Quem é a melhor jogadora de vôlei do mundo? Confira as listas das maiores atletas do voleibol da atualidade e de todos os tempos

Qual é a melhor jogadora de vôlei do mundo?

Depois da lista dos melhores jogadores do vôlei masculino na atualidade e na história, agora é a vez de apontarmos as maiores do voleibol feminino em todos os tempos.

Novamente, separamos duas relações. Você poderá conferir tanto quem são as melhores do mundo atualmente quanto as grandes atletas da história do esporte.

As listas não estão no formato de ranking, mas em ordem alfabética. Deixamos para você a missão de ordenar o top 10.

Portanto, não perca mais tempo e veja agora mesmo quem são as melhores jogadoras de vôlei do mundo!

Melhores jogadoras de vôlei do mundo atualmente

  • Andrea Drews
  • Brayelin Martínez      
  • Ebrar Karakurt
  • Gabi Guimarães
  • Kim Yeon-Koung
  • Macris
  • Malwina Smarzek
  • Paola Egonu
  • Tijana Boskovic
  • Zhu Ting

Andrea Drews

Andrea Drews
Ataques precisos com a canhota fazem de Andrea Drews uma das armas da seleção norte-americana

A norte-americana Andrea Drews se tornou uma das atacantes mais temidas do voleibol mundial nos últimos anos, com uma potente canhota. 

Em 2019, a oposta foi eleita a Most Valuable Player (MVP) da Liga das Nações de Vôlei Feminino e recebeu a premiação de melhor atleta de sua posição na Copa do Mundo de Vôlei.

Pela seleção norte-americana, Drews foi bicampeã da Liga das Nações, em 2018 e 2019, e foi vice-campeã da Copa do Mundo de 2019.

Remessa Online

Brayelin Martínez

Brayelin Martinez melhor jogadora de vôlei do mundo atualmente
Brayelin Martínez se destacou pela seleção dominicana e chegou ao Praia em 2019

Uma das melhores jogadoras de vôlei do mundo atualmente vem da República Dominicana. Brayelin Martínez já se destacava na seleção de seu país quando atuava na categoria de base.

A ponteira foi campeã mundial sub-20, em 2015, e eleita a melhor jogadora da competição. Ela já havia sido medalhista de prata no Mundial sub-23, em 2013. 

Com a seleção adulta da República Dominicana, Martínez ficou com a medalha de bronze no Pan-Americano de Toronto, em 2015, e com o ouro em Lima, em 2019.

Em outubro de 2019, a ponteira chegou ao vôlei brasileiro para defender o Praia Clube na Superliga Feminina.

Ebrar Karakurt

Ebrar Karakurt
Ebrar Karakurt é uma das melhores atacantes do voleibol atual

Eleita a melhor oposta da Liga das Nações de 2019, a turca Ebrar Karakurt se destaca pela potência de seus ataques.

Na fase inicial da Liga das Nações, Karakurt foi a segunda maior pontuadora. Já na fase final, foi a terceira colocada nesse quesito e teve o quarto melhor aproveitamento nos ataques.

Pela seleção turca, a oposta foi campeã mundial sub-23, medalhista de prata na Liga das Nações e vice-campeã europeia em 2019.

Gabi Guimarães

Gabi Guimarães
Gabi alia excelente recepção com impressionante habilidade no ataque

Com “apenas” 1,80 metro, Gabi Guimarães pode ser considerada baixinha no mundo do vôlei. Porém, com uma impressionante capacidade técnica, ela não encontra problemas para superar os bloqueios das adversárias.

A ponteira foi eleita uma das duas melhores jogadoras de sua posição na Liga das Nações de 2019. Ela já havia recebido a mesma premiação nos Mundiais de Clubes de 2017 e 2018 e em diversas outras competições ao longo de sua carreira.

Gabi se destaca também na recepção. Nesse fundamento, ela foi a melhor jogadora da Liga das Nações de 2019, tanto na fase inicial quanto na fase decisiva.

Pela seleção brasileira, Gabi Guimarães foi tricampeã do Grand Prix, vice-campeã da Copa do Mundo de 2017 e da Nations League de 2019, além de medalhista de bronze no Mundial de 2014.

Kim Yeon-Koung

Kim melhor jogadora de vôlei do mundo
A sul-coreana Kim é uma das melhores jogadoras de vôlei do mundo atualmente

A sul-coreana Kim Yeon-Koung é uma das melhores jogadoras de vôlei do mundo desde o início da década passada. 

Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, ela foi eleita a melhor jogadora do torneio, mesmo com a Coreia do Sul terminando na quarta colocação. Kim foi a maior pontuadora da competição, com incríveis 207 pontos.

A lista de premiações recebidas da sul-coreana é imensa. Em 2019, ela foi eleita uma das duas melhores ponteiras do Mundial de Clubes.

Sua maior conquista pela seleção da Coreia do Sul foi o título dos Jogos Asiáticos de 2014.

Macris

Macris melhor levantadora do mundo
Macris foi a melhor levantadora da Liga das Nações de 2019

Qual a melhor levantadora do mundo? Essa pergunta pode gerar muitas discussões. 

No Campeonato Mundial de 2018, a italiana Ofelia Malinov foi eleita a melhor da posição. Na Copa do Mundo de 2019, foi a vez da chinesa Ding Xia. Já na Liga das Nações também de 2019, essa premiação ficou com Macris Carneiro.

Ainda que não haja uma unanimidade sobre quem é a melhor do mundo atualmente, uma certeza é que a brasileira se estabeleceu como uma das melhores de sua posição no voleibol mundial.

Jogando pelo Minas, Macris ajudou a equipe a ser tricampeã sul-americana e vice-campeã mundial em 2018.

Naquele Mundial de Clubes, Macris foi eleita a melhor levantadora da competição. Ela também recebeu o prêmio de melhor jogadora de sua posição na Liga das Nações de 2019.

Pela seleção brasileira, Macris foi campeã do Grand Prix de 2017, vice-campeã da Liga das Nações de 2019 e dos Jogos Pan-Americanos de 2015, além de bicampeã sul-americana em 2017 e 2019.

Malwina Smarzek

Malwina Smarzek
A polonesa Malwina Smarzek é uma das atacantes mais potentes do vôlei feminino atualmente

A polonesa Malvina Smarzek foi uma das maiores pontuadoras da Liga das Nações de 2019. Em duelo contra o Brasil, ela marcou 31 pontos.

Também em 2019, Smarzek foi MVP e melhor oposta do Montreux Volley Masters, tendo sido fundamental para o título da Polônia.

Jogando pelo Bergamo, a polonesa se destaca como uma das maiores pontuadoras do Campeonato Italiano de Vôlei Feminino.

Paola Egonu

Paola Egonu melhor jogadora de vôlei do mundo na atualidade
Paola Egonu acumula recordes de pontuação no vôlei mesmo ainda no início da carreira

Filha de pais nigerianos, Paola Egonu nasceu em Cittadella, na Itália. Com a versatilidade de jogar tanto como oposta quanto como ponteira, ela é considerada uma das grandes atacantes do vôlei mundial atualmente.

Em 2018, ela foi vice-campeã mundial com a Itália e recebeu o prêmio de melhor oposta do Campeonato Mundial. Além disso, marcou 45 pontos na semifinal contra a China e se tornou a maior pontuadora da história de competições da FIVB.

O alto nível de atuações de Egonu continuou em 2019. Ela foi campeã da Liga dos Campeões da Europa pelo Novara e foi MVP do torneio.

A italiana trocou de time e foi determinante para que o Conegliano se tornasse campeão mundial pela primeira vez. Com 38 pontos na semifinal e 33 na decisão, ela foi eleita a melhor jogadora da competição de clubes.

Pela seleção italiana, Paola Egonu foi a maior pontuadora de todos os jogos do Pré-Olímpico, ajudando a Itália a se classificar para a Olimpíada de Tóquio. Na Liga das Nações, ela foi a segunda melhor em bloqueios e saques da fase final.

Tijana Boskovic

Tijana Boskovic melhor jogadora de vôlei do mundo
Tijana Boskovic foi eleita a melhor jogadora do Campeonato Europeu por duas vezes consecutivas

Considerada uma das melhores jogadoras de vôlei do mundo atualmente, Tijana Boskovic acumula prêmios e títulos. 

Eleita a MVP do Campeonato Europeu em 2017 e 2019, ela foi a protagonista do bicampeonato continental da Sérvia. 

Em 2018, a oposta ajudou seu país a ser campeão mundial e, mais uma vez, recebeu a premiação de melhor jogadora do torneio.

Boskovic tem ainda uma medalha olímpica de prata no currículo, conquistada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Pelo Eczacibasi, a sérvia foi a melhor jogadora do Campeonato Turco da temporada 2018/2019 e vice-campeã mundial de clubes. Na final, ela marcou 27 pontos contra o Conegliano, de Paola Egonu.

Zhu Ting

Zhu Ting melhor jogadora de vôlei do mundo
Zhu Ting foi MVP e campeã olímpica no Rio de Janeiro, em 2016

A chinesa Zhu Ting não é apenas uma das melhores jogadoras de vôlei do mundo atualmente. Ela já pode ser considerada uma das maiores da história.

Pela China, Zhu foi campeã olímpica no Rio de Janeiro, em 2016, e bicampeã da Copa do Mundo, em 2015 e 2019. A ponteira tem ainda uma medalha de prata e um bronze em Campeonatos Mundiais. 

A chinesa coleciona prêmios de MVP ao longo de sua carreira. Entre os principais, ela foi eleita a melhor jogadora da Olimpíada do Rio, da Copa do Mundo de 2015 e 2019, e do Mundial de Clubes de 2017 e 2018.

Na temporada 2018-2019, Zhu Ting foi a jogadora de vôlei mais bem paga do mundo, entre homens e mulheres. Em 2017, ao renovar seu contrato com o Vakfibank, da Turquia, ela passou a receber cerca de R$ 5 milhões por temporada.

Já em 2019, de olho na preparação para a Olimpíada de Tóquio, Zhu Ting se transferiu para o Tianji, a principal equipe da China.

Com Zhu Ting, encerramos a lista das melhores jogadoras do vôlei da atualidade. Poderíamos citar também a alemã Louisa Lippmann, a holandesa Celeste Plak ou a brasileira Natália.

Se você sentiu falta de alguma grande jogadora na nossa relação, aproveite o espaço dos comentários para deixar sua opinião. Mas, antes disso, confira a lista das melhores da história!

Vá além do Vôlei! Confira também:

Melhores jogadoras de vôlei de todos os tempos

  • Ana Moser
  • Ekaterina Gamova
  • Fabi
  • Fernanda Venturini
  • Inna Ryskal
  • Lang Ping
  • Mireya Luis
  • Regla Torres
  • Sheilla
  • Zhu Ting

Ana Moser

Ana Moser
Ana Moser foi uma das principais atacantes do vôlei mundial em sua geração

Uma das melhores atacantes da história do vôlei, Ana Moser esteve entre as atletas indicadas pela FIVB ao prêmio de melhor jogadora do século 20.

Medalhista de bronze na Olimpíada de Atlanta em 1996, a ex-capitã da seleção brasileira foi vice-campeã mundial em 1994 e tricampeã do Grand Prix.

Por clubes, Ana Moser foi bicampeã mundial. 

Entre os prêmios individuais, a brasileira foi MVP do Mundial sub-20 de 1986, melhor atacante do Campeonato Mundial de 1990 e melhor sacadora dos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.

Ekaterina Gamova

Ekateria Gamova melhor oposta de todos os tempos
Melhor oposta da história, Ekaterina Gamova foi uma das atletas mais bem pagas da história do vôlei

A russa Ekaterina Gamova é considerada a melhor oposta da história do vôlei. Com 2,02 metros de altura, ela era capaz de atacar a 3,21 metros e bloquear a 3,10 metros.

Pela Rússia, Gamova foi vice-campeã olímpica em Sydney, em 2000, e Atenas, em 2004, além de bicampeã mundial, em 2006 e 2010. Também conquistou dois títulos do Campeonato Europeu, em 1999 e 2001, e do Grand Prix, em 1999 e 2002.

Entre várias premiações individuais, a oposta foi MVP do Campeonato Mundial de 2010 e do Mundial de Clubes de 2014.

Fabi

Fabi líbero da seleção brasileira de vôlei feminino
Fabi foi bicampeã olímpica pela Seleção Brasileira de Vôlei Feminino

Fabi encerrou sua trajetória no vôlei com a melhor líbero da história. Pela Seleção Brasileira, ela foi bicampeã olímpica, conquistando as medalhas de ouro de Pequim em 2008 e de Londres em 2012.

Quando era atleta juvenil, Fabi jogava como atacante. Ela se tornou líbero a partir do momento em que a posição foi criada pela FIVB, em 1998. 

A mudança foi fundamental para que ela pudesse realizar o sonho de se tornar jogadora profissional, já que sua altura de 1,65m poderia ser um fator de limitação num esporte em que as grandes atletas costumam ser muito altas.

Jogando pela Seleção Brasileira, a líbero foi duas vezes vice-campeã mundial (em 2006 e 2010) e pentacampeã do Grand Prix.

Como líbero do Sesc-RJ (equipe que nasceu como Rexona, passou a ser Unilever e, posteriormente, voltou a ser nomeada Rexona-Ades), Fabi foi decacampeã da Superliga Feminina de Vôlei

Fernanda Venturini

Fernanda Venturini
Fernanda Venturini foi finalista da premiação de melhores atletas do século 20 da FIVB

Fernanda Venturini é uma das melhores levantadoras de todos os tempos. A brasileira foi uma das quatro finalistas do prêmio de melhor jogadora do século 20, concedido pela FIVB.

A ex-camisa 14 disputou quatro edições dos Jogos Olímpicos e conquistou a medalha de bronze em Atlanta, em 1996.

Pela seleção brasileira, Fernanda Venturini conquistou três títulos do Grand Prix (1994, 1996 e 2004), além de ter sido bicampeã mundial sub-20.

Por clubes, a levantadora foi 12 vezes campeã brasileira, bicampeã mundial de clubes e campeã espanhola.

Inna Ryskal

Inna Ryskal
Inna Ryskal conquistou duas medalhas de ouro e duas pratas em Olimpíadas

Inna Ryskal disputou quatro finais olímpicas consecutivas entre 1964 e 1976. Bicampeã em 1968 e 1972, ela também conquistou duas medalhas de prata pela União Soviética. 

Além dos pódios em Olimpíadas, Inna Ryskal foi campeã mundial em 1970 e tricampeã europeia, em 1963, 1967 e 1971.

Ela ainda recebeu menção honrosa da FIVB na eleição de melhores jogadoras do século 20.

Lang Ping

Lang Ping
Depois de ser campeã olímpica como atleta, Lang Ping repetiu o feito como treinadora da China

Lang Ping foi protagonista de uma das eras mais vitoriosas da seleção chinesa. Foi campeã olímpica em Los Angeles, em 1984, e campeã mundial em 1982. Além disso, foi bicampeã da Copa do Mundo, em 1981 e 1985.

A ex-atleta foi a MVP dos Jogos Olímpicos de 1984 e também nas campanhas dos dois títulos da Copa do Mundo conquistados pela China.

Na premiação de melhores jogadoras do século 20 da FIVB, Lang Ping foi uma das quatro finalistas.

Como treinadora, ela ainda ainda conduziu a seleção chinesa à medalha de ouro na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.

Mireya Luis

Mireya Luis melhor jogadora de vôlei do mundo na história
Mireya Luis foi uma das líderes da vitoriosa geração cubana dos anos 90

Para muitos analistas, Mireya Luis é a maior jogadora de vôlei de todos os tempos. A cubana foi tricampeã olímpica e bicampeã mundial.

Por Cuba, ela conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona, Atlanta e Sydney. Os títulos mundiais foram conquistados em 1993 e 1997.

Além dessas conquistas, a cubana foi tetracampeã da Copa do Mundo e bicampeã do Grand Prix.

Para os brasileiros, Mireya Luis traz duas recordações negativas. Depois de derrotar a seleção brasileira nas semifinais da Olimpíada de Atlanta, ela ainda se envolveu em uma briga com Ana Moser e outras atletas do Brasil.

Regla Torres

Regla Torres melhor jogadora de vôlei de todos os tempos
Regla Torres foi eleita a melhor jogadora do século 20 pela FIVB

Contemporânea de Mireya Luis, Regla Torres foi eleita a melhor jogadora do século 20 em premiação concedida pela Federação Internacional de Vôlei.

A central foi tricampeã olímpica e bicampeã mundial pela seleção cubana, além de tricampeã da Copa do Mundo e bicampeã da Copa do Mundo.

Regla Torres estreou pela seleção adulta de Cuba quando tinha apenas 14 anos. Na Olimpíada de Barcelona 1992, tornou-se a mais jovem das jogadoras de vôlei a conquistar a medalha de ouro olímpica. 

Sheilla

Sheilla oposto da seleção brasileira de vôlei
Jogando como oposto, Sheilla se tornou uma das melhores jogadoras de vôlei da história

Sheilla Castro é considerada a melhor jogadora da geração mais vitoriosa da história da seleção brasileira de vôlei feminino. 

Bicampeã olímpica em Pequim 2008 e Londres 2012, Sheilla foi ainda heptacampeã do Grand Prix de vôlei, bicampeã da Copa dos Campeões e medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.

Por clubes, a oposta foi campeã mundial pelo Osasco.

Com várias premiações individuais ao longo da carreira, Sheilla é uma das maiores jogadoras de vôlei em todos os tempos.

Zhu Ting

Zhu Ting melhor jogadora de vôlei do mundo
Zhu Ting colecionou premiações e títulos pela seleção chinesa

Citada aqui como uma das melhores jogadoras de vôlei atualmente, Zhu Ting já é reconhecida como uma das maiores da história.

Vale relembrar que ela foi campeã olímpica no Rio de Janeiro, em 2016, e bicampeã da Copa do Mundo, em 2015 e 2019. A chinesa também tem diversos prêmios individuais em seu currículo.

Além de Zhu, entre as melhores atletas do vôlei atualmente, há quem defenda que a sul-coreana Kim Yeon-Koung também já se estabeleceu entre as grandes jogadoras da história.

Para você, faltou alguém na nossa lista? Deixe sua opinião nos comentários!

Depois de ver a relação das melhores jogadoras de vôlei da história e atualmente, aproveite para conferir mais listas de grandes esportistas:

*Última atualização em 22 de março de 2020

Comentários

Salvar