No texto especial de hoje, listamos os melhores jogadores de handebol do mundo na atualidade. Se você ama o esporte, já deve saber que Mikkel Hansen e Nikola Karabatić estarão aqui. Mas e os outros? Quem são? Vem que a gente te mostra!
Levamos em consideração parâmetros como títulos, números e atuações pelas seleções nacionais. Vale lembrar que os nomes estão ordenados em ordem alfabética e não em formato de ranking (melhor para o pior).
Portanto, te convidamos a participar nos comentários registrando o seu top 10 perfeito! Combinado? Então bora pro texto.
Melhores jogadores de handebol na atualidade
- Bertrand Gille
- Dika Mem
- Domagoj Duvnjak
- Ferrán Solé
- Jim Gottfridsson
- Mikkel Hansen
- Nikola Karabatić
- Niclas Ekberg
- Sander Sagosen
- Uwe Gensheimer
Bertrand Gille
- País: França
- Idade: 45 anos
- Posição: Pivô
- Time: Hamburgo
Bertrand Gille é bicampeão olímpico com a França em 2008 e 2012. O pivô se destaca pela força física e fez parte de uma das gerações mais talentosas da história do país. Não à toa, pela seleção, também faturou dois Mundiais (2001 e 2011).
Atualmente no Hamburgo, Gille possui conquistas expressivas na carreira como Recopa Europeia, Copa da França e Copa da Alemanha. Seu auge foi em 2002, quando foi eleito o melhor jogador da temporada pela IHF – honraria individual mais importante do esporte.
Dika Mem
- País: França
- Idade: 25 anos
- Posição: Lateral-direito
- Time: Barcelona
Dika Mem já foi campeão olímpico com a França em 2020. O lateral também conquistou o título da Copa do Mundo em 2017 em casa. Dika é um dos superastros do handebol, daqueles que os competidores temem.
Domagoj Duvnjak
- País: Croácia
- Idade: 35 anos
- Posição: Armador-central
- Time: THW Kiel
Domagoj Duvnjak também é um dos melhores jogadores de handebol do mundo em atividade. O croata de 31 anos defende o Kiel, da Alemanha, e já serviu a sua seleção em 207 partidas até o momento. O habilidoso armador balançou as redes 672 vezes!
Além de ter sido eleito o melhor atleta de 2013 pela IHF, empilhou troféus de grande cacife atuando por clubes. Pode anotar: uma Champions League, três Campeonatos Croata, três Copas da Croácia, um Campeonato Alemão, uma Copa da Alemanha e por aí vai.
Ferrán Solé
- País: Espanha
- Idade: 30 anos
- Posição: Ponta-direito
- Time: Paris Saint-Germain
Chegamos à metade da lista com Ferrán Solé. O atleta faz parte da atual geração espanhola que vem conquistando resultados expressivos em torneios de seleções! Prova disso são os títulos das Euros de 2018 e 2020. Bicampeonato seguido pro craque!
Solé passou por Balonmano Granollers, Tolouse e atualmente está no Paris Saint-Germain. Foi eleito o melhor ponta-direito da Euro 2018 e o melhor ponta-direito do Mundial 2019. Nesse último campeonato, também foi o terceiro maior artilheiro com 58 gols.
Leia mais sobre handebol:
- Top 10 maiores jogadoras da seleção brasileira de handebol
- Tudo de Duda Amorim: biografia, títulos e prêmios no Handebol
- Bárbara Arenhart: biografia, títulos e carreira no handebol
- Liga Nacional de Handebol Masculino: campeões e regulamento
- Liga Nacional de Handebol Feminino: história e maiores campeãs
Jim Gottfridsson
- País: Suécia
- Idade: 30 anos
- Posição: Central
- Time: SG Flensburg-Handewitt
Gottfridsson já foi nomeado para o prêmio de melhor jogador do ano da IHF em 2021. Terminou em 2º lugar, mas suas ótimas atuações provam que é um dos melhores da atualidade.
É campeão da Liga dos Campeões EHF, bicampeão da Handebol-Bundesliga, entre outros títulos. Jim Gottfridsson segue em alto nível por clube e seleção.
Mikkel Hansen
- País: Dinamarca
- Idade: 35 anos
- Posição: Meia-esquerdo
- Time: Aalborg Håndbold
Muita gente considera Mikkel Hansen o melhor jogador de handebol do mundo na atualidade. Então vamos citar seus principais feitos para que você consiga tirar as suas dúvidas! O meia-esquerdo defende o Paris Saint-Germain desde 2012.
Para começar, Hansen foi eleito melhor atleta da temporada pela IHF em três oportunidades (2011, 2015 e 2018). Além disso, conduziu a Dinamarca ao ouro em três eventos importantes: Euro de 2012, Olimpíada de 2016 e Mundial de 2019.
Por times, ele coleciona na carreira três Campeonatos Dinamarquês, três Copas da Dinamarca, duas Copas da Espanha e seis Campeonatos Francês. O craque também foi o artilheiro de duas edições da Champions League.
Nikola Karabatić
- País: 39 anos
- Idade: França
- Posição: Armador-central
- Time: Paris Saint-Germain
Quando falamos em melhor jogador de handebol em atividade, Nikola Karabatić também costumar entrar na briga. Assim como o seu rival (e colega) Mikkel Hansen, também faturou três vezes o prêmio de melhor atleta do ano pela IHF (2007, 2014 e 2015).
O armador veste a camisa do Paris Saint-Germain desde 2015, contribuindo para que a equipe francesa se tornasse uma das mais temidas do planeta. Já pela seleção, atuou, até o momento, em 305 compromissos – tendo marcado 1185 gols.
Karabatić é bicampeão olímpico (2008, 2012), tetracampeão Mundial (2009, 2011, 2015, 2017) e tricampeão Europeu (2006, 2010, 2014). Por equipes, soma incontáveis títulos – com destaque para três Champions League e dez Campeonatos Francês.
Niclas Ekberg
- País: 34 anos
- Idade: Suécia
- Posição: Ala direito
- Time: THW Kiel
Niclas Ekberg fez parte da equipe sueca que conquistou a prata nos Jogos Olímpicos de 2012.
Também fez parte da seleção sueca que conquistou o Campeonato Europeu de 2022, onde marcou o último gol da vitória no último segundo com uma cobrança de pênalti.
Desde 2012 no THW Kiel, Ekberg mantém bom nível de atuações tanto por clubes quanto na seleção. A saber, Niclas integrou o All-Star do Mundial 2023.
Sander Sagosen
- País: Noruega
- Idade: 27 anos
- Posição: Armador-central
- Time: Kolstad Håndball
Sander Sagosen também merece um lugarzinho especial entre os melhores jogadores de handebol do mundo hoje. O armador-central do Kiel, da Alemanha, tem apenas 24 anos e vem liderando a nova geração de atletas europeus.
O craque foi o principal destaque da Noruega no bronze da Euro 2020, terminando a campanha como artilheiro da competição com 65 gols. Sagosen também ajudou a seleção a conquistar dois vice-campeonatos nos mundiais de 2017 e 2019.
Uwe Gensheimer
- País: Alemanha
- Idade: 36 anos
- Posição: Ponta-esquerdo
- Time: Rhein-Neckar Löwen
Finalizamos a lista de melhores jogadores de handebol em atividade com Uwe Gensheimer, do Rhein-Neckar Löwen. O alemão tem como principais feitos o bronze na Olimpíada do Rio, um MVP do Campeonato Alemão e duas artilharias da Champions League.
Antes de se transferir para o atual clube germânico, Gensheimer atuou pelo Paris Saint-Germain e por lá fez história: três Campeonatos Francês, três Copas da Liga Francesa, uma Copa da França e uma Copa EHF.
Calma! Ainda não terminamos. Você deve ter percebido que citamos o prêmio de melhor jogador do ano. É a honraria individual mais importante do handebol entregue pela IHF (Federação Internacional de Handebol).
Além dos craques já citados, ficou curioso para descobrir quais atletas já faturaram a premiação? Então dê uma conferida abaixo.
Melhores jogadores de handebol do mundo
- 1988 – Veselin Vujović (Iugoslávia)
- 1989 – Kang Jae-Won (Coreia do Sul)
- 1990 – Magnus Wislander (Suécia)
- 1991 – Não houve
- 1992 – Não houve
- 1993 – Não houve
- 1994 – Talant Dujshebaev (Rússia)
- 1995 – Jackson Richardson (França)
- 1996 – Talant Dujshebaev (Rússia/Espanha)
- 1997 – Stéphane Stoecklin (França)
- 1998 – Daniel Stephan (Alemanha)
- 1999 – Rafael Guijosa (Espanha)
- 2000 – Dragan Škrbić (Iugoslávia)
- 2001 – Yoon Kyung-Shin (Coreia do Sul)
- 2002 – Bertrand Gille (França)
- 2003 – Ivano Balić (Polônia)
- 2004 – Henning Fritz (Alemanha)
- 2005 – Arpad Šterbik (Sérvia e Montenegro)
- 2006 – Ivano Balić (Polônia)
- 2007 – Nikola Karabatić (França)
- 2008 – Thierry Omeyer (França)
- 2009 – Sławomir Szmal (Polônia)
- 2010 – Filip Jícha (República Tcheca)
- 2011 – Mikkel Hansen (Dinamarca)
- 2012 – Daniel Narcisse (França)
- 2013 – Domagoj Duvnjak (Croácia)
- 2014 – Nikola Karabatić (França)
- 2015 – Mikkel Hansen (Dinamarca)
- 2016 – Nikola Karabatić (França)
- 2017 – Não houve
- 2018 – Mikkel Hansen (Dinamarca)
- 2019 – Niklas Landin Jacobsen (Dinamarca)
- 2020 – Não houve
- 2021 – Niklas Landin Jacobsen (Dinamarca)
Vá além do mundo do handebol!
- Melhores técnicos da Alemanha: top 10 atual e da história
- Melhores karatecas do mundo: veja o top 10 da história
- Top 7 gols mais bonitos de brasileiros na Bundesliga
- Melhores líberos de vôlei do mundo: veja top 10 da história
- Melhores nadadoras do mundo: confira o top 10 da história
*Última atualização feita em 5 de agosto de 2023
Julio César Puiati é jornalista formado pela PUC Minas e pós-graduado em Jornalismo Digital pelo UniBH. Editor-chefe da PL Brasil, redator do TechTudo e apaixonado por esportes – sobretudo futebol e basquete. Especialista em games, Premier League e NBA. Antes que me pergunte: esport é esporte sim!