Duda Amorim, Bárbara Arenhart, Alexandra Nascimento e mais: top 10 maiores jogadoras da seleção brasileira de handebol na história

Produzimos um texto pra lá de especial! Elencamos as dez maiores jogadoras da seleção brasileira de handebol em todos os tempos.

Levamos em consideração atuações com a amarelinha e desempenho apresentado por clubes, principalmente na Europa.

A geração vitoriosa do Mundial 2013 colocou o país em evidência internacional pela primeira vez na história, então é claro que alguns nomes daquela conquista entrarão aqui.

Vale ressaltar: a lista está em ordem alfabética – e não em ranking. Portanto, é dever seu, amante do handebol, escolher o top 10 perfeito nos comentários. Combinado?

Maiores jogadoras da seleção brasileira de handebol

  • Alexandra
  • Babi
  • Bruna de Paula
  • Chana
  • Dara
  • Dani Piedade
  • Deonise
  • Duda
  • Idalina
  • Lucila

Alexandra

Maiores jogadoras da seleção brasileira de handebol
Alexandra foi eleita Melhor do Mundo em 2012
  • Posição: ponta-direita

Abrimos a lista de maiores jogadoras da seleção brasileira de handebol na história com Alexandra Nascimento. A ponta-direita foi a primeira do país a receber o prêmio de Melhor do Mundo entregue anualmente pela Federação Internacional de Handebol (IHF) em 2012.

Alexandra esteve presente na conquista do Mundial 2013. Além disso, acumulou premiações individuais expressivas como artilheira do Mundial 2011 e melhor ponta-direita dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Babi

curiosidades barbara arenhart
Babi (d) é outra atleta com brilhante história na seleção feminina de handebol
  • Posição: goleira

Bárbara Arenhart é outra atleta com história bonita na seleção de handebol. Símbolo de liderança na equipe, venceu o Mundial 2013, herdou a faixa de capitã em 2014 e virou pilar importantíssimo da melhor geração brasileira da história.

A goleira também marcou o seu nome no exterior defendendo grandes clubes da Europa. Com passagens por Espanha, Dinamarca, Bélgica e outros países, faturou títulos nacionais, copas domésticas e taças continentais.

Bruna de Paula

Melhores jogadores de handebol do Brasil
Bruna foi eleita MVP do Campeonato Francês 2019-20
  • Posição: armadora-central

Ainda que tenha apenas 23 anos e muito tempo de carreira pela frente, Bruna de Paula já tem bagagem o suficiente para entrar na lista de maiores jogadoras da seleção brasileira de handebol em todos os tempos. A armadora-central ascendeu de maneira meteórica!

Bruna se destacou nas categorias de base e rapidamente conquistou o seu lugar no cenário profissional. Hoje é o principal nome do Nantes. Na temporada 2019-20, conquistou a Liga Francesa e foi eleita MVP da competição.

Chana

Melhores jogadoras brasileiras de handebol
Chana foi uma das jogadoras mais icônicas do handebol brasileiro
  • Posição: goleira

Chana Masson é outra goleira brasileira de renome, que se destacou, sobretudo, antes da ascensão de Bárbara Arenhart. A jogadora não esteve presente no Mundial de 2013, mas empilhou quatro medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos.

Chana foi eleita a melhor goleira do Mundial 2011. Por times, acumulou passagens em diversas agremiações europeias, como Elche (Espanha), Randers (Dinamarca), Storhamar (Noruega) e CSKA Moscow (Rússia).

Dara

dara handebol
Dara venceu três Pan-Americanos com o Brasil
  • Posição: pivô

Fabiana Diniz, mais conhecida como Dara, jogou na posição de pivô e tinha extrema qualidade técnica – uma das mais habilidosas que já tivemos a oportunidade de ver atuar. É outra atleta que fez parte da geração de ouro brasileira campeã mundial em 2013.

Além do título mais importante da seleção na história, Dara também venceu três Pan-Americanos. Por fim, trilhou carreira brilhante na Europa. Ganhou o Campeonato Austríaco, a Copa da Áustria e a Recopa Europeia com a camisa do Hypo Niederösterreich.

Aprofunde mais no handebol:

Dani Piedade

seleção brasileira de handebol feminino
Dani jogou na posição de pivô
  • Posição: pivô

Continuando na posição de pivô, Daniela Piedade é outra jogadora de handebol que se destacou na seleção brasileira. Em 185 partidas disputadas, venceu o Mundial 2013, três Pan-Americanos e disputou três Jogos Olímpicos em sequência.

Não podemos nos esquecer, claro, dos diversos troféus erguidos por equipes do Velho Continente. Pode anotar aí: nove Campeonatos Austríacos pelo Hypo Niederösterreich, dois Campeonatos Eslovenos pelo RK Krim e outras conquistas.

Deonise

Deonise handebol
Deonise empilhou 12 títulos por clubes
  • Posição: armadora-direita

Deonise Fachinello também merece um lugar na lista de maiores jogadoras da seleção brasileira de handebol na história. A armadora iniciou a carreira no começo dos anos 2000, acumulou honrarias dos mais variados tipos e se notabilizou no mundo.

Além do Mundial 2013 com o Brasil, Deonise tem um currículo vasto e vitorioso atuando por times. São 12 títulos divididos em ligas, copas e torneios europeus. Sua taça de maior expressão foi a Recopa Europeia em 2013 pelo Hypo Niederösterreich.

Duda

melhores jogadoras de handebol do mundo duda amorim
Duda foi eleita Melhor do Mundo entregue em 2014
  • Posição: armadora-esquerda

Duda Amorim é craque com “C” maiúsculo! Ela se tornou a segunda jogada brasileira a vencer o prêmio de Melhor do Mundo entregue pela IHF (2014), se juntando à Alexandre Nascimento na lista. Além disso, foi a principal peça do título mundial de 2013!

Por clubes, você se assustará com a quantidade de troféus. Até o momento foram cinco Champions League, dez Campeonatos Húngaros, dez Copas da Hungria, quatro Campeonatos Macedônios e quatro Copas da Macedônia.

Idalina

idalina mesquita
Idalina foi bicampeã pan-americana
  • Posição: ponta-esquerda

Na ponta esquerda tempos Idalina Mesquita, outra jogadora brasileira de renome. Ela fez parte da geração mais antiga do handebol feminino e, por isso, não chegou a estar no grande feito de 2013.

Ainda sim, Idalina incrementou o seu currículo profissional com dois ouros em Jogos Pan-Americanos (1999 e 2003). Ela também chegou a disputar três Olimpíadas e hoje é professora em Niterói.

Lucila

lucina handebol
Lucila jogou como armadora-central
  • Posição: armadora-central

Finalizamos a lista de maiores jogadoras da seleção brasileira de handebol na história com Lucina Viana. Inspirada pelas irmãs mais velhas, a armadora-central começou a praticar o esporte desde pequena e tornou-se uma atleta de grande respeito.

Além dos três ouros em Pan-Americanos, Lucila serviu o Brasil em três Jogos Olímpicos. Em Atenas 2004, foi capitã e terceira maior artilheira do elenco com 24 gols anotados. Assim como Idalina, Dani e Chana, já se aposentou.

Quer mais sugestões de textos sobre esportes?

*Última atualização feita em 18 de julho de 2020

Comentários

Salvar
Compartilhar
Twittar
Compartilhar
WhatsApp
Pin