Nossa série especial sobre craques do futebol brasileiro por posição finalmente ganhou o seu capítulo final. Produzimos rankings sobre goleiros, defensores, meio-campistas e atacantes, mas agora chegou a hora de elencar o melhores técnicos do Brasil!

Temos que admitir: o país não vive uma boa safra de treinadores. Estamos em um período marcado pela ascensão de estrangeiros na primeira divisão. Todavia, ainda existem trabalhos a serem exaltados.

Escolhemos os 5 melhores técnicos brasileiros da atualidade. Depois, te apresentamos 5 técnicos que fizeram história no passado. Lembrando que a relação não está ordenada em formato de ranking! Justamente para você escolher o seu top 5 preferido. Bora lá?

Melhores técnicos do Brasil na atualidade

  • Fernando Diniz
  • Abel Ferreira
  • Juan Pablo Vojvoda
  • Dorival Júnior
  • Tite

Fernando Diniz

Melhores técnicos do Brasil: top 5 da atualidade e história
Icon Sport

Abrimos a lista de melhores técnicos do Brasil na atualidade com Fernando Diniz. Há quem discorde de sua presença por aqui – principalmente os torcedores dos clubes treinados pelo comandante. Mas você precisa admitir que o mineiro se diferencia da maioria dos colegas de trabalho por sempre estar disposto a testar ideias novas.

Diniz entrou no radar em 2016, quando se destacou no modesto Audax. Mesmo com um elenco tecnicamente abaixo da média, nunca abriu mão da posse de bola. Isso fez com que o treinador ganhasse chances em clubes expressivos como Athlético e Fluminense. Depois disso, passou pelo São Paulo onde ficou muito próximo do título do Campeonato Brasileiro.

Atualmente, o treinador está novamente no Fluminense e com o time jogando à sua maneira: muita posse de bola, velocidade nas transições, tabelas, forte pressão quando o adversário tem a bola. No ano de 2023, o treinador conseguiu conquistar o título do Campeonato Carioca em cima do Flamengo, o primeiro título de sua carreira como treinador.

Mais recentemente, Fernando Diniz sagrou-se campeão da Copa Libertadores da América. O comandante levou o Fluminense ao seu título inédito da competição, de quebra garantiu o time carioca no novo Mundial de Clubes que acontecerá a partir de 2025

Abel Ferreira

Melhores técnicos do Brasil: top 5 da atualidade e história [2024]
Icon Sport

Abel Ferreira chegou ao Palmeiras no ano de 2020 em meio à pandemia da Covid-19. Tanto torcedores como a imprensa não aceitaram muito bem a escolha do clube paulista pelo treinador, pois se tratava de um técnico que não havia ganhado títulos na carreira.

Com pouco tempo de trabalho, Abel Ferreira transformou o Palmeiras em uma das equipes mais competitivas do Brasil e da América do Sul. Logo em sua primeira temporada, venceu a Libertadores da América por duas vezes e no mesmo ano.

Além dos dois títulos sul-americanos, o treinador português venceu também o Campeonato Paulista (2022 e 2023), Campeonato Brasileiro (2022), Recopa Sul-Americana (2022), Copa do Brasil (2020) e Supercopa do Brasil (2023).

Atualmente, Abel Ferreira é o segundo treinador com mais títulos na história do clube alviverde, com oito taças, ao lado de Vanderlei Luxemburgo. Oswaldo Brandão segue sendo o treinador com mais títulos na história do clube, com dez ao todo. É um dos melhores técnicos do Brasil na atualidade.

Juan Pablo Vojvoda

Melhores técnicos do Brasil: top 5 da atualidade e história [2024]
Icon Sport

O argentino Juan Pablo Vojvoda é outro que figura entre os técnicos de maior destaque no Brasil. Assumindo uma equipe sem muita tradição no Campeonato Brasileiro da Série A, em 2021, conseguiu classificar de maneira inédita para a Libertadores da América.

Na mesma temporada, ficou em 3º lugar na Copa do Brasil. No ano de 2022, o início do Fortaleza não foi tão bem, a equipe estava na lanterna do Campeonato Brasileiro, mas depois obteve excelente reação e, mais uma vez, o time classificou para a Libertadores da América. Se tornando o único time do Nordeste a ter se classificado para a competição duas vezes seguidas.

Ainda no comando da equipe, Vojvoda já possui quatro títulos com a equipe do Fortaleza. É tricampeão cearense (2021, 2022 e 2023) e também conquistou a Copa do Nordeste de maneira invicta no ano de 2022.

Juan Pablo Vojvoda levou o Fortaleza a sua primeira decisão internacional, o Leão enfrentou a LDU na final da Copa Sul Americana, no entanto, acabou sendo derrotado nas penalidades da competição.

Dorival Júnior

Melhores técnicos do Brasil: top 5 da atualidade e história [2024]
Icon Sport

Dorival Júnior figura na lista dos melhores treinadores da atualidade por seu trabalho junto ao Flamengo em 2022. O treinador havia sido contratado no meio do ano após o fracasso de Paulo Sousa no comando da equipe Rubro-Negra.

Com pouco tempo de trabalho, Dorival Júnior conseguiu organizar o time e fazer aquilo que nenhum técnico anterior havia conseguido: colocar Pedro e Gabigol juntos para jogar e tirar o melhor dos dois. Os dois atacantes terminaram o ano como artilheiros da equipe na temporada.

Jogando um futebol melhor, o Flamengo venceu a Copa do Brasil pela quarta vez em sua história, derrotando o Corinthians nas penalidades no Maracanã e a Libertadores da América pela terceira vez em cima do Athletico-PR, em Guayaquil, no Equador.

No início de 2023, Dorival Júnior acabou sendo desligado da equipe rubro-negra. Assumindo o comando do São Paulo, o técnico conquistou a Copa do Brasil pelo Tricolor Paulista. Posteriormente, após grande sucesso no clube paulista, o experiente treinador de 61 anos aceitou o convite para assumir a Seleção Brasileira.

Tite

Melhores técnicos do Brasil: top 5 da atualidade e história [2024]
Icon Sport

O gaúcho Adenor Leonardo Bachi, o Tite, é sem dúvidas um dos maiores treinadores do Brasil na atualidade. Após uma longa passagem pela Seleção Brasileira, Tite voltou a treinar um clube brasileiro, assumindo o Flamengo na reta final do ano de 2023.

Nessa temporada, vai demonstrando todo o seu conhecimento e poder de treinamento com a equipe rubro-negra. O Flamengo sob o comando de Tite está invicto na temporada, foram 12 jogos no Campeonato Carioca sem derrotas.

Além disso, a equipe sofreu apenas um gol no ano e foi com o time sub-20, nas partidas sob o comando do treinador, o time não foi vazado ainda. Com isso, o treinador entra em nossa seleta lista de melhores técnicos do Brasil.

Conheça mais sobre futebol:

Melhores técnicos do Brasil na história

  • Felipão
  • Lula
  • Zagallo
  • Telê Santana
  • Vanderlei Luxemburgo

Felipão

melhores tecnicos do brasil felipão
Icon Sport

Abrimos a lista de melhores técnicos do Brasil na história com Felipão. Com boas passagens pela seleção, liderou o elenco nacional ao pentacampeonato mundial em 2002, além de ter faturado a Copa das Confederações de 2013.

Em solo nacional, Luiz Felipe Scolari coleciona diversos títulos expressivos. Tudo começou com a surpreendente campanha pelo Criciúma em 1991. Depois, se destacou por boas passagens no Grêmio e no Palmeiras. Estão no seu currículo duas Libertadores, dois Brasileiros, três Copas do Brasil e dois Estaduais.

Lula

lula tecnico santos
Icon Sport

Lula foi o grande comandante do Santos de Pelé, o time mais vitorioso da história do país. Esteve à frente do clube paulista entre 1954 e 1966, sempre se destacando por encaixar jogadores nas posições corretas e identificando craques do futebol nacional como Clodoaldo, Pepe, Coutinho e, claro, o “Rei”.

Ao todo, foram 949 partidas disputadas e 771 vitórias alcançadas. Jamais alguém conseguiu repetir o feito! De seus 38 troféus conquistados com o Peixe – outro recorde nacional – se destacam cinco Brasileiros, duas Libertadores, dois Mundiais e oito Paulistas.

Zagallo

Melhores técnicos do Brasil: top 5 da atualidade e história [2024]
Icon Sport

Mário Jorge Lobo Zagallo é um dos maiores treinadores e ícones do futebol brasileiro. Primeiro foi um ponta-esquerda do Flamengo e posteriormente do Botafogo e também da Seleção Brasileira, tendo sido bicampeão do mundo em 1958 e 1962 como atleta.

Após a aposentadoria dos gramados, treinou o Botafogo de 1966 a 1968 e assumiu a Seleção Brasileira ás vésperas da Copa do Mundo de 1970 e formou um dos maiores esquadrões que o mundo já viu.

A Seleção Brasileira de 1970 é uma das maiores equipes já montadas em todos os tempos e o mérito é muito do Velho Lobo. Passou por várias equipes ao longo da carreira tendo conquistado muitos títulos, mas tem na Seleção Brasileira sua maior identificação.

Foi eleito melhor treinador do mundo em 1997 pela IFFHS, depois em 2013, foi considerado o 9º melhor treinador de todos os tempos pela World Soccer e em 2020, ficou na 27ª posição entre os melhores técnicos de todos os tempos pela FourFourTwo.

Telê Santana

tele santana
Telê foi o melhor técnico brasileiro da história

Telê Santana é considerado o melhor técnico brasileiro da história. Deve ser por isso que foi o único representante do país na lista de melhores treinadores de todos os tempos produzida pela renomada revista France Football, em 2019. Apesar de ter falhado como comandante da seleção nas Copas de 82 e 86, é visto como um ídolo nacional.

Telê revolucionou o futebol entre os anos 70 e 90. Por clubes, conquistou dois Campeonatos Brasileiros (1971 e 1991), duas Libertadores (1992 e 1993) e seus consequentes Mundiais, além dos quatro Estaduais mais importantes do país – Mineiro, Paulista, Carioca e Gaúcho. Treinou São Paulo, Atlético Mineiro, Grêmio e Fluminense.

Vanderlei Luxemburgo

melhores tecnicos do brasil luxemburgo
Luxemburgo é um dos melhores técnicos do Brasil da história

Terminamos a lista de melhores técnicos do Brasil na história com Vanderlei Luxemburgo. Considerado um dos ícones mais importantes do futebol nacional, o treinador empilhou diversos troféus durante sua carreira – que, inclusive, ainda continua.

Se lembra do Palmeiras de 93? Do Corinthians de 98? Do Cruzeiro de 2003? Luxa era o treinador em todas as ocasiões. Em seu invejável currículo estão títulos de Campeonato Brasileiro, Rio-São Paulo e Copa do Brasil.

E aí? Concordam com as duas listas? Colocariam nomes diferente? Não deixe de registrar o seu pitaco nos comentários! Queremos te ouvir. Enquanto isso, continue por aqui!

Leia mais: