fbpx
Saiba tudo sobre os diferentes tipos de bolas de handebol, as características e o que deve ser avaliado ao comprar uma bola oficial

Você sabia que a bola de handebol não é a mesma em todas as competições?

Há variações entre as bolas que são usadas em jogos de handebol e feminino, assim como em campeonatos de adultos e categorias de base.

Se você é fã de handebol e quer saber tudo sobre as bolas de handebol, não perca tempo e venha com a gente!

Bola oficial de handebol

De acordo com a regra da International Handball Federation (IFH), ou Federação Internacional de Handebol, a bola de handebol deve ser feita de couro ou material sintético. Ela deve ser esférica e sua superfície não pode ser brilhante nem escorregadia.

As bolas usadas nos campeonatos de handebol masculino e feminino não são as mesmas. Também há variações em relação a peso e tamanho entre os jogos disputados por atletas adultos, juvenis, adolescentes e crianças.

Confira, a seguir, quais são estas diferenças!

Os três tipos de bolas de handebol

Oficialmente, há 3 tipos de bolas de handebol a serem utilizadas nas diferentes competições do esporte.

O peso e a circunferência da bola de handebol variam de acordo com as categorias:

Bola de Handebol H1

Bola de handebol H1

Menor e mais leve entre os 3 tipos de bolas de handebol, a H1, conforme as regras da IFH, deve ser utilizadas em competições entre equipes femininas de crianças (8 e 14 anos) e equipes masculinas de crianças (entre 8 e 12 anos).

A H1 pesa entre 290 e 330 gramas e tem circunferência entre 50 e 52 centímetros.

Bola de Handebol H2

Bola de Handebol H2

A bola H2 é a intermediária entre os 3 tipos oficiais de bolas de handebol. Essa é a bola utilizada em campeonato profissionais femininos, como os Jogos Olímpicos e o Campeonato Mundial de Handebol.

Além dos jogos entre mulheres adultas, a H2 é usada também em jogos de equipes juvenis femininas (acima de 14 anos) e equipes masculinas adolescentes (com idade entre 12 e 16 anos).  

Conforme regulamento da Federação Internacional de Handebol, a H2 deve ter circunferência entre 54 e 56 centímetros e pesar entre 325 e 375 gramas.

Bola de Handebol H3

Bola de Handebol H3

A maior e mais pesada bola oficial de handebol é a H3. Ela é destinada exclusivamente para jogos entre homens e equipes juvenis masculinas (acima de 16 anos).

A bola H3 pesa entre 425 e 475 gramas e tem circunferência entre 58 e 60 centímetros.

Independentemente da categoria da competição e, consequentemente, do tipo de bola utilizado, para cada partida, a regra do handebol determina que deve haver pelo menos duas bolas disponíveis. 

Você ama outros esportes além do Handebol? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Regra de condução de bola no handebol

Manejo da bola de handebol
A regra do handebol determina como deve ser feito o controle da posse de bola

Assim como acontece no handebol, as regras do handebol indicam quais movimentos são permitidos e quais ações são proibidas em relação ao manejo da bola. 

No handebol, ao manter a posse de bola, é permitido ao jogador:

  • Lançar, agarrar, parar, empurrar ou golpear a bola usando as mãos (abertas ou fechadas), braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos;
  • Segurar a bola durante, no máximo 3 segundos, também quando ela estiver em contato com o solo;
  • Dar no máximo 3 passos com a bola.

Se o jogador estiver parado ou correndo, é permitido:

  • Quicar a bola uma vez e agarrá-la novamente com uma ou duas mãos;
  • Quicar a bola repetidamente com uma mão (drible) e então agarrá-la ou pegá-la novamente com uma ou ambas as mãos; 
  • Rolar a bola sobre o solo repetidamente com uma mão e então agarrá-la ou pegá-la de novo com uma ou ambas as mãos. 

Depois que a bola for dominada com uma ou ambas as mãos, ela deve ser jogada dentro dos 3 segundos seguintes ou depois de no máximo 3 passos.

Em contrapartida, não é permitido:

  • Tocar a bola mais de uma vez depois que ela foi controlada, a menos que ela tenha tocado o solo, outro jogador, ou a baliza neste meio tempo. Porém, isso não se aplica se o jogador cometer uma “falha de recepção”, ou seja, falhar na tentativa de controlá-la ao tentar agarrá-la ou detê-la.  
  • Tocar a bola com o pé ou com a perna abaixo do joelho, exceto quando a bola for arremessada por um adversário.

Tal qual ocorre no futebol, um gol somente é assinalado se a bola ultrapassar totalmente a linha de fundo.

Há ainda regras sobre como deve ser o comportamento coletivo do time que tem a posse de bola. Caso as equipes demonstrem pouca iniciativa no ataque, elas podem ser punidas com a marcação de “jogo passivo”.

Vá além do mundo do Handebol! Confira também nossos outros conteúdos:

Jogo passivo no Handebol

De acordo com as regras oficiais do handebol, não é permitido manter a bola em posse sem realizar nenhuma tentativa reconhecível de ataque ou arremesso à baliza. 

Também não é permitido atrasar repetidamente a execução de um tiro de saída, tiro livre, tiro lateral ou tiro de meta de sua própria equipe.

Essa situação é considerada como jogo passivo e deve ser penalizada com um tiro livre contra a equipe em posse de bola, a menos que a tendência ao passivo cesse. O tiro livre será executado do lugar onde a bola estava quando o jogo foi interrompido.  

Antes de assinalar jogo passivo, os árbitros fazem um gesto de advertência, permitindo que a equipe mude sua maneira de atacar e não perca a posse de bola.

Se o modo de atacar não mudar depois que o sinal de pré-passivo foi mostrado, os árbitros podem apitar um jogo passivo a qualquer momento. 

Caso nenhum arremesso à baliza seja realizado pela equipe que ataca depois de no máximo 6 passes, será marcado tiro livre contra essa equipe.

Aqui na Esportelândia nós já explicamos todas as regras, fundamentos e posições do handebol. Confira:

Como comprar uma bola de Handebol

Bola de handebol Rio 2016
Bola de handebol da Olimpíada do Rio era nas cores verde e amarelo

Além de ter atenção aos 3 diferentes tipos disponíveis, ao comprar uma bola de handebol, é preciso avaliar outros critérios que podem determinar qual a bola ideal: revestimento externo, miolo e câmera de ar.

Revestimento externo

A regra do handebol determina que a bola não pode ser brilhante nem escorregadia, há que essas características prejudicariam o manejo da bola.

Assim, ao comprar uma bola de handebol, é recomendável que seja dada preferência para modelos com revestimento rugoso ou que tenham películas com aderência. 

Para verificar se há essa característica, observe as descrições dos produtos.

Ainda que a regra seja específica sobre como deve ser a bola, alguns modelos são escorregadios e, por isso, os jogadores precisam aplicar resina ou cola na ponta dos dedos.

Miolo

No handebol, a bola está a todo o momento sujeita a diversos choques e impactos. A parte responsável por mantê-la sempre esférica e sem deformações é o miolo.

Nas bolas de handebol mais modernas, o miolo é desenvolvido com tecnologia slip system, que o mantém lubrificado e permite sua remoção. 

O fato de permitir remover o miolo é uma vantagem, pois pode ser melhor trocá-lo do que comprar uma nova bola.

Câmara de ar

A câmara de ar é fundamental para que a bola se mantenha sempre cheia. Para isso, é preciso que tenha boa vedação e retenção de ar, evitando murchar com rapidez.

Entre as bolas de handebol disponíveis no mercado, os modelos com tecnologia Airbility se destacam por ter borracha butílica e sistema de balanceamento. Assim, são mais resistentes e mais eficientes na retenção de ar.

Lembre-se que, além do revestimento, do miolo e da câmara de ar, o tamanho da bola é um fator extremamente importante para definir qual deve ser comprada. Não existe um padrão universal.

Há três tamanhos de bola de handebol, e cada um é indicado para um determinado gênero e faixa de idade.

Escolher a bola de handebol certa para cada categoria é fundamental para ter bons treinamentos e excelentes jogos.

Agora que você já sabe tudo sobre as bolas oficiais de handebol, aproveite para conferir mais sobre equipamentos de outros esportes:

Ficha Técnica
Título
Guia completo da bola de handebol e seus 3 tamanhos oficiais
Resumo
Saiba tudo sobre os diferentes tipos de bolas de handebol, as características e o que deve ser avaliado ao comprar uma bola oficial
Autor

Comentários

Salvar