essential Smart Football basta clicar aqui

War Room: The Legacy of Bill Belichick and the Art of Building the Perfect Team

  • Autor: Michael Holley

Em War Room, o jornalista Michael Holley fornece um relato fascinante de como Belichick e seus principais colaboradores, Scott Pioli e Thomas Dimitroff, usaram draft para transformar os Patriots em uma dinastia invejável.

A primeira metade de “War Room” fornece informações biográficas sobre os três personagens principais, seu trabalho e hábitos pessoais e o desenvolvimento do sistema de avaliação, que descobriu, entre outros, o quarterback Tom Brady.

A segunda parte do livro foca em como Pioli e Dimitroff, amigos muito próximos, trabalharam para formar equipes de sucesso em Kansas City Chiefs e Atlanta Falcons.

Para comprar o livro War Room basta clicar aqui

Com War Room, encerramos a nossa lista de melhores livros de futebol americano. Sentiu falta de algum por aqui? Conte para a gente nos comentários!

Se também gostar de cinema, aproveite também para conhecer os melhores filmes de basquete e Fórmula 1!

E se quiser ir além dos livros e filmes, veja nossos outros conteúdos:

* Última atualização em 27/07/2019

amazon
Ficha Técnica
Título
Livros de Futebol Americano: Veja os 23 melhores (com notas)
Resumo
A maior e melhor lista de Livros de Futebol Americano já feita. Manuais, biografias e polêmicas. Veja nossos resumos e boa leitura
Autor

Comentários

Salvar