Desde Zico, Sócrates até Kaká e Ronaldinho Gaúcho os melhores meias do Brasil do passado e da atualidade foram elencados nesse texto do Esportelândia.
Dessa forma, se você já leu outros capítulos da saga aqui, sabe como funcionará a estrutura do texto. Primeiro, nomes que estão se destacando na atualidade. Depois, 10 atletas que brilharam no passado.
Os jogadores não estão dispostos em formato de ranking. Isso significa que não elencamos do melhor para o pior. Justamente para você escolher o seu top preferido. Fechado?
Melhores meias do Brasil na atualidade
- André
- Bruno Guimarães
- Douglas Luiz
- Lucas Moura
- Lucas Paquetá
- Neymar
- Raphael Veiga
André
Uma das maiores promessas do futebol brasileiro na atualidade, André aparece na nossa lista de melhores meias do Brasil.
Desde que Fernando administração chegou ao Fluminense, o treinador transformou o futebol do jovem André que ganhou os holofotes e também os olhares do futebol europeu.
Após ajudar o Fluminense a conquistar a Copa Libertadores de 2023, André deve disputar o Mundial de Clubes e logo em seguida fechar com um clube europeu.
Bruno Guimarães
Desde que encantou o Brasil no Atheltico Paranaense, Bruno Guimarães é nome constante em convocações da Seleção Brasileira. Depois do Furacão, o jovem passou por Lyon e atualmente brilha no Newcastle da Premier League.
Bruno Guimarães é o famoso “Box To Box”, aquele meio-campista que corre o campo todo e consegue desempenhar bem suas funções no ataque e também na defesa.
Douglas Luiz
Assim como Bruno Guimarães, Douglas Luiz é outro dos melhores meias do Brasil. O jogador do Aston Villa foi revelado pelo Vasco e chegou a passar pelo Manchester City de Pep Guardiola.
No Villa, Douglas é um dos destaques e se destaca por ter muita qualidade para realizar passes e também cruzamentos nas bolas paradas. Além disso, é mais um nome versátil que defende e ataca bem.
Lucas Moura
Lucas Moura é outro meia ofensivo que atua nos lados do campo. O brasileiro entrou para história do Tottenham, após uma atuação épica diante do Ajax para levar os Spurs até uma final inédita de Champions League.
Atualmente, Lucas retornou ao São Paulo e já chegou levantando a taça inédita de campeão da Copa do Brasil com seu clube de coração.
Apostar em futebol na Betano >Lucas Paquetá
Depois que deixou o Flamengo em 2018 apresentando um ótimo futebol, Lucas Paquetá se transferiu para o Milan, onde não brilhou e depois chegou ao Lyon.
No clube francês, Paquetá ascendeu como um dos melhores jogadores do Campeonato Francês, ganhando convocações frequentes na Seleção Brasileira. Logo em seguida, o ex-Flamengo se transferiu para o West Ham.
Atuando na Premier League, Paquetá deu sequência no seu bom futebol e ganhou destaque. Atualmente o brasileiro vem sendo sondado por grande clubes do continente.
Apostar em futebol na Betano >Neymar
Ok, todo mundo sabe que Neymar sempre foi um grande atacante, no entanto, nos anos recentes de sua carreira, o craque brasileiro tem atuado como um meia-atacante ofensivo atuando na parte central do campo.
Em suas últimas temporadas de PSG, Neymar se destacou mais nas assistências do que em gols, principalmente com Kylian Mbappé como companheiro de ataque.
Dessa forma, é justo colocarmos Neymar como um dos principais meias do Brasil na atualidade, mesmo que o camisa 10 esteja longe do seu auge.
Raphael Veiga
Raphael Veiga é a mistura de um meia clássico, que tem ótima visão de jogo, bom passe e chute de longe com os jogadores modernos que correm o campo todo.
Os anos de destaque no Palmeiras consolidam Veiga como um dos melhores meias do Brasil, o craque ajudou o clube em grandes conquistas e tem um extenso currículo de títulos no Alviverde.
Amplie seu conhecimento sobre futebol:
- Melhor lateral-direito do mundo: Top 10 da história e atual
- Melhores atacantes do Brasil: top 10 do presente e passado
- Melhores técnicos do Brasil: top 5 da atualidade e história
- Melhores goleiros da Inglaterra: top 10 da história e atual
- Posições do futebol: as funções de cada jogador em campo
Melhores meias do Brasil na história
- Ademir da Guia
- Didi
- Gérson
- Kaká
- Rivaldo
- Rivellino
- Ronaldinho Gaúcho
- Sócrates
- Zico
- Zizinho
Ademir da Guia
Abrimos a lista de melhores meias do Brasil na história com Ademir da Guia. Jogador de classe e habilidade irretocável, “Divino” foi titular do Palmeiras durante mais de 15 anos. Foi o principal pilar do histórico time dos anos 60 que ficou conhecido como “Academia”.
Ademir foi o melhor jogador que já vestiu a camisa do Alviverde. Disputou 902 jogos, marcou 153 gols e faturou cinco títulos do Campeonato Brasileiro. Já pela seleção brasileira, pouco jogou. Recebeu poucas chances e só acumulou 15 partidas.
Didi
Waldir Pereira, mais conhecido como “Didi”, foi outro meio-campista que marcou gerações. Bicampeão da Copa do Mundo com a seleção brasileira nas edições de 1958 e 1962, o jogador se destacou, sobretudo, com as camisas de Fluminense e Botafogo.
Didi venceu quatro Campeonatos Cariocas na carreira, além da extinta Rio-São Paulo. Ganhou o apelido de “Príncipe Etíope” pelo grande cronista brasileiro Nelson Rodrigues. Também foi o criador do chute “folha seca”, executado com o lado externo do pé.
Gérson
Conhecido pelos lançamentos sempre precisos, Gérson foi um dos melhores meias do Brasil. Era um verdadeiro maestro dentro de campo, sempre colocando os companheiros na cara do gol. Foi o cérebro do tricampeonato mundial da seleção em 1970.
Já por clubes, “Canhotinha de Ouro” acumulou passagens vitoriosas por Flamengo, São Paulo e Botafogo. Gérson se aposentou em 1974 após quase 15 anos de carreira. Seu troféu de maior expressão foi o Brasileirão de 1968.
Apostar em futebol na Betano >Kaká
Explosivo, técnico e eficiente. Esses talvez sejam os principais adjetivos que descrevem o futebol apresentado por Kaká entre 2001 e 2014. O meio-campista revelado pelo São Paulo deixou o mundo boquiaberto com arrancadas de tirar o fôlego e muita habilidade.
Pelo Milan, conquistou um Campeonato Italiano, uma Champions League e um Mundial, com direito a Bola de Ouro em 2007. Depois, se transferiu para o Real Madrid, onde faturou outros troféus importantes. Por fim: venceu a Copa do Mundo de 2002 com o Brasil.
Rivaldo
Rivaldo é outro nome de peso nessa lista de melhores meias do Brasil. Revelado pelo Santa Cruz, passou por inúmeros clubes e empilhou títulos dos mais variados tipos. Jogou profissionalmente entre 1990 e 2015, faturando, inclusive, a Copa do Mundo de 2002.
Versátil e exímio finalizador, o pernambucano de Recife fazia gols de todos os jeitos. Não à toa, levou a Bola de Ouro em 1999. Venceu o Brasileirão pelo Palmeiras, o Campeonato Espanhol pelo Barcelona e a Champions League pelo Milan.
Rivellino
É claro que Rivellino não poderia ficar de fora, né? O simpático bigodudo inventor do “elástico” foi dono de um dos chutes mais potentes da história do futebol. É por isso que recebeu o apelido de “Patada Atômica”. Ganhou a idolatria de Corinthians e Fluminense.
Riva se destacou jogando a maior parte da carreira pela meia esquerda, setor onde foi titular e campeão da Copa do Mundo de 1970. Por clubes, acumulou uma Rio-São Paulo e dois Cariocas. Atuou profissionalmente entre 1965 e 1981.
Apostar em futebol na Betano >Ronaldinho Gaúcho
Autêntico camisa 10, Ronaldinho Gaúcho fez história no futebol e certamente foi um dos melhores meias do Brasil na história. Se destacou por dribles plásticos, enfiadas de bola, jogadas improváveis e muito carisma. É idolatrado pela torcida do Barcelona.
“Bruxo” ganhou praticamente todos os títulos que o atleta sul-americano sonha em conquistar: Copa do Mundo, Libertadores, Champions League, Mundial e por aí vai. Em 2005, foi eleito o melhor jogador do planeta.
Ver essa foto no Instagram
Sócrates
Craque dentro e fora dos gramados, Sócrates foi capitão da seleção brasileira, ídolo do Corinthians, médico e um dos maiores ativistas do esporte. Liderou o movimento de democratização do futebol nos anos 80 e militou politicamente dentro dos gramados.
É considerado um dos meias mais inteligentes que já existiram. Pelo Botafogo, atuou 269 vezes e marcou 101 gols. Já pelo Timão, realizou 298 jogos, anotou 172 tentos e faturou três vezes o Campeonato Paulista. Ficou conhecido como “Doutor Sócrates”.
Zico
Atleta que definitivamente está entre os cinco melhores da história no futebol nacional, Zico é o nome que dá continuidade à nossa lista de melhores meias do Brasil. Habilidoso, artilheiro, excelente cobrador de faltas e, sobretudo, gênio, “Galinho” só não fez chover.
Membro da histórica geração de 80, atuou entre 1971 e 1983 no Flamengo. Ele anotou incríveis 587 gols em torneios profissionais e faturou diversos títulos relevantes como Campeonato Brasileiro, Libertadores e Mundial. Se aposentou em 1994.
Zizinho
Finalizamos a lista de melhores meias do Brasil com Zizinho, o integrante mais antigo do ranking. Muitos não devem conhecer, mas o atleta se destacou bastante entre 1939 e 1962, sendo eleito, inclusive, o melhor atleta da Copa do Mundo de 1950.
Ídolo de Pelé, Zizinho era um armador clássico. Sabia organizar o jogo, servir os companheiros e finalizar. Por clubes, brilhou por Flamengo e Bangu, clubes pelos quais jogou a maior parte da carreira. Levou para a cara três títulos do Campeonato Carioca.
Apostar em futebol na Betano >Pronto! Agora você conhece os melhores meias do Brasil no passado e no presente. Faltou algum nome? Não concorda com algum jogador citado por aqui? Registre nos comentários!
Leia também:
- Melhor quarterback da história do Dallas Cowboys: veja top 7
- Como comprar ingressos da NBA: tudo o que você precisa saber
- As 16 camisas de times europeus mais bonitas da atualidade
- Michael Jordan: biografia, títulos e principais curiosidades
- Melhores drafts da NFL: 6 principais classes da história
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!