Entre as posições mais importantes do futebol, os meias se destacam em qualquer esquema tático. São os meio-campistas que controlam o ritmo da partida, orquestram as jogadas e fazem a ligação entre defesa e ataque.

O Esportelândia elaborou duas listas destacando os melhores meio-campistas do Brasil. A primeira lista destaca os principais jogadores da atualidade, que estão se sobressaindo nesta temporada.

A segunda lista faz uma retrospectiva histórica, relembrando os maiores meias da história do futebol brasileiro.

Melhores meias do Brasil na atualidade

  • Alan Patrick (Internacional)
  • Gustavo Scarpa (Atlético-MG)
  • Paulo Henrique Ganso (Fluminense)
  • Lucas Moura (São Paulo)
  • Raphael Veiga (Palmeiras)

Alan Patrick

Destaque do Internacional, Alan Patrick abre a lista dos melhores maias do futebol brasileiro. Camisa 10 do Colorado, o experiente jogador de 32 anos teve uma passagem marcante pelo Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

Além de atuar na Europa, Alan Patrick também brilhou no Brasil. Antes iniciar sua segunda passagem pelo Inter, o meio-campista revelado pelo Santos passou por Palmeiras e Flamengo.

Melhores meias do Brasil: confira o top 5 da história e na atualidade
Alan Patrick em ação pelo Internacional no Brasileirão 2024 (Icon Sport)

Gustavo Scarpa

Eleito o Melhor Jogador do Brasileirão em 2022, Gustavo Scarpa merece destaque na lista dos craques do meio-campo. Extremamente habilidoso, Scarpa chegou a disputar a Premier League, defendendo o Nottingham Forest.

Sem conseguir repetir o bom futebol dentro de campo na Europa, Gustavo Scarpa voltou ao Brasil para reforçar o Galo nessa temporada.

Melhores meias do Brasil: confira o top 5 da história e na atualidade
Scarpa chegou ao Atlético-MG no início de 2024 (Icon Sport)

Paulo Henrique Ganso

Paulo Henrique Ganso, formado nas categorias de base do Santos, se destaca como uma das principais referências no meio-campo.

Defendendo as cores do Fluminense desde 2019, o meia exibe uma qualidade técnica invejável em capo, merecendo reconhecimento como um dos mais talentosos camisas 10 dos últimos anos.

Melhores meias do Brasil: confira o top 5 da história e na atualidade
Astro do meio-campo, Ganso é um dos principais destaques do Fluminense (Icon Sport)

Lucas Moura

Lucas Moura é outro meia ofensivo que atua nos lados do campo. O brasileiro entrou para história do Tottenham, após uma atuação épica diante do Ajax para levar os Spurs até uma final inédita de Champions League.

Atualmente, Lucas retornou ao São Paulo e já chegou levantando a taça inédita de campeão da Copa do Brasil com seu clube de coração.

Melhores meias do Brasil: confira o top 5 da história e na atualidade
Lucas Moura beijando o escudo do São Paulo em comemoração (Icon Sport)

Raphael Veiga

Raphael Veiga é a mistura de um meia clássico, que tem ótima visão de jogo, bom passe e chute de longe com os jogadores modernos que correm o campo todo.

Os anos de destaque no Palmeiras consolidam Veiga como um dos melhores meias do Brasil, o craque ajudou o clube em grandes conquistas e tem um extenso currículo de títulos no Alviverde.

Melhores meias do Brasil: confira o top 5 da história e na atualidade
Ídolo do Palmeiras, Raphael Veiga comemorando pelo Verdão (Icon Sport)

Melhores meias do Brasil na história

  • Ademir da Guia
  • Kaká
  • Rivaldo
  • Ronaldinho Gaúcho
  • Zico

Didi

Waldir Pereira, mais conhecido como “Didi”, foi outro meio-campista que marcou gerações. Bicampeão da Copa do Mundo com a seleção brasileira nas edições de 1958 e 1962, o jogador se destacou, sobretudo, com as camisas de Fluminense e Botafogo.

Didi venceu quatro Campeonatos Cariocas na carreira, além da extinta Rio-São Paulo. Ganhou o apelido de “Príncipe Etíope” pelo grande cronista brasileiro Nelson Rodrigues. Também foi o criador do chute “folha seca”, executado com o lado externo do pé.

Melhores meias do Brasil: confira o top 5 da história e na atualidade
Além de brilhar pela Seleção Brasileira, Didi é um dos maiores ídolos da história do Botafogo (Divulgação/Botafogo)

Kaká

Explosivo, técnico e eficiente. Esses talvez sejam os principais adjetivos que descrevem o futebol apresentado por Kaká entre 2001 e 2014. O meio-campista revelado pelo São Paulo deixou o mundo boquiaberto com arrancadas de tirar o fôlego e muita habilidade.

Pelo Milan, conquistou um Campeonato Italiano, uma Champions League e um Mundial, com direito a Bola de Ouro em 2007. Depois, se transferiu para o Real Madrid, onde faturou outros troféus importantes. Por fim: venceu a Copa do Mundo de 2002 com o Brasil.

Melhores meias do Brasil: confira o top 5 da história e na atualidade
Kaká em ação pelo Milan (Icon Sport)

Rivaldo

Rivaldo é outro nome de peso nessa lista de melhores meias do Brasil. Revelado pelo Santa Cruz, passou por inúmeros clubes e empilhou títulos dos mais variados tipos. Jogou profissionalmente entre 1990 e 2015, faturando, inclusive, a Copa do Mundo de 2002.

Versátil e exímio finalizador, o pernambucano de Recife fazia gols de todos os jeitos. Não à toa, levou a Bola de Ouro em 1999.  Venceu o Brasileirão pelo Palmeiras, o Campeonato Espanhol pelo Barcelona e a Champions League pelo Milan.

Melhores meias do Brasil: confira o top 5 da história e na atualidade
Rivaldo vibrando após conquistar a Copa do Mundo de 2002 (Icon Sport)

Ronaldinho Gaúcho

Autêntico camisa 10, Ronaldinho Gaúcho fez história no futebol e certamente foi um dos melhores meias do Brasil na história. Se destacou por dribles plásticos, enfiadas de bola, jogadas improváveis e muito carisma. É idolatrado pela torcida do Barcelona.

“Bruxo” ganhou praticamente todos os títulos que o atleta sul-americano sonha em conquistar: Copa do Mundo, Libertadores, Champions League, Mundial e por aí vai. Em 2005, foi eleito o melhor jogador do planeta.

Zico

Atleta que definitivamente está entre os cinco melhores da história no futebol nacional, Zico é o nome que dá continuidade à nossa lista de melhores meias do Brasil. Habilidoso, artilheiro, excelente cobrador de faltas e, sobretudo, gênio, “Galinho” só não fez chover.

Membro da histórica geração de 80, atuou entre 1971 e 1983 no Flamengo. Ele anotou incríveis 587 gols em torneios profissionais e faturou diversos títulos relevantes como Campeonato Brasileiro, Libertadores e Mundial. Se aposentou em 1994.

Melhores meias do Brasil: confira o top 5 da história e na atualidade
Zico é o maior ídolo da história do Flamengo (Icon Sport)

Agora que você sabe quem são os principais meio-campistas do futebol brasileiro, aproveite para conferir outros conteúdos sobre o mundo da bola: