Saiba tudo sobre o Kansas City Chiefs: história da franquia, títulos do Super Bowl, maiores jogadores e técnicos, donos e estádio

A história do futebol americano no Brasil está diretamente relacionada ao Kansas City Chiefs! Você sabe o motivo?

Foi o Kansas City Chiefs a franquia responsável por draftar o primeiro jogador brasileiro a atuar em jogos da temporada regular e playoffs da NFL: o kicker Cairo Santos. 

Cairo jogou pelos Chiefs entre 2014 e 2017, quando foi dispensado por lesão. 

Com a ajuda do kicker brasileiro e também após a sua saída, a equipe brigou por vaga nos playoffs nas últimas temporadas da NFL. Agora liderada pelo quarterback Patrick Mahomes, a franquia voltou a ser campeã depois de 50 anos.

Você sabe quantas vezes os Chiefs já foram campeões do Super Bowl?

Fique com a gente que vamos te contar a resposta para essa pergunta e todos os detalhes da história do Kansas City Chiefs!

Quando foi criado o Kansas City Chiefs?

A franquia que é hoje o Kansas City Chiefs foi criada em 1960, mas em outra cidade e com outro nome. Inicialmente, o time era o Dallas Texans, fundado pelo empresário Lamar Hunt, e disputava a American Football League (AFL). 

Em 1963, a franquia mudou-se para Kansas City e assumiu seu nome atual. Os Chiefs se juntaram à NFL como resultado da fusão com a AFL em 1970.

Qual a cidade e o estado do Kansas City Chiefs?

Como o próprio nome da franquia indica, o Kansas City Chiefs é um time de futebol americano sediado em Kansas City, no estado de Missouri.

A cidade de Kansas City tem equipes em outras duas ligas esportivas importantes:

Você ama outros esportes além do Futebol Americano? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Qual divisão do Kansas City Chiefs?

O Kansas City Chiefs é uma das quatro equipes que disputam a Divisão Oeste da American Football Conference (AFC).

Além dos Chiefs, também estão na AFC West: Denver Broncos, Oakland Raiders e Los Angeles Chargers.

Quem é o dono do Kansas City Chiefs?

Lamar Hunt fundador do Kansas City Chiefs
Lamar Hunt foi fundador do Kansas City Chiefs e dono da franquia até sua morte em 2006

O Kansas City Chiefs pertence à família Hunt, de seu fundador Lamar Hunt. 

Após a morte de Hunt, em 13 de dezembro de 2006, em consequência de um câncer de próstata, seu filho Clark foi nomeado presidente do Kansas City Chiefs, tendo sido eleito pelos outros filhos de Hunt, Lamar Hunt Jr., Sharron Munson e Daniel Hunt. 

Embora a mulher e os filhos de Hunt compartilhem a propriedade legal dos Chiefs, Clark representa a equipe em todas as reuniões da liga e lida com as responsabilidades diárias da equipe.

Quantos títulos de conferência tem o Kansas City Chiefs?

O Kansas City Chiefs conquistou seu primeiro título da American Football Conference (AFC) no dia 19 de janeiro de 2020. Sob liderança do quarterback Patrick Mahomes, a equipe venceu o Tennessee Titans na final de conferência.

Nas duas vezes anteriores em que a franquia chegou ao Super Bowl foi depois de ter vencido o título da American Football League (AFL).

Durante o período de discussão sobre uma fusão entre AFL e NFL, ficou acertado um confronto entre os campeões das duas ligas em janeiro de 1967, na primeira edição da história do Super Bowl. O Kansas City Chiefs derrotou o Buffalo Bills na final da AFL e avançou para enfrentar o Green Bay Packers no Super Bowl I.

Já no AFL Championship Game de 1969, o Kansas City Chiefs venceu o Oakland Raiders, por 17 a 7. E, assim, a franquia partiu para o Super Bowl IV, em janeiro de 1970, para enfrentar o Minnesota Vikings, então campeão da NFL.

Quer saber qual o resultado dos confrontos entre os campeões da AFL e da NFL e quem levou os títulos do Super Bowl? Logo abaixo, a gente te conta!

Quantos títulos de Super Bowl tem o Kansas City Chiefs?

Kansas City Chiefs campeão do Super Bowl IV
Liderado pelo quarterback Len Dawson, Kansas City Chiefs foi campeão do Super Bowl IV

O Kansas City Chiefs tem dois título do Super Bowl. As conquistas forma separadas por 50 anos.

A franquia conquistou o troféu Vince Lombardi pela primeira vez na edição IV, disputada em 11 de janeiro de 1970, em Nova Orleans, Louisiana. No duelo com o Minnesota Vikings, os Chiefs foram campeões com vitória por 23 a 7.

Aquela foi a segunda participação da franquia no maior evento esportivo dos Estados Unidos. O Kansas City Chiefs disputou a primeira edição da história do Super Bowl e foi derrotado pelo Green Bay Packers, por 35 a 10.

Desde que foi campeão em 1970, o Kansas City Chiefs nunca mais havia voltado a disputar o Super Bowl. O jejum acabou na temporada 2019/2020.

Patrick Mahomes e companhia venceram um jogo excepcional, com direito a uma virada espetacular sobre o San Francisco 49ers e conquistaram o Super Bowl LIV.

Vale lembrar que, anteriormente à fusão entre AFL e NFL, os Chiefs conquistaram três títulos da AFL: 1962, 1966, 1969. É válido destacar que os dois últimos levaram a franquia à disputa do Super Bowl.

Lista de participações do Kansas City Chiefs no Super Bowl

Edição Ano Campeão Placar Vice
Super Bowl I 1967 Green Bay Packers 35 x 10 Kansas City Chiefs
Super Bowl IV 1970 Kansas City Chiefs 23 x 7 Minnesota Vikings
Super Bowl LIV 2020 Kansas City Chiefs 31 x 20 San Francisco 49ers

Vá além do mundo do Futebol Americano! Confira também nossos outros conteúdos:

Qual o mascote do Kansas City Chiefs?

Warpaint mascote do Kansas City Chiefs
O cavalo é o mascote do Kansas City Chiefs

O mascote do Kansas City Chiefs é o Warpaint, um cavalo. E ao contrário de outras franquias que usam pessoas fantasiadas, os Chiefs têm como mascote um animal de verdade.

Warpaint é o terceiro mascote do Kansas City Chiefs. O cavalo está associado aos dias de glória da franquia quando o time venceu dois campeonatos da Liga de Futebol Americano (AFL). Nas comemorações, o cavalo liderou o desfile de vitória da equipe após o título no Super Bowl IV. 

Após a aposentadoria do Warpaint original em 1989, a franquia usou K.C. Wolf como seu mascote de 1989 a 2009. Porém, na comemoração do 50º aniversário da AFL, os Chiefs decidiram trazer de volta a tradição de Warpaint para a temporada de 2009, apresentando o novo cavalo em jogo contra o Oakland Raiders.

Quem são os maiores jogadores da história do Kansas City Chiefs?

Os maiores jogadores da história do Kansas City Chiefs são homenageados pela franquia com a aposentadoria de seus números.

Dez camisas já não podem mais ser usadas, sendo a grande maioria delas de jogadores que atuaram na década de 1960, quando os Chiefs conquistaram 3 títulos da AFL. Destaque especial para o quarterback Len Dawson, que liderou o time no título do Super Bowl IV.

Na lista abaixo, você ainda não verá o nome de Patrick Mahomes. Afinal, a homenagem só acontece depois de os jogadores encerrarem suas carreiras. O camisa 15 ainda está no início de sua brilhante trajetória. Porém, podemos dizer que o quarterback é um dos maiores da história do Kansas City Chiefs.

Confira quais jogadores já tiveram seus números aposentados!

Números aposentados pelo Kansas City Chiefs

Número Jogador Posição Período
3 Jan Stenerud K 1967–1979
16 Len Dawson QB 1962–1975
18 Emmitt Thomas CB 1966–1978
28 Abner Haynes RB 1960–1964
33 Stone Johnson RB 1963
36 Mack Lee Hill RB 1964–1965
58 Derrick Thomas LB 1989–1999
63 Willie Lanier LB 1967–1977
78 Bobby Bell LB 1963–1974
86 Buck Buchanan DT 1963–1975

História de Patrick Mahomes nos Chiefs

Patrick Mahomes quarterback Kansas City Chiefs
O quarterback Patrick Mahomes foi MVP da NFL logo na sua primeira temporada como titular

O quarterback Patrick Mahomes é um candidato a se tornar um dos maiores jogadores da história do Kansas City Chiefs. Ele foi recrutado pela franquia na décima escolha da primeira rodada do draft de 2017.

Em 2018, Mahomes não conseguiu levar os Chiefs ao Super Bowl, mas encerrou a temporada com diversos prêmios. O quarterback foi o MVP da NFL, melhor jogador de ataque da liga e o líder em passes para touchdown.

Em seu primeiro ano como titular, Mahomes alcançou 5.097 jardas passadas (9ª maior marca na história), 50 touchdowns lançados (2ª maior) e apenas 12 interceptações.

Já na sua segunda temporada como titular dos Chiefs, o camisa 15 conseguiu liderar sua equipe rumo ao Super Bowl.

Mahomes teve uma brilhante atuação na vitória sobre o Tennessee Titans na final de conferência e também na decisão contra o San Francisco 49ers, assegurando a conquista do troféu Vince Lombardi.

Trajetória de Cairo Santos nos Chiefs

Cairo Santos no Kansas City Chiefs
O kicker Cairo Santos foi o primeiro brasileiro a jogar na NFL e atuou pelos Chiefs entre 2014 e 2017

Cairo Santos é o primeiro brasileiro a disputar uma partida da temporada regular e a jogar nos playoffs da NFL. Isso aconteceu enquanto ele defendia o Kansas City Chiefs.

O kicker brasileiro foi recrutado pelos Chiefs em 2014 como free agent. Ele seguiu na franquia até 2017, quando foi dispensado após uma lesão que demandaria muito tempo para recuperação.

Em quatro temporadas no Kansas City Chiefs, Cairo jogou 51 partidas de temporadas regular, com média de 84,8% de acerto nos field goals, o mais longo deles de 54 jardas.

Depois dos Chiefs, ele defendeu o Chicago Bears, passou por treinamentos com o New York Jets e atuou pelo Los Angeles Rams e pelo Tampa Bay Buccaneers

Quem são os maiores técnicos da história do Kansas City Chiefs?

Os maiores técnicos da história do Kansas City Chiefs são Hank Stram e Andy Reid.

Foi sob o comando de Hank Stram que a franquia conquistou o Super Bowl IV, superando o Minnesota Vikings. Três anos antes, também com Stram como treinador, os Chiefs perderam a primeira edição do Super Bowl para o Green Bay Packers.

Hank Stram era o único técnico da história a ter levado o Kansas City Chiefs à disputa do Super Bowl até 2020.

Andy Reid comandou a equipe que quebrou o jejum de 50 anos. Não bastasse apenas ir até o Super Bowl, ele foi também campeão.

Eternizado na história do Kansas City Chiefs, Reid é considerado um dos melhores técnicos de todos os tempos do futebol americano.

Confira, a seguir, quais foram os jogadores e a comissão técnica do Kansas City Chiefs na temporada 2019/2020 da NFL!

Elenco do Kansas City Chiefs na temporada 2020/2021

Jogador Número Posição
Yasir Durant 79 OT
Willie Gay Jr. 50 LB
Tyreek Hill 10 WR
Tyrann Mathieu 32 FS
Tyler Newsome 6 P
Travis Kelce 87 TE
Tommy Townsend 5 P
Tershawn Wharton 98 DT
Tedric Thompson 24 FS
Tanoh Kpassagnon 92 DE
Taco Charlton 94 DE
Shea Patterson 0 QB
Sammy Watkins 14 WR
Rodney Clemons 40 SAF
Ricky Seals-Jones 83 TE
Rashad Fenton 27 CB
Patrick Mahomes 15 QB
Nick Keizer 48 TE
Nick Allegretti 73 OG
Mitchell Schwartz 71 OT
Mike Weber 0 RB
Mike Remmers 75 OT
Michael Danna 51 DE
Mecole Hardman 17 WR
Marcus Kemp 19 WR
L’Jarius Sneed 38 CB
Kyle Shurmur 0 QB
Khalen Saunders 99 DT
Kelechi Osemele 70 OG
Juan Thornhill 22 SAF
James Winchester 41 LS
Jalen Julius 0 SAF
Harrison Butker 7 K
Hakeem Bailey 34 CB
Frank Clark 55 DE
Felton Davis 80 WR
Eric Fisher 72 OT
Dorian O’Daniel 44 LB
Derrick Nnadi 91 NT
Deon Yelder 82 TE
Demone Harris 52 DE
Demarcus Robinson 11 WR
David Wells 88 TE
Darwin Thompson 34 RB
Darrel Williams 31 RB
Daniel Sorensen 49 SAF
Daniel Kilgore 67 C
Damien Wilson 54 OLB
Clyde Edwards-Helaire 25 RB
Chris Jones 95 DT
Charvarius Ward 35 CB
Chad Henne 4 QB
Byron Pringle 13 WR
Bryan Wright 0 LB
BoPete Keyes 29 CB
Ben Niemann 56 LB
Austin Reiter 62 C
Armani Watts 23 SAF
Antonio Hamilton 20 CB
Anthony Sherman 42 RB
Anthony Hitchens 53 ILB
Andrew Wylie 77 OG
Andrew Soroh 31 LB
Alize Mack 0 TE
Alex Okafor 97 DE
Aleva Hifo 0 WR

Comissão técnica do Kansas City Chiefs

  • Head Coach: Andy Reid
  • Coordenador Ofensivo: Eric Bieniemy
  • Coordenador Defensivo: Steve Pagnuolo
  • Coordenador de Time de Especialistas: Dave Toub

Artigos esportivos do Kansas City Chiefs

Os torcedores do Kansas City Chiefs têm à disposição diversos produtos licenciados pela franquia. Assim, eles podem acompanhar os jogos da equipe na NFL usando a marca do time!

Camisa do Kansas City Chiefs

Camisa Kansas City Chiefs

Se você quer vestir uma camiseta dos Chiefs, eis uma opção.

Boné do Kansas City Chiefs

Boné do Kansas City Chiefs

Todo bom torcedor de esportes americanos tem um boné de seu time. Com os Chiefs não seria diferente.

Com os artigos esportivos dos Chiefs, você pode torcer para que o quarterback Patrick Mahomes lidere mais uma boa campanha da equipe.

Agora que você já sabe tudo sobre o Kansas City Chiefs, aproveite para conhecer mais sobre outras franquias da NFL:

*Última atualização em 9 de setembro de 2020

Comentários

Salvar
164 Compart.
Compartilhar43
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin121