Em esportes coletivos, como o voleibol, a preparação de toda a equipe, a disciplina e o trabalho em grupo são fundamentais para o sucesso de um time. Todo esse cenário deixa lições para treinadores e jogadores. E esses aprendizados já se transformaram em algumas das melhores frases de vôlei já ditas.
Declarações de técnicos vitoriosos, como Bernardinho e José Roberto Guimarães, ou craques, como Giba e Serginho, se tornaram pensamentos motivacionais e inspiradores de voleibol.
Quer conhecer as mais marcantes frases de vôlei? Confira!
Frases famosas de Bernardinho
- “Creio que errar na forma é aceitável, desde que não se duvide jamais da intenção”
- “O maior inimigo para o crescimento é o conforto, o desconforto provoca essa busca por algo melhor”
- “O líder não cabe fazer aquilo que é conveniente, mas o que é certo, e o que é certo nem sempre é simples, nem sempre é popular, mas é aquilo que tem que ser feito”
- “Nós não negociamos integridade, respeito. Isso não se negocia, são os valores. O líder é o guardião desses valores”
- “A vontade de se preparar tem que ser maior do que a vontade de vencer. Vencer será consequência da boa preparação”
- “No fundo, é um paradoxo: sou um perfeccionista que sabe que a perfeição jamais será atingida. E, se isso fosse possível, também não gostaria de alcançá-la. Seria o fim dos objetivos e eu não conseguiria viver sem eles”
- “Expectativa gera responsabilidade, o que leva à necessidade de mais trabalho e a uma atenção ainda maior aos detalhes”
- “A distância entre o sonho e a realidade chama-se disciplina”
- “Lembre-se de que cada dia que você deixa de treinar, ou de se dedicar ao treinamento significa um dia mais distante da realização de seus sonhos”
- “A única forma de se manter à frente em qualquer área é dedicar-se ao processo de preparação com pelo menos o mesmo entusiasmo do segundo colocado”
- “Há sempre alguém de plantão para achar que o certo é errado”
- “Quanto mais as pessoas acreditam em alguma coisa, quanto mais se dedicam à ela, mais podem influenciar o seu acontecimento”
- “As vaidades e os melindres de uma equipe devem ser substituídos por um enorme senso de solidariedade”
- “Alguém mesmo sem ser excepcional, pode conseguir superar suas limitações com uma super dedicação ao trabalho”
- “Não devemos nos orgulhar de sermos melhores que os outros, mas sim melhores do que já fomos”
- “Qualquer pessoa de sucesso sabe que é uma peça importante, mas sabe que não conseguirá nada sozinho”
Depois de conquistar as primeiras medalhas olímpicas do vôlei feminino brasileiro, Bernardinho foi bicampeão das Olimpíadas no comando da seleção brasileira masculina, além de ter conquistado uma série de outros títulos ao longo da carreira.
Com nome marcado na história do esporte brasileiro e também palestrante, Bernardinho é conhecido pela sua capacidade motivacional. Não é à toa, ele é autor de todas essas frases marcantes acima.
Você ama outros esportes além de vôlei? Aqui no Esportelândia também falamos sobre:
Frases famosas de José Roberto Guimarães
- “O pulo do gato desse time, fora os estudos e os treinamentos, foi o amor. O amor que nós sentimos uns pelos outros, o respeito, o carinho que nós precisávamos naquele momento angustiante”
- “Não penso no individual. Trabalho pensando no grupo e no melhor para a seleção”
- “Quando acabou aquele jogo, eu dei três peixinhos na quadra, porque era a vida nos dando outra chance”
- “Sou um cara de diálogo. Quem trabalha comigo vai entender. Se o atleta tem algum problema, basta me procurar. Simples”
José Roberto Guimarães foi o primeiro treinador campeão olímpico pelo Brasil. Em 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, ele conduziu a seleção masculina à conquista da medalha de ouro.
Mais tarde, no comando da seleção feminina, José Roberto Guimarães conquistou mais duas medalhas de ouro, tornando-se o primeiro treinador tricampeão olímpico de esportes coletivos na história do esporte brasileiro.
Diante de uma carreira tão brilhantes, você pôde conferir acima alguns ensinamentos de José Roberto Guimarães.
Frases famosas de Bebeto de Freitas
- “Crie, inove, invente. Nunca copie os outros treinadores”
- “Ele (Nuzman) foi muito bem no início, mas depois foi mordido pela cobra e passou a privilegiar situações pessoais em detrimento do esporte”
- “O esporte brasileiro ainda vive nos anos de chumbo. Da ditadura militar ao MDB, ao partido do Collor, ao partido do Itamar, ao PSDB e ao PT, a única coisa entre eles é o presidente do COB”
- “Não trabalhei pra ele (Nuzman) ser preso. Trabalhei pra c… pra esse vôlei do Brasil. Essas coisas perduram por culpa nossa, daqueles que não tiveram coragem do botar o dedo na ferida e falar”
Bebeto de Freitas, um dos maiores técnicos de vôlei da história, deu os primeiros passos rumo ao sucesso antes mesmo de Bernardinho e José Roberto Guimarães. A ascensão do Brasil como potência olímpica no voleibol teve início nos anos 1980.
Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, a “geração de prata”, liderada por Bebeto de Freitas, conquistou a primeira medalha olímpica para o Brasil no esporte.
Para Bebeto de Freitas, que também desempenhou papel como dirigente de futebol no Botafogo e Atlético Mineiro, sua influência foi além do campo esportivo, destacando-se por questionar a má gestão do vôlei brasileiro, sempre atento aos aspectos políticos.
Vá além do mundo do Vôlei! Confira também nossos outros conteúdos:
- Rafael Nadal: história, títulos e recordes do rei do saibro
- Brooklyn Nets: a história, os títulos e os grandes jogadores
- Treino da Fórmula 1: regras e como é definida a pole position
- Regras do Futebol: Veja a lista completa e atualizada [com fotos e vídeos]
- Pittsburgh Steelers: títulos, recordes, ídolos e elenco
Frases famosas de jogadores de vôlei
Não são apenas as declarações de treinadores que trazem grandes lições e ensinamentos. O vôlei também tem frases marcantes ditas por jogadores.
Giba e Serginho, por exemplo, ficaram para a história do voleibol brasileiro como campeões olímpicos. O líbero, então, é o maior medalhista de todos os tempos em esportes coletivos no país, com dois ouros e duas pratas.
Já a norte-americana Kerri Walsh se notabilizou pelo sucesso na areia. Maior campeã olímpica do vôlei de praia, ao lado de Misty May-Treanor, ela ganhou três medalhas de ouro.
Dadas as devidas apresentações, vamos às frases marcantes de grandes ídolos do vôlei mundial.
- “Não importa o tamanho dos obstáculos, e sim o quanto estamos determinados a vencê-los”, Giba
- “Acredite em si próprio e chegará um dia em que os outros não terão escolha senão acreditar em você”, Giba
- “Pense como um campeão, atue como um campeão, treine como um campeão e será campeão”, Giba
- “A nossa força é medida quando nos deparamos com os obstáculos”, Giba
- “Eu não me acho merecedor. Sou um cara normal, só o Sérgio, filho da Dona Didi de Pirituba”, Serginho
- “Eu tenho dois sonhos. Um já realizei, que era jogar vôlei. O outro é parar de jogar essa desgraça”, Serginho
- “Praticar como se fosse competição e competir como se fosse outro dia no tribunal de prática”, Karch Kiraly
- “Nenhuma jogada de vôlei pode começar sem um saque, e O saque é a única técnica que está totalmente sob o seu controle. Em outros esforços, você não pode ter sucesso sem acreditar em si mesmo, e essa crença está completamente sob o seu controle”, Karch Kiraly
- “Quando você fez tudo o que você pode para treinar para competição, você vai dormir bem quando o torneio terminar, ganhar ou perder”, Karch Kiraly
- “A paixão é um pré-requisito para quem quer vencer. É ela que faz você trabalhar, atravessando os altos e baixos até a realização dos seus sonhos”, Kerri Walsh
- “Respire, acredite e lute”, Kerri Walsh
Agora que você viu algumas frases de Vôlei, aproveite para se aprofundar ainda mais no tema com nossos outros conteúdos:
- Regras do vôlei de praia: saiba as diferenças para o voleibol
- Regras do Voleibol [2019]: Pontuação, Posições, Saque e Fundamentos
- Os 13 melhores livros de vôlei: biografias e histórias incríveis
- Principais competições de voleibol do mundo: Conheça todas!
- Confira os melhores tênis para jogar vôlei em 2019 e escolha o seu!
Gustavo Andrade é jornalista, com MBAs em Comunicação e Marketing Digital e Gestão de Negócios. Foi repórter do UOL Esporte e do Superesportes, portal dos Diários Associados. Cobriu a Copa das Confederações de 2013, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Fanático por esportes, acredita que informação é fundamental até para um bom debate de boteco!