Desde Zico, Sócrates até Kaká e Ronaldinho Gaúcho os melhores meias do Brasil do passado e da atualidade foram elencados nesse texto do Esportelândia.

Dessa forma, se você já leu outros capítulos da saga aqui, sabe como funcionará a estrutura do texto. Primeiro, nomes que estão se destacando na atualidade. Depois, 10 atletas que brilharam no passado.

Os jogadores não estão dispostos em formato de ranking. Isso significa que não elencamos do melhor para o pior. Justamente para você escolher o seu top preferido. Fechado?

Melhores meias do Brasil na atualidade

  • Alan Patrick
  • Gustavo Scarpa
  • Paulo Henrique Ganso
  • Lucas Moura
  • Raphael Veiga

Alan Patrick

Melhores meias do Brasil na atualidade [auto_last_update format=[Y]]
Icon Sport

Destaque do Internacional, Alan Patrick abre a lista dos melhores maias do futebol brasileiro. Camisa 10 do Colorado, o experiente jogador de 32 anos teve uma passagem marcante pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

Além de atuar na Europa, Alan Patrick também brilhou no Brasil. Antes iniciar sua segunda passagem pelo Inter, o meio-campista revelado pelo Santos passou por Palmeiras e Flamengo.

Gustavo Scarpa

Melhores meias do Brasil na atualidade [auto_last_update format=[Y]]
Icon Sport

Eleito o Melhor Jogador do Brasileirão em 2022, Gustavo Scarpa merece destaque na lista dos craques do meio-campo. Extremamente habilidoso, Scarpa chegou a disputar a Premier League, defendendo o Nottingham Forest.

Sem conseguir repetir o bom futebol dentro de campo na Europa, Gustavo Scarpa voltou ao Brasil para reforçar o Galo nessa temporada.

Paulo Henrique Ganso

Melhores meias do Brasil na atualidade [auto_last_update format=[Y]]
Icon Sport

Paulo Henrique Ganso, formado nas categorias de base do Santos, se destaca como uma das principais referências no meio-campo.

Defendendo as cores do Fluminense desde 2019, o meia exibe uma qualidade técnica invejável em capo, merecendo reconhecimento como um dos mais talentosos camisas 10 dos últimos anos.

Lucas Moura

Lucas Moura
Icon sport

Lucas Moura é outro meia ofensivo que atua nos lados do campo. O brasileiro entrou para história do Tottenham, após uma atuação épica diante do Ajax para levar os Spurs até uma final inédita de Champions League.

Atualmente, Lucas retornou ao São Paulo e já chegou levantando a taça inédita de campeão da Copa do Brasil com seu clube de coração.

Raphael Veiga

Raphael Veiga
Icon sport

Raphael Veiga é a mistura de um meia clássico, que tem ótima visão de jogo, bom passe e chute de longe com os jogadores modernos que correm o campo todo.

Os anos de destaque no Palmeiras consolidam Veiga como um dos melhores meias do Brasil, o craque ajudou o clube em grandes conquistas e tem um extenso currículo de títulos no Alviverde.

Amplie seu conhecimento sobre futebol:

Melhores meias do Brasil na história

  • Ademir da Guia
  • Didi
  • Gérson
  • Kaká
  • Rivaldo
  • Rivellino
  • Ronaldinho Gaúcho
  • Sócrates
  • Zico
  • Zizinho

Ademir da Guia

melhores meias do brasil ademir da guia
Ademir da Guia é o maior ídolo da história do Palmeiras

Abrimos a lista de melhores meias do Brasil na história com Ademir da Guia. Jogador de classe e habilidade irretocável, “Divino” foi titular do Palmeiras durante mais de 15 anos. Foi o principal pilar do histórico time dos anos 60 que ficou conhecido como “Academia”.

Ademir foi o melhor jogador que já vestiu a camisa do Alviverde. Disputou 902 jogos, marcou 153 gols e faturou cinco títulos do Campeonato Brasileiro. Já pela seleção brasileira, pouco jogou. Recebeu poucas chances e só acumulou 15 partidas.

Didi

melhores meias do brasil ademir da guia didi
Didi venceu as Copas de 58 e 62 com a seleção

Waldir Pereira, mais conhecido como “Didi”, foi outro meio-campista que marcou gerações. Bicampeão da Copa do Mundo com a seleção brasileira nas edições de 1958 e 1962, o jogador se destacou, sobretudo, com as camisas de Fluminense e Botafogo.

Didi venceu quatro Campeonatos Cariocas na carreira, além da extinta Rio-São Paulo. Ganhou o apelido de “Príncipe Etíope” pelo grande cronista brasileiro Nelson Rodrigues. Também foi o criador do chute “folha seca”, executado com o lado externo do pé.

Gérson

melhores meias do brasil gerson
Gérson foi o cérebro da seleção na Copa de 70

Conhecido pelos lançamentos sempre precisos, Gérson foi um dos melhores meias do Brasil. Era um verdadeiro maestro dentro de campo, sempre colocando os companheiros na cara do gol. Foi o cérebro do tricampeonato mundial da seleção em 1970.

Já por clubes, “Canhotinha de Ouro” acumulou passagens vitoriosas por Flamengo, São Paulo e Botafogo. Gérson se aposentou em 1974 após quase 15 anos de carreira. Seu troféu de maior expressão foi o Brasileirão de 1968.

Apostar em futebol na Betano >

Kaká

melhores meias do brasil kaka
Kaká foi um dos melhores meias do Brasil na história

Explosivo, técnico e eficiente. Esses talvez sejam os principais adjetivos que descrevem o futebol apresentado por Kaká entre 2001 e 2014. O meio-campista revelado pelo São Paulo deixou o mundo boquiaberto com arrancadas de tirar o fôlego e muita habilidade.

Pelo Milan, conquistou um Campeonato Italiano, uma Champions League e um Mundial, com direito a Bola de Ouro em 2007. Depois, se transferiu para o Real Madrid, onde faturou outros troféus importantes. Por fim: venceu a Copa do Mundo de 2002 com o Brasil.

Rivaldo

melhores meias do brasil rivaldo
Rivaldo foi Bola de Ouro em 1999

Rivaldo é outro nome de peso nessa lista de melhores meias do Brasil. Revelado pelo Santa Cruz, passou por inúmeros clubes e empilhou títulos dos mais variados tipos. Jogou profissionalmente entre 1990 e 2015, faturando, inclusive, a Copa do Mundo de 2002.

Versátil e exímio finalizador, o pernambucano de Recife fazia gols de todos os jeitos. Não à toa, levou a Bola de Ouro em 1999.  Venceu o Brasileirão pelo Palmeiras, o Campeonato Espanhol pelo Barcelona e a Champions League pelo Milan.

Rivellino

rivellino selecao brasileira
Rivellino era dono de um chute extremamente potente

É claro que Rivellino não poderia ficar de fora, né? O simpático bigodudo inventor do “elástico” foi dono de um dos chutes mais potentes da história do futebol. É por isso que recebeu o apelido de “Patada Atômica”. Ganhou a idolatria de Corinthians e Fluminense.

Riva se destacou jogando a maior parte da carreira pela meia esquerda, setor onde foi titular e campeão da Copa do Mundo de 1970. Por clubes, acumulou uma Rio-São Paulo e dois Cariocas. Atuou profissionalmente entre 1965 e 1981.

Apostar em futebol na Betano >

Ronaldinho Gaúcho

melhores meias do brasil ronaldinho gaucho
Ronaldinho marcou época com seus dribles plásticos

Autêntico camisa 10, Ronaldinho Gaúcho fez história no futebol e certamente foi um dos melhores meias do Brasil na história. Se destacou por dribles plásticos, enfiadas de bola, jogadas improváveis e muito carisma. É idolatrado pela torcida do Barcelona.

“Bruxo” ganhou praticamente todos os títulos que o atleta sul-americano sonha em conquistar: Copa do Mundo, Libertadores, Champions League, Mundial e por aí vai. Em 2005, foi eleito o melhor jogador do planeta.

Sócrates

socrates corinthians
Sócrates é um dos maiores ídolos do Corinthians

Craque dentro e fora dos gramados, Sócrates foi capitão da seleção brasileira, ídolo do Corinthians, médico e um dos maiores ativistas do esporte. Liderou o movimento de democratização do futebol nos anos 80 e militou politicamente dentro dos gramados.

É considerado um dos meias mais inteligentes que já existiram. Pelo Botafogo, atuou 269 vezes e marcou 101 gols. Já pelo Timão, realizou 298 jogos, anotou 172 tentos e faturou três vezes o Campeonato Paulista. Ficou conhecido como “Doutor Sócrates”.

Zico

zico flamengo
Zico é o meia que mais marcou gols no futebol brasileiro

Atleta que definitivamente está entre os cinco melhores da história no futebol nacional, Zico é o nome que dá continuidade à nossa lista de melhores meias do Brasil. Habilidoso, artilheiro, excelente cobrador de faltas e, sobretudo, gênio, “Galinho” só não fez chover.

Membro da histórica geração de 80, atuou entre 1971 e 1983 no Flamengo. Ele anotou incríveis 587 gols em torneios profissionais e faturou diversos títulos relevantes como Campeonato Brasileiro, Libertadores e Mundial. Se aposentou em 1994.

Zizinho

zizinho selecao brasileira
Zizinho foi o melhor atleta da Copa do Mundo de 50

Finalizamos a lista de melhores meias do Brasil com Zizinho, o integrante mais antigo do ranking. Muitos não devem conhecer, mas o atleta se destacou bastante entre 1939 e 1962, sendo eleito, inclusive, o melhor atleta da Copa do Mundo de 1950.

Ídolo de Pelé, Zizinho era um armador clássico. Sabia organizar o jogo, servir os companheiros e finalizar. Por clubes, brilhou por Flamengo e Bangu, clubes pelos quais jogou a maior parte da carreira. Levou para a cara três títulos do Campeonato Carioca.

Apostar em futebol na Betano >

Pronto! Agora você conhece os melhores meias do Brasil no passado e no presente. Faltou algum nome? Não concorda com algum jogador citado por aqui? Registre nos comentários!

Leia também: