Nossa série especial sobre craques do futebol brasileiro por posição finalmente ganhou o seu capítulo final. Produzimos rankings sobre goleiros, defensores, meio-campistas e atacantes, mas agora chegou a hora de elencar o melhores técnicos do Brasil!
Temos que admitir: o país não vive uma boa safra de treinadores. Estamos em um período marcado pela ascensão de estrangeiros na primeira divisão, como, por exemplo, Jorge Jesus, Jorge Sampaoli e Eduardo Coudet. Todavia, ainda existem trabalhos a serem exaltados.
Escolhemos os 5 melhores técnicos brasileiros da atualidade. Depois, te apresentamos 5 técnicos que fizeram história no passado. Lembrando que a relação não está ordenada em formato de ranking! Justamente para você escolher o seu top 5 preferido. Bora lá?
O que você vai conferir neste post:
Melhores técnicos do Brasil na atualidade
- Fernando Diniz
- Renato Gaúcho
- Tiago Nunes
- Tite
- Zago
Fernando Diniz

Abrimos a lista de melhores técnicos do Brasil na atualidade com Fernando Diniz. Há quem discorde de sua presença por aqui – principalmente os torcedores dos clubes treinados pelo comandante. Mas você precisa admitir que o mineiro se diferencia da maioria dos colegas de trabalho por sempre estar disposto a testar ideias novas.
Diniz entrou no radar em 2016, quando se destacou no modesto Audax. Mesmo com um elenco tecnicamente abaixo da média, nunca abriu mão da posse de bola. Isso fez com que o treinador ganhasse chances em clubes expressivos como Athlético e Fluminense. Atualmente está no São Paulo em busca de afirmação. O trabalho começou bem!
Renato Gaúcho

Renato Gaúcho foi vitorioso dentro dos gramados nos seus tempos de jogador. Como técnico, conseguiu repetir o sucesso a partir do momento em que assumiu o Grêmio em 2016. Se atualizou, deu chance a ótimos nomes da base e levou o Tricolor ao topo.
Difícil acreditar que o treinador está há tanto tempo em um único clube – claro, nos padrões do futebol brasileiro. Venceu uma Copa do Brasil, uma Libertadores, uma Recopa Sul-Americana e três Gauchões. Sua constância em solo nacional é invejável.
Tiago Nunes

Agora quem dá bola é Tiago Nunes, certamente um dos técnicos do Brasil mais consistentes em atividade. Considerado por especialistas o comandante mais promissor do país – mesmo com apenas 40 anos de idade – já mostrou serviço ao transformar o Athlético. O treinador chegou ao Furacão em 2018 e não tardou a implementar o seu DNA no elenco.
Faturou o Campeonato Paranaense, a Copa do Brasil e a Sul-Americana – primeiro título internacional da história do clube. Em 2020, optou por se transferir para o Corinthians, deixando milhares de torcedores insatisfeitos. Tiago Nunes tem tudo para continuar impondo o seu futebol vistoso e vitorioso na agremiação paulista.
Tite

Mesmo passando por fase turbulenta na seleção brasileira – time que coordena desde 2016 – Tite pode ser considerado o melhor técnico do Brasil em atividade. Há de concordarmos que não existe, pelo menos no momento, alguém mais capacitado que o gaúcho. Sua meta na atualidade é dar forma ao esquadrão canarinho que disputará a Copa do Mundo de 2022.
Adenor falhou no Mundial de 2018 e foi duramente criticado por isso, mas parece estar voltando a encaixar boas performances – principalmente com tantos bons nomes sendo revelados no cenário nacional. Por clubes, tem no currículo uma Copa do Brasil, um Brasileirão, uma Sul-Americana, uma Libertadores, um Mundial e diversos estaduais.
Zago

Depois de Fernando Diniz e Tiago Nunes, Antônio Carlos Zago foi a última grata surpresa brasileira em termos de gerenciamento técnico nos últimos anos. Sua carreira começou em 2010, mas até então nunca tinha alçado voos grandes na profissão.
Foi com o Bragantino que o comandante se destacou. Realizou um ótimo Campeonato Paulista em 2019, venceu o título do interior e, de quebra, faturou a série B do campeonato brasileiro – conduzindo o clube paulista de volta à elite após décadas. Zaga, entretanto, surpreendeu o país ao aceitar oferta do Kashima Antlers, do Japão, em 2020.
Conheça mais sobre futebol:
- Melhores atacantes do Brasil: top 10 do presente e passado
- Jogadores de futebol mais bem pagos do mundo: veja top 10
- Melhores goleiros da Inglaterra: top 10 da história e atual
- Maiores torcidas do Brasil: veja o top 10 na atualidade
- Melhores meias do Brasil: top 10 do presente e do passado
Melhores técnicos do Brasil na história
- Felipão
- Lula
- Muricy Ramalho
- Telê Santana
- Vanderlei Luxemburgo
Felipão

Abrimos a lista de melhores técnicos do Brasil na história com Felipão. Com boas passagens pela seleção, liderou o elenco nacional ao pentacampeonato mundial em 2002, além de ter faturado a Copa das Confederações de 2013.
Em solo nacional, Luiz Felipe Scolari coleciona diversos títulos expressivos. Tudo começou com a surpreendente campanha pelo Criciúma em 1991. Depois, se destacou por boas passagens no Grêmio e no Palmeiras. Estão no seu currículo duas Libertadores, dois Brasileiros, três Copas do Brasil e dois Estaduais.
Lula

Lula foi o grande comandante do Santos de Pelé, o time mais vitorioso da história do país. Esteve à frente do clube paulista entre 1954 e 1966, sempre se destacando por encaixar jogadores nas posições corretas e identificando craques do futebol nacional como Clodoaldo, Pepe, Coutinho e, claro, o “Rei”.
Ao todo, foram 949 partidas disputadas e 771 vitórias alcançadas. Jamais alguém conseguiu repetir o feito! De seus 38 troféus conquistados com o Peixe – outro recorde nacional – se destacam cinco Brasileiros, duas Libertadores, dois Mundiais e oito Paulistas.
Muricy Ramalho

Muricy Ramalho é definitivamente um dos melhores técnicos do Brasil de todos os tempos! O comandante se destacou com o título paulista de 2004 pelo São Caetano – até então o único da equipe paulista – e rapidamente despertou a atenção dos grandes. Chegou ao São Paulo em 2006 e o resto… é história!
Entre 2006 e 2009, transformou o Tricolor no time mais temido do país. Não à toa, sagrou-se tricampeão brasileiro. Depois, elevou o patamar de sua carreira ao assumir o Santos de Neymar, clube que treinou durante três anos e conquistou a tão sonhada Libertadores. Se aposentou em 2016 e hoje é comentarista dos canais Globo.
Telê Santana

Telê Santana é considerado o melhor técnico brasileiro da história. Deve ser por isso que foi o único representante do país na lista de melhores treinadores de todos os tempos produzida pela renomada revista France Football, em 2019. Apesar de ter falhado como comandante da seleção nas Copas de 82 e 86, é visto como um ídolo nacional.
Telê revolucionou o futebol entre os anos 70 e 90. Por clubes, conquistou dois Campeonatos Brasileiros (1971 e 1991), duas Libertadores (1992 e 1993) e seus consequentes Mundiais, além dos quatro Estaduais mais importantes do país – Mineiro, Paulista, Carioca e Gaúcho. Treinou São Paulo, Atlético Mineiro, Grêmio e Fluminense.
Vanderlei Luxemburgo

Terminamos a lista de melhores técnicos do Brasil na história com Vanderlei Luxemburgo. Considerado um dos ícones mais importantes do futebol nacional, o treinador empilhou diversos troféus durante sua carreira – que, inclusive, ainda continua.
Se lembra do Palmeiras de 93? Do Corinthians de 98? Do Cruzeiro de 2003? Luxa era o treinador em todas as ocasiões. Em seu invejável currículo estão títulos de Campeonato Brasileiro, Rio-São Paulo e Copa do Brasil.
E aí? Concordam com as duas listas? Colocariam nomes diferente? Não deixe de registrar o seu pitaco nos comentários! Queremos te ouvir. Enquanto isso, continue por aqui!
Leia mais:
- Don Shula: história, títulos, recordes e curiosidades na NFL
- Melhores alas-pivôs do NBB: top 5 da história e atualidade
- Sandro Dias, o Mineirinho: biografia, títulos e curiosidades
- Melhores pilotos de Fórmula Indy: veja o top 5 da história
- As 16 camisas de times europeus mais bonitas da atualidade
* Última atualização em 25 de março de 2020
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!
Comentários