Quem é o melhor jogador de vôlei do mundo? Confira a lista de maiores atletas do vôlei masculino na atualidade e em todos os tempos

Quem é o melhor jogador de vôlei do mundo na atualidade? E quem é o melhor da história?

Essas perguntas são polêmicas e podem gerar longas discussões. Apesar disso, nos atrevemos a dar nossos palpites e formularmos nossas listas com os grandes nomes do voleibol masculino — em breve, você também poderá conferir a relação feminina.

Apontamos os 10 melhores jogadores de vôlei do mundo atualmente e também os 10 maiores da história.

Não perca tempo, confira as duas listas e veja se concorda com a gente!

Os 10 melhores jogadores de vôlei do mundo atualmente

  • Yoandi Leal (Brasil)
  • Max Holt (Estados Unidos)
  • Ivan Zaytsev (Itália)
  • Ricardo Lucarelli (Brasil)
  • Alan Souza (Brasil)
  • Yuji Nishida (Japão)
  • Osmany Juantorena (Itália)
  • Wilfredo León (Polônia)
  • Matt Anderson (Estados Unidos)
  • Earvin N’Gapeth (França)

Yoandy Leal

Yoandy Leal
Yoandy Leal se naturalizou brasileiro depois de passar vários anos no Sada Cruzeiro

Yoandy Leal é um jogador cubano, naturalizado brasileiro. Pouco depois de estrear pela Seleção Brasileira, o ponteiro já conquistou o seu primeiro título com a camisa verde e amarea: a Copa do Mundo de Vôlei de 2019.

Pelo Sada Cruzeiro, ele conquistou quatro títulos da Superliga Masculina, quatro Sul-Americanos e três Mundiais. Leal se transferiu para o Lube Civitanova e também foi campeão mundial pelo clube italiano. 

Max Holt

Max Holt
Max Holt é um dos grandes destaques da seleção dos Estados Unidos

Max Holt é, inegavelmente, um dos melhores centrais do mundo. Campeão da Liga Mundial em 2014 e da Copa do Mundo de 2015, ele foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Em 2019, ele foi eleito pela FIVB um dos melhores centrais da Liga das Nações e também da Copa do Mundo.

Ivan Zaytsev

Ivan Zaytsev
Ivan Zaytsev é o dono do saque mais rápido da história dos Jogos Olímpicos

Ivan Zaytsev é, frequentemente, incluído nas listas de melhores jogadores de vôlei do mundo. Afinal, ele é um dos pilares da Seleção Italiana medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e prata no Rio de Janeiro, em 2016.

Filho do ex-jogador russo Vyacheslav Zaytsev, o italiano se destaca pela versatilidade e pode jogar tanto como ponteiro quanto como oposto.

Outro trunfo é a fora de seu saque. No Rio, ele quebrou o recorde de força das Olimpíadas, com um serviço a 127 Km/h.

Ricardo Lucarelli

Ricardo Lucarelli
Ricardo Lucarelli se destaca entre os melhores jogadores de vôlei do mundo com uma técnica impressionante

Campeão olímpico pela Seleção Brasileira no Rio de Janeiro, em 2016, Lucarelli chegou a ficar oito meses afastado das quadras, em recuperação de uma cirurgia no tendão de Aquiles. No retorno, ele mostrou por que é considerado um dos melhores jogadores de vôlei do mundo.

O ponteiro ajudou Taubaté a conquistar seu primeiro título da Superliga Masculina e foi eleito o melhor jogador da competição.

Potente no ataque, Lucarelli se aprimorou na recepção para ajudar o Brasil a ser campeão da Copa do Mundo em 2019. 

Alan Souza

Alan Souza melhor jogador de vôlei do mundo na Copa de 2019
Alan Souza foi um dos grandes nomes do vôlei mundial em 2019

Se esta lista tivesse sido feita há alguns anos, Alan Souza, dificilmente, seria relacionado entre os 10 melhores do mundo. Porém, a temporada 2019 mostrou que o oposto deve ser sim considerado um dos grandes do vôlei mundial.

Responsável por substituir o craque Wallace na Seleção Brasileira, Alan Souza foi o MVP no Sul-Americano e também na Copa do Mundo. 

Na Superliga 2018/2019, o oposto foi vice-campeão pelo Sesi-SP e encerrou a competição como o maior pontuador, com 395 acertos.

Yuji Nishida

Yuji Nishida melhor jogador de vôlei do mundo na posição de oposto
O canhoto Yuji Nishida é um fenômeno da Seleção Japonesa de vôeli

Yuji Nishida é titular da Seleção Japonesa desde os 17 anos de idade. No Campeonato Mundial de Vôlei de 2018, em duelo com a Argentina, ele se tornou o jogador mais jovem da história a marcar 30 pontos em uma partida.

Na Liga Mundial de 2019, foi a vez de Nishida quebrar o recorde de aces da competição, com sete pontos de saque contra a Bulgária.

O oposto japonês completou 20 anos em janeiro de 2020 e se prepara para defender a seleção de seu país na primeira Olimpíada de sua carreira, contando com todo o apoio da torcida em Tóquio. 

Osmany Juantorena

Osmany Juantorena
Osmany Juantorena se naturalizou italiano e se tornou um dos grandes nomes da seleção europeia

Assim como Yoandy Leal, Osmany Juantorena é um cubano que se naturalizou para defender as cores de outro país. A escolha do ponteiro foi pela Itália.

Juantonera alia força e técnica para se tornar um dos principais jogadores de vôlei do mundo. Ele é o recordista de prêmios de MVP no Mundial de Clubes de Vôlei, com 4 eleições como o melhor jogador do torneio.

Por Cuba, o ponteiro foi medalhista de bronze na Liga Mundial de 2005. Já pela Seleção Italiana, foi vice-campeão da Copa do Mundo de 2015 e da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.

Em 2019, Osmany Juantorena foi MVP da Liga dos Campeões da Europa e foi tetracampeão mundial de clubes, jogando pelo Lube Civitanova — os três primeiros títulos vieram enquanto ele defendia o Trentino.

Wilfredo León

Wilfredo León melhor jogador de vôlei do mundo na atualidade
Um dos maiores da história de Cuba, Wilfredo León se naturalizou polonês

León é mais um jogador da lista de melhores do mundo que nasceu em Cuba, mas que representa outro país. Desde 2019, ele defende a Seleção Polonesa.

Considerado um dos maiores jogadores de sua geração, León estreou pela Seleção Cubana na Liga Mundial de 2008, quando tinha apenas 14 anos. 

Na edição seguinte da Liga Mundial, ele recebeu o prêmio de melhor sacador, iniciando sua longa galeria de troféus. 

Jogando pelo Zenit, da Rússia, León foi o MVP da Liga dos Campeões da Europa em 2015 e 2016. Também foi tetracampeão europeu entre 2014/2015 e 2017/2018 e campeão mundial de clubes em 2017.

Por Cuba, foi vice-campeão do Campeonato Mundial de 2010, sendo o capitão do time aos 17 anos. Já com a camisa da Polônia, foi vice-campeão da Copa do Mundo de 2019.

Matt Anderson

Matt Anderson
Matt Anderson é um dos grandes jogadores do vôlei mundial nos últimos anos

Matt Anderson é um dos principais jogadores do vôlei mundial nos últimos anos. Em 2018, ele foi medalhista de bronze da Liga Mundial e do Campeonato Mundial pela Seleção dos Estados Unidos. Nas duas competições, foi eleito o melhor oposto.

Em 2019, a Seleção dos Estados Unidos foi vice-campeã da Liga das Nações, e Anderson recebeu o prêmio de MVP da competição.

Por clubes, o oposto foi tetracampeão europeu e campeão mundial pelo Zenit. Pelos Estados Unidos, não podemos nos esquecer que ele conquistou a medalha de bronze na Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, depois de ter sido campeão da Liga Mundial em 2014 e da Copa do Mundo de 2015.

Earvin N’Gapeth

Earvin N’Gapeth
O francês Earvin N’Gapeth é um dos atacantes mais potentes do vôlei mundial

Earvin N’Gapeth é um jogador polêmico, mas inegavelmente talentoso. Sob sua liderança, a Seleção Francesa foi bicampeã da Liga Mundial, em 2015 e 2017, além de ter sido campeã europeia em 2015.

Nas duas campanhas de títulos franceses na Liga Mundial, N’Gapeth recebeu o prêmio de MVP do torneio. Grande parte de seu talento se concentra na força absurda que atinge ao atacar.

Com Earvin Ngapeth, encerramos nossa lista dos 10 melhores jogadores do mundo de vôlei na atualidade. 

Entre os “esquecidos”, poderíamos citar o levantador norte-americano Micah Christenson, eleito o melhor da posição no Campeonato Mundial de 2018, na Liga Mundial e na Copa do Mundo de 2019, ou o polonês Bartosz Kurek, melhor jogador do Campeonato Mundial de 2018. 

Ao menos outros dois brasileiros também poderiam figurar nessa relação: o levantador Bruninho, que conquistou todos os títulos possíveis no voleibol, e o oposto Wallace, um dos grandes destaques da Seleção Brasileira na conquista do tricampeonato olímpico, no Rio de Janeiro, em 2016.

Se você discorda de alguém que está na nossa lista ou gostaria de ver outro nome por aqui, aproveite o espaço dos comentários e deixe sua opinião. Mas, antes disso, confira a lista dos melhores jogadores de vôlei da história!

Vá além do Vôlei! Confira também:

Os 10 melhores jogadores de vôlei da história

  • Karch Kiraly (Estados Unidos)
  • Hugo Conte (Argentina)
  • Katsutoshi Nekoda (Japão)
  • Renan Dal Zotto (Brasil)
  • Josef Musil (Tchecoslováquia)
  • Peter Blangé (Holanda)
  • Tomasz Wójtowicz (Polônia)
  • Konstantin Reva (União Soviética)
  • Lorenzo Bernardi (Itália)
  • Giba (Brasil)

Karch Kiraly

Karch Kiraly melhor jogador de vôlei do mundo em todos os tempos
Karch Kiraly foi eleito pela FIVB como o melhor jogador de vôlei do século 20

Em novembro de 2000, a FIVB premiou os melhores jogadores de vôlei do século 20. O norte-americano Karch Kiraly foi o grande vencedor entre os homens, enquanto a cubana Regla Torres foi a escolhida entre as mulheres.

Kiraly ganhou a tríplice coroa do voleibol com medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1984, tendo sido escolhido o melhor jogador do torneio, na Copa do Mundo de 1985, em que foi nomeado MVP, e no Campeonato Mundial de 1986. 

Ele também conquistou medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos em 1987, e nos Jogos Olímpicos de 1988, tendo sido novamente eleito o MVP.

Depois de deixar as quadras em 1992, Karch Kiraly partiu para o vôlei de praia e conquistou sua terceira medalha de ouro em Jogos Olímpicos em 1996, na estreia do esporte em Olimpíadas.

Hugo Conte 

Hugo Conte
O argentino Hugo Conte é amplamente reconhecido como um dos maiores da história do vôlei

Hugo Conte foi o maior jogador de uma era de crescimento e evolução do voleibol argentino. Em 1982, a Argentina foi medalhista de bronze no Campeonato Mundial, disputado em Buenos Aires. 

Já em 1988, foi a vez de subir ao pódio em Jogos Olímpicos, com vitória sobre o Brasil na disputa pela medalha de bronze.

Conte encerrou sua trajetória pela Seleção Argentina depois de disputar a Olimpíada de 2000 aos 37 anos. Naquela edição, os argentinos perderam para a Rússia nas semifinais e para a Itália na disputa pelo terceiro lugar.

A carreira de Hugo Conte por durou 23 anos, começando com Ferro Carril Oeste em seu país natal e terminando em 2001 com Parma, na Itália, equipe pela qual ele foi campeão europeu.

Katsutoshi Nekoda

Katsutoshi Nekoda
Um dos melhores levantadores da história, Katsutoshi Nekoda conquistou três medalhas olímpicas

O japonês Katsutoshi Nekoda foi um dos maiores levantadores da história do vôlei mundial. Ele era conhecido por fazer os levantamentos de costas para a rede, dificultando a leitura da defesa adversária.

Com Nekoda, o Japão chegou ao pódio olímpico três vezes consecutivas. Em 1964, os japoneses ficaram com o bronze. Quatro anos depois, foi a vez de alcançar uma medalha de prata, depois de derrota para a União Soviética na final.

O tão esperado ouro foi conquistado pelos japoneses na Olimpíada de 1972, em Munique, com vitória sobre a Alemanha Oriental na grande decisão.

Renan Dal Zotto

Renan Dal Zotto
Técnico da Seleção Brasileira, Renan Dal Zotto foi um dos melhores jogadores da história

Ao verem o treinador da Seleção Brasileira masculina nos Jogos Olímpicos de Tóquio, as novas gerações podem não saber o tanto que Renan Dal Zotto é respeitado na comunidade do voleibol mundial.

O brasileiro esteve entre os finalistas da eleição da FIVB para a escolha do melhor jogador de vôlei do século 20. Renan chegou a esse status com uma trajetória de 13 anos pela Seleção Brasileira, começando quando ele tinha apenas 16.

Foram quatro Jogos Olímpicos disputados ao longo de sua carreira como jogador. Um dos líderes da “Geração de Prata”, ele ajudou o Brasil a ser vice-campeão olímpico em 1984, em Los Angeles. Dois anos antes, Renan levou o Brasil à medalha de prata no Campeonato Mundial de 1982, na Argentina.

Entre suas outras honrarias, estão três títulos do Campeonato Sul-Americano num intervalo de quatro anos e a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1983. Ele representou o Brasil também em três Copas do Mundo, dois Campeonatos Mundiais e três Jogos Pan-Americanos.

Em clubes, Renan Dal Zotto conquistou todos os títulos possíveis enquanto atuou no voleibol italiano, inclusive o primeiro Campeonato Mundial de Clubes, em 1989.

Em 2001, o brasileiro recebeu os títulos de jogador mais espetacular do mundo, melhor defensor do mundo e melhor atacante do mundo no século 20.

Josef Musil

Josef Musil
Josef Musil foi finalista do prêmio de melhor jogador do século 20

Um dos oito finalistas ao prêmio da FIVB para o melhor jogador do mundo no século 20, Josef Musil foi assim definido pelo site do Hall da Fama do vôlei: “Musil fez do levantamento uma forma de arte. Ele era como um robô elaborando cuidadosamente suas técnicas e habilidades para tomar decisões, em vez de tentar dominar seus oponentes”.

Pela Seleção da Tchecoslováquia, Josef Musil ganhou duas medalhas de ouro no campeonato europeu, duas pratas e ouro no campeonato mundial e uma prata e um bronze nos Jogos Olímpicos. 

Por clubes, ele também venceu sete campeonatos tchecos e um título italiano.

Peter Blangé

Peter Blangé
Peter Blangé foi campeão olímpico pela Holanda em 1996

Apelidado de Golden Hands, ou Mãos de Ouro, Peter Blangé foi reconhecido como melhor levantador nos Jogos Olímpicos de 1996 em Atlanta, no Campeonato Europeu em 1999 e na liga profissional italiana por três vezes, em 1993, 1998 e 1999.

Blangé representou a Holanda em quatro Olimpíadas consecutivas, começando em 1988. Em Barcelona, em 1992, os holandeses foram vice-campeões, perdendo a final para o Brasil. Quatro anos depois, em Atlanta, o levantador liderou a Seleção Holandesa ao título olímpico, com vitória sobre a Itália.

Ao todo, Peter Blangé disputou 500 jogos pela Holanda. Ele é reconhecido como um dos maiores levantadores da era moderna do voleibol e está no Hall da Fama desde 2012.

Tomasz Wójtowicz

Tomasz Wójtowicz
Tomasz Wójtowicz ajudou na evolução do voleibol com os ataques de fundo

O polonês Tomasz Wójtowicz foi o responsável por apresentar o ataque de fundo ao mundo do voleibol. Com seu grande leque de recursos para atacar, além de ser um excepcional bloqueador, ele ajudou a Polônia a quebrar uma hegemonia de soviéticos e japoneses na década de 1970.

Wojtowicz e a Seleção Polonesa conquistaram a medalha de ouro no Campeonato Mundial de 1974 e a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1976.

Ele também ganhou cinco medalhas de prata no Campeonato Europeu, em 1975, 1977, 1979, 1981 e 1983.

Konstantin Reva

Konstantin Reva
Konstantin Reva é um dos grandes jogadores do voleibol na era que antecedeu as Olimpíadas

A história do voleibol nos Jogos Olímpicos começou apenas em 1964, e Konstantin Reva é um dos grandes jogadores da história do esporte no período pré-olímpico. 

Com a equipe da União Soviética, ele venceu o Campeonato Mundial em 1949 e 1952, além de ter sido medalhista de bronze em 1956. Reva também foi campeão europeu em 1950 e 1951.

Membro do Hall da Fama do Vôlei e finalista ao prêmio de melhor jogador do século 20, Konstantin Reva recebeu uma menção honrosa da da FIVB na eleição dos maiores do esporte no século passado.

Lorenzo Bernardi

Lorenzo Bernardi está na lista que aponta o melhor jogador do mundo de vôlei na história
Lorenzo Bernardi é uma lenda do voleibol italiano e mundial

Lorenzo Bernardi é amplamente reconhecido como um dos melhores jogadores de vôlei de todos os tempos. Ele começou sua carreira como levantador, mas usou toda sua versatilidade para se tornar passador e atacante. 

Em três participações olímpicas, o italiano conquistou uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. 

Anteriormente, ele havia recebido medalhas de ouro no Campeonato Europeu de 1989 e no Campeonato Mundial de 1990. Além disso, os italianos ficaram com a prata na Copa do Mundo de 1989. 

Bernardi foi nomeado o jogador mais valioso da Liga Mundial de 1992, depois que os italianos venceram o evento pela terceira vez consecutiva. Dois anos depois, foi eleito o Melhor Jogador do Campeonato Mundial, ao liderar a Itália na conquista da medalha de ouro pela segunda vez seguida.

Giba

Giba ponta da seleção brasileira e melhor jogador de vôlei do mundo no século 21
Um dos melhores pontas da história, Giba está no hall da fama do vôlei

Giba é um dos jogadores mais condecorados do voleibol mundial no século 21. Entre sua estreia pela Seleção Brasileira, aos 18 anos, e sua aposentadoria em 2014, o ponteiro ajudou o país a se tornar a principal potência do esporte mundial.

Presente em quatro edições dos Jogos Olímpicos, Giba liderou a conquista da medalha de ouro em 2004, e recebeu o prêmio de MVP. Ele também conquistou medalhas de prata olímpicas em 2008 e 2012. 

Pelo Brasil, Giba foi ainda tricampeão mundial, em 2002, 2008 e 2010, e levou o Brasil a quatro medalhas da Copa do Mundo (ouro em 2003 e 2007 e bronze em 1995 e 2011).

O ponteiro levou ainda três ouros em Copas dos Campeões; oito ouros, duas pratas e dois bronzes na Liga Mundial; um ouro, uma prata e um bronze em Jogos Pan-Americanos; e oito ouros em Sul-Americanos.

Com Giba, finalizamos nossa lista de 10 melhores jogadores de vôlei de todos os tempos, mas não podemos deixar de citar o líbero Serginho como um dos maiores da história do esporte. 

Melhor jogador de sua posição em todos os tempos, Serginho é o único jogador da história do voleibol masculino a disputar quatro finais olímpicas consecutivas, entre 2004 e 2016. Dono de duas medalhas de ouro e duas pratas em Olimpíadas, o antigo camisa 10 da Seleção Brasileira foi eleito o MVP dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

Se você acha que Serginho deveria estar na nossa lista de melhores jogadores de vôlei da história, deixe o seu protesto nos comentários. Também aproveite o espaço para nos dizer se sentiu falta de outro atleta por aqui ou se discorda da presença de alguém na nossa relação.

Esta lista conta com apenas jogadores do vôlei masculino, mas você pode conferir também que são as melhores da história no voleibol feminino.

Aproveite também para conferir outras listas:

*Última atualização em 8 de março de 2020

Comentários

Salvar
121 Compart.
Compartilhar11
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin110