Nossa série especial sobre craques do futebol brasileiro por posição finalmente ganhou o seu capítulo final. Produzimos rankings sobre goleiros, defensores, meio-campistas e atacantes, mas agora chegou a hora de elencar o melhores técnicos do Brasil!

Temos que admitir: o país não vive uma boa safra de treinadores. Estamos em um período marcado pela ascensão de estrangeiros na primeira divisão. Todavia, ainda existem trabalhos a serem exaltados.

Escolhemos os 5 melhores técnicos brasileiros da atualidade. Depois, te apresentamos 5 técnicos que fizeram história no passado. Lembrando que a relação não está ordenada em formato de ranking! Justamente para você escolher o seu top 5 preferido. Bora lá?

Melhores técnicos do Brasil na atualidade

  • Fernando Diniz
  • Abel Ferreira
  • Juan Pablo Vojvoda
  • Dorival Júnior
  • Rogério Ceni

Fernando Diniz

melhores tecnicos do brasil fernando diniz
Fernando Diniz novamente no comando do Fluminense.

Abrimos a lista de melhores técnicos do Brasil na atualidade com Fernando Diniz. Há quem discorde de sua presença por aqui – principalmente os torcedores dos clubes treinados pelo comandante. Mas você precisa admitir que o mineiro se diferencia da maioria dos colegas de trabalho por sempre estar disposto a testar ideias novas.

Diniz entrou no radar em 2016, quando se destacou no modesto Audax. Mesmo com um elenco tecnicamente abaixo da média, nunca abriu mão da posse de bola. Isso fez com que o treinador ganhasse chances em clubes expressivos como Athlético e Fluminense. Depois disso, passou pelo São Paulo onde ficou muito próximo do título do Campeonato Brasileiro.

Atualmente, o treinador está novamente no Fluminense e com o time jogando à sua maneira: muita posse de bola, velocidade nas transições, tabelas, forte pressão quando o adversário tem a bola. No ano de 2023, o treinador conseguiu conquistar o título do Campoenato Carioca em cima do Flamengo, o primeiro título de sua carreira como treinador.

Abel Ferreira

Melhores técnicos do Brasil: top 5 da atualidade e história
Abel Ferreira colocou o Palmeiras nos trilhos das grandes conquistas.

Abel Ferreira chegou ao Palmeiras no ano de 2020 em meio à pandemia da Covid-19. Tanto torcedores como a imprensa não aceitaram muito bem a escolha do clube paulista pelo treinador, pois se tratava de um técnico que não havia ganhado títulos na carreira.

Com pouco tempo de trabalho, Abel Ferreira transformou o Palmeiras em uma das equipes mais competitivas do Brasil e da América do Sul. Logo em sua primeira temporada, venceu a Libertadores da América por duas vezes e no mesmo ano.

Além dos dois títulos sul-americanos, o treinador português venceu também o Campeonato Paulista (2022 e 2023), Campeonato Brasileiro (2022), Recopa Sul-Americana (2022), Copa do Brasil (2020) e Supercopa do Brasil (2023).

Atualmente, Abel Ferreira é o segundo treinador com mais títulos na história do clube alviverde, com oito taças, ao lado de Vanderlei Luxemburgo. Oswaldo Brandão segue sendo o treinador com mais títulos na história do clube, com dez ao todo.

Juan Pablo Vojvoda

Melhores técnicos do Brasil: top 5 da atualidade e história

O argentino Juan Pablo Vojvoda é outro que figura entre os técnicos de maior destaque no Brasil. Assumindo uma equipe sem muita tradição no Campeonato Brasileiro da Série A, em 2021, conseguiu classificar de maneira inédita para a Libertadores da América.

Na mesma temporada, ficou em 3º lugar na Copa do Brasil. No ano de 2022, o início do Fortaleza não foi tão bem, a equipe estava na lanterna do Campeonato Brasileiro, mas depois obteve excelente reação e, mais uma vez, o time classificou para a Libertadores da América. Se tornando o único time do Nordeste a ter se classificado para a competição duas vezes seguidas.

Ainda no comando da equipe, Vojvoda já possui quatro títulos com a equipe do Fortaleza. É tricampeão cearense (2021, 2022 e 2023) e também conquistou a Copa do Nordeste de maneira invicta no ano de 2022.

Dorival Júnior

Melhores técnicos do Brasil: top 5 da atualidade e história

Dorival Júnior figura na lista dos melhores treinadores da atualidade por seu trabalho junto ao Flamengo em 2022. O treinador havia sido contratado no meio do ano após o fracasso de Paulo Sousa no comando da equipe Rubro-Negra.

Com pouco tempo de trabalho, Dorival Júnior conseguiu organizar o time e fazer aquilo que nenhum técnico anterior havia conseguido: colocar Pedro e Gabigol juntos para jogar e tirar o melhor dos dois. Os dois atacantes terminaram o ano como artilheiros da equipe na temporada.

Jogando um futebol melhor, o Flamengo venceu a Copa do Brasil pela quarta vez em sua história, derrotando o Corinthians nas penalidades no Maracanã e a Libertadores da América pela terceira vez em cima do Athletico-PR, em Guayaquil, no Equador.

Apesar da fase vitoriosa, o treinador acabou deixando o comando da equipe e hoje é treinador do São Paulo, com a difícil missão de reerguer um gigante do futebol brasileiro.

Rogério Ceni

Melhores técnicos do Brasil: top 5 da atualidade e história

Ídolo eterno do São Paulo, Rogério Ceni iniciou sua carreira como treinador justamente na equipe pelo qual tem seu nome escrito na história. Todavia, não encontrou vida fácil por lá, comandando a equipe em somente 13 partidas.

Sem dúvida, seu grande trabalho acabou sendo com outra equipe tricolor, o do Fortaleza. Por lá, Rogério conseguiu o título do Campeonato Brasileiro da série B, Campeonato Cearense e também Copa do Nordeste. Tendo grande reconhecimento, acabou seguindo para assumir a equipe do Cruzeiro, onde não foi tão bem.

Em 2020, recebeu a oportunidade de assumir o Flamengo. Por lá, foi campeão do Campeonato Brasileiro, até hoje, seu título mais importante como treinador de futebol. Levou também os títulos da Supercopa do Brasil e do Campeonato Carioca.

No ano de 2021, carimbou novamente seu retorno ao São Paulo. Pelo Tricolor paulista, ficou muito próximo de conquistar o título da Copa Sul-Americana, mas o time perdeu na final para o Independiente Del Valle.

Atualmente, o treinador encontra-se sem clube.

Conheça mais sobre futebol:

Melhores técnicos do Brasil na história

  • Felipão
  • Lula
  • Muricy Ramalho
  • Telê Santana
  • Vanderlei Luxemburgo

Felipão

melhores tecnicos do brasil felipão
Felipão foi o técnico do penta em 2002

Abrimos a lista de melhores técnicos do Brasil na história com Felipão. Com boas passagens pela seleção, liderou o elenco nacional ao pentacampeonato mundial em 2002, além de ter faturado a Copa das Confederações de 2013.

Em solo nacional, Luiz Felipe Scolari coleciona diversos títulos expressivos. Tudo começou com a surpreendente campanha pelo Criciúma em 1991. Depois, se destacou por boas passagens no Grêmio e no Palmeiras. Estão no seu currículo duas Libertadores, dois Brasileiros, três Copas do Brasil e dois Estaduais.

Lula

lula tecnico santos
Lula foi o técnico mais vitorioso do Brasil

Lula foi o grande comandante do Santos de Pelé, o time mais vitorioso da história do país. Esteve à frente do clube paulista entre 1954 e 1966, sempre se destacando por encaixar jogadores nas posições corretas e identificando craques do futebol nacional como Clodoaldo, Pepe, Coutinho e, claro, o “Rei”.

Ao todo, foram 949 partidas disputadas e 771 vitórias alcançadas. Jamais alguém conseguiu repetir o feito! De seus 38 troféus conquistados com o Peixe – outro recorde nacional – se destacam cinco Brasileiros, duas Libertadores, dois Mundiais e oito Paulistas.

Muricy Ramalho

muricy ramalho sao paulo
Muricy Ramalho fez história com São Paulo e Santos

Muricy Ramalho é definitivamente um dos melhores técnicos do Brasil de todos os tempos! O comandante se destacou com o título paulista de 2004 pelo São Caetano – até então o único da equipe paulista – e rapidamente despertou a atenção dos grandes. Chegou ao São Paulo em 2006 e o resto… é história!

Entre 2006 e 2009, transformou o Tricolor no time mais temido do país. Não à toa, sagrou-se tricampeão brasileiro. Depois, elevou o patamar de sua carreira ao assumir o Santos de Neymar, clube que treinou durante três anos e conquistou a tão sonhada Libertadores. Se aposentou em 2016 e estava trabalhando como coordenador técnico do São Paulo, mas pediu afastamento para cuidar de um pequeno problema cardíaco.

Telê Santana

tele santana
Telê foi o melhor técnico brasileiro da história

Telê Santana é considerado o melhor técnico brasileiro da história. Deve ser por isso que foi o único representante do país na lista de melhores treinadores de todos os tempos produzida pela renomada revista France Football, em 2019. Apesar de ter falhado como comandante da seleção nas Copas de 82 e 86, é visto como um ídolo nacional.

Telê revolucionou o futebol entre os anos 70 e 90. Por clubes, conquistou dois Campeonatos Brasileiros (1971 e 1991), duas Libertadores (1992 e 1993) e seus consequentes Mundiais, além dos quatro Estaduais mais importantes do país – Mineiro, Paulista, Carioca e Gaúcho. Treinou São Paulo, Atlético Mineiro, Grêmio e Fluminense.

Vanderlei Luxemburgo

melhores tecnicos do brasil luxemburgo
Luxemburgo é um dos melhores técnicos do Brasil da história

Terminamos a lista de melhores técnicos do Brasil na história com Vanderlei Luxemburgo. Considerado um dos ícones mais importantes do futebol nacional, o treinador empilhou diversos troféus durante sua carreira – que, inclusive, ainda continua.

Se lembra do Palmeiras de 93? Do Corinthians de 98? Do Cruzeiro de 2003? Luxa era o treinador em todas as ocasiões. Em seu invejável currículo estão títulos de Campeonato Brasileiro, Rio-São Paulo e Copa do Brasil.

E aí? Concordam com as duas listas? Colocariam nomes diferente? Não deixe de registrar o seu pitaco nos comentários! Queremos te ouvir. Enquanto isso, continue por aqui!

Leia mais:

* Última atualização em 29 de abril de 2023