Ei, você! É amante do esporte e quer descobrir quais foram os melhores levantadores de vôlei da história? Aqui é o lugar certo para matar as dúvidas!
Reunimos os dez melhores da posição e recheamos o guia com informações gerais, equipes, premiações, títulos, participações em Olimpíadas e muito mais.
Lembrando que não organizamos os jogadores em formato de ranking, ou seja, do melhor para o pior. Justamente para você registrar o seu top 10 perfeito nos comentários. Pode xingar também se esquecemos de algum atleta importante! Bora lá?
Melhores levantadores de vôlei da história
- Katsutoshi Nekoda
- Lloy Ball
- Lorenzo Bernardi
- Nikola Grbic
- Pawel Zagumny
- Peter Blangé
- Ricardinho
- Saeid Marouf
- Maurício Lima
- William
Katsutoshi Nekoda
Abrimos a lista de melhores levantadores de vôlei na história com Katsutoshi Nekoda. O atleta foi um dos pilares da seleção japonesa que sagrou-se medalhista olímpica em três edições seguidas! Técnico e bastante versátil, distribuía passes com extrema facilidade.
Nekoda e seus companheiros conquistaram o bronze em Tóquio (1964), a prata na Cidade do México (1968) e o tão sonhado ouro em Munique (1972). Se aposentou em 1980 e faleceu de um câncer estômago três anos depois. Lenda do esporte!
Lloy Ball
Lloy Ball começou a praticar vôlei com apenas cinco anos de idade. Já era de se esperar, portanto, que o norte-americano virasse um jogador profissional. E que atleta ele foi! O único do país a disputar quatro edições masculinas de Olimpíadas.
Capitaneou e foi levantador titular da seleção durante 14 anos. Conduziu a equipe ao ouro na Olimpíada de Pequim (2008), a prata no Pan-Americano de Mar del Plata (1995) e o bronze no Campeonato Mundial da Grécia (1994).
Lorenzo Bernardi
Lorenzo Bernardi foi um dos jogadores de vôlei mais completos da história! O italiano começou a carreira como levantador – e por isso está aqui – mas acabou deslocado para outras funções posteriormente. Dominava todos os fundamentos do esporte.
Seus troféus mal cabem no guarda-roupa. Por clubes, foram quatro títulos da Champions League, nove Campeonatos Italianos e oito Copas da Itália. Ele defendeu times tradicionais como Pallavolo Modena e Sisley Treviso.
Já pela Azzurra, Bernardi faturou dois Campeonatos Mundiais, cinco Ligas Mundiais, uma Copa do Mundo e a prata na Olimpíada de Atlanta (1996).
Nikola Grbic
Nikola Grbic foi o levantador titular da incrível geração sérvia que bateu de frente com Itália, Brasil e outras grandes seleções no começo dos anos 2000. Não à toa, foi medalha de ouro na Olimpíada de Sydney 2000 quando ainda defendia a antiga Iugoslávia.
O europeu também acumulou pratas em vários torneios de grande expressão: quatro Ligas Mundiais e um Campeonato Mundial. Na Olimpíada de Atlanta 1996, ficou com o bronze.
Pawel Zagumny
Com 427 partidas realizadas pela Polônia, Pawel Zagumny foi um dos grandes craques da posição. O jogador atuou entre 1996 e 2014 com extrema consistência nas quadras internacionais, sempre se destacando pelos passes açucarados.
Com a seleção, Zagumny sagrou-se campeão do Campeonato Mundial 2014 e da Liga Mundial 2012, período em que os poloneses ficaram temidos por apresentarem um excelente voleibol. Na Olimpíada de Pequim, foi eleito o melhor levantador da competição.
Aprenda mais sobre vôlei:
- Melhor jogadora de vôlei do mundo: top 10 atual e da história
- Melhores centrais do vôlei: confira o top 10 da história
- Melhores opostos do vôlei: conheça o top 10 da história
- Melhores jogadores de handebol do mundo: veja o top 10 atual
- Melhores líberos de vôlei do mundo: veja top 10 da história
Peter Blangé
Membro da geração holandesa que ficou conhecida como “Bankras”, Peter Blangé foi um dos melhores armadores de vôlei da história. O europeu atuou profissionalmente durante 16 anos. Na carreira, defendeu clubes da Itália, Alemanha e da terra natal.
Seu apelido era “Golden Hands”, pois tinha uma facilidade absurda para colocar os companheiros em ótimas condições de ataque. Blangé tem como principal conquista o ouro na Olimpíada de Atlanta (1996), quando foi eleito melhor levantador do torneio.
Ricardinho
Há quem considere Ricardinho o melhor levantador brasileiro de todos os tempos. Plástico nas assistências e feroz dentro das quadras, o jogador capitaneou a seleção brasileira e foi um dos atletas mais bem-sucedidos da história do esporte.
Com a amarelinha, Ricardo Garcia conquistou o ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas (2004), a prata nos Jogos Olímpicos de Londres (2012), dois Campeonatos Mundiais, dois Grand Prix e seis Ligas Mundiais. Tá bom pra você?
Saeid Marouf
Saeid Marouf é um dos melhores levantadores do mundo ainda em atividade. O atleta iraniano conduziu o país a sua primeira participação em Jogos Olímpicos – na edição Rio 2016 – e impressionou o público com diversas performances consistentes.
Em 2014, foi eleito o melhor levantador da Liga Mundial, premiação que se repetiu nas eliminatórias olímpicas de 2008, 2012 e 2016. Também conquistou títulos regionais de grande expressão, como os Jogos Asiáticos de 2014 e 2018.
Maurício Lima
Com cinco participações em Olimpíadas na conta, Maurício Lima foi um dos melhores levantadores de todos os tempos. O jogador brasileiro fez parte de duas grandiosas gerações que venceram dois ouros: Barcelona (1992) e Atenas (2004).
Atuando profissionalmente entre a década de 90 e os anos 2000, o paulista de Campinas ainda empilhou outros títulos importantes com a seleção brasileira: quatro Ligas Mundiais, um Campeonato Mundial e uma Copa do Mundo. Haja espaço pra troféu!
William
Finalizamos a lista de melhores levantadores de vôlei de todos os tempos com outro brasileiro: William. O jogador integrou a seleção brasileira desde as categorias de base, se tornou uma referência na posição em mais de duas décadas de carreira.
Conquistou seis títulos da Superliga Masculina. Já com a amarelinha, tem como principal título o ouro na Olimpíada do Rio (2016). “El Mago”, como é conhecido pelos fãs, também faturou duas pratas: Liga Mundial (2013) e Campeonato Mundial (2018).
E aí? Faltou algum nome no ranking? Agora é a sua vez de participar nos comentários! Registre o seu top 10 perfeito e continue debatendo conosco. Enquanto isso, leia também:
- Melhor quarterback da história do Dallas Cowboys: veja top 7
- Melhores alas do NBB: top 5 da história e da atualidade
- Melhores meias do Brasil: top 10 do presente e do passado
- Melhores bolas de tênis: 10 opções para comprar em 2020
- Melhores armadores do NBB: top 5 da história e da atualidade
Repórter do Esportelândia desde 2024. Formada em arbitragem pela Federação Paulista de Voleibol. Fundadora e administradora da página Passe Na Mão, uma das maiores referência de voleibol feminino do país.