Peter Blangé, Nikola Grbic, Ricardinho e mais: saiba quais foram os 10 melhores levantadores de vôlei de todos os tempos

Ei, você! É amante do esporte e quer descobrir quais foram os melhores levantadores de vôlei da história? Aqui é o lugar certo para matar as dúvidas!

Reunimos os dez melhores da posição e recheamos o guia com informações gerais, equipes, premiações, títulos, participações em Olimpíadas e muito mais.

Lembrando que não organizamos os jogadores em formato de ranking, ou seja, do melhor para o pior. Justamente para você registrar o seu top 10 perfeito nos comentários. Pode xingar também se esquecemos de algum atleta importante! Bora lá?

Melhores levantadores de vôlei da história

  • Katsutoshi Nekoda
  • Lloy Ball
  • Lorenzo Bernardi
  • Nikola Grbic
  • Pawel Zagumny
  • Peter Blangé
  • Ricardinho
  • Saeid Marouf
  • Maurício Lima
  • William

Katsutoshi Nekoda

melhores levantadores de volei katsutoshi nekoda
Nekoda faturou três medalhas olímpicas

Abrimos a lista de melhores levantadores de vôlei na história com Katsutoshi Nekoda. O atleta foi um dos pilares da seleção japonesa que sagrou-se medalhista olímpica em três edições seguidas! Técnico e bastante versátil, distribuía passes com extrema facilidade.

Nekoda e seus companheiros conquistaram o bronze em Tóquio (1964), a prata na Cidade do México (1968) e o tão sonhado ouro em Munique (1972). Se aposentou em 1980 e faleceu de um câncer estômago três anos depois. Lenda do esporte!

Equipamentos de vôlei

Lloy Ball

melhores levantadores de volei lloy ball
Ball foi um dos melhores levantadores de vôlei da história

Lloy Ball começou a praticar vôlei com apenas cinco anos de idade. Já era de se esperar, portanto, que o norte-americano virasse um jogador profissional. E que atleta ele foi! O único do país a disputar quatro edições masculinas de Olimpíadas.

Capitaneou e foi levantador titular da seleção durante 14 anos. Conduziu a equipe ao ouro na Olimpíada de Pequim (2008), a prata no Pan-Americano de Mar del Plata (1995) e o bronze no Campeonato Mundial da Grécia (1994).

Lorenzo Bernardi

melhores levantadores de volei lorenzo bernardi
Bernardi tem uma coleção invejável de títulos

Lorenzo Bernardi foi um dos jogadores de vôlei mais completos da história! O italiano começou a carreira como levantador – e por isso está aqui – mas acabou deslocado para outras funções posteriormente. Dominava todos os fundamentos do esporte.

Seus troféus mal cabem no guarda-roupa. Por clubes, foram quatro títulos da Champions League, nove Campeonatos Italianos e oito Copas da Itália. Ele defendeu times tradicionais como Pallavolo Modena e Sisley Treviso.

Já pela Azzurra, Bernardi faturou dois Campeonatos Mundiais, cinco Ligas Mundiais, uma Copa do Mundo e a prata na Olimpíada de Atlanta (1996).

Nikola Grbic

melhores levantadores de volei nikola grbic
Grbic foi medalha de ouro com a Iugoslávia em 2000

Nikola Grbic foi o levantador titular da incrível geração sérvia que bateu de frente com Itália, Brasil e outras grandes seleções no começo dos anos 2000. Não à toa, foi medalha de ouro na Olimpíada de Sydney 2000 quando ainda defendia a antiga Iugoslávia.

O europeu também acumulou pratas em vários torneios de grande expressão: quatro Ligas Mundiais e um Campeonato Mundial. Na Olimpíada de Atlanta 1996, ficou com o bronze.

Pawel Zagumny

melhores levantadores de volei pawel zagumny
Zagumny foi um grande levantador polonês

Com 427 partidas realizadas pela Polônia, Pawel Zagumny foi um dos grandes craques da posição. O jogador atuou entre 1996 e 2014 com extrema consistência nas quadras internacionais, sempre se destacando pelos passes açucarados.

Com a seleção, Zagumny sagrou-se campeão do Campeonato Mundial 2014 e da Liga Mundial 2012, período em que os poloneses ficaram temidos por apresentarem um excelente voleibol. Na Olimpíada de Pequim, foi eleito o melhor levantador da competição.

Aprenda mais sobre vôlei:

Peter Blangé

peter blangé
Blangé ficou conhecido como Golden Hands

Membro da geração holandesa que ficou conhecida como “Bankras”, Peter Blangé foi um dos melhores armadores de vôlei da história. O europeu atuou profissionalmente durante 16 anos. Na carreira, defendeu clubes da Itália, Alemanha e da terra natal.

Seu apelido era “Golden Hands”, pois tinha uma facilidade absurda para colocar os companheiros em ótimas condições de ataque. Blangé tem como principal conquista o ouro na Olimpíada de Atlanta (1996), quando foi eleito melhor levantador do torneio.

Ricardinho

ricardinho volei
Ricardinho é considerado o melhor levantador brasileiro da história

Há quem considere Ricardinho o melhor levantador brasileiro de todos os tempos. Plástico nas assistências e feroz dentro das quadras, o jogador capitaneou a seleção brasileira e foi um dos atletas mais bem-sucedidos da história do esporte.

Com a amarelinha, Ricardo Garcia conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004), a prata nos Jogos Olímpicos de Londres (2012), dois Campeonatos Mundiais, dois Grand Prix e seis Ligas Mundiais. Tá bom pra você?

Saeid Marouf

saeid marouf
Marouf foi eleito o melhor levantador da Liga Mundial 2014

Saeid Marouf é um dos melhores levantadores do mundo ainda em atividade. O atleta iraniano conduziu o país a sua primeira participação em Jogos Olímpicos – na edição Rio 2016 – e impressionou o público com diversas performances consistentes.

Em 2014, foi eleito o melhor levantador da Liga Mundial, premiação que se repetiu nas eliminatórias olímpicas de 2008, 2012 e 2016. Também conquistou títulos regionais de grande expressão, como os Jogos Asiáticos de 2014 e 2018.

Maurício Lima

mauricio lima volei
Maurício Lima faturou dois ouros olímpicos

Com cinco participações em Olimpíadas na conta, Maurício Lima foi um dos melhores levantadores de todos os tempos. O jogador brasileiro fez parte de duas grandiosas gerações que venceram dois ouros: Barcelona (1992) e Atenas (2004).

Atuando profissionalmente entre a década de 90 e os anos 2000, o paulista de Campinas ainda empilhou outros títulos importantes com a seleção brasileira: quatro Ligas Mundiais, um Campeonato Mundial e uma Copa do Mundo. Haja espaço pra troféu!

William

william volei
William é um dos melhores levantadores do mundo em atividade

Finalizamos a lista de melhores levantadores de vôlei de todos os tempos com outro brasileiro: William. O jogador integra a seleção brasileira desde as categorias de base, atua até hoje e se tornou uma referência na posição em mais de duas décadas de carreira.

O atleta do SESI é tetracampeão da Superliga Masculina. Já com a amarelinha, tem como principal título o ouro na Olimpíada do Rio (2016). “El Mago”, como é conhecido pelos fãs, também faturou duas pratas: Liga Mundial (2013) e Campeonato Mundial (2018).

E aí? Faltou algum nome no ranking? Agora é a sua vez de participar nos comentários! Registre o seu top 10 perfeito e continue debatendo conosco. Enquanto isso, leia também:

* Última atualização feita em 16 de fevereiro de 2020

Comentários

Salvar