Henrique Honorato está aproveitando como poucos a oportunidade de ser titular na Liga das Nações de 2025. O ponteiro, que foi à Olimpíada de Paris como líbero, está mostrando que pode ser muito mais do que uma opção tática. Teria ele características de Giba ou é só ufanismo?

Com uma atuação de destaque absoluto, ele já é o maior pontuador da Seleção Brasileira no torneio e vem chamando atenção pelo equilíbrio entre ataque e defesa. Tem se mostrado extremamente também um verdadeiro trabalhador, virtudes fundamentais para Bernardinho.

O “falso líbero” que virou estrela da VNL

Henrique Honorato foi relacionado como líbero nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, mas hoje brilha como ponteiro. Com 95 pontos na Liga das Nações 2025, ele é vice-líder do Brasil em pontuação (perde por 2 pontos para Alan Souza) e se destaca em todas as estatísticas.

São 76 pontos de ataque, 11 de bloqueio e 8 de saque, além de impressionantes 50% de aproveitamento nas finalizações. Na recepção, ele soma 30 bem-sucedidas e apenas 4 erros, mostrando que sua contribuição vai muito além dos ataques.

Destaque absoluto entre os melhores da liga

Honorato aparece no top 17 dos maiores pontuadores da VNL 2025 e é vice-líder do Brasil entre os atacantes, sendo o 21º melhor do torneio nesse quesito.

Mas o destaque não para por aí:

  • 4º melhor bloqueador do Brasil
  • Top 1 melhor sacador do Brasil
  • 3º melhor defensor do time, atrás apenas de Maique e Judson
  • Top 33 da liga em defesas
  • Top 18 da VNL em recepção
  • 3º melhor recebedor da Seleção

A evolução vinda da Europa

Claramente, todos sabem que Honorato sempre foi habilidoso, mas a temporada na Polônia fez muito bem para o seu desenvolvimento.

Essa é a sensação entre os membros da comissão técnica e ex-jogadores. Honorato voltou mais completo, mais confiante e com ritmo europeu.

Bernardinho também tem apostado forte no jogador, dando sequência em quadra e liberdade ofensiva. A resposta? Pontos, bloqueios, saques e muita regularidade.

O novo Giba?

Comparações são inevitáveis. Pela versatilidade, explosão e inteligência em quadra, muitos já enxergam Honorato como o “ponteiro-chave” da nova era da Seleção Brasileira.

Se ele vai repetir o legado de Giba, só o tempo dirá. Mas uma coisa é certa: ele está assombrando a VNL 2025 e com números que poucos alcançam. Você lembra da Pipeline de Giba?

Para mais atualizações da VNL e bastidores do vôlei mundial, siga o Esportelândia e acompanhe cada ponto:

Eric Filardi Content Coordinator

Coordenador do Esportelândia desde 2021, é jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Autor do livro “Os Mestres do Espetáculo”, que está na biblioteca do Museu do Futebol de São Paulo. Passou por Jovem Pan, Futebol na Veia e PL Brasil.